PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Jourdan Linder Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Libras I |
0-18216 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e Linguagem. Culturas e Identidades Surdas. Sinal e seus Parâmetros. Noções gramaticais e Vocabulário Básico. |
OBJETIVO GERAL |
Mediar a apreensão de aspectos gramaticais básicos da Libras, levando os/as acadêmicos/as a perceber o status de língua oficial da comunidade surda do Brasil, e a importância da utilização deste idioma nos processos educacionais de surdos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
> Conhecer os fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais, a fim de problematizar a realidade da atual educação de surdos; > Compreender os processos de pensamento e linguagem da pessoa surda, relacionando-os a seu aprendizado; > Valorizar as culturas e identidades surdas nos processos educacionais inclusivos; > Apreender os parâmetros que levam a construção dos sinais da Libras; > Adquirir vocabulário básico em Libras, assimilando a gramática que envolve os sinais estudados. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Fundamentos Históricos e Epistemológicos das Línguas de Sinais: |
5 |
2 |
Surdez e Linguagem: |
6 |
3 |
Culturas e Identidades Surdas: |
6 |
4 |
O Sinal e Seus Parâmetros: |
2 |
5 |
Noções Gramaticais e vocabulário básico: |
14 |
6 |
Prática com Componente Curricular (PCC). |
7 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Traduções de frases no Google ClassRoom |
Estratégias:Atividades em vídeo de Libras. Aula expositiva-dialogada. Diálogos. Dinâmicas. Dramatização. Elaboração de texto em libras. Estudo em grupo. Interpretações. Mini-escrito. Seminário. Síntese individual escrita. Traduções. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Apreensão dos aspectos relacionados à Língua Brasileira de Sinais e entendimento dos processos socioeducacionais de surdos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização dos sinais da Libras gramaticalmente fundamentados. |
|||||||||||
ATITUDES |
A avaliação será holística, contemplando inclusive o anseio para que os processos socioeducacionais atinjam o sujeito surdo através da Libras. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Dramatização |
1 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Mini escrito |
1 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Seminário |
2 e 3 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Síntese Individual |
2 e 3 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Tradução Libras-Português |
4 e 5 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Atividades de tradução no Google ClassRoom |
5 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Produção de um texto (diálogo) em Libras |
5 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GESSER, Audrei. Libras@p0: que língua é essa@p1 crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. 87 p. (Série estratégias de ensino, 14). ISBN 978-85-7934-001-7. |
|||||||||||
2 |
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos (org.). Tenho um aluno surdo, e agora@p2: introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: EdUFSCar, 2014. ISBN 978-85-7600-307-6. |
|||||||||||
3 |
SKLIAR, Carlos (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6.ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. 190 p. ISBN 978-85-87063-17-5. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FERNANDES, Eulalia; FERNANDES, Eulalia. Surdez e bilinguismo. 4. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011. 103 p. ISBN 9788577060047 |
|||||||||||
2 |
LACERDA, Cristina B. Feitosa de. Intérprete de libras: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental. Porto Alegre: Editora Mediação, 2015. 95p. ISBN 9788577060474 |
|||||||||||
3 |
LODI, A. C. B. Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. |
|||||||||||
4 |
LOPES, Maura Corcini. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. Número de chamada: 371.912 L864s |
|||||||||||
5 |
QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |