Uniplac - Graduação - Mestrado em Educação - Seminário de Pesquisa em Processos Socioculturais em Educação II - Plano de Ensino





 

 

PLANO DE ENSINO

 

2024/2

CURSO

MESTRADO ACADÊMICO (PPGE/UNIPLAC)

ESTRUTURA CURRICULAR

Mestrado em Educação/Par nº 34/2022

 

REGULAMENTAÇÃO

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 609, de 14/03/2019, D.O.U, em 18/03/2019.

PROFESSOR/A

Rosane Marcia Neumann; Lúcia Ceccato de Lima; Josilaine Antunes Pereira; Mareli Eliane Graupe; Madalena Pereira da Silva; Valéria Vasconcellos

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Seminário de Pesquisa em Processos Socioculturais em Educação II

020026

04

60 h/aula

 

EMENTA

Aprofundamento das temáticas específicas vinculadas às pesquisas de mestrado da linha Processos socioculturais em Educação; Tópicos teórico-práticos em processos socioculturais.

OBJETIVO GERAL

Aprofundar e refletir criticamente sobre processos socioculturais e a pesquisa científica, com ênfase nos processos educativos escolares e não escolares, meio ambiente, sustentabilidade, política, sociedade, tecnologias da educação, ações afirmativas, diversidade e gênero.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Aprofundar as bases epistemológicas dos Processos Socioculturais em Educação.
  2. Ampliar estudos referentes às tendências teórico-metodológicas da pesquisa em educação (método e metodologia).
  3. Discutir os elementos constitutivos de um projeto de investigação, apresentando as diferentes formas de sua elaboração.
  4. Preparar o projeto de dissertação para pré-qualificação.

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

Fundamentação teórica

 

15

Leitura de textos, seminários, aula expositiva dialogada

2

 Tendências teórico-metodológicas da pesquisa em educação (método e metodologia)

15

Leitura de textos, seminários, aula expositiva dialogada

3

Elementos constitutivos de um projeto de investigação

15

Elaboração do projeto de pesquisa (Template PPGE)

4

Pré-Projetos de Pesquisa para qualificação (Pré-qualificação)

15

Seminário de apresentação

 

TOTAL DE HORAS

60

 

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apreensão do conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos.

 

HABILIDADES

Capacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica. Autonomia para produção acadêmica.

ATITUDES

Assiduidade; Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Interesse; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados.

OUTRAS

Elaboração do pré-projeto.

DATAS PREVISTAS

Avaliação1

Unidades

C

H

A

Valor

Data2

Recuperação

Sim

Data

Seminário

1, 2, 3

 

 

 

 

 

 

 

Revisão bibliográfica do tema

1, 2, 3, 4

 

 

 

 

 

 

 

Projeto de Pesquisa

3, 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Presença, engajamento em leituras, apresentação de seminário e sistematização individual e coletiva dos conhecimentos significativos (40%);

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

YIN, Robert K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. 1a. ed. Porto Alegre: Penso, 2016, 336p

2

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2021. 398p.

3

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed., São Paulo: Bookman, 2009. 405p

4

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: EPU, 2013.

 5

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 2017.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GATTI, Bernadete Angelina. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. São Paulo, Autores Associados; 2ª edição. 2012. 80p.

2

SAMPIERI, Roberto Hernández; et al.; Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013, 624p

3

STRECK, Danilo Romeu; ADAMS, Telmo. Pesquisa em educação: os movimentos sociais e a reconstrução epistemológica num contexto de colonialidade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 243-257, 2012.

4

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 5.ed. São Paulo: Bookman, 2014.

5

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1ª edição revisada e ampliada, 2016. 288p.

 

 

 

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática