PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Altamir Guilherme Wagner |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Língua Inglesa II |
0-19313 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Desenvolvimento da compreensão e da produção escrita na língua inglesa em nível pré- intermediário, enfatizando os gêneros discursivos. Prática da compreensão e expressão oral comunicativa na língua inglesa, estudo da gramática e pronúncia em nível pré-intermediário. Estruturas correspondentes/divergentes em relação ao português. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver fluência na língua inglesa focando na aquisição de vocabulário e estruturas frasais específicas e na sua fixação como permanente no processo de aprendizagem. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. - Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora de sala de aula. - Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente serão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. - Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para sua prática docente - Buscar boa fluência na oralidade com o uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. - Reconhecer a comunicação em Língua Estrangeira como processo constitutivo de evolução da humanidade. - Expandir o vocabulário relacionado aos temas estudados. - Incentivar a prática de situações que imitem a realidade do uso da Língua Estrangeira. - Desenvolver atividades em recursos midiáticos diversos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Simple Present short answers; there is, there are. Wh-questions with do and does; placement of adjectives after be and before nouns. Asking about and describing residences. Asking for and giving information about work; giving opinions; describing workday routines. |
20 |
2 |
Count and noncount nouns; some and any; adverbs of frequency; simple present Wh-questions; can for ability; yes/no and Wh-questions with can; |
20 |
3 |
The future with going to and Wh-questions; future time expressions. Asking about dates and plans in general. |
20 |
4 |
Have + noun; feel + adjective; negative and positive adjectives; imperatives; prepositions of place; giving directions with imperatives. Describing health problems and giving advices. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Expansão do vocabulário e exercícios práticos focados nas habilidades oral e escrita, bem como a leitura e interpretação de textos em nível pré-intermediário. Utilização de ferramentas digitais. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compreensão funcional da Língua Inglesa. Reconhecimento de elementos característicos da língua, assim como das estruturas básicas em nível sintático e semântico. Conhecimento de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Expressão escrita e oral em Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula. Prática na utilização de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais. |
|||||||||||
ATITUDES |
Engajamento no processo de aprendizado de língua e cultura Inglesa. Respeito à diversidade dentro de sala de aula, mesmo em relação aos diferentes níveis de proficiência. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
AV1 - Produção escrita |
Unidades 1 e 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
05/09/2023 |
x |
12/09/2023 |
||||
AV2 - Atividades em sala |
Unidades 1, 2, 3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
28/11/2023 |
|
|
||||
AV3 - Produção escrita |
Unidade 3 |
x |
x |
x |
1.0 |
16/10/2023 |
|
|
||||
AV4 - Leitura e interpretação |
Unidades 1, 2, 3, e 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
21/11/2023 |
|
|
||||
AV5 - Avaliação final |
Todas as unidades |
x |
x |
x |
2.0 |
27/11/2023 |
x |
04/12/2023 |
||||
Avaliação Integrativa |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4.ed. Boston: Thomson Heinle, 2005. 422p. ISBN 9781413013948 |
|||||||||||
2 |
RICHARDS, Jack C. Interchange: intro student`s book. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. ISBN 0521601495 |
|||||||||||
3 |
RICHARDS, Jack C.; LESLEY, Tay. New interchange: Intro : teacher´s edition. Nova York: University Of Cambridge, 2000. 192 p. 23719 ISBN 052177391-1 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
COLLIS, Harry. 101 american english idioms: understanding and speaking english like an american. Ilinois: Passport Ltda, 1987. 104 p. ISBN 084425446-0 |
|||||||||||
2 |
RICHARDS, Jack C. Interchange: intro workbook. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. 96 p. ISBN 052160155x |
|||||||||||
3 |
MACCALLUM, George P. 101 word games: for students of english as a second or foreing language. Oxford: Oxford University Press, 1980. 162 p. |
|||||||||||
4 |
SILVA, Moacir Cardoso da. American english for high-school in brazil. Paraná: Editora do Brasil S/a, 1973. 6138 |
|||||||||||
5 |
H. DOUGLAS BROWN. PRINCIPLES OF LANGUAGE LEARNING AND TEACHING. 5ª. PEARSON LONGMAN 2007 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |