PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
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PROFESSOR | Lucia Ceccato de Lima, Ana Emilia Siegloch, Makhelly de Liz Pessoa, Cristina Keiko Yamaguchi |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Ambiente e Desenvolvimento Sustentável | 0-17517 | 5º | 4 | 80 |
EMENTA |
Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustentável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos acadêmicos uma compreensão dos principais impactos antropogênicos e seus reflexos no ambiente e na saúde, bem como fornecer subsídios teóricos sobre conceitos básicos de ecologia, políticas públicas, legislação e gestão ambiental e educação ambiental, os quais são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
* Compreender conceitos básicos de ecologia relacionados a biodiversidade, dinâmica e funcionamento dos ecossistemas e serviços ambientais, associando a importância dos recursos naturais à sociedade contemporânea. *Conhecer as formas de tratamento de resíduos, água, esgoto, além de medidas de mitigação da poluição. *Compreender os diferentes conceitos, classificação e soluções da gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. *Descrever as principais políticas públicas e leis sobre meio ambiente e educação ambiental do país. *Compreender a complexidade ambiental e a importância da educação ambiental em todos os níveis de ensino formais e nos espaços não formais. *Discutir os problemas e soluções ambientais a partir dos 17 ODS propostos pela ONU - agenda 2030. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Aspectos e principais impactos das atividades humanas | 20 |
2 | Estrutura, funcionamento e dinâmica dos 20h Fórum temático Atividade prática ecossistemas. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. | 20 |
3 | Conceitos ambientais. Globalização e meio ambiente. Desenvolvimento sustentável. | 20 |
4 | Políticas Públicas e Legislação ambiental. Educação Ambiental. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS/ 2030. | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
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Estratégias:Fórum temático Atividade prática |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas. | ||||||||
HABILIDADES | Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede. | ||||||||
ATITUDES | Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens. | ||||||||
OUTRAS | . | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Final | Todas | x | x | x | 5.1 | 22/11/2024 | x | 29/11/2024 | |
Fórum Avaliativo | 1 | x | x | x | 1.0 | 01/09/2024 |
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Atividade Avaliativa | 1 | x | x | x | 0.8 | 25/08/2024 | x | 15/09/2024 | |
Atividade Avaliativa | 2 | x | x | x | 0.7 | 25/08/2024 | x | 15/09/2024 | |
Fórum Avaliativo | 3 | x | x | x | 1 | 27/10/2024 |
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Atividade Avaliativa | 3 | x | x | x | 0.7 | 29/09/2024 | x | 10/11/2024 | |
Atividdae Avaliativa | 4 | x | x | x | 0.7 | 20/10/2024 | x | 10/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | CORTESE, Tatiana Tucunduva P; KNIESS, Cláudia Terezinha; MACCARI, Emerson Antonio. Cidades inteligentes e sustentáveis. Barueri: Manole, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788520455760. |
2 | LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 240 p. ISBN 8524907681. |
3 | LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012. 128 p. ISBN 9788524918667. |
4 | SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. 95 p. ISBN 858643535-x |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; TORRES, Juliana Rezende (Org.). Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014. 184 p. ISBN 978524921865. |
2 | MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro. 13. ed.rev. atual. e ampl. São Paulo: Malheiros, 2005. 1092 p. ISBN 8574206350. |
3 | MILARÉ, Édis. Direito do ambiente. 11. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Thomson Reuters, 2018. 1824 p. ISBN 9788553210480. |
4 | Organização das Nações Unidas BRASIL - ONU/BR. 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-dedesenvolvimento-sustentavel-da-onu/ |
5 | ROSA, André Henrique; FRACETO, Leonardo F; CARLOS, Viviane Moschini (org.). Meio ambiente e sustentabilidade. Porto Alegre: Bookman, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788540701977. |
obs: *O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. * Tarefa: construção de um texto ou dissertação em formato de arquivo ou on-line. * Glossário: criação de conceitos-significados sobre o conteúdo estudado. * Mapa mental: elaboração de um diagrama que conecta as informações em torno de um tema central. |
Para a atenticação do plano de ensino |