quina 23 02 😎 De Rongma a Xiaokang: as mudanças no país de origem aos olhos dos veteranos da guerra anti -japonesa

2025-01-07 00:17:02丨【quina 23 02】
Foto do arquivo: fornecida por 【quina 23 02】
Foto do arquivo: fornecida por 【quina 23 02】

[Retorne à cidade natal e ouça] de Rongma para um poço: a família muda nos olhos dos veteranos da guerra de resistência contra o Japão

Serviço de Notícias da China, Wenshui, 7 de fevereiro (Xing Rui) No dia de Ano Novo, Zhou Zhanke, que vive no condado de Wenshui, província de Shanxi, é animado.Os juniores que estavam ocupados por um ano foram devolvidos para casa um após o outro para visitar o velho casal do ano.A atmosfera alegre do mesmo salão da quarta geração está transbordando no pequeno pátio com uma pequena área da cidade natal de Zhou. quina 23 02

Zhou Lao tem 91 anos e sua esposa Li Dezhen também tem 88 anos.A segunda vida antiga foi acompanhada um pelo outro e caminhou por mais de 69 anos de altos e baixos.

Nos dias de abandonar o antigo e acolher o novo, o Élder Zhou Zhanke e sua esposa se lembraram do passado.Embora o tempo tenha embaçado sua memória, Zhou Lao ainda se lembrava claramente de 1º de outubro, este ano foi o 70º aniversário da pátria.Desde a Guerra Anti -Japanesa, até a fundação da Nova China, desde a reforma e a abertura, até a entrada de um poço, a experiência de vida de dois idosos do povo é o epítome da mudança da pátria.

O forno de guerra anti -japonesa cria adolescentes revolucionários

A China em 1943 estava no estágio de dificuldades da guerra anti -japonesa.Foi também este ano que Zhou Zhanke, que tinha apenas 15 anos, ingressou na Divisão da Oitava Rota do Exército do Exército Jinsui.Por ser jovem demais, ele não tinha armas altas e foi organizado como correspondente por ser responsável por entrar em contato com o trabalho antes e depois da guerra.

Naquela época, as condições de comunicação eram extremamente simples e a transmissão de informações só podia depender das duas pernas do correspondente.Para evitar a busca japonesa, o trabalho correspondente só pode ser realizado à noite e eles só podem copiar pequenas estradas.

Uma vez, o jovem Zhou Zhanke teve que usar uma terra de sorgo a caminho de enviar informações, e a terra do sorgo estava espalhada com pilhas graves.Na noite da noite escura e ventosa, o grito do cachorro selvagem veio de tempos em tempos de tempos em tempos.Sem nenhum equipamento de iluminação, Zhou Zhanke perdeu sua direção completamente, e ele estava ansioso e assustado.

De acordo com as memórias de Zhou Lao, desde a união do Oitavo Exército da Rota em 1943 até o inverno de 1944, ele participou de seis batalhas. dia.

No inverno de 1944, as tropas de Zhou Zhanke receberam uma ordem de se estabelecer no sul para apoiar o grande exército para estabelecer uma área base em Henan."Naquela época, a 359ª Brigada estava indo para Guangxi (Guangdong, Guangxi). Minha brigada deveria abrir uma nova traseira sob a liderança do general Han Jun", disse Zhou Lao aos repórteres. quina 23 02

A batalha começou em Henan assim que o exército entrou em Henan.Com a chuva do exército japonês, ele se dirigiu para frente e para trás no bloqueio.O inimigo viu o correspondente de nosso exército e atirou em Zhou Zhanke com uma metralhadora.

A possibilidade de sacrificar a qualquer momento não encolheu Zhou Zhanke, e o que o tornou mais difícil de liberar foi testemunhar seus miseráveis ​​camaradas sob a faca do exército japonês.Depois de lutar por um dia e uma noite, entramos na última etapa do exército japonês acenou com uma faca longa e cortou nossos camaradas. sacrificou gloriosamente."Mais de sessenta pessoas, mais da metade de suas mortes!"

Por causa do excelente desempenho desde que ingressou no Exército, em 1945, Zhou Zhanke se juntou ao Partido Comunista da China no glorioso teste de vida e morte.Após a rendição incondicional do Japão, ele foi transferido para o Exército de Campo da Planície Central (mais tarde renomeado pelo Segundo Exército de Campo) Quarta Brigada.

quina 23 02

A carreira de Zhou Lao estava em sua carreira, mas ele tinha uma queda de educação.Ele disse aos repórteres que, aos 14 anos, eram um belo ano para o conhecimento, e a guerra cruel quebrou seu sonho de estudar.

Após a fundação da Nova China, Zhou Zhanke tornou -se instrutor político da Primeira Escola de Infantaria do PLA.Em 1958, 30 anos -Zhou Zhanke se transferiu para sua cidade natal.

Durante seu mandato, ele foi obrigado a dar palestras para estudantes do ensino fundamental e médio do condado, promovendo tradições revolucionárias e conduzindo a educação do patriotismo.Naquela época, ele andou de bicicleta sozinho, transportado entre grandes e pequenas aldeias e disse às crianças com sua experiência real que não era fácil viver uma vida feliz hoje.

Quando se trata da guerra da guerra, o exército foi criado e faltando, e muitas vezes com fome no campo de batalha. ravina.Toda vez que muitos professores e alunos eram transferidos para o fim, as lágrimas brilhavam. quina 23 02

Testemunhar as vicissitudes de reforma e abrir

Em 1978, a cortina de reforma e abertura se abriu lentamente, e a China pisou na tendência dos tempos.

No passado, a casa de azulejos se tornou uma sala de tijolos."O país não esqueceu a antiga revolução que lutamos muito. Todo mês, posso receber um salário generoso de aposentadoria. Finalmente, esperei por isso", disse Zhou Lao emocionalmente.

"Eu costumava comprar ingressos para comida. Agora eu vivo bem. Frango, pato e peixe estão cheios."

Os vale -refeição registram anos difíceis na história chinesa.Naquela época, a família de Zhou Lao só podia receber seis quilos de ingressos brancos por mês para cada pessoa.Mesmo assim, o velho amante de Zhou Lao, Li Dezhen, economizará um pouco de suas rações para ajudar os vizinhos mais difíceis. quina 23 02

"Todo mundo não é fácil de viver. Minha esposa ainda tem um salário de dezenas de yuan por mês. Eles são mais difíceis do que nós. É um pouco mais difícil."

Depois de experimentar os anos pobres, a segunda idade aprecia o dia difícil do dia do fogo vermelho agora.As roupas estavam gastas, Patch continuou a usar, a comida caiu no chão e teve que ser colocada na boca.

Zhou Lao, que é velho, não é tão bom quanto um ano.Os dois idosos se encontraram por mais de meio século.

Quando os dois idosos estavam chegando, vestindo um uniforme militar tirou uma foto no estúdio de fotos.2020 é o 70º aniversário do segundo casamento.

"Existem os cuidados da minha esposa por muitos anos, a companhia de filhos e netos e os cuidados do partido e do governo e de toda a sociedade. Embora minha vida esteja prestes a se esgotar, minha velhice é muito feliz". Fim)

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@9099.com

Links
quina 23 02