PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Maria Candida Melo Pereira, Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório II |
0-18215 |
6º |
6 |
120 |
EMENTA |
|||
Prática de Ensino: elaboração de material didático. Planejamento e modalidade específica de avaliação. Regência de classe no Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver nos acadêmico-estagiários a capacidade de analisar criticamente as diversas metodologias que fundamentam o ensino da língua, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para reorganizar a sua prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Instrumentalizar os acadêmico-estagiários para que possam desenvolver o seu projeto com vistas à prática do ensino da Língua Portuguesa. - Apresentar as normas para a elaboração do relatório parcial. - Apresentar estrutura de elaboração do plano de ensino e do plano de aula. - Apresentar estrutura de elaboração do relatório do Estágio Supervisionado - Elaborar e apresentar o Projeto e o Plano de Ensino. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Seminário sobre os projetos e realidade das escolas observadas |
04 |
2 |
1. Retomada do Plano de Ensino para regência |
08 |
3 |
Plano de aula |
20 |
4 |
Relatório |
11 |
5 |
Formação do professor |
10 |
6 |
Regência em sala de aula |
20 |
7 |
Acompanhamento no campo de estágio |
20 |
8 |
Apresentação final do Relatório |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
103 h |
|
Estratégias:Aulas expositivas, comentário sobre a observação na escola campo. Seminário, pesquisa, recursos de multimídia, participação. Recursos multimídias. Orientação para a realização do Relatório. Leitura, pesquisa bibliográfica. Trabalho em grupo e orientação. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
1. Entendimento das normas e regulamentações do conteúdo explicitado no regulamento de estágio em vigor. 2. Intervenção na sala de aula na escola Campo de acordo como planejado. 3. Seminário sobre o projeto e plano de atuação na escola. 4. Desempenho na pesquisa de campo e em sala de aula. |
|||||||||||
HABILIDADES |
1. Capacidade de entendimento das normas elencadas no regulamento de estágio em vigor, bem como de suas implicações didáticas. 2. Produção oral e escrita, compreensão oral e escrita e reflexão escrita. 3. Capacidade de teorizar e voltar à prática, para depois teorizar novamente, refazendo o que for necessário. 4. Demonstrar claramente os princípios e objetivos no ensino de língua para o Ensino Fundamental - séries finais. 5. Capacidade de apresentar hipóteses para possíveis soluções de problemas metodológicos apresentados no ensino de língua para o Ensino Fundamental. |
|||||||||||
ATITUDES |
1. Dedicação ao desenvolvimento do Plano de Ensino do estágio, observando o cronograma estabelecido. 2. Participação no trabalho de equipe. 3. Responsabilidade na condução dos trabalhos de grupo e individuais, demonstrando amadurecimento linguístico e segurança nas ações empreendidas. 4. Desenvoltura na apresentação e desenvolvimento da regência de classe nas escolas, de acordo com a modalidade escolhida pela equipe. 5. Responsabilidade, engajamento nas atividades em sala de aula, pontualidade, ética, interesse. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Planos de Aula |
2, 3, 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
17/07/2024 |
|
|
||||
Regência de Classe |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Plano de Ensino – Elaboração e Apresentação |
6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Trabalho desenvolvido em sala de aula: participação, frequência, criatividade, envolvimento |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Devolução de Estágio |
8 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 2001. v. 6, 130 p. |
|||||||||||
2 |
HARMER, Jeremy. How to teach english with technology. São Paulo: Pearson Longman, 2011. il. |
|||||||||||
3 |
BARCELOS, Ana Maria; ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. 2.ed. Campinas: Pontes, 2010. 236 p. ISBN 8571132216 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. São Paulo: Editora contexto, 2005. 69 p. (Repensando a Língua Portuguesa) ISBN 8585134658 |
|||||||||||
2 |
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 232p. (Coleção Idéias Em Ação) ISBN 9788522105885 |
|||||||||||
3 |
BIANCHI, Anna Cecilia de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Manual de orientação: estágio supervisionado. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522114047. |
|||||||||||
4 |
FERRARI, Alceu Eavanello; RIBEIRO, Sérgio Costa; SMOLKA, Ana Luiza B.; BURNHAM, Teresinha Fróes; BRASLAUSKY, Cecilia; TESSER, Ozir; XAVIER, Maria Luisa Santos; RIBEIRO, Maria Luisa Santos; GOMES, Ana Rosa Brito; LUDKE, Menga; BELLONI, Maria Luiza; SOARES, Magda; ANDRÉ, Paulo de Tarso Afonso de. Escola básica. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1992. 210 p. (Coletânea C. B. E.) 5211 ISBN 85 308 0201-1 |
|||||||||||
5 |
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa gestão da aprendizagem escolar gestar II: língua portuguesa : caderno de teoria e prática 3 : gêneros e tipos textuais. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2009. 196 p. (Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Finais do Ensino Fundamental) |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |