EMENTA |
Aprofundamento das temáticas específicas vinculadas às pesquisas de mestrado da linha Processos socioculturais em Educação; Tópicos teórico-práticos em processos socioculturais. |
OBJETIVO GERAL |
Aprofundar e refletir criticamente sobre processos socioculturais e a pesquisa científica, com ênfase nos processos educativos escolares e não escolares, meio ambiente, sustentabilidade, política, sociedade, tecnologias da educação, ações afirmativas, diversidade e gênero. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Aprofundar as bases epistemológicas dos Processos Socioculturais em Educação.Ampliar estudos referentes às tendências teórico-metodológicas da pesquisa em educação (método e metodologia).Discutir os elementos constitutivos de um projeto de investigação, apresentando as diferentes formas de sua elaboração.Preparar o projeto de dissertação para pré-qualificação.
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* |
1 | Fundamentação teórica | 15 | Leitura de textos, seminários, aula expositiva dialogada |
2 | Tendências teórico-metodológicas da pesquisa em educação (método e metodologia) | 15 | Leitura de textos, seminários, aula expositiva dialogada |
3 | Elementos constitutivos de um projeto de investigação | 15 | Elaboração do projeto de pesquisa (Template PPGE) |
4 | Pré-Projetos de Pesquisa para qualificação (Pré-qualificação) | 15 | Seminário de apresentação |
| TOTAL DE HORAS | 60 | |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
CONHECIMENTOS | Apreensão do conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos. |
HABILIDADES | Capacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica. Autonomia para produção acadêmica. |
ATITUDES | Assiduidade; Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Interesse; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados. |
OUTRAS | Elaboração do pré-projeto. |
DATAS PREVISTAS |
Avaliação1 | Unidades | C | H | A | Valor | Data2 | Recuperação |
Sim | Data |
Seminário | 1, 2, 3 | | | | | | | |
Revisão bibliográfica do tema | 1, 2, 3, 4 | | | | | | | |
Projeto de Pesquisa | 3, 4 | | | | | | | |
| | | | | | | | |
Presença, engajamento em leituras, apresentação de seminário e sistematização individual e coletiva dos conhecimentos significativos (40%); |
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
1 | YIN, Robert K. Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. 1a. ed. Porto Alegre: Penso, 2016, 336p |
2 | CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Magda Lopes. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2021. 398p. |
3 | FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed., São Paulo: Bookman, 2009. 405p |
4 | LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: EPU, 2013. |
5 | TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 2017. |
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
1 | GATTI, Bernadete Angelina. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. São Paulo, Autores Associados; 2ª edição. 2012. 80p. |
2 | SAMPIERI, Roberto Hernández; et al.; Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013, 624p |
3 | STRECK, Danilo Romeu; ADAMS, Telmo. Pesquisa em educação: os movimentos sociais e a reconstrução epistemológica num contexto de colonialidade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 243-257, 2012. |
4 | YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 5.ed. São Paulo: Bookman, 2014. |
5 | BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1ª edição revisada e ampliada, 2016. 288p. |