PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Maria Candida Melo Pereira |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Língua Portuguesa IV |
0-19961 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Emprego e colocação das palavras como recurso estilístico. Significação das construções gramaticais. Distinção entre classe gramatical e função sintática. Sintaxe interna. Constituintes oracionais: termos essenciais, integrantes e acessórios. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender a funcionalidade dos diferentes sintagmas (dada a categoria gramatical) na constituição da oração. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar os diferentes sintagmas e sua função na frase. - Perceber a oração pelas diferentes partes constitutivas - Reconhecer o papel do sintagma verbal na estruturação da frase - Entender a formação do sintagma e a classe gramatical envolvida. - Perceber o emprego da classe gramatical na construção do sentido. - Relacionar os diferentes articuladores de coesão a estrutura da frase |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Sintaxe Interna. Elementos essenciais da oração |
10 |
2 |
2. A estrutura da oração |
4 |
3 |
3. O sintagma nominal |
10 |
4 |
4. O sintagma verbal |
6 |
5 |
5. Palavras de classe fechada |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
Estratégias: Aula expositiva e dialogada. Pesquisa bibliográfica Análise sintática Trabalho individual, levantamento e análise do uso do verbo em diferentes estruturas, coletadas em sala de aula virtual ( Ensino Fund.), Trabalho individual. Pesquisa de campo sobre o emprego da flexão na oralidade. Pesquisa em diferentes autores. Trabalho de pesquisa. Observação de diferentes estruturas tanto na linguagem oral como na escrita. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Na construção do significado, agir a partir da percepção de que a frase é uma sequência de sintagmas diferentes |
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HABILIDADES |
Atividades individuais, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados. |
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ATITUDES |
Raciocínio crítico e lógico. Emprego das classes em suas funções |
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OUTRAS |
Participação e Assiduidade. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa² |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Avaliação 01 |
1 e 2 |
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2.0 |
A definir |
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Avaliação 02 |
3 |
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|
2.0 |
A definir |
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Avaliação 03 |
4 |
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|
2.0 |
A definir |
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Avaliação 04 |
5 |
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1 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2.reimp. São Paulo: UNESP, 2000. 1037 p. ISBN 857139288-9 |
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2 |
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019. 768 p. ISBN 978-85-7244-462-0. |
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3 |
MACAMBIRA, José Rebouças. A estrutura morfo-sintática do português. 9.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1999. 10261 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 2.ed.ampl. e atual. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S/a, 2010. 707 p. ISBN 9788520921456 |
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2 |
Iniciação à sintaxe do português. AZEREDO, José Carlos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2015 3. ......... Gramática Houaisss. São Paulo: Publifolha, 2010 |
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3 |
Gramática de usos do português – 2.reimp. / 2000 – (livros) – Acervo 30596 NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2 reimp. São Paulo: UNESP, 2000. 1037 p.ISBN 857139288-9 |
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4 |
SILVA, Rosa Virgínia Mattos e Tradição gramatical e gramática tradicional. São Paulo: Contexto 2012 |
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5 |
DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Classes e categorias em Português. Fortaleza: UFC Edições, 2000 MOYSÉS, Carlos Alberto. Língua Portuguesa: atividades de leitura e produção de texto. 3 ed. ver. e anual. São Paulo: Saraiva, 2009 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |