Prática de música coral. Prática de leitura musical em conjunto. Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica, hamônica e polifônica. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. Classificação de vozes. Técnicas de formação e de preparação do coro. Planejamento de ensaio.
EMENTA - Flauta Doce
Iniciação à flauta doce. Técnicas básicas de execução, de respiração e emissão. Preparação de repertório de nível básico, solo e em conjunto. Adaptação de repertório para conjunto de flauta doce e outros instrumentos. História de flauta doce e pesquisa de repertório.
EMENTA - Introdução à Educação Musical
Delimitação epistemológica do campo da Educação Musical. Introdução às teorias da Educação Musical. O educador musical: identidade, formação pedagógica, ética profissional e exigências atuais da profissão docente. Funções sociais da música. Função político-pedagógica do educador musical.
EMENTA - Língua Portuguesa
Comunicação. Funções da linguagem. Língua oral e escrita. Estruturas frasais. Estrutura oracional. Construçõ e compreensão do texto. Coerência e informações implícitas.
EMENTA - Percepção Musical
Estudo de aspectos da teoria musical no processo de desenvolvimento da percepção e estruturação cognitiva da linguagem musical. Práticas de audição, leitura e escrita e escrita, coordenação motora, afinação. Identificação de estruturas sonoras e suas relações com o sistema de notação: elementos melódicos com base na tonalidade (graus conjuntos); elementos rítmicos em compassos simples (binários, ternários e quaternários); elementos harmônicos envolvendo intervalos, acordes maiores e encadeamentos de I e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos individuais. Audições comentadas de peças musicais que contenham esses elementos.
EMENTA - Técnica Vocal
Aparelho fonador e fisiologia da voz. Saúde vocal. O uso da voz pelo educador musical. Estudo da respiração, emissão, ressonância, articulação e dicção. Classificação dos diferentes registros vocais. Exercícios de vocalização. A técnica vocal aplicada no repertório popular, erudito e folclórico. Dicção em outros idiomas. Avaliação da expressão vocal individual. Interpretação vocal individual e coletiva.
EMENTA - Teoria Musical
Revisão crítica da teoria elementar da música. Teoria do som: noções básicas. Parâmetros fundamentais do som: altura, duração, intensidade e timbre. Sistemas de escrita e grafia musical. Fundamentos teóricos da notação musical convencional. Elementos básicos da teoria musical do sistema tonal aplicados na estruturação rítmica, melódica e harmônica.
EMENTA - Canto Coral
Estudo e prática de repertório coral erudito, popular e folclórico. Prática de leitura musical em conjunto. Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica, harmônica e polifônia. A interpretação vocal coletiva. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. O canto coral no contexto escolar.
EMENTA - Educação Musical e Currículo
Construção histórica, social, cultural, epistemológica e ideológia dos currículos de Música. Teorias Paradigmas curriculares na Educação Musical brasileira. Currículo, escola e sociedade. Estudo de projetos, programas e propostas curriculares de Educação Musical. Legislação Brasileira em Educação Musical.
EMENTA - Estudos em Educação Musical
Questões atuais na Educação Musical no Brasil e no mundo. Panorama histórico do ensino de música no Brasil. Percepção das problemáticas do ensino da música e sua análise. Teorias da Educação Musical. Investigação científica em Educação Musical.
EMENTA - Flauta Doce
Técnicas de execução na flauta doce em dó e em fá. Aprimoramento técnico e interpretativo na execução de repertório específico para flauta doce. Desenvolvimento de aptidões envolvendo execução de memória, improvisação, transposição, transposição, leitura e escrita. Exploração de formas não convencionais de utilização do instrumento. Princípios para o ensino sw flauta doce; métodos de ensino do instrumento, planejamento de atividades, material didático.
EMENTA - Percepção Musical
Estudo de aspectos da teoria musical no processo de desenvolvimento da percepção e estruturação cognitiva da linguagem musical. Práticas de audição, leitura e escrita evolvendo a identificação de estruturas sonoras e suas relações com o sistema de notação: elementos melódicos com base na tonalidade (graus conjuntos, intervalos e aepejos) e nos modos litúrgicos (graus conjuntos); elementos rítmicos em compassos simples e compostos (binários, ternários e quaternários); elementos harmônicos abrangendo acordes maiores, menores e suas inversões, e encadeamentos de I, IV e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (duas vozes) Audições de peças musicais que contenham esses elementos.
EMENTA - Produção Acadêmica
Escrita e pesquisa na Universidade. Oralidade. Leitura. Escrita. Propriedades textuais. produção de texto.
EMENTA - Técnica Vocal
Estudo da respiração, emissão, ressonância, articulação e dicção. Exercícios de vocalização. Estudo e aplicação da técnica vocal em diferentes repertórios. Dicção em outros idiomas. Improvisação vocal. Interpretação vocal individual e coletiva. Aprimoramento da qualidade sonora vocal. A técnica vocal aplicada na educação musical.
EMENTA - Teoria Musical
Fundamentos teóricos da notação musical convencional. Elementos básicos da teoria musical do sistema tonal aplicados na estruturação rítmica, melódica e harmônica. Teoria do som: série harmônica e elementos derivados; noções básicas de acústica musical; escalas, afinação e temperamento.
EMENTA - Canto Coral
Estudo e prática de repertório coral erudito, popular e folclórico. Prática de leitura musical em conjunto. Exercícios de memorização. Aprimoramento da qualidade sonora na interpretação vocal coletiva. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. O canto coral aplicado na educação formal e não-formal.
EMENTA - Didática da Música
O ensino da música e o sistema educacional: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Competências e habilidades na prática da Educação Musical. Conteúdos básicos em Música: orientação metodológica, didática, teórica e prática de vivências musicais voltadas ao ensino e à aprendizagem da música.
EMENTA - Estudos em Educação Musical
Teorias da Educação Musical. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de música para a Educação Básica. Teorias de aprendizagem e cognição musical.
EMENTA - Filosofia da Educação
Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil.
EMENTA - Harmonia
Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três sons. Funções harmônicas básicas. Condução de vozes e encadeamento de acordes. Estudo dos sistemas de cifragem de acordes. Desenvolvimento da percepção harmônica.
EMENTA - História da Música
Introdução à História da Música e à Musicologia. Música: definição, conceito, função. A música no contexto sócio-cultural e histórico. Origens: Pré-História, Antiguidade, culturas não-ocidentais. A música na Idade Média e no período de transição para o Renascimento.
EMENTA - Percepção Musical
Aprimoramento geral da percepção musical. Estudo de elementos melódicos com base na tonalidade e nos modos letúrgicos ( graus conjuntos e arpejos). Estudo de elementos rítmicos em compassos simples e compostos (binários, ternários e quaternários), pausas e síncope. Estudo de elementos harmônicos envolvendo acordes maiores, menores, aumentados e diminutos, e encadeamentos de I, II, IV e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (duas ou mais vozes). Audições de peças musicais que contenham esses elementos.
EMENTA - Pesquisa e Prática Pedagógica
Universidade: produção e socialização do conhecimento. Noções de pesquisa e de ciências. Tipos de conhecimento. Pesquisa em educação. Normas para apresentação de trabalho acadêmico.
EMENTA - Teclado
Iniciação ao manuseio do teclado. Estudo de técnicas básicas e postura. os mecanismos e recursos do instrumento. Introdução à leitura vertical. O uso do teclado no estudo de harmonia. Preparação de repertório em nível técnico iniciante. Prática instrumental individual e em grupo.
EMENTA - Didática
Fundamentos da prática docente. Áreas de atuação profissional. Concepção de Ensino. Concepção de aprendizagem: sala de aula e suas dinâmicas.
EMENTA - Educação e Necessidades Especiais
Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. A diferença/deficiência como uma construção social. Necessidades educacionais especiais: especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio-emocional. A contribuição da perspectiva sócio-cultural para práticas pedagógicas inclusivas.
EMENTA - Educação Musical e Escola
Música como área de conhecimento na escola. Compreensão da escola nas suas dimensões histórica, social, política e cultural. Inserção do acadêmico no contexto de espaços educativos. Revisão bibliográfica, seleção e organização de conteúdos, procedimentos e avaliação. Escolha e adaptação de repertórios. Articulação entre as teorias da Educação Musical e a prática pedagógica.
EMENTA - Harmonia
Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Arcodes de três e quatro sons. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas. Harmonização de melodias. Aplicação do conhecimento de harmonia no instrumento (violão e teclado). Desenvolvimento da percepção harmônica.
EMENTA - História da Música
Séculos XV e XVI: o Renascimento, suas principais características e correntes musicais. O Barroco: origens dos principais gêneros da música vocal e instrumental nos séculos XVII e XVIII. Fontes documentais e bibliográficas, compositores e obras representativas destes períodos.
EMENTA - Percepção Musical
Aprimoramento geral da percepção musical. Desenvolvimento da leitura à primeira vista. Estudo de elementos melódicos com base na tonalidade, nos modos, em cromatismos e em modulações simples. Estudo de elementos rítmicos envolvendo mudança métrica em compassos simples. Estudo de elementos harmônicos envolvendo a identificação de acordes complexos e encadeamentos de I, ii, IV, V e vii graus. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (orquestra, banda, coro). Audições de peças musicais que contenham esses elementos.
EMENTA - Pesquisa e Prática Pedagógica
Tendências teórico-metodológicas sobre a relação educação e sociedade. Pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. Aproximação do aluno com a realidade escolar. Identificação de temas e problemas de pesquisa na área educacional-escolar.
EMENTA - Teclado
O uso de teclado no estudo de harmonia. Prática de leitura vertical, leitura de cifras, harmonização de melodias e arranjos simples. Prática de improvisação. Estudo de repertório solo e prática de conjunto. Usos do instrumento na educação musical.
EMENTA - Teorias da Educação e da Aprendizagem
História da educação. Tendências pedagógicas. Teorias da Aprendizagem. Processo Ensino- aprendizagem escolar.
EMENTA - Didática
Atividade profissional docente. Planejamento. Metodologias. Conteúdos curriculares. Avaliação da aprendizagem.
EMENTA - Estágio Curricular Obrigatório
Educação musical na educação básica. Educação musical nas séries iniciais de ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries iniciais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.
EMENTA - Harmonia
Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas; ampliação da tonalidade por meio do uso de dominantes secundárias. Harmonização de melodias e arranjos simples. Aplicação do conhecimento da harmonia no instrumento (violão e teclado). Desenvolvimento da percepção harmônica.
EMENTA - História da Música
Séculos XVIII e XIX: pré-Classicismo e Classicismo, Romantismo. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos.
EMENTA - Libras
Surdez e linguagem. Fundamentos históricos e epistemológicos da língua de sinais. Sinal e seus parâmetros. Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.
EMENTA - Percepção Musical
Aprimoramento geral da percepção musical. Estudo de elementos melódicos com base em estruturas contrapontísticas (duas, três e quatro vozes) Estudo de elementos rítmicos envolvendo mudança métrica em compassos simples e compostos, polirritmia e independência motora. Estudo de elementos harmônicos envolvendo encadeamentos com todos os graus e identificação de dominantes secundárias. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes em formações instrumentais variadas. Audições de peças musicais que contenham esses elementos.
EMENTA - Percussão
Percepção rítmica, leitura e grafia para instrumentos de percussão. A percussão corporal. Percussão brasileira e ritmos diversos. Instrumentos percussivos com objetos sonoros alternativos.
EMENTA - Pesquisa e Prática Pedagógica
Elaboração do projeto de pesquisa. Documentos de pesquisa. Levantamento no campo de pesquisa. Coleta de dados.
EMENTA - Estágio Curricular Obrigatório
Educação musical nas séries finais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries finais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.
EMENTA - Harmonia
Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Arcodes de três e quatro sons; acordes com tensões e acordes alterados; elementos modais. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas; ampliação da tonalidade por meio do uso de dominantes secundárias emodulação. Harmonização de melodias e arranjos simples. Aplicação do conhecimento de harmonia no instrumento (violão e teclado). Desenvolvimento da percepção harmônica.
EMENTA - História da Música
Período de transição entre os séculos XIX e XX: Nacionalismo, pós-Romantismo e pós-Tonalismo. A primeira metade so Século XX: Atonalismo, Neoclassicismo, Dodecafonismo. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos.
EMENTA - Libras
Comunicação: Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.
EMENTA - Percussão
Prática instrumental em grupo com instrumentos de percussão diversos. Arranjo para instrumentos de percussão. Percussão erudita. A percussão na Educação Musical.
EMENTA - Pesquisa e Prática Pedagógica
Análise dos dados. Elaboração do relatório final da pesquisa.
EMENTA - Políticas Públicas na Educação Básica
Estrutura da educação básica: diretrizes, legislação e Proposta Curricular de SC. Educação das relações étnico-raciais: Lei 10639/2003. Educação ambiental: legislação. Educação especial na educação básica: diretrizes. Educação em Direitos Humanos: legislação.
EMENTA - Regência
A regência na história. As diversas funções da regência e do regente. A regência coral. Os gestos básicos da regência. A organização física. Marcação de compassos binários, ternários e quaternários simples. Prática de regência em peças de uma, duas, três vozes e cânones.
EMENTA - Arranjo e Composição
Instrumentação e orquestração. Técnicas de arranjo para grupo instrumental e vocal. Elementos e estrutura de composição. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Utilização de recursos tecnológicos para criação de arranjos simples.
EMENTA - Estágio Curricular Obrigatório
Educação musical do ensino médio. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio no ensino médio. Práticas de integração entre universidade e ensino médio. Relatório parcial de intervenção de estágio.
EMENTA - História da Música
A segunda metade do século XX: Serialismo Integral, música concreta, eletrônica e eletroacústica; música aleatória; movimentos de vanguarda; Minimalismo. Características gerais, Compositores e obras representativas. Panorama histórico de desenvolvimento da música popular urbana desde suas origens (séc. XIX) até a atualidade.
EMENTA - Pesquisa e Prática Pedagógica
Produção de artigo científico. Comunicação da pesquisa em eventos científicos.
EMENTA - Prática de Conjunto
Organização, elaboração e execução de arranjos em grupo, a partir das práticas musicais e contexto culturais característicos da turma. Experiências com diferentes formações instrumentais. Aprimoramento da habilidade de leitura musical em grupo. Audição de peças com diversas formações musicais.
EMENTA - Regência
Aprimoramento dos gestos de regência coral. Introdução à regência instrumental. Regência de compasso composto. Convenções de regência. A preparação do regente. A regência aplicada a peças de três e quatro vozes. Observação de regentes em corais e orquestras da região.
EMENTA - Violão
Postura, técnica básica, afinação, noções de cifragem. Preparação de repertório solo e em conjunto.
EMENTA - Arranjo e Composição
Aprimoramento de orquestração e das técnicas de arranjos mais elaborados. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Elementos e estrutura da composição.
EMENTA - Cultura, Diferença e Educação
Cultura. Identidade. Teoria do reconhecimento. Teorias da etnicidade. Diferença e Diversidade. Educação multicultural crítica. Atividade pedagógica, cultural e ambiente histórico.
EMENTA - Estágio Curricular Obrigatório
Educação musical em âmbitos não-formais. observação do campo de estágio. Planejamento e intervenção do estágio em educação musical em ambientes não-formais. Relatório final de intervenção de estágio.
EMENTA - História da Música
Panorama da história da música no Brasil e suas principais fases: Colônia (séculos XVI a XVIII); os períodos Joanino e Imperial, o Romantismo no Brasil, as origens da música popular urbana (século XIX); Nacionalismo, Música Viva, Música Nova e Vanguarda, ecletismo (século XX). Panorama histórico da música popular no Brasil. O cenário histórico da música em Santa Catarina de acordo com a produção científica recente.
EMENTA - Prática de Conjunto
Organização, elaboração e execução de arranjos em grupo, a partir das práticas musicais e contextos culturais característicos da turma. Prática de leitura e arranjos à primeira vista. Experiências com diferentes formações instrumentais. Desenvolvimento e adaptação de repertório. Experimentação de diferentes elementos em arranjos e composições musicais. Audição de peças com diversas formações musicais.
EMENTA - Regência
Aprimoramento dos gestos de regência. Desenvolvimento de técnicas de conclusão de ensaio de naipe e ensaios gerais. Análise de repertório original e arranjos para grupos musicais diversos. A prática da regência numa perspectiva educacional.
EMENTA - Violão
Aprimoramento das técnicas do instrumento. Harmonização ao violão. Preparação de repertório solo e em conjunto. Uso do violão como recurso de apoio na sala de aula.