Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Pesquisa e Prática Pedagógica III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Pesquisa e Prática Pedagógica III

0-18233

2

40


EMENTA

A formação específica como campo de pesquisa.


OBJETIVO GERAL

Realizar levantamento, análise e caracterização de campos de atuação do profissional de Letras visando à realização da pesquisa e a elaboração do artigo científico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Realizar a coleta e a análise de dados da pesquisa; - Possibilitar conhecimentos de ordem teórico/metodológicos relacionados à elaboração do artigo científico; - Elaborar o artigo científico na área de intervenção do profissional do licenciado em Letras, visando a produção e socialização do conhecimento; - Utilizar as normas da ABNT para elaboração do artigo.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I - 1 Continuação da pesquisa (Desenvolvimento da pesquisa).
1. E – Elaboração do referencial teórico;
2. C- - Coleta de dados da pesquisa;
3. - - - Análise dos dados coletados;
- Escrita do relatório da pesquisa.

20

2

UNIDADE II - 2. Artigo científico.
2.1 Estrutura de artigo científico;
2.2 Elaboração do artigo científico.

10

3

UNIDADE III - 3. Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.
3.1 Formatação do artigo científico.

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Produção de textos, - Saída a campo.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Produção de textos referentes a elaboração do referencial teórico, coleta e análise dos dados da pesquisa. Elaboração do artigo científico.

HABILIDADES

Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e coesão na escrita.

ATITUDES

Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. Participação ativa nas atividades desenvolvidas. Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, participação.

OUTRAS

Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; - Apresentação de trabalho na Mostra Científica.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa

todas

x

x

x

2.0

20/11/2024

Avaliação 02 - Elaboração do Referencial teórico

I

x

x

x

2.0

14/08/2024

Avaliação 03 Coleta e análise de dados

I

x

x

x

2.0

28/08/2024

x

11/09/2024

Avaliação 04 – Apresentação do trabalho na Mostra Científica.

II

x

x

x

1.0

23/10/2024

Avaliação 05 - Elaboração do Artigo científico

III

x

x

x

2.0

25/09/2024

x

30/10/2024

Avaliação 06 - Formatação de acordo com as normas da ABNT

III

x

x

x

1.0

13/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005. 117 p. ISBN 85-326-3186-X.

2

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 12. ed. São Paulo: Papirus, 2001. 184 p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). ISBN 853080081-8.

3

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. As lições de Paulo Freire: filosofia, educação e política. Barueri: Manole, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788520448977.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KRAMER, Sônia; SOUZA, Solange Jobim e (org.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996.

2

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

3

MUNHOZ, Antonio Siemsen. ABP: Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1 Recurso online.

4

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2004.

5

THUMS, Jorge. O acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. Canoas: ULBRA, 2003.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática