Uniplac - Mestrado em Educação - Disciplinas - Seminário de Pesquisa em Processos Socioculturais em Educação II - Plano de Ensino






 
  2024/2
CURSOMESTRADO ACADÊMICO (PPGE/UNIPLAC)
ESTRUTURA CURRICULARMestrado em Educação/Par nº 34/2022
 REGULAMENTAÇÃORecomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 609, de 14/03/2019, D.O.U, em 18/03/2019.
PROFESSOR/ARosane Marcia Neumann; Lúcia Ceccato de Lima; Josilaine Antunes Pereira; Mareli Eliane Graupe; Madalena Pereira da Silva; Valéria Vasconcellos
 
DISCIPLINA
NomeCód.Sem.CréditosC. Horária
Seminário de Pesquisa em Processos Socioculturais em Educação II0200260460 h/aula
 
EMENTA
Aprofundamento das temáticas específicas vinculadas às pesquisas de mestrado da linha Processos socioculturais em Educação; Tópicos teórico-práticos em processos socioculturais.
OBJETIVO GERAL
Aprofundar e refletir criticamente sobre processos socioculturais e a pesquisa científica, com ênfase nos processos educativos escolares e não escolares, meio ambiente, sustentabilidade, política, sociedade, tecnologias da educação, ações afirmativas, diversidade e gênero. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aprofundar as bases epistemológicas dos Processos Socioculturais em Educação.Ampliar estudos referentes às tendências teórico-metodológicas da pesquisa em educação (método e metodologia).Discutir os elementos constitutivos de um projeto de investigação, apresentando as diferentes formas de sua elaboração.Preparar o projeto de dissertação para pré-qualificação.   
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UN.CONTEÚDOSC.H.ESTRATÉGIAS*
1Fundamentação teórica 15Leitura de textos, seminários, aula expositiva dialogada
2 Tendências teórico-metodológicas da pesquisa em educação (método e metodologia)15Leitura de textos, seminários, aula expositiva dialogada
3Elementos constitutivos de um projeto de investigação15Elaboração do projeto de pesquisa (Template PPGE)
4Pré-Projetos de Pesquisa para qualificação (Pré-qualificação)15Seminário de apresentação
 TOTAL DE HORAS60 
 
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
CONHECIMENTOSApreensão do conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos.
 HABILIDADESCapacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica. Autonomia para produção acadêmica.
ATITUDESAssiduidade; Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Interesse; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados.
OUTRASElaboração do pré-projeto.
DATAS PREVISTAS
Avaliação1UnidadesCHAValorData2Recuperação
SimData
Seminário1, 2, 3       
Revisão bibliográfica do tema1, 2, 3, 4       
Projeto de Pesquisa3, 4       
         
Presença, engajamento em leituras, apresentação de seminário e sistematização individual e coletiva dos conhecimentos significativos (40%);
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1YIN, Robert K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. 1a. ed. Porto Alegre: Penso, 2016, 336p
2CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2021. 398p.
3FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed., São Paulo: Bookman, 2009. 405p
4LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: EPU, 2013.
 5TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 2017.
 
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1GATTI, Bernadete Angelina. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. São Paulo, Autores Associados; 2ª edição. 2012. 80p.
2SAMPIERI, Roberto Hernández; et al.; Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013, 624p
3STRECK, Danilo Romeu; ADAMS, Telmo. Pesquisa em educação: os movimentos sociais e a reconstrução epistemológica num contexto de colonialidade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 243-257, 2012.
4YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 5.ed. São Paulo: Bookman, 2014.
5BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1ª edição revisada e ampliada, 2016. 288p.
    
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática