PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Vanir Peixer Lorenzini |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Educação e Necessidades Especiais |
0-19959 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Educação especial. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio emocional e de altas habilidades/superdotação. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar acesso a conhecimentos no campo da Educação Especial, visando compreensão de suas especificidades como modalidade, em todos os níveis da educação brasileira. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Conhecer aspectos históricos, epistemológicos e pedagógicos da Educação Especial. 2. Conhecer as políticas públicas da Educação Especial, identificando seus desdobramentos na educação escolar brasileira. 3. Identificar especificidades decorrentes de deficiências, definidas em legislação específica e as necessidades educacionais decorrentes. 4. Relacionar fundamentos da perspectiva histórico-cultural a práticas de educação especial. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. |
12 |
2 |
2. Políticas Públicas de Educação Especial |
08 |
3 |
Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas áreas: visual, auditiva, mental, motora e TGD: Especificidades orgânico-funcionais de deficiências e Implicações educacionais. |
16 |
4 |
Práticas pedagógicas de Educação Especial e a perspectiva histórico-cultural. |
04 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse. Entrevista / Leitura de capítulo de obra indicada. |
Estratégias: 1) Filme - discussão coletiva sobre a inclusão escolar. TG: Linha de tempo da construção social da deficiência - síntese coletiva. TG: Primeiras isntituições de Educação Especial no Brasil e no mundo - apresentação - sínteses coletiva. 2) Políticas Públicas da EE – Exposição dialogada. Política de EE – AEE - TG Síntese coletiva. 3)TG: Estudo de caso – história de vida e escolar (entrevista) de público da educação especial. Apresentação e discussão no coletivo. Recursos e estratégias da Educação Especial - oficina. 4) Vigotski e a Educação Especial: princípios: exposição dialogada Estudo de texto individual: Capítulo da Obra “Se essa casa fosse nossa...”. Mini - escrito individual. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Análise reflexiva e crítica da realidade educacional da população atendida na educação especial, na escola regular. Reconhecimento dos paradigmas que orientam as políticas públicas educacionais. Compreensão do processo de aprendizagem em sua multiplicidade e complexidade. Reconhecimento da necessidade de superação da homogeneidade no processo de ensino. Identificação de elementos centrais de ação pedagógica. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo. Identificação de necessidades especiais. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais. |
|||||||||||
OUTRAS |
Conteúdo e forma definidos, quando necessários. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Conforme definição do Curso |
1, 2, 3, 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Integrativa cf o Curso |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Linha de tempo - construção social da deficiência -TG |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Estudo de Caso - história escolar / história de vida - TG |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Contribuição da Perspectiva histórico -cultural para a Educação Especial - Reflexão escrita individual |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Autoavaliação |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
JESUS, Denise Meyrelles de et al. Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007. 303 p. ISBN 978-85-770-6018-4. |
|||||||||||
2 |
BIANCHETTI, Lucídio; FREIRE, Ida Mara (orgs.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2004. 223 p. (Educação especial). ISBN 853080003-6. |
|||||||||||
3 |
DE CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado. Se essa casa fosse nossa.: instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 2001. 157 p. ISBN 85-85689-45-5. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
MARIA SYLVIA CARDOSO CARNEIRO. Adultos com Síndrome de Down. A deficiência mental como produção social.. Papirus editora |
|||||||||||
2 |
Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva. |
|||||||||||
3 |
KASSAR, Monica. Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva, 2011. |
|||||||||||
4 |
PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de histórias ao contrário: ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo: Plexus Editora Ltda, 1997. 112 p. ISBN 858568930-7 |
|||||||||||
5 |
RIBAS, João. Preconceito contra as pessoas com deficiência: as relações que travamos com o mundo. São Paulo: Cortez, 2011. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |