PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Danusia Apparecida Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Produção de Texto I |
0-18219 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
O texto e suas propriedades. O parágrafo. Modo de organização argumentativa: estrutura e relações heterogêneas - descrição, explicação e narração. |
OBJETIVO GERAL |
Encontrar ideias, coordena-las e expressa-las de maneira eficaz, coerente e enfática. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
-1 Organizar ideias de modo a elaborar textos lógicos, claros e objetivos. -2 Conhecer técnicas de Produção Textual a fim de redigir de maneira eficiente. -3 Traduzir nos textos as descobertas científicas, os debates sobre as questões de maior importância que acontecem no dia a dia. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Feição estilística da frase. |
10 |
2 |
2. Parágrafo descritivo |
4 |
3 |
3. Análise de textos descritivos |
6 |
4 |
4. Narração |
10 |
5 |
5. Crônica |
6 |
|
TOTAL DE HORAS |
36 h |
AEX, TG, TI, SE ARSPD |
Estratégias: *Descrição das Estratégias: ARSPD – Aula Remota e Síncrona utilizando plataforma digital- ARM – Aula com Recursos Multimídia; AED - Aula expositiva dialogada; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TI - Trabalho Individual; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Leituras. Resenhas expositivas orais. Produção de informativos. Seminários. Trabalhos escritos. Permanente e continuado a partir de participação ativa nas aulas e nas interações orais. Apresentação de trabalhos escritos. Apresentação de trabalhos em grupos e individuais. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Acontecerá num processo dinâmico paralelamente ao desenvolvimento da disciplina, levando em conta participação efetiva durante a aula, criatividade, produção de textos, cadernos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Os acadêmicos serão avaliados em cada atividade proposta (assiduidade, pontualidade, criatividade) portanto, no processo, considerando aspectos qualitativos e quantitativos quanto às suas produções. Participação efetiva durante as aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Na produção da escrita individual serão atribuídos parecer apreciativo e conceito pelo atendimento aos seguintes aspectos: texto compreensivo-reflexivo, lógica na escrita, utilizando as principais ideias, conceitos estudados; uso do padrão linguístico; argumentos bem desenvolvidos, utilizando vocabulário próprio; uso de afirmações de outros autores dentro da metodologia cientifica; clareza. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação – Avaliação Integrativa³ |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 - Escrita |
|
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02-Escrita |
|
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03- Participação |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04- Oral |
|
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974. 502 p. (Biblioteca de administração pública). |
|||||||||||
2 |
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Editora contexto, 2010. 216p. ISBN 9788572443272. |
|||||||||||
3 |
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Ed. Parábola, 2011. 203p. ISBN 9788588456747 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ELIAS, Vanda Maria; MARQUESI, Sueli Cristina; Aparecida Lino. Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017. |
|||||||||||
2 |
MARTUS, Eduardo. Com todas as letras: Português Simplificado. Porto Alegre: Moderna, 2012. |
|||||||||||
3 |
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2011 |
|||||||||||
4 |
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2011. |
|||||||||||
5 |
MARCUSCHI, Luiz Antônio. XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais - novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna. 2012. |
|||||||||||
obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013). |
Para a atenticação do plano de ensino |