PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores - Par787/17 |
PROFESSOR |
Marcela Seeber Biazotto |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Projeto Residencial |
0-18377 |
ES |
8 |
160 |
EMENTA |
|||
Detalhamento do anteprojeto. Orçamentos, quantidades, serviços. Detalhes de marcenaria, marmorarias, tecidos, objetos decorativos. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar a observação e análise crítica do espaço interno edificado, proporcionando condições a intervenção, tendo como meta a geração de soluções adequadas as necessidades dos usuários através do processo construtivo de criação e idealização de um projeto de interiores residencial. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Pesquisar inovações conceituais, tecnológicas e comportamentais dos diversos segmentos da sociedade para composição espacial de interiores. - Orientar a concepção de um projeto de interiores residencial buscando funcionalidade, conforto e sustentabilidade. - Promover a prática de projeto, realizando detalhamentos, quantitativos e orçamentos. - Fomentar a integração ao mercado de trabalho através de visitas técnicas, palestras e workshops com fornecedores e profissionais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Plano de ensino |
8 |
2 |
Assessoramento e desenvolvimento de projeto micro apartamento |
76 |
3 |
Assessoramento e desenvolvimento de projeto apartamento completo |
76 |
|
TOTAL DE HORAS |
160 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A avaliação dos conhecimentos será feita através de trabalhos individuais e avaliações práticas sob orientações e supervisão do professor. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Através do acompanhamento dos trabalhos práticos e avaliações baseados na capacidade do acadêmico de dominar e resolver as situações necessárias ao desenvolvimento do projeto. |
|||||||||||
ATITUDES |
Comprometimento com o desenvolvimento das atividades, entregas seguindo o prazo estipulado, participação nos assessoramentos de trabalho e frequência as aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Projeto micro apartamento |
|
x |
x |
x |
5.0 |
01/08/2024 |
x |
01/10/2024 |
||||
Avaliação 02 – Projeto ap. completo |
|
x |
x |
x |
5.0 |
02/10/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GURGEL, Miriam. Organizando espaços: guia de decoração e reforma de residências. 2.ed. São Paulo: SENAC SP, 2012. 189p. ISBN 9788539602230 |
|||||||||||
2 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: design de interiores. 4.ed. São Paulo: Editora Senac, 2012. 224 p. ISBN 8573594500 |
|||||||||||
3 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. 3. ed. São Paulo: SENAC SP, 2005. 301 p. ISBN 8573593202. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GALINATTI, Anna Carolina Manfroi et al. Projeto de arquitetura de interiores residenciais. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492588. |
|||||||||||
2 |
GALINATTI, Anna Carolina Manfroi; GIAMBASTIANI, Gabriel Lima. Custos e planejamentos. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595029224. |
|||||||||||
3 |
TAVARES, Laila Janna Canto; OGAVA, Camila de Cássia das Dores. Design do mobiliário. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595027664. |
|||||||||||
4 |
NEUFERT, Peter. Neufert: arte de projetar em arquitetura. 18.ed. ren. e atual. Barcelona: GG, 2013. 605p. ISBN 9788525219009 |
|||||||||||
5 |
GURGEL, Miriam. Projetando cozinhas: do sonho ao design. São Paulo: Senac São Paulo, 2020. 212 p. ISBN 978-65-5536-1667. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |