Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Educação e Necessidades Especiais - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Vanir Peixer Lorenzini


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Educação e Necessidades Especiais

0-19959

2

40


EMENTA

Educação especial. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial.

Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e

sócio emocional e de altas habilidades/superdotação.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar acesso a conhecimentos no campo da Educação Especial, visando compreensão de suas especificidades como modalidade, em todos os níveis da educação brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer aspectos históricos, epistemológicos e pedagógicos da Educação Especial. 2. Conhecer as políticas públicas da Educação Especial, identificando seus desdobramentos na educação escolar brasileira. 3. Identificar especificidades decorrentes de deficiências, definidas em legislação específica e as necessidades educacionais decorrentes. 4. Relacionar fundamentos da perspectiva histórico-cultural a práticas de educação especial.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial.
1.1 A deficiência na história humana.
1.2 História da Educação Especial Moderna.
1.3 Enfoques e perspectivas da Educação Especial.

12

2

2. Políticas Públicas de Educação Especial
2.1 Legislações específicas
2.2 Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

08

3

Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas áreas: visual, auditiva, mental, motora e TGD: Especificidades orgânico-funcionais de deficiências e Implicações educacionais.

16

4

Práticas pedagógicas de Educação Especial e a perspectiva histórico-cultural.

04

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse. Entrevista / Leitura de capítulo de obra indicada.


Estratégias: 1) Filme - discussão coletiva sobre a inclusão escolar. TG: Linha de tempo da construção social da deficiência - síntese coletiva. TG: Primeiras isntituições de Educação Especial no Brasil e no mundo - apresentação - sínteses coletiva. 2) Políticas Públicas da EE – Exposição dialogada. Política de EE – AEE - TG Síntese coletiva. 3)TG: Estudo de caso – história de vida e escolar (entrevista) de público da educação especial. Apresentação e discussão no coletivo. Recursos e estratégias da Educação Especial - oficina. 4) Vigotski e a Educação Especial: princípios: exposição dialogada Estudo de texto individual: Capítulo da Obra “Se essa casa fosse nossa...”. Mini - escrito individual.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Análise reflexiva e crítica da realidade educacional da população atendida na educação especial, na escola regular. Reconhecimento dos paradigmas que orientam as políticas públicas educacionais. Compreensão do processo de aprendizagem em sua multiplicidade e complexidade. Reconhecimento da necessidade de superação da homogeneidade no processo de ensino. Identificação de elementos centrais de ação pedagógica.

HABILIDADES

Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo. Identificação de necessidades especiais.

ATITUDES

Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais.

OUTRAS

Conteúdo e forma definidos, quando necessários.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Conforme definição do Curso

1, 2, 3, 4

x

x

x

2.0

A definir

Integrativa cf o Curso

1,2,3,4

x

x

x

2.0

A definir

Linha de tempo - construção social da deficiência -TG

1

x

x

x

2.0

A definir

Estudo de Caso - história escolar / história de vida - TG

3

x

x

x

2.0

A definir

Contribuição da Perspectiva histórico -cultural para a Educação Especial - Reflexão escrita individual

4

x

x

x

2.0

A definir

Autoavaliação

1,2,3,4

x

x

x

0.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

JESUS, Denise Meyrelles de et al. Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007. 303 p. ISBN 978-85-770-6018-4.

2

BIANCHETTI, Lucídio; FREIRE, Ida Mara (orgs.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2004. 223 p. (Educação especial). ISBN 853080003-6.

3

DE CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado. Se essa casa fosse nossa.: instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 2001. 157 p. ISBN 85-85689-45-5.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MARIA SYLVIA CARDOSO CARNEIRO. Adultos com Síndrome de Down. A deficiência mental como produção social.. Papirus editora

2

Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva.

3

KASSAR, Monica. Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva, 2011.

4

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de histórias ao contrário: ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo: Plexus Editora Ltda, 1997. 112 p. ISBN 858568930-7

5

RIBAS, João. Preconceito contra as pessoas com deficiência: as relações que travamos com o mundo. São Paulo: Cortez, 2011.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática