PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Letras – Português/Inglês |
ESTRUTURA CURRICULAR | EC-2 |
REGULAMENTAÇÃO | Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 778/17 |
PROFESSORA | Vanessa Goulart Branco |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
FILOLOGIA ROMÂNICA | 0-19312 | 2 | 2 | 40h |
EMENTA |
Línguas indo-europeias. História externa: Península Ibérica, os romanos, os árabes e os germanos. Formação das línguas românicas. Geografia das línguas românicas. Constituição do vocabulário e contribuição de outras línguas. Principais metaplasmos. Presença da analogia. Arcaísmo e neologismo. Teorias sobre o surgimento do Português no Brasil. |
OBJETIVO GERAL |
Perceber a origem e a evolução da Língua Portuguesa como resultado da união entre história de vida do homem e sua necessidade de comunicação. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Refletir acerca das diferenças e da evolução das línguas românicas. - Reconhecer traços inerentes às origens das palavras. Associar fatos relativos ao diacronismo como fatores da evolução linguística. - Identificar alterações fonéticas presentes no Português. - Compreender a evolução da língua no Brasil. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* |
1 |
1.1.1 Fundação 1.1.2 A Vida e a Língua 1.1.3 Latim Vulgar 1.1.4 Fontes do Latim Vulgar 1.1.5 Latim clássico 1.1.6 A influência do cristianismo 1.1.7 As conquistas romanas | 10 | Aulas expositivas e dialogadas. Recurso de multimídias. Leitura da bibliografia recomendada. |
2 |
| 10 | Aulas expositivas e dialogadas. Leitura da bibliografia. Trabalho em grupo: estudo dirigido. |
3 |
| 10 | Aulas expositivas e dialogadas. Exercícios em sala com correção coletiva. Avaliação individual escrita. |
4 |
| 10 | Aulas expositivas e dialogadas. Pesquisa bibliográfica. Seminário. |
| TOTAL DE HORAS | 40 |
|
6 | Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
|
PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Letras – Português/Inglês |
ESTRUTURA CURRICULAR | EC-2 |
REGULAMENTAÇÃO | Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 778/17 |
PROFESSORA | Vanessa Goulart Branco |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
FILOLOGIA ROMÂNICA | 0-19312 | 2 | 2 | 40h |
EMENTA |
Línguas indo-europeias. História externa: Península Ibérica, os romanos, os árabes e os germanos. Formação das línguas românicas. Geografia das línguas românicas. Constituição do vocabulário e contribuição de outras línguas. Principais metaplasmos. Presença da analogia. Arcaísmo e neologismo. Teorias sobre o surgimento do Português no Brasil. |
OBJETIVO GERAL |
Perceber a origem e a evolução da Língua Portuguesa como resultado da união entre história de vida do homem e sua necessidade de comunicação. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Refletir acerca das diferenças e da evolução das línguas românicas. - Reconhecer traços inerentes às origens das palavras. Associar fatos relativos ao diacronismo como fatores da evolução linguística. - Identificar alterações fonéticas presentes no Português. - Compreender a evolução da língua no Brasil. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* |
1 |
1.1.1 Fundação 1.1.2 A Vida e a Língua 1.1.3 Latim Vulgar 1.1.4 Fontes do Latim Vulgar 1.1.5 Latim clássico 1.1.6 A influência do cristianismo 1.1.7 As conquistas romanas | 10 | Aulas expositivas e dialogadas. Recurso de multimídias. Leitura da bibliografia recomendada. |
2 |
| 10 | Aulas expositivas e dialogadas. Leitura da bibliografia. Trabalho em grupo: estudo dirigido. |
3 |
| 10 | Aulas expositivas e dialogadas. Exercícios em sala com correção coletiva. Avaliação individual escrita. |
4 |
| 10 | Aulas expositivas e dialogadas. Pesquisa bibliográfica. Seminário. |
| TOTAL DE HORAS | 40 |
|
6 | Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
|
Para a atenticação do plano de ensino |