PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Schayla Letyelle Costa Pissetti |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19317 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Propiciar os conhecimentos necessários para a elaboração e execução de projetos extensionistas articulados e integradores, com o intuito de atender demandas comunitárias, a partir de suas experiências de ensino e pesquisa vivenciadas na universidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Compreender o conceito de extensão universitária; 2. Conhecer as metodologias para a elaboração e operacionalização de projetos de extensão com vistas a atender as demandas sociais; 3. Analisar a função acadêmica e social dos projetos de extensão; 4. Identificar demandas sociais passíveis de intervenções por meio de projetos extensionistas; 5. Propiciar uma análise crítica e reflexiva acerca dos projetos criados pelos acadêmicos, bem como oportunidades de melhoria e potencialidades; 6. Selecionar projetos criados pelos universitários, para que sejam executados no próximo semestre, vinculados aos cursos de Letras e Matemática. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.1 Conceitos de extensão universitária; |
15 |
2 |
2.1 Estudo de caso de práticas extensionistas exitosas; |
15 |
3 |
3.1 Apresentação dos projetos elaborados; |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
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HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
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ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
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OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
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Seminário |
1 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Possibilidades de intervenções sociais (levantamento) |
Todas |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Apresentação do projeto e versão final |
Todas |
x |
x |
x |
5 |
A definir |
|
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||||
Estudos de Caso |
Todas |
|
|
|
1 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de; PETRILLO, Regina Pentagna. Curricularização da extensão universitária. 2. ed. Rio de Janeiro: Processo, 2022. 112 p. ISBN 978658935195-5. |
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2 |
SERVA, Fernanda Mesquita. A extensão universitária e sua curricularização. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023. 192 p. ISBN 978-85-519-2383-2. |
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3 |
SERVA, Fernanda Mesquita. A extensão universitária e sua curricularização. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023. 192 p. ISBN 978-85-519-2383-2. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.); GODOY, Herminia Prado (coord.). Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir. São Paulo: Cortez, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788524922367. |
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2 |
FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir. Educação e mudança. 11.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986. 79 p. (Educação E Comunidade) 5218 |
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3 |
BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. |
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4 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. |
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5 |
BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. ampl. São Paulo: Pearson, 2014. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |