Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Portuguesa IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Maria Candida Melo Pereira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Portuguesa IV

0-19961

2

40


EMENTA

Emprego e colocação das palavras como recurso estilístico. Significação das construções

gramaticais. Distinção entre classe gramatical e função sintática. Sintaxe interna. Constituintes

oracionais: termos essenciais, integrantes e acessórios.


OBJETIVO GERAL

Compreender a funcionalidade dos diferentes sintagmas (dada a categoria gramatical) na constituição da oração.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar os diferentes sintagmas e sua função na frase. - Perceber a oração pelas diferentes partes constitutivas - Reconhecer o papel do sintagma verbal na estruturação da frase - Entender a formação do sintagma e a classe gramatical envolvida. - Perceber o emprego da classe gramatical na construção do sentido. - Relacionar os diferentes articuladores de coesão a estrutura da frase


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Sintaxe Interna. Elementos essenciais da oração
1.1. Sujeito e Predicado
1.2. Termos integrantes: Objetos, complemento nominal, agente da passiva; predicativo do sujeito e predicativo do objeto
1.3. Termos acessórios: adjunto adnominal e adverbial.

10

2

2. A estrutura da oração
2.1. Os constituintes oracionais: palavras de classe aberta
- sintagmas verbais e nominais

4

3

3. O sintagma nominal
3.1. O sintagma nominal
3.2. As categorias nominais
3.3. As categorias e funções
3.4. Os determinantes e os modificadores
3.5.. O sintagma preposicionado
3.4 O papel dos articuladores

10

4

4. O sintagma verbal
4.1. O papel do sintagma verbal na elaboração da oração
4.2. O sintagma verbal e a percepção do sentido: a voz,
4,3, O modo
4.4. O tempo
2.5. O aspecto

6

5

5. Palavras de classe fechada
5.1. O sintagma preposicionado
5.1. 1. Estrutura do sintagma preposicionado
5.2. O sintagma adverbial
5.2.1. A colocação do sintagma adverbial na frase

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse:


Estratégias: Aula expositiva e dialogada. Pesquisa bibliográfica Análise sintática Trabalho individual, levantamento e análise do uso do verbo em diferentes estruturas, coletadas em sala de aula virtual ( Ensino Fund.), Trabalho individual. Pesquisa de campo sobre o emprego da flexão na oralidade. Pesquisa em diferentes autores. Trabalho de pesquisa. Observação de diferentes estruturas tanto na linguagem oral como na escrita.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Na construção do significado, agir a partir da percepção de que a frase é uma sequência de sintagmas diferentes

HABILIDADES

Atividades individuais, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados.

ATITUDES

Raciocínio crítico e lógico. Emprego das classes em suas funções

OUTRAS

Participação e Assiduidade.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 01

1 e 2

2.0

A definir

Avaliação 02

3

2.0

A definir

Avaliação 03

4

2.0

A definir

Avaliação 04

5

1

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2.reimp. São Paulo: UNESP, 2000. 1037 p. ISBN 857139288-9

2

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019. 768 p. ISBN 978-85-7244-462-0.

3

MACAMBIRA, José Rebouças. A estrutura morfo-sintática do português. 9.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1999. 10261


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 2.ed.ampl. e atual. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S/a, 2010. 707 p. ISBN 9788520921456

2

Iniciação à sintaxe do português. AZEREDO, José Carlos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2015 3. ......... Gramática Houaisss. São Paulo: Publifolha, 2010

3

Gramática de usos do português – 2.reimp. / 2000 – (livros) – Acervo 30596 NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2 reimp. São Paulo: UNESP, 2000. 1037 p.ISBN 857139288-9

4

SILVA, Rosa Virgínia Mattos e Tradição gramatical e gramática tradicional. São Paulo: Contexto 2012

5

DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Classes e categorias em Português. Fortaleza: UFC Edições, 2000 MOYSÉS, Carlos Alberto. Língua Portuguesa: atividades de leitura e produção de texto. 3 ed. ver. e anual. São Paulo: Saraiva, 2009

obs:

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