PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Altamir Guilherme Wagner |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Literatura em Língua Inglesa I |
0-18231 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Panorama social, histórico, econômico e político dos períodos literários, por meio da prosa e poesia em língua inglesa. Leitura e análise de autores representativos dos períodos e gêneros literários da língua inglesa. |
OBJETIVO GERAL |
Apresentar e aprofundar os conhecimentos teóricos necessários para o estudo de literatura em língua inglesa. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Descrever os períodos literários e seus contextos históricos, políticos e socias; • Reconhecer as características dos períodos nas obras; • Socializar as percepções acerca dos textos trabalhados; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Fundamentos da literatura inglesa; Renascença e o teatro Elizabetano: Shakespeare e outros; Restauração e o princípio do romance. |
20 |
2 |
O nascimento e desenvolvimento do romance inglês; literatura colonial e a revolução norte-americana. O Romantismo na literatura britânica e sua representação norte-americana. Transcendentalismo. |
20 |
3 |
A literatura durante a Era Vitoriana e o romance realista norte-americano |
20 |
4 |
Modernismo: the Lost Generation; Harlem Renaissance; pós-modernismo: Rupturas; poesia contemporânea. Literaturas em língua inglesa. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aulas expositivas e dialogadas, leituras e conjuntas e individuais, discussões e debates, produções escritas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compreensão das características dos períodos literários em suas representações artísticas e literárias. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Leitura crítica, produções teóricas conscientes, coerência na expressão oral. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação nas leituras e debates, entrega de atividades e responsabilidade das produções. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em eventos relativos ao curso, aprofundamento no tema e interesse nas aulas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
AV1 - Roda de conversa (Shakespeare) |
Unidade 1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
AV2 - Interpretação de Poemas (William Blake) |
Unidade 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
AV4 - Atividades em sala |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
AV4 - Roda de Conversa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação Integrativa |
... |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
THE POCKET book of modern verse: English and american poetry of last hundreo years from walt whitman to the contemporaries. Nova York: Washington Square Press, 1958. 585 p. 11857 |
|||||||||||
2 |
KLAUS, Carl; SCHOLES, Robert; COMLEY, Nancy R.; KLAUS, Carl H. Elements of literature: essay, fiction, poetry, drama, film. Oxford: Oxford University Press, 1991. 1598 p. ISBN 0195060253 |
|||||||||||
3 |
SENA, Jorge de. A literatura inglesa: Ensaio de interpretação e de história. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1963. 469 p. (Roteiro Das Grandes Literaturas) 11633 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
O cânone americano |
|||||||||||
2 |
Curso de literatura inglesa |
|||||||||||
3 |
POUND, Ezra; CAMPOS, Augusto de. Abc da literatura. 9.ed. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1990. 218 p. 2832 |
|||||||||||
4 |
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 343p. ISBN 8533607784 |
|||||||||||
5 |
EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1998. 141 p. ISBN 857110463-8 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |