Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Filologia Românica - Plano de Ensino





 

 

 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

 

CURSO

Letras – Português/Inglês

ESTRUTURA CURRICULAR

EC-2

REGULAMENTAÇÃO

Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 778/17

PROFESSORA

Vanessa Goulart Branco

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

FILOLOGIA ROMÂNICA

0-19312

2

2

40h

 

EMENTA

Línguas indo-europeias. História externa: Península Ibérica, os romanos, os árabes e os germanos. Formação das línguas românicas. Geografia das línguas românicas. Constituição do vocabulário e contribuição de outras línguas. Principais metaplasmos. Presença da analogia. Arcaísmo e neologismo. Teorias sobre o surgimento do Português no Brasil.

OBJETIVO GERAL

Perceber a origem e a evolução da Língua Portuguesa como resultado da união entre história de vida do homem e sua necessidade de comunicação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Refletir acerca das diferenças e da evolução das línguas românicas.

- Reconhecer traços inerentes às origens das palavras. Associar fatos relativos ao diacronismo como fatores da evolução linguística.

- Identificar alterações fonéticas presentes no Português.

- Compreender a evolução da língua no Brasil.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

  1. O proto indo-europeu – a mãe das línguas indo-europeias: origens
    1. A România

1.1.1 Fundação

1.1.2 A Vida e a Língua

1.1.3 Latim Vulgar

1.1.4 Fontes do Latim Vulgar

1.1.5 Latim clássico

1.1.6 A influência do cristianismo

1.1.7 As conquistas romanas

10                          

Aulas expositivas e dialogadas. Recurso de multimídias. Leitura da bibliografia recomendada.

2

  1. A Península Ibérica
    1. Antes dos Romanos
    2. Os Romanos na Península Ibérica
    3. Os povos bárbaros
    4. As invasões árabes
    5. As Guerras Santas

10

Aulas expositivas e dialogadas. Leitura da bibliografia. Trabalho em grupo: estudo dirigido.

3

  1. História interna da língua
    1. As Leis Fonéticas: metaplasmos
    2. Metaplasmos por subtração
    3. Metaplasmos por transformação
    4. Metaplasmos por permuta
    5. Metaplasmos por adição
    6. O papel da analogia
    7. Arcaísmos e Neologismos

10

Aulas expositivas e dialogadas. Exercícios em sala com correção coletiva. Avaliação individual escrita.

4

  1. O Português no Brasil – história do homem e da língua
    1. A transposição do Português para o Brasil
    2. As causas das variáveis linguísticas
    3. Traços peculiares ao Português do Brasil
    4. Algumas diferenças entre a colônia e a metrópole

10

Aulas expositivas e dialogadas. Pesquisa bibliográfica. Seminário.  

 

TOTAL DE HORAS

40

 

6

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse:

 

 

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimentos em relação à origem e evolução das línguas latinas e de seus principais traços distintivos.

HABILIDADES

Ser capaz de realizar leitura diacrônica de traços fonéticos das diferentes variáveis linguísticas.

ATITUDES

Cooperação e interação com o grupo, interesse nos debates, participação e organização de trabalhos.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, interesse nas aulas e realização de atividades solicitadas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação1

Unidades

C

H

A

Valor

Data2

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa³

Todas

X

X

X

2,0

 

 

 

Avaliação 02 – Trabalho

1 e 2

 

 

 

3,0

 

X

 

Avaliação 03 – Prova

3

 

 

 

3,0

 

X

 

Avaliação 04 – Trabalho

4

 

 

 

2,0

 

 

 

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BASSETTO, Bruno Fregni. Elementos da filologia românica. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo, 2001.  

2

ILARI, Rodolfo. Linguística românica. São Paulo: Editora Ática, 1999.

3

COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de gramática histórica. 7. ed. Rio de Janeiro: Ao livro técnico S/A Indústria e Comércio, 1990.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FARACO, Carlos Alberto. Linguística Histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

2

JANSON, Tore. A história das línguas: uma introdução. São Paulo: Parábola, 2015 (trad. Marcos Bagno).

3

TARALLO, Fernando. Tempos Linguísticos - Itinerário histórico da Língua Portuguesa. São Paulo: Ática, 2011.

4

BASSO, Renato Miguel; GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. História concisa da língua portuguesa. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2014.

5

NETO, Serafim da Silva. História da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Editorial Presença Ltda., 1979.

6

UDSON K.P. Canuto. Do Latim ao Português: Rudimentos de Filologia e História da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Appris, 2019.

 

OBSERVAÇÕES

 

 

 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

 

CURSO

Letras – Português/Inglês

ESTRUTURA CURRICULAR

EC-2

REGULAMENTAÇÃO

Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 778/17

PROFESSORA

Vanessa Goulart Branco

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

FILOLOGIA ROMÂNICA

0-19312

2

2

40h

 

EMENTA

Línguas indo-europeias. História externa: Península Ibérica, os romanos, os árabes e os germanos. Formação das línguas românicas. Geografia das línguas românicas. Constituição do vocabulário e contribuição de outras línguas. Principais metaplasmos. Presença da analogia. Arcaísmo e neologismo. Teorias sobre o surgimento do Português no Brasil.

OBJETIVO GERAL

Perceber a origem e a evolução da Língua Portuguesa como resultado da união entre história de vida do homem e sua necessidade de comunicação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Refletir acerca das diferenças e da evolução das línguas românicas.

- Reconhecer traços inerentes às origens das palavras. Associar fatos relativos ao diacronismo como fatores da evolução linguística.

- Identificar alterações fonéticas presentes no Português.

- Compreender a evolução da língua no Brasil.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

  1. O proto indo-europeu – a mãe das línguas indo-europeias: origens
    1. A România

1.1.1 Fundação

1.1.2 A Vida e a Língua

1.1.3 Latim Vulgar

1.1.4 Fontes do Latim Vulgar

1.1.5 Latim clássico

1.1.6 A influência do cristianismo

1.1.7 As conquistas romanas

10                          

Aulas expositivas e dialogadas. Recurso de multimídias. Leitura da bibliografia recomendada.

2

  1. A Península Ibérica
    1. Antes dos Romanos
    2. Os Romanos na Península Ibérica
    3. Os povos bárbaros
    4. As invasões árabes
    5. As Guerras Santas

10

Aulas expositivas e dialogadas. Leitura da bibliografia. Trabalho em grupo: estudo dirigido.

3

  1. História interna da língua
    1. As Leis Fonéticas: metaplasmos
    2. Metaplasmos por subtração
    3. Metaplasmos por transformação
    4. Metaplasmos por permuta
    5. Metaplasmos por adição
    6. O papel da analogia
    7. Arcaísmos e Neologismos

10

Aulas expositivas e dialogadas. Exercícios em sala com correção coletiva. Avaliação individual escrita.

4

  1. O Português no Brasil – história do homem e da língua
    1. A transposição do Português para o Brasil
    2. As causas das variáveis linguísticas
    3. Traços peculiares ao Português do Brasil
    4. Algumas diferenças entre a colônia e a metrópole

10

Aulas expositivas e dialogadas. Pesquisa bibliográfica. Seminário.  

 

TOTAL DE HORAS

40

 

6

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse:

 

 

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimentos em relação à origem e evolução das línguas latinas e de seus principais traços distintivos.

HABILIDADES

Ser capaz de realizar leitura diacrônica de traços fonéticos das diferentes variáveis linguísticas.

ATITUDES

Cooperação e interação com o grupo, interesse nos debates, participação e organização de trabalhos.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, interesse nas aulas e realização de atividades solicitadas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação1

Unidades

C

H

A

Valor

Data2

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa³

Todas

X

X

X

2,0

 

 

 

Avaliação 02 – Trabalho

1 e 2

 

 

 

3,0

 

X

 

Avaliação 03 – Prova

3

 

 

 

3,0

 

X

 

Avaliação 04 – Trabalho

4

 

 

 

2,0

 

 

 

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BASSETTO, Bruno Fregni. Elementos da filologia românica. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo, 2001.  

2

ILARI, Rodolfo. Linguística românica. São Paulo: Editora Ática, 1999.

3

REZENDE, Antônio Martinez de; BIANCHET, Sandra Braga. Dicionário do latim essencial. 2. São Paulo: Autêntica, 2014.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FARACO, Carlos Alberto. Linguística Histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

2

JANSON, Tore. A história das línguas: uma introdução. São Paulo: Parábola, 2015 (trad. Marcos Bagno).

3

TARALLO, Fernando. Tempos Linguísticos - Itinerário histórico da Língua Portuguesa. São Paulo: Ática, 2011.

4

BASSO, Renato Miguel; GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. História concisa da língua portuguesa. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2014.

5

NETO, Serafim da Silva. História da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Editorial Presença Ltda., 1979.

6

UDSON K.P. Canuto. Do Latim ao Português: Rudimentos de Filologia e História da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Appris, 2019.

 

OBSERVAÇÕES

 

 

 

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