Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Cultura, Diferença e Cidadania - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

 

ESTRUTURA CURRICULAR

 

PROFESSOR

Mareli Eliane Graupe, Josilaine Antunes Pereira, Rafael Araldi Vaz

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cultura, Diferença e Cidadania

0-17512

4

80

 

EMENTA

Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

 

OBJETIVO GERAL

Compreender que as diferenças sociais, éticas e culturais no contexto social-histórico em que estão inseridas, são fundamentais para se alcançar a cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer que as diferenças entre os indivíduos é o que os une, e estão inseridas na cultura que cada um vivencia. • Compreender a natureza e a cultura, respeitando a identidade e as diferenças. • Promover uma visão de atitudes e valores, que repensem o modelo de sociedade atual, buscando o exercício da cidadania. • Refletir o panorama dos direitos humanos no contexto atual, contemplando a sua evolução histórica e a globalização.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Abordagem
conceitual
• Cultura,
etnocentrismo e
relativismo
cultural
• A diversidade
cultural:
biológica,
geográfica e
cultural
• Conceitos de
Ciência Política

20

2

2. Identidade Cultural
• Raça, racismo e
relações étnicoraciais
• Identidade e
diferença:
gênero e
sexualidade

20

3

3. Cidadania no Brasil
• Desafios e
conquistas
• Cidadania,
movimentos
sociais e direitos
humanos
• Saberes
necessários a
uma cidadania
planetária

19

4

4. Direitos humanos
• Panorama das
políticas
públicas de
direitos
humanos e
diversidade
cultural no Brasil
• Estatuto do
idoso (Lei
10.741/2003)
• Processos
sociais
inclusivos e de
acessibilidade
• Estatuto da
pessoa com
deficiência (Lei
13.146/2015)

20

 

TOTAL DE HORAS

79 h

 

 

 

Estratégias:Fórum temático, Produção textual, Mapa mental, Tarefa.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas.

HABILIDADES

Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede.

ATITUDES

Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Fórum Avaliativo

1

x

x

x

0.5

15/07/2024

 

 

Atividade Avaliativa

1

x

x

x

0.8

26/07/2024

x

06/09/2024

Atividade Avaliativa

2

x

x

x

0.7

09/08/2024

x

06/09/2024

Fórum Avaliativo

3

x

x

x

0.5

23/08/2024

 

 

Fórum Avaliativo

3

x

x

x

0.5

06/09/2024

 

 

Atividade Avaliativa

3

x

x

x

0.7

13/09/2024

x

01/11/2024

Atividade Avaliativa

4

x

x

x

0.7

04/10/2024

x

01/11/2024

Fórum Avaliativo

4

x

x

x

0.5

11/10/2024

 

 

Avaliação Final

Todas

x

x

x

5.1

18/11/2024

x

25/11/2024

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9.ed. Campinas: Papirus, 2012. 111p. ISBN 978-85-308-0291-2.

2

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 24. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. 254 p. ISBN 9788520005651.

3

DIAS, Jean Carlos; SIMÕES, Sandro Alex de Souza (coord.). Direito, políticas públicas e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Método, 2013. 1 recurso online. ISBN 978-85-309-4981-5.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA; ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013. 103 p. ISBN 9788579940798.

2

DEUS, Zélia Amador de. Caminhos trilhados na luta antirracista. São Paulo: Autêntica, 2020. 1 recurso online. (Cultura negra e identidades). ISBN 9788551306710.

3

DIAS, Reinaldo; MATOS, Fernanda Costa de. Políticas públicas: principios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522484478.

4

MOREIRA, Tales Willyan Fornazier. Serviço social e luta antirracista: contribuição das entidades da categoria no combate ao racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2020. 166 p. ISBN 978-85-86025-55-2.

5

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 133 p. ISBN 9788532624130.

obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. * Tarefa: construção de um texto ou dissertação em formato de arquivo ou on-line. * Glossário: criação de conceitos-significados sobre o conteúdo estudado. * Mapa mental: elaboração de um diagrama que conecta as informações em torno de um tema central.

 

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