Nota do editor:
O drama é um utensílio psiquiátrico que carrega pensamentos humanos, consciência e emoções nobres.A "beleza" do drama nos salvou do pesado fardo da vida real e entrou em um mundo significativo e no mundo estético.
A "Introdução ao Drama", do Professor Gu Chunfang, da Universidade de Pequim fez uma introdução e interpretação abrangentes da tradição do drama chinês, conceitos de drama e gêneros de teatro.Nesta edição de "Reading of Guangming Yue", Ye Lang, um professor sênior da Universidade Liberal da Pequim, escreveu uma resenha de livro. Observar e ver o espírito da estética chinesa e da arte.
Após a "Introdução ao Drama", do professor Gu Chunfang, da Universidade de Pequim em 2014, na Peking University Press, muitas faculdades e universidades listaram este livro como um livro de referência de ensino, impresso três vezes em seis anos.Em 2020, o autor revisou este livro, com uma versão revisada de 680.000 palavras, publicada pela Guangxi Normal University Press.Como dizem alguns comentários, esta é uma obra -prima que tenta estabelecer a teoria da teoria da ciência do drama e é um trabalho básico de engenharia para a construção da disciplina da ciência do drama.Este artigo se concentra na originalidade acadêmica desta "Introdução ao Drama" (versão revisada, a seguir denominada "Introdução").
1. Estabeleça a teoria do sistema científico de teatro
O arcabouço teórico de um trabalho acadêmico reflete melhor a academicidade e a originalidade deste livro e é ainda mais.
O arcabouço teórico desta "Introdução ao Drama" tem as seguintes características:
Primeiro, estude dramas chineses e estrangeiros antigos e modernos da perspectiva moderna do teatro.O conhecimento e a teoria deste livro não se limitam à literatura sobre teatro, mas para aproveitar os clássicos importantes e as principais proposições da história do drama chinês e estrangeiro da perspectiva geral dos estudos teatrais, mostrando a consciência moderna da pesquisa de teatro.A pesquisa da ciência do drama não pode ser equivalente à pesquisa da literatura sobre teatro. etc.).O autor apontou que o drama é um tipo de performance apresentando, e a apresentação da vida e o mundo da alma.Sua característica mais básica é que "atores e personagens" estão juntos, e "desempenho e público" estão juntos.A fronteira entre drama e não drama está na "presença de personagens no tempo e no espaço".O significado da existência do espaço do drama é que o público não assistiu à exposição de objetos sem vida, mas para experimentar a presente apresentação na situação fictícia.Neste livro, a "Natureza Live", "Assunção" e "Mistura de Tempo e Espaço" do autor da arte do drama, criando papéis para atores, palavras duplas para atores e personagens, fizeram explicações extremamente detalhadas e profundas.O autor enfatizou no livro que as palavras duplas de atores e personagens tornam a arte performática que é realmente insubstituível.
Segundo, o livro percorre o significado do valor humano.Para a arte do drama, o autor não se limita à pesquisa e interpretação técnica, mas presta atenção especial à pesquisa e interpretação do nível humanístico e educacional e presta atenção especial ao pensamento artístico e ao cuidado final da Sociedade para a Vida .Por exemplo, nos capítulos de tragédia e comédia, o autor enfatiza: "A tragédia deve tocar nas proposições filosóficas mais importantes no desenvolvimento humano e no processo histórico. Para realmente entender a essência da tragédia, mas também use a filosofia correta e as perspectivas históricas para interpretar Para interpretar o autor, apontou na interpretação de "Hamlet" que a tragédia de Shakespeare tocou a eterna proposição filosófica: "A situação de Hamlet está alinhada com a eterna situação de tragédia dos seres humanos, e a tragédia de Hamlet é a tragédia da verdade". , A arte do drama pode despertar a racionalidade e a consciência humanas.Pode -se dizer que isso é o valor central deste livro.
Terceiro, este livro usa a estética chinesa e o espírito artístico para observar e explicar a arte do drama e encontrar a conexão inerente da arte do drama e da estética chinesa da teoria.Esta é uma característica importante deste livro.Isso faz com que este livro tenha visão chinesa, posição chinesa e espírito chinês.
Como um livro "Introdução" na "Introdução" do drama, este livro fez uma introdução abrangente, precisa e detalhada aos pensamentos teóricos, teorias e gêneros na história do drama ocidental. ser uma teoria do drama e enciclopédia de gênero.Por exemplo, o sistema de desempenho de Stanislavsky e a teoria do "efeito de separação" de Blacht são bem conhecidos pelos leitores chineses, mas a maioria dos leitores chineses não tem um entendimento real do conteúdo específico do sistema schi e da teoria de Blacht e deste livro sobre a estética dos dois Os teóricos do drama, o conceito e o método do papel do papel do ator no ator e a introdução do "método de separação" de Blacht ("Método Estranho") não há muitos textos, mas a introdução é precisa e suficiente Para ler dois trabalhos simples introduzidos pelo sistema SCHI e pela BLACHT Aesthetics.
Não apenas os Stanislavsky e Blacht, mas a introdução à famosa escola de teatro e teoria do drama na história do drama ocidental, especialmente na história do drama moderno ocidental, como o drama simbólico de Metling, o Pirandlo's by Pirandlo "Drama Performance", Sterlingburg's drama expressionista, drama existencial de Sartre e Camus, drama absurdo de Baker, drama "metodista" de Strasberg, drama de "seres humanos de Shekner, drama" pós -teatro de teatro "de Shekner, etc., todos fizeram uma introdução e introdução clara e detalhada e discussão e discussão e, e a discussão, e a discussão, e Combinou os trabalhos representativos de cada gênero, para que os leitores pudessem obter uma compreensão muito vívida da imagem. betsul
A "Introdução" também fez uma introdução e interpretação abrangentes da própria tradição de drama da China, o conceito de drama e drama.A "Introdução" no sistema ideológico e a influência da estética confucionista, e a busca de valor e a busca estética de "texto", "uso do mundo", "benevolência", "raciocínio", "unidade" e "beleza e bondade, A moralidade da preocupação, o sentimento de salvar o mundo, o afogamento do mundo e a personificação do espírito de entrar ativamente na OMC, fez uma discussão essencial.A "Introdução" discutiu totalmente a implicação estética do desempenho de programação da ópera chinesa, a estética da estrutura do drama clássico chinês e o diretor da ópera clássica chinesa.
É especialmente digno da pesquisa sobre a teoria e a exploração prática da teoria e prática do drama da "Introdução".Podemos apresentar a introdução da "Visualização do Drama Freehand" de Huang Zuolin como exemplo.O autor acredita que a advocacia de Huang Zuolin do "drama à mão livre" é relativa ao conceito de drama "realista".A proposta de "visão de drama à mão livre" está tentando começar com o conceito estético diferente do drama ocidental e buscar a base estética do drama chinês com total confiança cultural, pioneira o caráter moderno da arte do palco e criando um nacional único único Drama do drama chinês.O conceito estético de "mão livre" não nega a importância dos artistas observando a vida e refinando a vida.
O arcabouço teórico dessa "introdução" acomoda um drama tão rico, a forma de drama, a teoria do drama e a escola de teatro na história do drama, que se pode dizer ter tudo.Lendo esta "Introdução", assim como a vagina está na vagina, as flores do grupo estão competindo e são estontes.
2. Use a estética chinesa para observar e explicar a pesquisa de teatro
As proposições teóricas da área central teórica básica de uma disciplina nas humanidades são frequentemente os tópicos de ponta dessa disciplina.Esta "introdução" é prova.
A autora apontou no "elemento rean" que, quando foi reimpresso neste livro, ela penetrou mais claramente a "geração de imagens" ao longo do livro como a proposição central de interpretar a arte do drama.Isso formou a maior característica deste livro na área principal teórica.
"Geração de imagens" é a proposição central da estética tradicional chinesa.A "geração de imagens" ao longo do livro é observar e interpretar a pesquisa de teatro com o espírito da estética chinesa e da arte chinesa.Esta é uma tentativa de encontrar a conexão inerente entre a arte do drama e a estética chinesa, fazendo com que a teoria básica da ciência do drama chinês reflita o espírito chinês e o caráter chinês.
O que é "geração de imagem"?As coisas no mundo não têm nada a ver com os outros, o que não tem sentido.Atividades estéticas e atividades artísticas são dar ao mundo material que não tinha nada a ver com pessoas com uma variedade de significado espiritual.O Sr. Zhang Shiying disse: "As coisas sem psicopata são abstratas e sem sentido. A razão pela qual as coisas (obras de arte) na consciência estética podem conversar e se comunicar com as pessoas. Entre elas, na unidade do humano e do mundo". A alma é indiferente ao mapeamento da alma.(Página 15 de "Art Realm") Atividades estéticas e atividades artísticas criam um mundo de imagem em intuição instantânea instantânea, um mundo emocional completo e completo.Esta é a geração de imagens.A geração de imagens é o significado espiritual dado às coisas, de modo a mostrar ou iluminar um mundo real da vida. betsul
O autor da "Introdução" apontou que "imagens de drama" não é apenas uma regra do corpo do drama, mas também as disposições da ontologia da criação estética do drama.O mundo da imagem do drama pode ser dividido no mundo da imagem do texto e na imagem da performance.A conclusão do texto literário indica o nascimento da imagem do texto e o nascimento do mundo do valor.A imagem geral de "Ochistaro" está "destruindo toda a tempestade mental", e a imagem geral de "Macbeth" é "o desejo de enganar o desejo sexual de perder a alma no deserto".O autor das performances do palco criou as imagens e o mundo do valor realizado na imagem do texto.Na "casa do chá", dirigida por Jiao Juyin, o barulho e as vicissitudes do falecido Qing Teahouse que não diminuem, é a imagem e o mundo do valor criado pela arte do palco.A coisa mais importante para o autor no palco é encontrar uma imagem completa do palco que reflita a história dos artistas, da vida e da vida.
O autor da "Introdução" fez uma análise detalhada da integridade, autenticidade, características estéticas instantâneas, multi -resolução e exclusivas da imagem de desempenho do palco.Ela apontou que a forma do palco é o rosto e a imagem estética é a alma.As palavras, a mão livre, o estilo e a técnica não são tão bons quanto os "imagens".O que determina a imagem é a intuição estética do artista, e ele obedece à beleza mais alta e eterna.O autor levanta o "Cherry Garden" de Lin Zhaohua como exemplo.História, memória, cultura e espírito desmoronaram irregularmente na frente do proprietário do Cherry Garden em queda.O autor apontou que o conflito fundamental do drama de Chekhov está no conflito entre as pessoas e o tempo e o conflito entre tempo e espaço.Como uma pessoa que carrega o espaço histórico e sua cultura no passado, o profundo conflito e contradições que não foram incorporados ao novo túnel do tempo não foram integrados ao túnel, e sua ética histórica foi apresentada em obediência ou rejeição.O autor apontou que o palco das performances de palco deve ter uma "rima" sem fim, e a vitalidade e criatividade unificadas e consistentes devem estar em todo o estágio.Tais imagens de estágio não são raciocínio e julgamento lógico, mas percepções e experiências poéticas da vida.
Existe um parágrafo na "Introdução": "Toda a grande arte, que contribui para sua grandeza, é sua imagem estética única, porque representa a maior atividade espiritual dos seres humanos e divulga os seres humanos mais livres e mais agradáveis O mundo espiritual mais rico. Luz no caos, sente -se ilimitado no limitado e veja a liberdade na gaiola dos fãs.Essa é a ideia principal que percorre a introdução.Como essa proposição principal percorre todo o livro, essa "introdução" tem originalidade acadêmica na área central da teoria básica da ciência do drama e faz este livro ter uma cor chinesa distinta.
3. Procure conversão contemporânea da estética da ópera clássica chinesa
O assunto superior das disciplinas é um tópico -chave no desenvolvimento de disciplinas.
Podemos ver a discussão de muitos tópicos na vanguarda das disciplinas na introdução, e é extremamente glorioso. betsul
Pegue dois exemplos.
Um exemplo é a idéia do sistema disciplinar de drama com características chinesas.
Construa um sistema disciplinar com características chinesas, para estabelecer a direção básica da pesquisa de drama chinesa do século XXI, criar o paradigma básico da ciência do drama chinês, entrar no campo de pesquisa de pesquisa acadêmica da ciência do drama, encontrar pesquisa acadêmica, desenvolvimento de disciplina, Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Profissional, Profissionalismo, Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Profissional, Sistema de Currículo, Treinamento de Talentos e outro desenvolvimento colaborativo têm significado de alcance em muito.Este é o requisito da era dos estudiosos do drama chinês no século XXI, e também é uma questão importante na frente dos estudiosos do drama chinês.
O autor da "Introdução" propôs suas próprias idéias.
O autor acredita que o sistema de teatro com características chinesas deve incluir quatro aspectos:
1. Estudo sobre a história do drama.O estudo da história geral do drama deve ser expandida da "História Two" original para a "Four History", incluindo a história da ópera chinesa, a história do drama chinês, a história dos chineses e estrangeiros e a história do drama."História do Departamento de Drama", como um ramo da história do drama geral, inclui principalmente a história do drama local e o estudo da história do desempenho.
Segundo, pesquisa teórica do drama.Incluindo drama, apresentações de teatro, estudos de teatro de teatro, sociologia do drama.A visão e o padrão de expandir a pesquisa teórica original do drama precisam ser aprimorados em quatro dimensões: primeiro, a história da história da literatura de teatro e a história da história do drama; O terceiro é o conceito de drama geral;
3. Pesquisa de estética do drama.A estética do drama é a forma teórica na pesquisa de estudos de teatro.Aqui devemos buscar características chinesas e contribuir para o conceito artístico da estética da ópera chinesa tradicional na comparação de chinês e ocidentalO espírito de pensamento e arte busca a transformação contemporânea da estética da ópera clássica chinesa.Existem muitos recursos de estética do drama na teoria da ópera clássica chinesa.A dinastia Yuan Hu Yizheng discutiu o "Jiu Mei Talk" das artes cênicas do ator, "Love" de Tang Xianzu, "Love Day Day" de Pan Zhiheng, um grande número de ditado natural de Huang Yicuo, etc. Resumo teórico sobre drama, corpo e canto podem ser totalmente integrados à proposição central da estética do drama moderno.
Quarto, pesquisa sobre literatura de teatro.A literatura é um registro precioso do passado e os preciosos registros da cultura antiga.Este é o trabalho básico da pesquisa de teatro.Para estabelecer um banco de dados autoritário.
Em resumo, o autor apontou que a construção de um sistema de teatro com características chinesas deve ser baseada na estética do drama chinês e na literatura de teatro como a base básica, atrai sabedoria e conotação da filosofia e estética da arte chinesas e injetá -la na teoria e prática da prática da prática da drama na teoria e prática do drama, e depois se converteu em um drama líder, universal e influente do mundo e o conceito de drama. betsul
Esta é uma ideia de inspiração.Obviamente, para realizar esse conceito, é necessário passar pelo trabalho duro de longo prazo de estudiosos e artistas no campo do drama.
Outro exemplo é a discussão do "espaço poético".
"Espaço Poético" é uma proposta estética importante do drama contemporâneo.O autor tem uma interpretação muito profunda disso.
O autor apontou que o drama é essencialmente um mundo de estrutura dinâmica espiritual.Compreensão, imaginação e criação do espaço afetam cada vez mais o auto -desenvolvimento e a auto -transcendência da arte do drama.O "espaço poético" é o significado do espaço da vida.Por exemplo, a criação do espaço do drama no final de "Tea House" é a memória precipitada, a vida concentrada e a história solidificada, mostrando os pensamentos, a pulsação e o clima dos tempos.Portanto, a criação do "espaço poético" é exatamente a apresentação atual dos seres humanos para buscar "transcendência espiritual" e "habitat poético", e é a experiência e a cognição final da natureza do mundo e da verdade da vida.Este é um ditado indizível.Somente essa afirmação pode criar um infinito "espaço poético".
Eu acho que esses dois exemplos podem explicar que essa "introdução" tem o caráter moderno na interpretação dos principais assuntos da ciência do drama.
4. Apreciação e interpretação das obras clássicas do drama
A teoria básica da arte não pode ser separada da interpretação clássica da arte.
A beleza é a criação da mente humana, e os clássicos da arte são a maior criação espiritual da história humana.Como "Sonho de mansões vermelhas", drama de Shakespeare, música de Beethoven, "Guerra e Paz", etc., os segredos de Midea estão incluídos.Estudar e interpretar clássicos de arte é conversar com a maior alma dos seres humanos.Isso não pode apenas nos ajudar a entender a teoria estética e artística, mas também promover o desenvolvimento da teoria estética e artística.
Uma das principais características dessa "introdução ao drama" é que o autor presta muita atenção à recompensa e interpretação dos trabalhos clássicos (incluindo imagens de roteiro e imagens de arte teatral) na história do drama chinês e estrangeiro. Este é um movimento de montanhismo.A revisão de renovação adicionou um novo caso de interpretação clássica e se esforça para explicar a criação dessas grandes almas clássicas para mais profundamente.
Abra a "Introdução", veremos a interpretação aprofundada do autor dos clássicos do drama, já que Eskoros, Sorfuklers e Oilphees, especialmente o clássico "Hamlet", "Mikebai", "Olympic" de Shakespeare "Luo" e "King Li" têm todos fizeram interpretações extremamente detalhadas e profundas.O livro abre o espaço de interpretação insatisfatório de Hamlet.O autor apontou que a profunda reflexão de Hamlet sobre a natureza limitada das pessoas de uma perspectiva racional fez do significado de Hamlet como caráter trágico de clássico à modernidade.Tanto o absurdo quanto a morte foram superados, Shakespeare deu o funeral sagrado de Hamlet, e o grupo de anjos o cantou para dormir.
A interpretação clássica na história do drama chinês também ocupa uma posição importante na introdução.A interpretação do "fã de Blossom de Peach" (diretor Zhu Duanjun) é um exemplo maravilhoso.O diretor Zhu Duanjun estabeleceu o estilo geral do drama no estilo de "severo e brilhante, desolado e entusiasmado". e história.Uma "casa de demissão" manifesta que Hou Chaozong foi ao Departamento de Pavilhão de Shibang de Yangzhou para evitar desastres e se despediu de Xiangjun Yiyi, transmitindo "dois anos e morte, pensamento, inesquecível, milhares de quilômetros de túmulos solitários, existe, existe Em nenhum lugar para falar desolado "um senso de vida e melancolia; um" insuportável hou "mostrou que Hou Chaozong e Li Xiangjun, o desempenho da corte de Qing. Após um longo tempo de vergonha e silêncio, Xiangjun ficou no lado esquerdo do estágio Seu espírito, vida, vontade e espera estar envolto na morte.Essa pausa, a longa programação do arco e a calma sufocante, refletindo o retrato do diretor do personagem até o ponto da fornalha.A cortina das vozes femininas, o som das vozes femininas, o som da água da primavera e o som do crepúsculo.A interpretação da imagem de desempenho do palco de "Fan Blossom Fan de Zhu Duanjun, dirigida por Zhu Duanjun, não apenas apresentou os métodos do diretor como" relaxamento "," deficiência e realidade "," perigo envolvido "," cenário de lyric "e outros métodos .
O caso de interpretação desse "fã de Blossom de Peach" pode explicar vividamente como a interpretação clássica do drama se tornou uma parte indispensável da originalidade acadêmica dessa "introdução".
Por fim, deixe -me citar um parágrafo na introdução como o fim deste artigo:
"O drama é a graça da existência. O drama é um utensílio psiquiátrico que carrega pensamentos humanos, consciência e emoções nobres. Mundo.
(Autor: Ye Lang, professor sênior de artes liberais na Universidade de Pequim. Autor Unidade: Centro de Pesquisa de Educação Estética da Universidade de Pequim, Escola de Arte da Universidade de Pequim)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com