PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Jourdan Linder Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia da Educação |
0-19316 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
História da psicologia educacional e escolar. Teorias contemporâneas na interface psicologia e educação. Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem com inter-relação nas dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar aos acadêmicos a compreensão das contribuições da Psicologia para a aprendizagem escolar, promovendo reflexões acerca de suas influências no fazer pedagógico. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Distinguir as especificidades da psicologia educacional e da psicologia escolar, compreendendo historicamente suas inserções no campo da educação; 2 – Caracterizar diferentes abordagens de aprendizagem e suas influências na prática docente; 3 – Analisar as relações contemporâneas entre os campos da Psicologia e da Educação, reconhecendo a interrelação destas áreas para as teorias da aprendizagem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
História da psicologia educacional e escolar: |
6 |
2 |
Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem com inter-relação nas dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas: |
20 |
3 |
Teorias contemporâneas na interface Psicologia e educação: |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Leituras prévias acerca das temáticas que problematizadas nas aulas. |
Estratégias:Álbum de Aprendizagens. Aula expositiva-dialogada. Problematização. Dinâmicas. Discussões de textos. Estudo em Grupo. Microaulas. Mini escrito. Problematização. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Internalização dos conceitos referentes às abordagens teóricas discutidas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de operar com os conceitos apreendidos, no desenvolvimento de uma microaula. |
|||||||||||
ATITUDES |
Disposição para a discussão e estudos em grupos. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Álbum de Aprendizagens |
2 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Microaula |
2 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Mini Escrito |
1 e 3 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
AZZI, Roberta Gurgel; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves (org.). Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. v.1, 288p. (Série ABEP formação). ISBN 9788580401288. |
|||||||||||
2 |
CARRARA, Kester. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. ISBN 9788589311137 |
|||||||||||
3 |
WOOLFOLK, Anita E. Psicologia da educação. 7. ed. São Paulo: Artmed, 2000. 568p ISBN 85-7307-621.6. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair. TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. ref. ampl. São Paulo: Saraiva, 2005. Número de chamada: 150 B665p |
|||||||||||
2 |
CUNHA, Marcus Vinícius da. Psicologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Número de chamada: 370.15 C972p |
|||||||||||
3 |
GAMEZ, Luciano. Psicologia de educação. Rio de Janeiro: LTC, 2013. Recurso online. |
|||||||||||
4 |
OLIVEIRA, Marta Kohl de; SOUZA, Denise Trento R.; REGO, Teresa Cris na (org.). Psicologia, educação e as temá cas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. Número de chamada: 370.15 P974 |
|||||||||||
5 |
VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 16. ed. São Paulo: Ícone, 2018. Número de chamada: 153.4 V691l |
|||||||||||
obs:. |
Para a atenticação do plano de ensino |