Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Produção de Texto I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Danusia Apparecida Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Produção de Texto I

0-18219

2

40


EMENTA

O texto e suas propriedades. O parágrafo. Modo de organização argumentativa: estrutura e relações heterogêneas - descrição, explicação e narração.


OBJETIVO GERAL

Encontrar ideias, coordena-las e expressa-las de maneira eficaz, coerente e enfática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-1 Organizar ideias de modo a elaborar textos lógicos, claros e objetivos. -2 Conhecer técnicas de Produção Textual a fim de redigir de maneira eficiente. -3 Traduzir nos textos as descobertas científicas, os debates sobre as questões de maior importância que acontecem no dia a dia.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Feição estilística da frase.
1.2 Parágrafo
1.3. Texto
1.4. Figuras de pensamento
1.5. Figuras de Sintaxe

10

2

2. Parágrafo descritivo
2.1. Descrição convencional
2.2. Elementos predominantes na descrição
2.3. Recursos expressivos na descrição
2.4 Descrição objetiva e subjetiva

4

3

3. Análise de textos descritivos
3.1. Descrição de pessoas
3.2. Descrição em prosa.
3.3 Descrição de cenário

6

4

4. Narração
4.1. Estrutura da narração
4.2. Elementos básicos da narração: enredo, (ação) personagem, tempo e espaço.
4.3. Variantes da narração: notícia do jornal, história em quadrinhos, poema, apólogo, fábula.

10

5

5. Crônica
5.1. Tipos de crônica: descritiva, narrativa, reflexiva, e metalinguística.
5.2. Crônica moderna
5.3. Cronistas modernos

6

 

TOTAL DE HORAS

36 h

AEX, TG, TI, SE ARSPD


Estratégias: *Descrição das Estratégias: ARSPD – Aula Remota e Síncrona utilizando plataforma digital- ARM – Aula com Recursos Multimídia; AED - Aula expositiva dialogada; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TI - Trabalho Individual;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Leituras. Resenhas expositivas orais. Produção de informativos. Seminários. Trabalhos escritos. Permanente e continuado a partir de participação ativa nas aulas e nas interações orais. Apresentação de trabalhos escritos. Apresentação de trabalhos em grupos e individuais.

HABILIDADES

Acontecerá num processo dinâmico paralelamente ao desenvolvimento da disciplina, levando em conta participação efetiva durante a aula, criatividade, produção de textos, cadernos.

ATITUDES

Os acadêmicos serão avaliados em cada atividade proposta (assiduidade, pontualidade, criatividade) portanto, no processo, considerando aspectos qualitativos e quantitativos quanto às suas produções. Participação efetiva durante as aulas.

OUTRAS

Na produção da escrita individual serão atribuídos parecer apreciativo e conceito pelo atendimento aos seguintes aspectos: texto compreensivo-reflexivo, lógica na escrita, utilizando as principais ideias, conceitos estudados; uso do padrão linguístico; argumentos bem desenvolvidos, utilizando vocabulário próprio; uso de afirmações de outros autores dentro da metodologia cientifica; clareza.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação – Avaliação Integrativa³

2

A definir

Avaliação 01 - Escrita

2

A definir

x

A definir

Avaliação 02-Escrita

2

A definir

x

A definir

Avaliação 03- Participação

2

A definir

Avaliação 04- Oral

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974. 502 p. (Biblioteca de administração pública).

2

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Editora contexto, 2010. 216p. ISBN 9788572443272.

3

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Ed. Parábola, 2011. 203p. ISBN 9788588456747


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ELIAS, Vanda Maria; MARQUESI, Sueli Cristina; Aparecida Lino. Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017.

2

MARTUS, Eduardo. Com todas as letras: Português Simplificado. Porto Alegre: Moderna, 2012.

3

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2011

4

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

5

MARCUSCHI, Luiz Antônio. XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais - novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna. 2012.

obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013).

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática