PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Altamir Guilherme Wagner |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Linguística Aplicada |
0-19962 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Panorama histórico das pesquisas em linguística aplicada e de seus campos de atuação. Desenvolvimento da linguística aplicada ao ensino de língua materna e estrangeira. Noções introdutórias de psicolinguística e sociolinguística. Processos de aquisição e aprendizagem de línguas. Práticas reflexivas sobre educação, ensino de línguas e multiculturalidade. |
OBJETIVO GERAL |
Apresentar os pressupostos teóricos necessários à elaboração de pesquisas e debates na área da linguística aplicada ao ensino de língua materna e estrangeira. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Discutir sobre o campo epistemológico da Linguística Aplicada; • Compreender e reconhecer as contribuições da sociolinguística a psicolinguística; • Analisar as principais teorias de aquisição de linguagem; • Reconhecer as concepções de língua(gem) e sujeito nos estudos em Linguística Aplicada. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Percurso histórico da Linguística Aplicada. Linguística Aplicada, aplicação da linguística e ensino de línguas. Articulação da LA com outras disciplinas. |
20 |
2 |
Sociolinguística. Norma linguística, variação linguística, dialeto, socioleto, idioleto. |
20 |
3 |
Psicolinguística. Aquisição de linguagem. Cognição, neurolinguística e aprendizagem. |
20 |
4 |
Aquisição de primeira e segunda língua. Fatores internos e externos. Teorias de aquisição de segunda língua. Políticas linguísticas. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aulas expositivas e dialogadas, leituras e discussões, pesquisas, debates e seminários |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecimento dos principais conceitos sobre os processos de aquisição de linguagem, bem como aquisição de primeira e segunda língua. Noções de psicolinguística e sociolinguística, noções introdutórias de pesquisa em linguística aplicada |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de reconhecer as diferentes teorias e métodos de aquisição de primeira e segunda língua, sua aplicabilidade e desenvolvimento de novas abordagens. Leitura, interpretação e síntese de conceitos acerca dos campos de atuação da LA |
|||||||||||
ATITUDES |
Cooperação e interação com o grupo, engajamento nos debates, participação e organização de trabalhos, respeito à diversidade. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em eventos relativos ao curso, interesse nas aulas e realização das leituras prévias e atividades propostas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Av1 - Produção escrita - LA como espaço de desaprendizagem |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Av2 - Sociolinguística - atividades em sala |
2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Av3 - Psicolinguística - aquisição de linguagem |
3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Av4 - Teorias de aquisição de segunda língua |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Av5 - Resenha Crítica |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
LOPES, Luiz Paulo da Moita (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2021. 279 p. (Linguagem, 19). ISBN 978-85-88456-49-5. |
|||||||||||
2 |
ALMEIDA FILHO, José Carlos de. Lingüística aplicada: ensino de línguas & comunicação. 2.ed. Campinas: Artelíngua, Ed. Pontes, 2007. 111 p. ISBN 9788571132061 |
|||||||||||
3 |
MENDES, Andréia Almeida et al. Linguística textual e ensino. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492670. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALMEIDA FILHO, José Carlos de. Linguística aplicada: ensino de línguas & comunicação. 2. ed. Campinas: ArteLíngua, 2007. |
|||||||||||
2 |
BATTISTI, Juliana; SILVA, Bibiana Cardoso da. Linguística aplicada ao ensino do português. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. |
|||||||||||
3 |
LOPES, Luiz Paulo da Moita. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. 4. reimp. Campinas: Mercado de Letras, 2002. |
|||||||||||
4 |
NOBLE, Debbie Mello; SIMÕES, Priscilla Rodrigues. Linguística avançada. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. |
|||||||||||
5 |
SILVA, Dayse Cristina Ferreira da et al. Linguística aplicada ao ensino do inglês. Porto Alegre: SER-SAGAH, 2018. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |