PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Maria Candida Melo Pereira |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Língua Portuguesa VIII |
0-18230 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
O discurso. Enunciado e contexto. Leis e competências do discurso. As bases de análise. Enunciação, pragmática e argumentação. Sintaxe e semântica discursiva. |
OBJETIVO GERAL |
Entender a elaboração do texto como uma atividade que envolve uma sequência de estratégias – linguísticas e cognitivo-discursivo – voltadas à construção do gênero |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Entender o texto como uma sequência de frases, articuladas entre si e elaborado a partir de uma estrutura discursiva. - Reconhecer as diferentes estruturas textuais ligadas aos diversos gêneros. - Identificar o gênero e as partes constituintes - Perceber as partes que formam textos argumentativos e informativos - Identificar os argumentos presentes num texto - Relacionar elementos da gramática à elaboração do enunciado - Perceber no texto os diferentes níveis de análise. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 Discurso |
10 |
2 |
2, Estrutura e função do documento |
10 |
3 |
3.Modos e meios de produção e recuperação da informação técnica. |
12 |
4 |
4. A gramática do texto |
12 |
5 |
5. O texto |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
54 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
Estratégias:Estudo de diferentes gêneros Pesquisa bibliográfica Análise de textos Exercícios de aplicação. Análise de textos. Análise de textos nos mais variados gêneros. Pesquisa de campo |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Atividades individuais, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados |
|||||||||||
HABILIDADES |
Produção e análise de textos observanda a carga significativa |
|||||||||||
ATITUDES |
Raciocínio crítico e lógico, percepção da frase e suas estruturas mais profundas |
|||||||||||
OUTRAS |
Interesse, assiduidade e participação |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa² |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Pesquisa: Categoria Semântica no texto |
1 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova: Estrutura e função do documento e produção |
2 e 3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova sobre a gramática do texto |
4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação: Análise de texto nos mais variados gêneros |
5 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2.reimp. São Paulo: UNESP, 2000. 1037 p. ISBN 857139288-9 |
|||||||||||
2 |
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019. 768 p. ISBN 978-85-7244-462-0. |
|||||||||||
3 |
MACAMBIRA, José Rebouças. A estrutura morfo-sintática do português. 9.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1999. 10261 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 2.ed.ampl. e atual. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S/a, 2010. 707 p. ISBN 9788520921456 |
|||||||||||
2 |
Iniciação à sintaxe do português. AZEREDO, José Carlos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2015 3. ......... Gramática Houaisss. São Paulo: Publifolha, 2010 |
|||||||||||
3 |
Gramática de usos do português – 2.reimp. / 2000 – (livros) – Acervo 30596 NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2 reimp. São Paulo: UNESP, 2000. 1037 p.ISBN 857139288-9 |
|||||||||||
4 |
SILVA, Rosa Virgínia Mattos e Tradição gramatical e gramática tradicional. São Paulo: Contexto 2012 |
|||||||||||
5 |
DUARTE, Paulo Mosânio Teixeira. Classes e categorias em Português. Fortaleza: UFC Edições, 2000 MOYSÉS, Carlos Alberto. Língua Portuguesa: atividades de leitura e produção de texto. 3 ed. ver. e anual. São Paulo: Saraiva, 2009 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |