PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO | MESTRADO ACADÊMICO (PPGE/UNIPLAC) |
ESTRUTURA CURRICULAR | |
REGULAMENTAÇÃO | Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 609, de 14/03/2019, D.O.U, em 18/03/2019. |
PROFESSOR/A | Rosane Marcia Neumann; Lúcia Ceccato de Lima; Josilaine Antunes Pereira; Mareli Eliane Graupe; Madalena Pereira da Silva; Valéria Vasconcellos |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Seminário de Pesquisa em Processos Socioculturais em Educação II | 020026 | 2º | 04 | 60 h/aula |
EMENTA |
Aprofundamento das temáticas específicas vinculadas às pesquisas de mestrado da linha Processos socioculturais em Educação; Tópicos teórico-práticos em processos socioculturais. |
OBJETIVO GERAL |
Aprofundar e refletir criticamente sobre processos socioculturais e a pesquisa científica, com ênfase nos processos educativos escolares e não escolares, meio ambiente, sustentabilidade, política, sociedade, tecnologias da educação, ações afirmativas, diversidade e gênero.
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* |
1 | Fundamentação teórica |
15 | Leitura de textos, seminários, aula expositiva dialogada |
2 | Tendências teórico-metodológicas da pesquisa em educação (método e metodologia) | 15 | Leitura de textos, seminários, aula expositiva dialogada |
3 | Elementos constitutivos de um projeto de investigação | 15 | Elaboração do projeto de pesquisa (Template PPGE) |
4 | Pré-Projetos de Pesquisa para qualificação (Pré-qualificação) | 15 | Seminário de apresentação |
| TOTAL DE HORAS | 60 |
|
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||||
CONHECIMENTOS | Apreensão do conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos. | |||||||||
HABILIDADES | Capacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica. Autonomia para produção acadêmica. | |||||||||
ATITUDES | Assiduidade; Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Interesse; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados. | |||||||||
OUTRAS | Elaboração do pré-projeto. | |||||||||
DATAS PREVISTAS | ||||||||||
Avaliação1 | Unidades | C | H | A | Valor | Data2 | Recuperação | |||
Sim | Data | |||||||||
Seminário | 1, 2, 3 |
|
|
|
|
|
|
| ||
Revisão bibliográfica do tema | 1, 2, 3, 4 |
|
|
|
|
|
|
| ||
Projeto de Pesquisa | 3, 4 |
|
|
|
|
|
|
| ||
|
|
|
|
|
|
|
|
| ||
Presença, engajamento em leituras, apresentação de seminário e sistematização individual e coletiva dos conhecimentos significativos (40%); | ||||||||||
| ||||||||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | ||||||||||
1 | YIN, Robert K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. 1a. ed. Porto Alegre: Penso, 2016, 336p | |||||||||
2 | CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2021. 398p. | |||||||||
3 | FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed., São Paulo: Bookman, 2009. 405p | |||||||||
4 | LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: EPU, 2013. | |||||||||
5 | TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 2017. | |||||||||
| ||||||||||
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||||||||||
1 | GATTI, Bernadete Angelina. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. São Paulo, Autores Associados; 2ª edição. 2012. 80p. | |||||||||
2 | SAMPIERI, Roberto Hernández; et al.; Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013, 624p | |||||||||
3 | STRECK, Danilo Romeu; ADAMS, Telmo. Pesquisa em educação: os movimentos sociais e a reconstrução epistemológica num contexto de colonialidade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 243-257, 2012. | |||||||||
4 | YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 5.ed. São Paulo: Bookman, 2014. | |||||||||
5 | BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1ª edição revisada e ampliada, 2016. 288p. |
Para a atenticação do plano de ensino |