Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Inglesa II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Altamir Guilherme Wagner


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Inglesa II

0-19313

4

80


EMENTA

Desenvolvimento da compreensão e da produção escrita na língua inglesa em nível pré- intermediário, enfatizando os gêneros discursivos. Prática da compreensão e expressão oral comunicativa na língua inglesa, estudo da gramática e pronúncia em nível pré-intermediário. Estruturas correspondentes/divergentes em relação ao português.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver fluência na língua inglesa focando na aquisição de vocabulário e estruturas frasais específicas e na sua fixação como permanente no processo de aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. - Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora de sala de aula. - Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente serão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. - Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para sua prática docente - Buscar boa fluência na oralidade com o uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. - Reconhecer a comunicação em Língua Estrangeira como processo constitutivo de evolução da humanidade. - Expandir o vocabulário relacionado aos temas estudados. - Incentivar a prática de situações que imitem a realidade do uso da Língua Estrangeira. - Desenvolver atividades em recursos midiáticos diversos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Simple Present short answers; there is, there are. Wh-questions with do and does; placement of adjectives after be and before nouns. Asking about and describing residences. Asking for and giving information about work; giving opinions; describing workday routines.

20

2

Count and noncount nouns; some and any; adverbs of frequency; simple present Wh-questions; can for ability; yes/no and Wh-questions with can;

20

3

The future with going to and Wh-questions; future time expressions. Asking about dates and plans in general.

20

4

Have + noun; feel + adjective; negative and positive adjectives; imperatives; prepositions of place; giving directions with imperatives. Describing health problems and giving advices.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Expansão do vocabulário e exercícios práticos focados nas habilidades oral e escrita, bem como a leitura e interpretação de textos em nível pré-intermediário. Utilização de ferramentas digitais.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreensão funcional da Língua Inglesa. Reconhecimento de elementos característicos da língua, assim como das estruturas básicas em nível sintático e semântico. Conhecimento de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais.

HABILIDADES

Expressão escrita e oral em Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula. Prática na utilização de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais.

ATITUDES

Engajamento no processo de aprendizado de língua e cultura Inglesa. Respeito à diversidade dentro de sala de aula, mesmo em relação aos diferentes níveis de proficiência.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

AV1 - Produção escrita

Unidades 1 e 2

x

x

x

2.0

05/09/2023

x

12/09/2023

AV2 - Atividades em sala

Unidades 1, 2, 3 e 4

x

x

x

2.0

28/11/2023

AV3 - Produção escrita

Unidade 3

x

x

x

1.0

16/10/2023

AV4 - Leitura e interpretação

Unidades 1, 2, 3, e 4

x

x

x

1.0

21/11/2023

AV5 - Avaliação final

Todas as unidades

x

x

x

2.0

27/11/2023

x

04/12/2023

Avaliação Integrativa

todas

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4.ed. Boston: Thomson Heinle, 2005. 422p. ISBN 9781413013948

2

RICHARDS, Jack C. Interchange: intro student`s book. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. ISBN 0521601495

3

RICHARDS, Jack C.; LESLEY, Tay. New interchange: Intro : teacher´s edition. Nova York: University Of Cambridge, 2000. 192 p. 23719 ISBN 052177391-1


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

COLLIS, Harry. 101 american english idioms: understanding and speaking english like an american. Ilinois: Passport Ltda, 1987. 104 p. ISBN 084425446-0

2

RICHARDS, Jack C. Interchange: intro workbook. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. 96 p. ISBN 052160155x

3

MACCALLUM, George P. 101 word games: for students of english as a second or foreing language. Oxford: Oxford University Press, 1980. 162 p.

4

SILVA, Moacir Cardoso da. American english for high-school in brazil. Paraná: Editora do Brasil S/a, 1973. 6138

5

H. DOUGLAS BROWN. PRINCIPLES OF LANGUAGE LEARNING AND TEACHING. 5ª. PEARSON LONGMAN 2007

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática