Na véspera do Dia Internacional dos Direitos do Consumidor, em 15 de março, o Tribunal Popular do Distrito de Fangshan de Pequim resolveu casos típicos de proteção de direitos do consumidor para analisar a análise legal para orientar a operação de integridade de operadores de produção e consumidores e proteção contra direitos legais.
Caso 1
O preenchimento e a promessa da porta anti -teto não correspondem ao comerciante para constituir uma compensação de três vezes por pagamento fraudulento
No início de 2021, o Sr. Liang comprou a porta anti -teté em um revendedor e pagou 4.100 yuan.O vendedor prometeu claramente que o preenchimento interno da porta anti -theaf era folha de alumínio e marcou o vale de pagamento.No final de 2022, quando o Sr. Liang substituiu a trava da porta, ele descobriu que o recheio na porta era um jornal de favo de mel. Após a negociação, não foi bem -sucedida, ele processou o tribunal.
O Sr. Liang pediu para retirar o contrato.O departamento de distribuição declarou que ele não concordou com a reivindicação de Liang. cs loteria
Durante o julgamento, ambos os lados reconheceram que apenas os materiais preenchidos ao redor dos olhos do gato eram papel alumínio dentro da porta anti -teto, e os restantes recheios eram papel de favo de mel.
Segundo o tribunal, os preenchimentos da porta anti -tet -tena incluem principalmente todos os tipos de poliuretano de espuma de água, lã de rocha, papel favo de mel, papel alumínio e outros tipos.As várias substâncias mencionadas acima podem ser usadas como enchimentos para portas anti -teto, mas existem diferenças no desempenho e no custo.A porta anti -teto envolvida no caso usa papel de favo de mel como um preenchimento. vendas.O processo do Sr. Liang tem fatos e base legal, e o tribunal o apóia. cs loteria
No final, o tribunal decidiu o contrato entre os dois partidos.
O juiz analisa que o artigo 55 da Lei de Proteção aos Direitos do Consumidor estipula que, se o operador fornecer comportamentos fraudulentos de bens ou serviços, aumentará a perda de compensação de acordo com os requisitos dos consumidores e aumentará o valor da remuneração dos consumidores para comprar mercadorias Para os consumidores.Em relação ao enganoso da falsa publicidade e uso de anúncios falsos ou outros métodos de publicidade falsa para fornecer bens ou serviços, os consumidores têm o direito de solicitar que a produção e os operadores tenham responsabilidade de remuneração punitiva.
Caso 2
Há um problema com a inspeção do tanque de peixes sem a inspeção pessoalmente.
O repórter de notícias de Pequim aprendeu que você comprou um tanque de peixes no valor de 3.900 yuan através da plataforma da Internet e pagou on -line.Como a equipe de entrega não entregou a casa, você não abriu a inspeção da caixa pessoalmente.Mais tarde, você abriu a caixa e descobriu que havia um traço das peças danificadas perto do corpo do cilindro, e ele entrou em contato com o comerciante para negociar a troca através da plataforma. Das duas partes não chegaram a um acordo sobre o rolamento de carga. cs loteria
Ye Mou reclamou através da plataforma de rede e a plataforma on -line pagou o voucher de 200 yuan de Ye Ye.Depois de usar o tanque de peixes, ele descobriu que o barulho era maior na boca da água, afetando o descanso do sono.Depois de entrar em contato com o comerciante, o comerciante designou o pessoal de manutenção para executar duas manutenção no local, e o ruído não conseguiu excluir o ruído.Desde então, Ye Mou processou o comerciante ao tribunal.
Ye Mou disse que o comerciante não deu a casa de entrega e temia que, quando ele abriu a caixa, ele bateu quando subiu as escadas.Depois que a caixa foi aberta, verificou -se que foi danificado e reabastecido com cola.No uso, verificou -se que havia um enorme ruído anormal na saída de água, o que afetou seriamente o descanso e o sono.De acordo com o artigo 55 da Lei de Proteção aos Direitos do Consumidor da República Popular da China, se um operador fornecer comportamentos fraudulentos de bens ou serviços, aumentará a perda de compensação de acordo com os requisitos do consumidor e o valor da compensação Para os consumidores comprarem para os consumidores compram o preço do produto ou o custo dos serviços de recebimento.Portanto, pediu ao comerciante que devolva e pagasse compensação três vezes o pagamento.
O comerciante argumentou que o tanque de peixes que vendeu não tinha fraude e não era aplicável ao "reembolso de um" na lei de proteção dos direitos do consumidor; Não verificou as mercadorias em tempo hábil e não verificou as mercadorias em tempo hábil. Os fatos, mesmo que haja um som, ele não constitui um problema de fraude e qualidade; solicitou retornos até agora.
O Tribunal acredita que, se houver um defeito fornecido pelo operador, se o pedido de substituição e retorno proposto pelos consumidores atrasarem ou recusarem deliberadamente irracionais, terá responsabilidade civil de acordo com as leis e regulamentos. cs loteria
De acordo com o fato de o demandante pagar o pagamento ao réu, o comerciante deve fornecer ao demandante um produto qualificado que esteja em conformidade com a lei.Devido ao exterior do corpo do tanque de peixes vendido ao demandante para o autor, houve um defeito de reparo e houve ruído no escritório do tubo de esgoto O demandante exigiu que o réu devolva o pagamento.Em vista do fato de o comerciante não ter fraude no processo de fornecer bens e serviços, o autor pediu ao réu que pagasse três vezes a compensação de pagamento.
No final, o tribunal decidiu que o réu devolveu o pagamento de 3.900 yuan de MOU;
Caso 3
As cápsulas de perda de peso on -line não correspondem aos padrões de segurança para os compradores processarem dez vezes a compensação a serem suportadas
Em maio de 2022, o Qin comprou uma cápsula de perda de peso de um local de Xiao e transferiu 640 yuan para Xiao através de Alipay.No final de maio de 2022, o Qin comprou novamente e transferiu 1.400 yuan para o Xiao MOU através de Alipay.Mais tarde, Qin acreditava que a Xiao Mou tinha um problema de qualidade com produtos para perda de peso e entrou com uma ação judicial ao tribunal.
Qin acredita que o caso vendido por Xiao é um produto que é proibido da lei que não atende aos padrões de segurança alimentar.Não há rótulos e manuais na embalagem externa do produto, e o nome do produtor, endereço, informações de contato, vida útil da qualidade, código padrão do produto, população inadequada, aditivos alimentares usados em padrões nacionais etc., violam a segurança alimentar que a lei estipula que Xiao deve pagar dez vezes a compensação.
Xiao Mou expressou discordando da reivindicação de Qin.Ele disse que a aplicação da compensação dez vezes deve estar ciente dos criminosos de produtores ou operadores, e os próprios consumidores precisam ser substancialmente danificados.Qin é uma pessoa falsa profissional e não pode ser usada como consumidor.
Durante o julgamento, as duas partes confirmaram por unanimidade que o produto envolvido no caso foi embalado em sacos plásticos transparentes.Qin negou que ele fosse uma falsa profissional.
O julgamento do tribunal acredita que o foco da controvérsia do caso é: se a Xiao deve reembolsar o pagamento e pagar uma compensação de preços de dez vezes.Os produtos envolvidos nos casos de compra e venda de ambas as partes são usados para perda de peso.De acordo com o artigo 67 da Lei de Segurança Alimentar da República Popular da China, deve haver rótulos na embalagem de alimentos pré -embalados.O caso de Xiao Mou para Qin não tinha rótulos de produtos e violou os regulamentos.
O artigo 6 do "Tribunal Popular Supremo sobre várias questões de direito mediante julgamento de casos de disputas de alimentos e drogas" estipula que os produtores e vendedores de alimentos assumirão a responsabilidade pela prova do cumprimento dos alimentos com os padrões de qualidade.Quando o Qin provou que o caso envolvido no rótulo do produto está com defeito, o produtor ou vendedor deve suportar a prova de prova do produto envolvido na prova do produto, em vez do problema da qualidade.
Nesse caso, a Xiao, como vendedor, deve verificar os documentos de certificação qualificados do produto cumpriu os padrões de segurança alimentar.
Ao mesmo tempo, o artigo 148 da Lei de Segurança Alimentar da República Popular da China estipula que, se os consumidores forem danificados porque alimentos que não atendem aos padrões de segurança alimentar, eles podem pedir aos operadores que solicitem compensação por perdas ou podem solicitar uma compensação para produtores.O fabricante que recebe a remuneração exigida do consumidor deve implementar o primeiro sistema responsável, pagar primeiro e não deve ser empurrado; A responsabilidade do operador, a compensação de compensação do produtor posteriormente, ele tem o direito de se recuperar do operador.A produção de alimentos que não atendem aos padrões de segurança alimentar ou a operação sabe que é um alimento que não atende aos padrões de segurança alimentar. é menor que 1.000 yuan, que é 1.000 yuan.No entanto, os rótulos e manuais dos alimentos têm falhas que não afetam a segurança alimentar e não enganam os consumidores. cs loteria
Como vendedor, Xiao sabe que o alimento vendido não atende aos padrões de segurança e o vende ao Qin, e ele deve assumir a responsabilidade legal correspondente.Portanto, a QIN solicitou uma solicitação de litígio para reembolsar o pagamento e dez vezes compensação.
Xiao Mou acredita que Qin não está danificado e é um falsificador profissional.
No final, o Tribunal decidiu que Xiao retornou ao pagamento de 2040 yuan e pagou a compensação de 2.400 yuan; cs loteria
O repórter de notícias de Pequim Zhang Jingzheng, correspondente Zeng Hui cs loteria
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