Revisão de álgebra do 1º e 2º grau. Estudo das funções usuais, lineares, quadrática, racional, potencial, exponencial e logarítmica. Aplicações econômicas a ajustamento linear.
A metodologia e sua importância. Ciência e metodologia. Pesquisa e procedimento. A pesquisa bibliográfica. A pesquisa nas ciências sociais. O relatório de pesquisa. A metodologia e o desenvolvimento do ser inteligente.
Leitura. Habilidades básicas de produção textual, coesão, coerência, clareza, concisão. Análise interpretativa de textos. Discussão de conteúdos. Produção de textos. Desempenhos oral ordenado e fluente.
Fundamentos econômicos básicos. Evolução histórica da economia. Os fundamentos dos problemas econômicos. Os recursos econômicos e os processos de produção. A microeconomia no contexto da teoria econômica. A teoria do consumidor. Análise da procura e análise da oferta. A teoria da firma. A teoria da produção. Estrutura de mercados.
Introdução à teoria geral da administração. A administração e suas perspectivas. Abordagem clássica da administração. A administração científica e anatomia da administração. Abordagem humanística da administração. Escola de relações humanas e decorrências da teoria de relações humanas. Abordagem estruturalista da administração. Modelo burocrático de organização e teoria estruturalista da administração.
Noções preliminares. Finalidades e objetivos da contabilidade. Princípios básicos da contabilidade. Relatórios contábeis - balanço patrimonial, apuração de resultados - variação patrimonial. Apuração de resultados - variação patrimonial - líquida. Regime de competência e os princípios relativos à apuração do resultado.
Organização como empresa. Objetivos. Estratégias e políticas. Planos operacionais. Tomada de decisões.
O computador na sociedade, nas instituições e no uso pessoal. Fundamentos de hardware. Principais unidades funcionais dos computadores. Fundamentos de software. Principais sofwares básicos. Principais softwares aplicativos. Estudo de um processador de textos. Estudo de uma planilha eletrônica.
Considerações gerais. Técnicas de redação e comunicação direta. Sistema de estágios. Fundamentos. Elaboração de projetos. Prática profissional. Trabalho de conclusão de estágio
Os diferentes conhecimentos humanos. Mítico ou pré-filosófico e o conhecimento científico ou filosófico. Revisão conceitual do pensar humano do mítico ao científico ou filosófico. Problemas epistemológicos e gnosiológico das ciências humanas, em especial, das ciências sociais. Objeto. Método da sociologia geral. Prolegômenos da sociologia na história. Principais expoentes. Teorias. Utopias. Conceitos básicos. Indivíduo. Grupos, instituições. Estado. Sociedade. Classes. Castas. Estamentos. Estratificação social.
Introdução à teoria geral da administração. A administração e suas perspectivas. Abordagem clássica da administração. A administração científica e anatomia da administração. Abordagem humanística da administração. Escola de relações humanas e decorrências da teoria de relações humanas. Abordagem estruturalista da administração. Modelo burocrático de organização e teoria estruturalista da administração.
Conceito. Serviço agregado a produtos. Composto de serviços. Mercado de serviços. Consumidor. Estratégias mix de serviços. Qualidade nos serviços. Competindo pelo futuro. Terceirização: administração de serviços, franquias, representação comercial, serviços autônomos, cooperativas de serviços, qualidade de serviços. Relação cliente x fornecedor. Legislação sobre administração de serviços.
PLANO DE ENSINO CURSO Administração - Lages - Noturno DISCIPLINA Estágio Supervisionado – ADM918 - 05895 DOCENTE Kelli Apª Gotardo Armiliato CARGA HORÁRIA 60 CRÉDITOS 4 SEMESTRE/CURSO 3 ANO/SEMESTRE 2019/1 EMENTA Observação e relato das atividades desenvolvidas pela organização nas áreas de formação profissional. Identificação de problemas e/ou oportunidades de estudo. OBJETIVO GERAL Compreender e relatar a realidade prática de desenvolvimento das atividades na organização correlacionando-as com os conceitos e fundamentos teóricos adquiridos por diferentes disciplinas durante o curso. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Observar, compreender e relatar o processo de desenvolvimento das atividades na organização concedente de estágio; 2. Identificar problemas e/ou oportunidades para elaboração de projetos de estágio e de pesquisa em administração.. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UN. CONTEÚDOS C.H. ESTRATÉGIAS* 1 Observação e relato das atividades desenvolvidas pela organização (conforme roteiro mínimo fornecido pelo professor orientador) e a identificação de problemas e/ou oportunidades de estudo. 60 TI *Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO CONHECIMENTOS O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. HABILIDADES O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. ATITUDES O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais, e por sua conduta nas relações interpessoal durante o processo de ensino-aprendizagem. OUTRAS Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. DATAS PREVISTAS Avaliação 1 Unidades C H A Valor Data Recuperação Sim Data Avaliação 1 1 X X X 10,0 - ¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1 ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração : guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2005. 2 COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração : um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 3 VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração . 8.ed. São Paulo: Atlas, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1 COOPER, Donald R. Métodos de pesquisa em administração . 7.ed. São Paulo: Bookman, 2004. 2 SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico . 22.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2002. 3 DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento : metodologia científica no caminho de Habermas. 3.ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. 4 KOCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica . 16.ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 5 SANTOS, Antônio Raimundo. Metodologia científica : a construção do conhecimento. 5.ed.rev. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 6 GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social . 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999. 7 Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Administração - Estrutura Curricular 3. Lages, 2011. 8 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002. NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. NBR 6028: Informação e documentação - Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003. NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro, 2004. NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2002. NBR 12225: Informação e documentação - Lombada - Apresentação. Rio de Janeiro, 2004. NBR 14724: Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011. OBSERVAÇÕES
Contextualização de estatística. Noções de dados e séries estatísticas. Medidas de tendência central e medidas de dispersão. Principais medidas de assimetria e curtose. Representação da forma tabular e gráfica. Bibliografia.
Papel do filósofo denunciar mitos que ofuscam a realidade. Filosofar é encarar o relâmpago como fenômeno natural e não como uma expressão de iras, vinganças ou ameaças divinas. Em todos os instantes na história sempre existiram filósofos. Pensadores críticos, buscando a verdade e combatendo a ignorância; denunciando injustiças, obscurantismo, guerras e outros atos irracionais. Saber o que uma coisa não é não é saber o que ela é; mas saber o que uma coisa não é ajuda, serve de caminho para saber o que ela é. Filosofar é, singelamente, ter consciência da realidade. Criticar, analisar. Refletir, pensar, planejar, projetar ... enfim, qualquer sinônimo de um ato de intelectualidade. A filosofia se faz presente em altas especulações, quanto na humildade do rude camponês com seus provérbios, vivifica uma poesia quanto o dístico de um pára-choque de caminhão.
Conceito de marketing. O marketing no contexto administrativo institucional. A filosofia na administração de marketing. Macroambiente e microambiente de marketing. Análise de oportunidades de mercado. Introdução aos processos de decisão de compra. Aspectos gerais sobre o comportamento do comprador e do consumidor. Princípios de segmentação do mercado. A estratégia do composto de marketing. Conceito de serviços na empresa moderna. Estudo de casos brasileiros.
Conceito de marketing. O marketing no contexto administrativo institucional. A filosofia na administração de marketing. Macroambiente e microambiente de marketing. Análise de oportunidades de mercado. Introdução aos processos de decisão de compra. Aspectos gerais sobre o comportamento do comprador e do consumidor. Princípios de segmentação do mercado. A estratégia do composto de marketing. Conceito de serviços na empresa moderna. Estudo de casos brasileiros.
Visão sistêmica e integrativa do campo de estudo de organização, sistema e método. Funções e dimensões das atividades da área. O papel do analista. Aspectos teóricos e práticos dos instrumentos de organização e métodos.
Psicologia: histórico, objeto, ciência, métodos, relação com outras ciências, importância prática. Escolas psicológicas: behaviorismo, gestalt, teoria campo, psicanálise, construtivismo, sociointeracionismo. Emoção. Motivação. Memória. Necessidades humanas. Conflito e agressão humana. Distúrbios de comportamento e terapias. O indivíduo e as organizações: o processo de comunicação, liderança, autoridade e hierarquia. RH nas organizações, preconceito, libertação humana e produtividade, dinâmica de grupo, treinamento de pessoal.
Fundamentos da administração de recursos humanos. Recrutamento e seleção de pessoal. Administração de cargos e salários.
Conceito de logística. Conceitos de estrutura organizacional, objetivos e funções da administração de recursos materiais e patrimoniais. Requisitos do administrador. Relacionamento com as demais áreas. Objetivos, funções e condições de compras. Fluxo de compras e formulários envolvidos. Inspeção de qualidade. Fornecedores: cadastro, avaliação, pesquisa e desenvolvimento, racionalização e qualidade assegurada. Classificação e codificação. Cadastro de materiais. Curva ABC e importância XYZ. Licitações. Métodos de programação e controle da produção e materiais. Fatores que afetam as programações. Determinação das necessidades. Lote econômico de compras.
Sistemas de informações: histórico e generalidades. Desenvolvimento de sistemas espertos. Sistemas e modelos, interação das tecnologias de sistemas de suporte à administração (MSS). Tendências dos sistemas de informação, impactos dos MSS na organização e na sociedade.
Equação do patrimônio. O problema das variações de preços nos demonstrativos financeiros. Análise de balanços como instrumento de variação de desempenho. Informações contábeis para decisões especiais. O gerente face à descontinuidade.
Política social da entidade. Divulgação de informações das ações sociais. Demonstração da distribuição da riqueza gerada pelas entidades. Política de proteção ao meio-ambiente. Relacionamento com o público externo. Desempenho social. Demonstração do valor adicionado. Notas explicativas e relatório demonstrativo das atividades da empresa.
Conceitos básicos, origens e tendências. Etapas de planejamento estratégico, sensibilização. Missão empresarial. Análise interna e externa. Desenvolvimento de estratégias, mudanças estratégicas. Planejamento estratégico: aspectos críticos.
Este programa, visa atender aos acadêmicos da disciplina de administração da produção e operações industriais, com uma abordagem ampla e atualizada, clara e objetiva da função produção, através da integração dos assuntos: Noções Gerais sobre Administração da Produção; funções da administração da produção; estudo da localização de indústrias; organização da indústria; sistemas e métodos de produção; estudo da localização de indústrias; organização de indústrias, sistemas e métodos de produção fabril; técnicas de estudo do trabalho; padronização; administração do produto e da produção; aprimoramento da qualidade e produtividade; planejamento e controle da produção; administração de projetos; controle estatístico do processo e manutenção.
Avaliação de desempenho, rotação de pessoal, higiene, medicina e segurança no trabalho, serviço social do trabalho, além humanas no trabalho, qualidade de vida no trabalho, gerenciamento de recursos humanos.
Conceito de logística. Conceito, estrutura organizacional, objetivos e funções da Administração de recursos materiais e patrimoniais. Requisitos do administrador. Relacionamento com demais áreas. Objetivos, funções e condições de compras. Fluxo de compras e formulários envolvidos. Inspeção de qualidade. Fornecedores: cadastro, avaliação, pesquisa e desenvolvimento, racionalização e qualidade assegurada. Classificação e codificação. Cadastro de materiais. Curva ABC e importância XYZ. Licitações. Métodos de programação e controle da produção e materiais. Fatores que afetam as programações. Determinação das necessidades. Lote econômico de compras.
Administração financeira das empresas em geral; administração do capital circulante; planejamento financeiro a curto prazo e fluxo de recursos.
Elaboração do projeto de estágio.
Fundamentos básicos; princípios e conceitos, moral e ética; a ética na administração; Ética e ética profissional.
Principais convênios internacionais de inovações e transferências tecnológicas em que o Brasil participa. Inovação tecnológica como fator de competitividade nas organizações; a análise de valores, a pesquisa industrial como fatores de inovação tecnológica.
História e conceituação da matemática financeira. Aplicações e uso da matemática financeira. Relação da matemática financeira com outras disciplinas do curso. Juros simples. Descontos simples. Juros compostos. Descontos compostos. Séries de capitais. Amortização. Engenharia econômica.
Este programa, visa atender aos acadêmicos da disciplina de administração da produção e operações industriais, com uma abordagem ampla e atualizada, clara e objetiva da função produção, através da integração dos assuntos: noções gerais sobre administração da produção; funções da administração da produção; estudo da localização de indústrias; organização da indústria; sistemas e métodos de produção; estudo da localização de indústrias; organização de indústrias, sistemas e métodos de produção fabril; técnicas de estudo do trabalho; padronização; administração do produto e da produção; aprimoramento da qualidade e produtividade; planejamento e controle da produção; administração de projetos; controle estatístico do processo e manutenção.
Administração financeira das empresas em geral. Administração do capital circulante. Planejamento financeiro a curto prazo e fluxo de recursos.
Fontes de Financiamento: fontes de financiamento de curto prazo; fontes de financiamento de médio e longo prazo. Avaliação de Alternativas de Investimentos: métodos de avaliação de investimentos; seleção de alternativas de investimentos, análise de sensibilidade. Estrutura Financeira de Capital: ponto de equilíbrio das operações; alavancagem operacional; alavancagem financeira; custo do capital próprio; custo do capital de terceiros. Análise das Demonstrações Financeiras: análise horizontal e vertical; análise dos índices de liquidez, rentabilidade, atividade e endividamento.
Comportamento pessoal X comportamento organizacional; Comportamento humano no ambiente de trabalho - variáveis que afetam e condicionantes; comprometimento; cultura e clima organizacional; liderança, poder e controle; Administração de conflitos; criatividade; empregabilidade - novas competências; sistemas de informação e conhecimento; socializando o conhecimento; trabalhando em grupos, equipes, times de trabalho; administração os processos de mudança.
Concepção de estado. Idéia de constituição. A Constituição de 1988. Atividade financeira do Estado. Tributos. Alfândega e Mercosul. Direito do trabalho: empregado e empregador. Contrato de trabalho. Contratos e prestações de serviços. Salário. Remuneração. Gorjeta. Sindicatos. Ecologia e meio ambiente. Estatuto estrangeiro.
A era de informação. O capital intelectual. Educação corporativa. Novas competências exigidas pelo mercado. A empresa que aprende. O gerenciamento do conhecimento.
Direito do Trabalho: histórico, conceito, divisão e fontes. Empregado e empregador. Contrato individual do trabalho. Remuneração e salário. Duração de trabalho. Interrupção e suspensão do contrato do trabalho. Dissolução do contrato do trabalho.
Organização e implementação das atividades de markenting. Análise quantitativa do mercado. Potenciais de mercado. Potenciais de vendas. Previsão de vendas. Planejamento do Produto. O processo de desenvolvimento de novos produtos. Estratégias do ciclo de vida do produto. Fixando preço dos produtos. Distribuição de produtos. Varejo e atacado. Estrátegias de comunicação de marketing. A mudança das comunicações de marketing. Venda pessoal e administração de vendas. Avaliação e controle das atividades de marketing.
Organização e implementação das atividades de markenting. Análise quantitativa do mercado. Potenciais de mercado. Potenciais de vendas. Previsão de vendas. Planejamento do Produto. O processo de desenvolvimento de novos produtos. Estratégias do ciclo de vida do produto. Fixando preço dos produtos. Distribuição de produtos. Varejo e atacado. Estrátegias de comunicação de marketing. A mudança das comunicações de marketing. Venda pessoal e administração de vendas. Avaliação e controle das atividades de marketing.
Organização e implementação das atividades de markenting. Análise quantitativa do mercado. Potenciais de mercado. Potenciais de vendas. Previsão de vendas. Planejamento do Produto. O processo de desenvolvimento de novos produtos. Estratégias do ciclo de vida do produto. Fixando preço dos produtos. Distribuição de produtos. Varejo e atacado. Estrátegias de comunicação de marketing. A mudança das comunicações de marketing. Venda pessoal e administração de vendas. Avaliação e controle das atividades de marketing.
Organização e implementação das atividades de markenting. Análise quantitativa do mercado. Potenciais de mercado. Potenciais de vendas. Previsão de vendas. Planejamento do Produto. O processo de desenvolvimento de novos produtos. Estratégias do ciclo de vida do produto. Fixando preço dos produtos. Distribuição de produtos. Varejo e atacado. Estrátegias de comunicação de marketing. A mudança das comunicações de marketing. Venda pessoal e administração de vendas. Avaliação e controle das atividades de marketing.
A comunicação como variável estratégica da empresa. O campo da comunicação interna: planejamento, política e instrumentos.
A comunicação como variável estratégica da empresa. O campo da comunicação interna: planejamento, política e instrumentos.
Introdução à contabilidade de custos. Classificação e nomenclatura de custos. Estoques - formação e manutenção. Critérios de rateio dos custos indiretos. Classificação da mão-de-obra. Departamentalização. Aplicação dos custos indiretos de fabricação - CIF. Sistemas de custeamento. Sistemas de custeio. Orçamento. Custo padrão. Análise de custos. Técnicas e práticas para a tomada de decisão e planejamento.
Introdução à contabilidade de custos. Classificação e nomenclatura de custos. Estoques - formação e manutenção. Critérios de rateio dos custos indiretos. Classificação da mão-de-obra. Departamentalização. Aplicação dos custos indiretos de fabricação - CIF. Sistemas de custeamento. Sistemas de custeio. Orçamento. Custo padrão. Análise de custos. Técnicas e práticas para a tomada de decisão e planejamento.
Conceituação geral do projeto. Gestão da elaboração e execução de projetos. Elementos básicos dos projetos. O produto do projeto e seu mercado. Estudos técnicos ou eleição da tecnológica de produção. Configuração jurídico-institucional e organização da empresa ou negócio. Relação com o meio ambiente. Aspectos contábeis. Estudos financeiros ou estimativas de investimentos e avaliação de resultados. Critérios de análise de projetos.
Objetivando instrumentar o aluno com o conhecimento da língua espanhola, o curso de Espanhol I estuda as estruturas básicas da sentença, através de exercícios com os itens gramaticais e através da compreensão e interpretação de textos de nível elementar e médio e do estudo de expressões idiomáticas.
Desenvolvimento do projeto de estágio.
Estrutura do comércio exterior no Brasil. Tipos de exportação/importação. Pesquisa de mercado. SISCOMEX - REI. Registro de exportação. Guia de importação. Desembaraço da mercadoria. Pagamento e controle do câmbio. Declaração de importação. Impostos e taxas.
Estrutura do comércio exterior no Brasil. Tipos de exportação/importação. Pesquisa de mercado. SISCOMEX - REI. Registro de exportação. Guia de importação. Desembaraço da mercadoria. Pagamento e controle do câmbio. Declaração de importação. Impostos e taxas.
Direito processual do trabalho: conceito e princípios. Organização judiciária do trabalho: o processo trabalhista e o dissídio individual. Direito coletivo do trabalho. Previdência social. Segurança e medicina do trabalho.
Direito processual do trabalho: conceito princípios. Organização judiciária do trabalho: o processo trabalhista e o dissídio individual. Direito coletivo do trabalho. Prvodência social. Segurança e medicina do trabalho.
Histórico e evolução do conceito qualidade: escolas, gestão da qualidade nas organizações. Bases conceituais da qualidade total. Envolvimento: liderança, empowerment, equipes, treinamento. Processo de melhoria da qualidade. Plano de qualidade: confecção e desdobramento nas diferentes áreas. Ferramentas de implantação e manutenção. Normatização. Processos de avaliação da qualidade. Prêmios de qualidade.
Histórico e evolução do conceito qualidade: escolas, gestão da qualidade nas organizações. Bases conceituais da qualidade total. Envolvimento: liderança, empowerment, equipes, treinamento. Processo de melhoria da qualidade. Plano de qualidade: confecção e desdobramento nas diferentes áreas. Ferramentas de implantação e manutenção. Normatização. Processos de avaliação da qualidade. Prêmios de qualidade.
Desenvolvimento sustentável. Empresa e meio ambiente. Ecobusiness. Ecoestratégia nas empresas. Sistemas de gestão ambiental. Avaliação dos efeitos ambientais. Auditoria ambiental. Gestão ambiental pública. Estudos de caso.
Globalização e integração regional, como mecanismo de uma nova ordem mundial. Mercado e capitais (movimento de capitais). As modificações tecnológicas nos países centrais e repercussão dos países periféricos. E empresa como agente principal na formulação de novos mercados. Desenvolvimento sustentado como prova da integração regional.
Vocabulário e leitura de textos na área de administração e disciplinas afins. Tradução e principais estruturas gramaticais.
Atividade financeira do Estado. Direito constitucional tributário e fontes do direito tributário. Sistemas tributário nacional e normas gerais de direito tributário - Constituição federal (de 1967 e emenda Const. N.º 1 de 1969) e código tributário nacional (Lei 5172 de 1996). Contencioso administrativo (Federal e estadual). Processo judicial tributário. Impostos sobre o comércio exterior. Impostos sobre o patrimônio e renda. Impostos sobre a produção e circulação.
Ambiente do marketing internacional. Operações nos negócios internacionais. Blocos econômicos internacionais. Comentários sobre a sistemática das exportações brasileiras. Seleção e planejamento estratégico de mercados. Identificação de oportunidades e ameaças. Estratégia de marketing. Estratégias e políticas para o composto de marketing: produto de exportação, embalagem e marcas; preço; distribuição; abordagem promocional. Pesquisa de mercado. Intermediários nas transações internacionais no marketing brasileiro.
Poupança e investimento. Ativos financeiros. Bolsa de valores. Mercado de ações. Administração de carteiras. O mercado futuro. Mercado de capitais X desenvolvimento econômico.
Os princípios básicos para uma negociação os erros mais comuns nas negociações e como evitá-los e como tratar os obstáculos para evitar o empasse descobrindo necessidades e interesses subjacentes. A importância de gerar opções para obter soluções como "comunicar" propostas e contra propostas. Formas de negociar/estilos/diferenças. Negociações individuais. Negociações especiais.