PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Rodrigo Ogliari Coelho |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Língua Inglesa VIII |
0-18229 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Consolidação da competência de compreensão e expressão oral e escrita, com debates a partir de temas polêmicos, assuntos socioculturais e pedagógicos. Fundamentos da análise do discurso oral e escrito em língua inglesa. |
OBJETIVO GERAL |
Consolidação da competência de compreensão e expressão oral e escrita, com debates a partir de temas polêmicos, assuntos socioculturais e pedagógicos. Fundamentos da análise do discurso oral e escrito em língua inglesa. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. • Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora da sala de aula. • Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente tornar-se-ão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. • Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para seus futuros alunos também. • Buscar boa fluência na oralidade com uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. • Reconhecer a comunicação em língua estrangeira como processo constitutivo da evolução da humanidade. • Expandir o vocabulário relacionado aos temas estudados. • Incentivar a prática de situações que imitem a realidade do uso da língua estrangeira. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Conditional Clauses – from Zero to Third Conditionals |
40 |
2 |
Reading and Listening Comprehension. Being able to tell and report a story heard. |
12 |
3 |
Research project for English Culture traces on the main English speaking countries around the world. Incite the interest also on the cultural aspect of English. |
16 |
4 |
Comprehension exercises on the elements used on Conditional Clauses |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliar a utilização da língua estrangeira nas várias formas que ela pode apresentar-se tanto em sala quanto fora da sala de aula. Considerar enfaticamente o interesse dos estudantes em interagir com a cultura proveniente dos países que utilizam a língua estudada como língua materna. Provas individuais, Trabalhos em duplas (escritos e orais), plataformas on-line para resolução de exercícios e gravação de vídeos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Levar em consideração a prática de todas as habilidades envolvidas no aprendizado da Língua Estrangeira (Fala, Audição, Escrita e Leitura) |
|||||||||||
ATITUDES |
Ser capaz de utilizar elementos da Língua Estrangeira. Reconhecer aspectos característicos da cultura referente à Língua a qual se estuda. Raciocinar sobre frases e sentenças na sua construção. Estar engajado no processo de aprendizado de uma Língua e uma Cultura Estrangeira. Participar ativamente das atividades remotas durante o semestre. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
|
|
|
|
2 |
25/11/2024 |
|
|
||||
Test I |
|
|
|
|
2 |
26/08/2024 |
x |
09/09/2024 |
||||
Test II |
|
|
|
|
2 |
21/10/2024 |
x |
11/11/2024 |
||||
Presentation I |
|
|
|
|
2 |
23/09/2024 |
x |
18/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ANDERSON, Neil J. Active: skills for reading : book 4. Boston: Thomson Heinle, 2008. 240 p. ISBN 97814400 |
|||||||||||
2 |
VIDAL, Aline Gomes; ABRANTES, Elisa Lima; BONAMIN, Márcia Costa. Oficina de textos em inglês avançado. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595027398. |
|||||||||||
3 |
RICHARDS, Jack C. Interchange: intro student`s book. 3.ed. Cambridge: Cambridge University, 2005. ISBN 0521601495 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa; LACERDA, Mariza. Fonética e fonologia do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. |
|||||||||||
2 |
Cambridge Online Dictionary. Disponível em: |
|||||||||||
3 |
DREY, Rafaela Fetzner; SELISTRE, Isabel Cristina Tedesco; AIUB, Tânia. Inglês: práticas de leitura e escrita. Porto Alegre: Penso, 2015. 1 recurso online. (Tekne). ISBN 9788584290314. |
|||||||||||
4 |
ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4.ed. Boston: Thomson Heinle, 2005. 422p. ISBN 9781413013948 |
|||||||||||
5 |
VILLAS BOAS, Isabela de Freitas. Teaching EFL writing: a practical approach for skills: integrated contexts. São Paulo: Cengage Learning, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788522127818. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |