Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Estágio Curricular Obrigatório II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Maria Candida Melo Pereira, Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório II

0-18215

6

120


EMENTA

Prática de Ensino: elaboração de material didático. Planejamento e modalidade específica de avaliação. Regência de classe no Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Língua Inglesa.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver nos acadêmico-estagiários a capacidade de analisar criticamente as diversas metodologias que fundamentam o ensino da língua, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para reorganizar a sua prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Instrumentalizar os acadêmico-estagiários para que possam desenvolver o seu projeto com vistas à prática do ensino da Língua Portuguesa. - Apresentar as normas para a elaboração do relatório parcial. - Apresentar estrutura de elaboração do plano de ensino e do plano de aula. - Apresentar estrutura de elaboração do relatório do Estágio Supervisionado - Elaborar e apresentar o Projeto e o Plano de Ensino.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Seminário sobre os projetos e realidade das escolas observadas

04

2

1. Retomada do Plano de Ensino para regência
1.1 Retorno à escola para possíveis adaptações
1.2 Elaboração de planos de aula
1.3 Início da regência

08

3

Plano de aula
3.1 Estrutura
3.2 Elaboração

20

4

Relatório
3.1 Estrutura
3.2 Elaboração
3.3 Acompanhamento da elaboração do relatório

11

5

Formação do professor
5.1 BNCC do Ensino Fundamental e Médio da Língua Portuguesa e Inglesa

10

6

Regência em sala de aula
6.1 Preparação
6.2 Elaboração dos Planos de Aula
6.3 Confecção do material didático

20

7

Acompanhamento no campo de estágio
7.1 Regência de classe

20

8

Apresentação final do Relatório
8.1 Devolução do Estágio (Campo de Estágio)
8.2 Seminário sobre a regência de classe (IES)

10

 

TOTAL DE HORAS

103 h


Estratégias:Aulas expositivas, comentário sobre a observação na escola campo. Seminário, pesquisa, recursos de multimídia, participação. Recursos multimídias. Orientação para a realização do Relatório. Leitura, pesquisa bibliográfica. Trabalho em grupo e orientação.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

1. Entendimento das normas e regulamentações do conteúdo explicitado no regulamento de estágio em vigor. 2. Intervenção na sala de aula na escola Campo de acordo como planejado. 3. Seminário sobre o projeto e plano de atuação na escola. 4. Desempenho na pesquisa de campo e em sala de aula.

HABILIDADES

1. Capacidade de entendimento das normas elencadas no regulamento de estágio em vigor, bem como de suas implicações didáticas. 2. Produção oral e escrita, compreensão oral e escrita e reflexão escrita. 3. Capacidade de teorizar e voltar à prática, para depois teorizar novamente, refazendo o que for necessário. 4. Demonstrar claramente os princípios e objetivos no ensino de língua para o Ensino Fundamental - séries finais. 5. Capacidade de apresentar hipóteses para possíveis soluções de problemas metodológicos apresentados no ensino de língua para o Ensino Fundamental.

ATITUDES

1. Dedicação ao desenvolvimento do Plano de Ensino do estágio, observando o cronograma estabelecido. 2. Participação no trabalho de equipe. 3. Responsabilidade na condução dos trabalhos de grupo e individuais, demonstrando amadurecimento linguístico e segurança nas ações empreendidas. 4. Desenvoltura na apresentação e desenvolvimento da regência de classe nas escolas, de acordo com a modalidade escolhida pela equipe. 5. Responsabilidade, engajamento nas atividades em sala de aula, pontualidade, ética, interesse.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Planos de Aula

2, 3, 4

x

x

x

2.0

17/07/2024

Regência de Classe

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Plano de Ensino – Elaboração e Apresentação

6

x

x

x

2.0

A definir

Trabalho desenvolvido em sala de aula: participação, frequência, criatividade, envolvimento

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Devolução de Estágio

8

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 2001. v. 6, 130 p.

2

HARMER, Jeremy. How to teach english with technology. São Paulo: Pearson Longman, 2011. il.

3

BARCELOS, Ana Maria; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. 2.ed. Campinas: Pontes, 2010. 236 p. ISBN 8571132216


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. São Paulo: Editora contexto, 2005. 69 p. (Repensando a Língua Portuguesa) ISBN 8585134658

2

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 232p. (Coleção Idéias Em Ação) ISBN 9788522105885

3

BIANCHI, Anna Cecilia de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Manual de orientação: estágio supervisionado. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522114047.

4

FERRARI, Alceu Eavanello; RIBEIRO, Sérgio Costa; SMOLKA, Ana Luiza B.; BURNHAM, Teresinha Fróes; BRASLAUSKY, Cecilia; TESSER, Ozir; XAVIER, Maria Luisa Santos; RIBEIRO, Maria Luisa Santos; GOMES, Ana Rosa Brito; LUDKE, Menga; BELLONI, Maria Luiza; SOARES, Magda; ANDRÉ, Paulo de Tarso Afonso de. Escola básica. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1992. 210 p. (Coletânea C. B. E.) 5211 ISBN 85 308 0201-1

5

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa gestão da aprendizagem escolar gestar II: língua portuguesa : caderno de teoria e prática 3 : gêneros e tipos textuais. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2009. 196 p. (Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Finais do Ensino Fundamental)

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática