Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Linguística Aplicada - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Altamir Guilherme Wagner


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Linguística Aplicada

0-19962

4

80


EMENTA

Panorama histórico das pesquisas em linguística aplicada e de seus campos de atuação.

Desenvolvimento da linguística aplicada ao ensino de língua materna e estrangeira. Noções

introdutórias de psicolinguística e sociolinguística. Processos de aquisição e aprendizagem de

línguas. Práticas reflexivas sobre educação, ensino de línguas e multiculturalidade.


OBJETIVO GERAL

Apresentar os pressupostos teóricos necessários à elaboração de pesquisas e debates na área da linguística aplicada ao ensino de língua materna e estrangeira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Discutir sobre o campo epistemológico da Linguística Aplicada; • Compreender e reconhecer as contribuições da sociolinguística a psicolinguística; • Analisar as principais teorias de aquisição de linguagem; • Reconhecer as concepções de língua(gem) e sujeito nos estudos em Linguística Aplicada.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Percurso histórico da Linguística Aplicada. Linguística Aplicada, aplicação da linguística e ensino de línguas. Articulação da LA com outras disciplinas.

20

2

Sociolinguística. Norma linguística, variação linguística, dialeto, socioleto, idioleto.

20

3

Psicolinguística. Aquisição de linguagem. Cognição, neurolinguística e aprendizagem.

20

4

Aquisição de primeira e segunda língua. Fatores internos e externos. Teorias de aquisição de segunda língua. Políticas linguísticas.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aulas expositivas e dialogadas, leituras e discussões, pesquisas, debates e seminários


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento dos principais conceitos sobre os processos de aquisição de linguagem, bem como aquisição de primeira e segunda língua. Noções de psicolinguística e sociolinguística, noções introdutórias de pesquisa em linguística aplicada

HABILIDADES

Capacidade de reconhecer as diferentes teorias e métodos de aquisição de primeira e segunda língua, sua aplicabilidade e desenvolvimento de novas abordagens. Leitura, interpretação e síntese de conceitos acerca dos campos de atuação da LA

ATITUDES

Cooperação e interação com o grupo, engajamento nos debates, participação e organização de trabalhos, respeito à diversidade.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, interesse nas aulas e realização das leituras prévias e atividades propostas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Av1 - Produção escrita - LA como espaço de desaprendizagem

1

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Av2 - Sociolinguística - atividades em sala

2

x

x

x

1.0

A definir

Av3 - Psicolinguística - aquisição de linguagem

3

x

x

x

1.0

A definir

Av4 - Teorias de aquisição de segunda língua

4

x

x

x

2.0

A definir

Av5 - Resenha Crítica

4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LOPES, Luiz Paulo da Moita (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2021. 279 p. (Linguagem, 19). ISBN 978-85-88456-49-5.

2

ALMEIDA FILHO, José Carlos de. Lingüística aplicada: ensino de línguas & comunicação. 2.ed. Campinas: Artelíngua, Ed. Pontes, 2007. 111 p. ISBN 9788571132061

3

MENDES, Andréia Almeida et al. Linguística textual e ensino. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492670.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALMEIDA FILHO, José Carlos de. Linguística aplicada: ensino de línguas & comunicação. 2. ed. Campinas: ArteLíngua, 2007.

2

BATTISTI, Juliana; SILVA, Bibiana Cardoso da. Linguística aplicada ao ensino do português. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017.

3

LOPES, Luiz Paulo da Moita. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. 4. reimp. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

4

NOBLE, Debbie Mello; SIMÕES, Priscilla Rodrigues. Linguística avançada. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017.

5

SILVA, Dayse Cristina Ferreira da et al. Linguística aplicada ao ensino do inglês. Porto Alegre: SER-SAGAH, 2018.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática