Uniplac agora é internacional

Em sua trajetória como a mais antiga instituição de ensino superior do interior de Santa Catarina, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), acaba de dar mais um passo voltado a excelência do ensino e assim, proporcionar aos seus estudantes uma nova opção de aprendizado. Trata-se do projeto de internacionalização da instituição e para saber mais sobre este tema, acompanhe a entrevista com o Reitor da Uniplac, Professor Kaio Amarante:

1. O que é um processo de internacionalização numa Instituição de Ensino Superior?

R. Um dos elementos básicos para uma IES ter o título de Universidade, segundo normativo do MEC, é a existência do Convênios de Cooperação com IES no exterior, tendo como base a estrutura de cursos em ambas as instituições. Os convênios podem prever a mobilidade discente e docente para participação reciproca em atividades de interesse comum: disciplinas de cursos de graduação, cursos de aperfeiçoamento, cursos de especialização, estágios, projetos de pesquisa e programas de mestrado/doutorado.

2. Como funciona?

R. A UNIPLAC já contratou dois professores, um nos Estados Unidos e outro em Portugal para inicialmente identificar possíveis parceiros para formalização de Convênios de Cooperação. Cada convênio vai estabelecer as possibilidades de mobilidade discente e docente e principalmente projetos de pesquisa conjuntos.

3. Em quais universidades/países teremos convênio? Quais os cursos?

R. A UNIPLAC já fechou o primeiro Convênio de Cooperação com a MUST – University – USA, para a oferta de programas de Mestrado em três temas: Marketing Internacional, Gerência de Saúde e Tecnologias Emergentes de Educação. Para o segundo semestre de 2019 estão previstos Mestrados na área do Direito, Engenharias e Administração. Os cursos existentes já têm processo de validação no Brasil por Universidades em conformidade com Resolução do CNE/CAPES. O próximo convênio a ser formalizado será com a Universidade de Aveiro - UA, cujo documento está em fase de análise. Contatos já foram feitos com IES nos Estados Unidos e China.

4. Quem pode participar?

R.  Alunos, ex-alunos e outros interessados.

5. Como proceder para ter acesso?

R. Para o Convênio com a MUST, neste momento é só procurar a Secretaria dos Mestrados ou as Secretárias Carla e Patrícia na secretaria da Pró-reitoria. Para os demais convênios a UNIPLAC está disponibilizando no site um formulário de Manifestação de Interesse para que possamos identificar corretamente as demandas.