PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Sadi Ricardo da Silva Bastos |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Pesquisa e Prática Pedagógica I |
0-18220 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Escola como campo de pesquisa. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar o processo de reflexão/ação acerca da prática pedagógica, através de experiências de pesquisa na realidade escolar, enfatizando a formação docente para atuação na educação básica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Entender a pesquisa como possibilidade de produção de conhecimento. - Conhecer os principais procedimentos da pesquisa em educação. - Analisar as tendências teórico-metodológicas sobre as pesquisas educacionais no Brasil; - Conhecer e estabelecer diferenças/aproximações entre pesquisa quantitativa e qualitativa; - Promover a aproximação dos acadêmicos com a realidade escolar através de pesquisa da prática pedagógica; - Vivenciar situações no campo da educação com vistas à identificação de problemáticas de pesquisa; - Conhecer e utilizar normas na apresentação de trabalhos científicos com base na ABNT; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
UNIDADE I - 1 Universidade: produção e socialização do conhecimento. |
14 |
2 |
UNIDADE II - 2. A pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. |
10 |
3 |
UNIDADE III - 3. Pesquisa em educação |
10 |
4 |
Atividade de pesquisa (observação sistemática) nas escolas de Lages e região |
06 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Produção de textos, - Saída a campo, - Elaboração e desenvolvimento de instrumentos de coleta de dados (observação sistemática) |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio dos conceitos. Elaborar Técnicas de leitura e estudo (Esquema, Resumo, Fichamento e Resenha). Classificar os tipos de pesquisa. Elaborar roteiros de instrumentos de coleta de dados (observação e questionário).Conhecer e utilizar Normas básicas da ABNT (citações e referências). |
|||||||||||
HABILIDADES |
Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e coesão na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Responsabilidade em relação às tarefas individuais e de grupo. Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos na disciplina. Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. Participação ativa nas atividades desenvolvidas. Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. Compromisso, participação. |
|||||||||||
OUTRAS |
Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; - Apresentação de trabalho na Mostra Científica. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Avaliação Integrativa |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
20/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação 02 - Produção de texto (conceitos) |
I |
x |
x |
x |
1.0 |
15/08/2024 |
|
|
||||
Avaliação 03 - Elaboração de Esquema, resumo; Fichamento; Resenha. |
I |
x |
x |
x |
2.0 |
29/08/2024 |
x |
05/09/2024 |
||||
Avaliação 04 - Prova escrita. |
II |
x |
x |
x |
1.0 |
26/09/2024 |
|
|
||||
Avaliação 05 - Elaboração de instrumentos de coleta de dados |
III |
x |
x |
x |
2.0 |
03/10/2024 |
x |
17/10/2024 |
||||
Avaliação 06 - Exercício sobre as normas da ABNT (citações e referências). |
III |
|
|
|
2.0 |
21/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 120 p. ISBN 85-249-0282-5. |
|||||||||||
2 |
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2.ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1995. 193 p. (Coleção Magistério) 10762 ISBN 853080307-8 |
|||||||||||
3 |
SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánchez (org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 111 p. (Questões da nossa época). ISBN 9788524905537. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
KINCHELOE, Joe L.; BERRY, Kathleen S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007. |
|||||||||||
2 |
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projetos e relatórios, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. |
|||||||||||
3 |
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. 2. ed. rev. São Paulo: Paralelo, 2000. |
|||||||||||
4 |
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinnas, SP: Autores Associados, 2019. |
|||||||||||
5 |
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |