PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par778/17 |
PROFESSOR |
Sadi Ricardo da Silva Bastos |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Pesquisa e Prática Pedagógica III |
0-18233 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
A formação específica como campo de pesquisa. |
OBJETIVO GERAL |
Realizar levantamento, análise e caracterização de campos de atuação do profissional de Letras visando à realização da pesquisa e a elaboração do artigo científico. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Realizar a coleta e a análise de dados da pesquisa; - Possibilitar conhecimentos de ordem teórico/metodológicos relacionados à elaboração do artigo científico; - Elaborar o artigo científico na área de intervenção do profissional do licenciado em Letras, visando a produção e socialização do conhecimento; - Utilizar as normas da ABNT para elaboração do artigo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
UNIDADE I - 1 Continuação da pesquisa (Desenvolvimento da pesquisa). |
20 |
2 |
UNIDADE II - 2. Artigo científico. |
10 |
3 |
UNIDADE III - 3. Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos. |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Produção de textos, - Saída a campo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Produção de textos referentes a elaboração do referencial teórico, coleta e análise dos dados da pesquisa. Elaboração do artigo científico. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e coesão na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. Participação ativa nas atividades desenvolvidas. Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, participação. |
|||||||||||
OUTRAS |
Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; - Apresentação de trabalho na Mostra Científica. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Avaliação Integrativa |
todas |
x |
x |
x |
2.0 |
20/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação 02 - Elaboração do Referencial teórico |
I |
x |
x |
x |
2.0 |
14/08/2024 |
|
|
||||
Avaliação 03 Coleta e análise de dados |
I |
x |
x |
x |
2.0 |
28/08/2024 |
x |
11/09/2024 |
||||
Avaliação 04 – Apresentação do trabalho na Mostra Científica. |
II |
x |
x |
x |
1.0 |
23/10/2024 |
|
|
||||
Avaliação 05 - Elaboração do Artigo científico |
III |
x |
x |
x |
2.0 |
25/09/2024 |
x |
30/10/2024 |
||||
Avaliação 06 - Formatação de acordo com as normas da ABNT |
III |
x |
x |
x |
1.0 |
13/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005. 117 p. ISBN 85-326-3186-X. |
|||||||||||
2 |
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 12. ed. São Paulo: Papirus, 2001. 184 p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). ISBN 853080081-8. |
|||||||||||
3 |
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. As lições de Paulo Freire: filosofia, educação e política. Barueri: Manole, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788520448977. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
KRAMER, Sônia; SOUZA, Solange Jobim e (org.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. |
|||||||||||
2 |
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. |
|||||||||||
3 |
MUNHOZ, Antonio Siemsen. ABP: Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1 Recurso online. |
|||||||||||
4 |
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2004. |
|||||||||||
5 |
THUMS, Jorge. O acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. Canoas: ULBRA, 2003. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |