Uniplac - Graduação - Mestrado em Educação - Tópicos Especiais em Educação: Pesquisa Baseada em Design - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

MESTRADO ACADÊMICO (PPGE/UNIPLAC)

 

ESTRUTURA CURRICULAR

Mestrado em Educação/Par nº 34/2022

REGULAMENTAÇÃO

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 609, de 14/03/2019, D.O.U, em 18/03/2019.

PROFESSOR/A

Madalena Pereira da Silva

 

DISCIPLINA ELETIVA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Tópicos Especiais em Educação: Pesquisa Baseada em Design

 

02

30 h/aula

 

EMENTA

Trazer as discussões interdisciplinares acerca das metodologias de pesquisa baseadas em design, associadas às Ciências da Aprendizagem que se estabelece como área de pesquisa interdisciplinar que estuda como as pessoas aprendem e como melhorar a aprendizagem, combinando conhecimentos de educação, psicologia, sociologia, computação, design e mineração de dados. Apresentar as diversas metodologias das pesquisas baseadas em design destacando a “Design-Based Research” e “Design-Science Research.

OBJETIVO GERAL

Compreender o campo de estudo pesquisa baseada no design associado às Ciências da Aprendizagem e apresentar “Design-Based Research” e Design-Science Research”, como alternativa metodológica para organizar investigações interdisciplinares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I – Realizar diálogos relacionadas das Ciências da Aprendizagem e Pesquisa Baseada em Design e suas contribuições para a Educação.

II – Conhecer pesquisas e ambientes educacionais que abordam as Ciências da Aprendizagem.

III – Compreender a abordagem metodológica da Pesquisa Baseada em Design.

III – Compreender e problematizar as Ciências da Aprendizagem e do Pesquisa Baseada em Design na educação.

IV – Oportunizar apropriação dos conceitos e abordagens da Ciências da Aprendizagem e Pesquisa Baseada em Design em pesquisas na área da Educação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

Ciências da Aprendizagem e Pesquisas na Educação.

15

Leitura de textos, seminários, aula expositiva dialogada

2

Abordagens metodológicas das pesquisas na área da Educação Baseada em Design

15

Leitura de textos, seminários, aula expositiva dialogada

 

TOTAL DE HORAS

 

 

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa)

ATITUDES

Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas

OUTRAS

 

DATAS PREVISTAS

Avaliação1

Unidades

C

H

A

Valor

Data2

Recuperação

Sim

Data

Seminário

I, II

x

x

x

 

 

 

 

Atividade prática

I, II

x

x

x

 

 

 

 

Outras atividades

I,II

x

x

x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Presença, engajamento em leituras, apresentação de seminário e sistematização individual e coletiva dos conhecimentos significativos (50%); elaboração de atividade prática a ser entregue no final da disciplina (50%).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

Barab, S.;Squire, K. Design-based research: Putting a stake in the ground. The journal of the learning sciences, 13(1), 1-14. 2004. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/213801788_Design-Based_Research_Putting_a_Stake_in_the_Ground. Acesso em 2 de jul. 2024.

2

Cobb, P.; Confrey, J., DiSessa, A., Lehrer, R.; Schauble, L. Design experiments in educational research. Educational researcher, 32(1), 9-13. 2003. http://pat-thompson.net/RUME2S19Public/files/29093.pdf. Acesso em 2 de jul. 2024.

3

Design-Based Research Process: Problems, Phases, and Applications Matthew W. Easterday, Daniel Rees Lewis, Elizabeth M. Gerber Northwestern University, Evanston, IL. 2014.  Disponível em https://cpb-us-e1.wpmucdn.com/sites.northwestern.edu/dist/3/3481/files/2012/11/DesignBasedResearch_Gerber.pdf. Acesso em 2 de jul. 2024.

4

Fahd, K., Miah, S.J., Ahmed, K. et al. Integrating design science research and design based research frameworks for developing education support systems. Educ Inf Technol 26, 4027–4048. 2021. Disponível em https://doi.org/10.1007/s10639-021-10442-1

5

Pimentel, Mariano; Filippo, Denise; Santoro, Flávia Maria. Design Science Research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. In: Jaques, Patrícia Augustin; Pimentel, mariano; Siqueira; Sean; Bittencourt, Ig. (org.) Metodologia de pesquisa científica em informática na educação: concepção de pesquisa. Porto alegre: sbc, 2020.  (série metodologia de pesquisa em informática na educação, v. 1) Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/wp-content/uploads/2018/10/cap1_5.pdf. Acesso em 2 de jul. 2024.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Brown, A. L. (1992). Design experiments: Theoretical and methodological challenges in creating complex interventions in classroom settings. The journal of the learning sciences, 2(2), 141-178.

Collins, A. (1992). Toward a design science of education. In New directions in educational technology (pp. 15-22). Springer, Berlin, Heidelberg. [versão local]

2

Cobb, P., Confrey, J., DiSessa, A., Lehrer, R.; Schauble, L. (2003). Design experiments in educational research. Educational researcher, 32(1), 9-13.

Pea, R. D. (2016). The prehistory of the learning sciences. Reflections on the learning sciences, 32-58.

3

Fisher, F., Goldman, S. R., Hmelo-Silver, C. E., Reimann, P. (2018). Introduction: Evolution of Research in the Learning Sciences. In Fischer, F., Hmelo-Silver, C. E., Goldman, S. R., & Reimann, P. (Eds.), International handbook of the learning sciences. (pp. 1-8). New York, NY: Routledge. [versão local]

4

Sommerhoff, D., Szameitat, A., Vogel, F., Chernikova, O., Loderer, K.; Fischer, F. (2018). What do we teach when we teach the learning sciences? A document analysis of 75 graduate programs. Journal of the Learning Sciences, 27(2), 319-351.

5

Yoon, S. A.; Hmelo-Silver, C. E. (2017). What do learning scientists do? A survey of the ISLS membership. Journal of the Learning Sciences, 26(2), 167-183.

 

OBSERVAÇÕES

 

 

#Encontro

Conteúdo

Data

1

Encontro inicial da disciplina   

Esclarecimentos relacionados a dinâmica dos encontros.   Contextualização dos temas & dinâmica de interação.

Conhecendo os colegas

15/8

2

O campo das Ciencias da Aprendizagem

Ciências da Aprendizagem Brasil https://www.cienciasdaaprendizagem.org/

The International Society of the Learning Sciences https://www.isls.org/

ISLS Annual Meeting https://www.isls.org/annual-meeting/

22/8

3

Pesquisa baseadas em design

Discussão sobre a Leitura do artigo

Barab, S., & Squire, K. (2004). Design-based research: Putting a stake in the ground. The journal of the learning sciences, 13(1), 1-14.

https://www.researchgate.net/publication/213801788_Design-Based_Research_Putting_a_Stake_in_the_Ground

 

29/8

4

Pesquisa baseada em Desing: compreendendo o design da pesquisa

Sugestão de leitura:

Filosofia da pesquisa: por uma compreensão - PubMed (nih.gov)

5/9

5

Pesquisa baseadas em design

Discussão do artigo:

Learning from Learning - Design-Based Research Practices in Child-Computer Interaction

Prof. André Raabe

12/9

6

Design Based Research e Design Science Research

Sugestão de leitura: Texto básico DSR (Mariano Pimentel)

Design Science Research: pesquisa científica atrelada ao design de artefatos | RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning (rcaap.pt)

 

19/9

7

 PEDAGOGIA TRANSMEDIA STORYTELING (PTST): O CASO DO “ELAS EM NÓS”

Sugestão de leitura: https://www.unoesc.edu.br/wp-content/uploads/2023/05/Recursos-Digitais-V.-3.pdf

Capítulo: EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, JORNADA DO HERÓI E PEDAGOGIA TRANSMEDIA STORYTELING (PTST):

O CASO DO “ELAS EM NÓS” página 133.

26/9

8

Cases de aplicação: Adriano Araujo (construção do Framework Aprenda -tese de doutorado)

3/10

9

Cases de aplicação: Andrews Jobim (Ensino de Filosofia hiper modal)

10/10

10

Cases de aplicação- Adriana (Univali)

17/10

11

Cases de aplicação- Márcia Villarroel

24/10

12

Educação e Arte Inclusão – Prof. Aloisio Pedersen

31/10

13

Cases de aplicação

7/11

14

Integração – apresentação das construções coletivas

14/11

15

Integração – apresentação das construções coletivas

21/11

 

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