Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Literatura em Língua Inglesa I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Altamir Guilherme Wagner


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Literatura em Língua Inglesa I

0-18231

4

80


EMENTA

Panorama social, histórico, econômico e político dos períodos literários, por meio da prosa e poesia em língua inglesa. Leitura e análise de autores representativos dos períodos e gêneros literários da língua inglesa.


OBJETIVO GERAL

Apresentar e aprofundar os conhecimentos teóricos necessários para o estudo de literatura em língua inglesa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Descrever os períodos literários e seus contextos históricos, políticos e socias; • Reconhecer as características dos períodos nas obras; • Socializar as percepções acerca dos textos trabalhados;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Fundamentos da literatura inglesa; Renascença e o teatro Elizabetano: Shakespeare e outros; Restauração e o princípio do romance.

20

2

O nascimento e desenvolvimento do romance inglês; literatura colonial e a revolução norte-americana. O Romantismo na literatura britânica e sua representação norte-americana. Transcendentalismo.

20

3

A literatura durante a Era Vitoriana e o romance realista norte-americano

20

4

Modernismo: the Lost Generation; Harlem Renaissance; pós-modernismo: Rupturas; poesia contemporânea. Literaturas em língua inglesa.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aulas expositivas e dialogadas, leituras e conjuntas e individuais, discussões e debates, produções escritas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreensão das características dos períodos literários em suas representações artísticas e literárias.

HABILIDADES

Leitura crítica, produções teóricas conscientes, coerência na expressão oral.

ATITUDES

Participação nas leituras e debates, entrega de atividades e responsabilidade das produções.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, aprofundamento no tema e interesse nas aulas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

AV1 - Roda de conversa (Shakespeare)

Unidade 1

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

AV2 - Interpretação de Poemas (William Blake)

Unidade 2

x

x

x

2.0

A definir

AV4 - Atividades em sala

Todas

x

x

x

2.0

A definir

AV4 - Roda de Conversa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação Integrativa

...

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

THE POCKET book of modern verse: English and american poetry of last hundreo years from walt whitman to the contemporaries. Nova York: Washington Square Press, 1958. 585 p. 11857

2

KLAUS, Carl; SCHOLES, Robert; COMLEY, Nancy R.; KLAUS, Carl H. Elements of literature: essay, fiction, poetry, drama, film. Oxford: Oxford University Press, 1991. 1598 p. ISBN 0195060253

3

SENA, Jorge de. A literatura inglesa: Ensaio de interpretação e de história. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1963. 469 p. (Roteiro Das Grandes Literaturas) 11633


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

O cânone americano

2

Curso de literatura inglesa

3

POUND, Ezra; CAMPOS, Augusto de. Abc da literatura. 9.ed. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1990. 218 p. 2832

4

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 343p. ISBN 8533607784

5

EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1998. 141 p. ISBN 857110463-8

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática