PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR |
Danusia Apparecida Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Literatura Brasileira |
0-19963 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Formação da literatura brasileira. Estudo das correntes literárias brasileiras do período colonial ao pós-modernismo. Leitura e análise crítica dos aspectos linguísticos, literários, filosóficos, sociais, culturais e políticos das produções literárias brasileiras. Estudo dos autores mais representativos de cada período. |
OBJETIVO GERAL |
Realçar a dimensão da literatura brasileira como fator de conhecimento e humanização. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer os estilos de época: Era Colonial e Era Nacional contextualizados no panorama mundial. - Saber identificar as características de cada período, os principais autores e obras. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Literatura informativa |
10 |
2 |
Seiscentismo ou Barroco |
4 |
3 |
Setecentismo ou Arcadismo |
6 |
4 |
Romantismo: poesia e prosa |
10 |
5 |
Realismo: naturalismo, parnasianismo |
6 |
6 |
Simbolismo e pré-modernismo |
4 |
7 |
Modernismo |
16 |
8 |
Pós-modernismo |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
72 h |
|
Estratégias:ARSPD – Aula Remota e Síncrona utilizando plataforma digital- ARM – Aula com Recursos Multimídia; AED - Aula expositiva dialogada; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TI - Trabalho Individual; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Leituras. Resenhas expositivas orais. Produção de informativos. Seminários. Trabalhos escritos. Permanente e continuado a partir de participação ativa nas aulas e nas interações orais. Apresentação de trabalhos escritos. Apresentação de trabalhos em grupos e individuais. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Acontecerá num processo dinâmico paralelamente ao desenvolvimento da disciplina, levando em conta participação efetiva durante a aula, criatividade, produção de textos, cadernos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Os acadêmicos serão avaliados em cada atividade proposta (assiduidade, pontualidade, criatividade) portanto, no processo, considerando aspectos qualitativos e quantitativos quanto às suas produções. Participação efetiva durante as aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Na produção da escrita individual serão atribuídos parecer apreciativo e conceito pelo atendimento aos seguintes aspectos: texto compreensivo-reflexivo, lógica na escrita, utilizando as principais ideias, conceitos estudados; uso do padrão linguístico; argumentos bem desenvolvidos, utilizando vocabulário próprio; uso de afirmações de outros autores dentro da metodologia cientifica; clareza. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação – Avaliação Integrativa³ |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 - Escrita |
|
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02-Escrita |
|
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03- Resenha I |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04- Seminário |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S. A., 1988. 321 p. |
|||||||||||
2 |
FANTINI, Marli. Machado e Rosa: leituras críticas. Cotia: Ateliê, 2010. 506p. ISBN 9788574805085 |
|||||||||||
3 |
MORICONI, Italo. Os cem melhores contos brasileiros do século. São Paulo: Editora Objetiva Ltda., 2001. 618 p. ISBN 8573023066 |
|||||||||||
4 |
NEJAR, Carlos. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Dumará Distribuidora de Publicações Ltda., 2007. 565 p. ISBN 9788573165333 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
NICOLA, José de. Literatura brasileira : das origens aos nossos dias. 11.ed.ampl. e atual. São Paulo: Scipione, 1995. 360p. |
|||||||||||
2 |
FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto. Literatura brasileira. 9.ed. São Paulo: Ática, 1998. 463p |
|||||||||||
3 |
Cadernos de literatura brasileira. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2007. 284p. |
|||||||||||
4 |
Cadernos de literatura brasileira : João Guimarães Rosa. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2006. 344p. |
|||||||||||
5 |
MALARD, Letícia. Escritos e literatura brasileira. Belo Horizonte: Comunicação, 1981. 202 p. |
|||||||||||
obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013). |
Para a atenticação do plano de ensino |