Alterar visualização


EMENTA

Variáveis que afetam o comportamento organizacional. Novos modelos do design do trabalho. Papel e desafios do gestor. Modelos de colaboração e estilos de gestão. Aprendizagem organizacional e e-learning. Cultura de excelência e liderança. Tomada de decisão em administração. Perspectivas teóricas e aplicadas de motivação. Criatividade e inovação. Contexto social do trabalho: grupos e equipes de alto desempenho; comunicação; conflitos e negociações; inclusão no e pelo trabalho.

EMENTA

Noções básicas do direito empresarial. Tipos de Empresa. Sociedades empresariais. personalidade jurídica. Desconsideração da personalidade jurídica. Nome empresarial. Propriedade industrial. O empresário e os direitos do consumidor.

EMENTA

Administração: aspectos históricos e conceituais. Funções da Administração. Tipos e estruturas organizacionais. Abordagens da Administração: Clássica, Humanística, Neoclássica, Estruturalista, Comportamental, Sistêmica e Contingencial. Administração contemporânea e tendências.

EMENTA

Conceitos, Evolução e funções do marketing. Composto mercadológico. Análise do ambiente de marketing. Administração de vendas. Comportamento do consumidor. Marketing Verde.

EMENTA

Conceito, origens e características do empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo. Criatividade e inovação. A visão e identificação da oportunidade e como transformá-la em negócios. Prototipação e validação da ideia de negócios.

EMENTA

Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

EMENTA

Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

EMENTA

Introdução à economia. Evolução do pensamento econômico. Microeconomia: oferta, demanda, elasticidades. Estrutura de Mercado. Macroeconomia e instrumentos de políticas macroeconômicas. Estratégia de Crescimento de Organizações: Concentração, Diferenciação, Diversificação. Competitividade: Análise sistêmica. Economia dos Custos de transação.

EMENTA

Conceitos básicos. Séries estatísticas. Apresentações tabular e gráfica de séries. Medidas de tendência central, dispersão, assimetria e curtose. Probabilidade. Distribuições de probabilidade. Amostragem e estimação. Teste de hipóteses.

EMENTA

Gestão estratégica de marketing orientada para o mercado. Plano de Marketing. Etapas do Plano de Marketing. Sistema de informação de marketing para apoio à tomada de decisão. Pesquisa de mercado: elaboração de projeto; Aplicação da pesquisa; Análise e apresentação. Gestão da marca.

EMENTA

Sociedade da informação e do conhecimento. Dado, informação e conhecimento. Conhecimento tácito e explícito e o processo de criação do conhecimento. Aprendizagem e a cultura nas organizações. Gestão do conhecimento nas organizações. Melhores práticas na gestão do conhecimento. Compartilhamento do conhecimento. Sistemas de gestão do conhecimento. Papel dos sistemas de informação na gestão do conhecimento. Gestão e informação ambiental.

EMENTA

Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas   integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Processos. Metodologias de racionalização de processos. Técnicas de levantamento dos processos. Metodologia para melhorias de processos.

EMENTA

Conceitos e fundamentos. Gestão estratégica e planejamento estratégico. Ferramentas de gestão estratégica: formulação de estratégias. Ferramentas de análise interna: VRIO, cadeia de valor, análise de stakeholders, CEP. Ferramentas de análise externa: PESTEL, Matriz de Duncan, benchmarking. Ferramentas de implantação de estratégia: BSC, mapa estratégico e o cenário competitivo sustentável. Formulação das estratégias. Desdobramento e operacionalização (implementação) das estratégias, ciclo PDCA.

EMENTA

Noções e princípios básicos da contabilidade. Balanços, demonstrações e análises contábeis. Contabilidade como instrumento de análise financeira e econômica. Indicadores contábeis de rentabilidade e investimentos. Contabilidade como instrumento de decisão gerencial.

EMENTA

Tipos de organizações de serviços. Processo de desenvolvimento de serviços. Gestão da qualidade em serviços. Relacionamento com os clientes. Tendências em serviços.

EMENTA

Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.  

EMENTA

Planejamento da negociação. Habilidades essenciais dos negociadores. A comunicação no processo de negociação. Estratégias e o processo de negociação. Mediação e arbitragem.

EMENTA

Conceito e estrutura de negócios. Fundamentos e técnicas de modelagem de negócios. Modelos de negócios disruptivos. Tipos de modelos atuais de negócios. Empresa Startup. Segmentos de startup: fintechs, serviços e produtos.

EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Empreendedorismo e inovação. Ecossistema empreendedor e startups. Conceito de negócio. Atividades de planejamento: estratégico, mercadológico, financeiro. Construção e montagem do plano de negócios.

EMENTA

Estratégias de comunicação empresarial. Tecnologias para suporte e operacionalização de   comunicações empresariais.

EMENTA

Planejamento estratégico da produção. Cadeia produtiva. Estudos de localização. Arranjo físico ou layout. Gestão da qualidade. Segurança e higiene no trabalho. Manutenção. Ética e sustentabilidade em gestão da produção e operações.

EMENTA

Papel da gestão de pessoas nas organizações. Diagnóstico e planejamento de pessoal. Rotatividade e absenteísmo. Recrutamento, seleção e integração. Gestão da remuneração: cargos e salários e benefícios.

EMENTA

Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.  

EMENTA

Juros. Descontos. Capitalização. Estudo das taxas. Equivalência de capitais diferidos. Séries de capitais. Financiamentos e sistemas de amortização. Planilhas financeiras. Métodos de depreciação. Elementos de engenharia econômica.

EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Introdução à administração financeira. Administração do capital de giro. Indicadores de   equilíbrio e alavancagem. Decisões de investimento. Decisões de financiamento.

EMENTA

Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustetável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.

EMENTA

Fundamentos da consultoria empresarial e habilidades do consultor. Gerenciamento de projetos e equipes. Elaboração de propostas técnicas. Ferramentas e técnicas de consultoria. Simulação de vivência empresarial. Modelos e processos de planejamento estratégico.

EMENTA

Abordagem logística dos recursos. Gestão de compras e suprimentos. Sistemas de identificação e codificação. Sistemas de classificação: ABC/Pareto, 123, PQR, XYZ e GUS. Gestão de estoque.

EMENTA

Tipos de sistemas de produção. Disposição fixa e flexível para manufatura. Capacidade produtiva. Planejamento, programação e controle da produção. Balanceamento da produção.

EMENTA

Seguridade social: legislação constitucional, infraconstitucional e financiamento. Regimes previdenciários. Custeio e benefícios. Segurados e dependentes. Riscos ocupacionais. Infrações e crimes. Decadência e prescrição. Previdência complementar. Princípios do direito do trabalho. Direitos trabalhistas. Prescrição, renúncia, transação e nulidade trabalhista. Legislação sindical e o direito de greve. Convenções, contrato e acordos coletivos de trabalho. Segurança e medicina do trabalho.

EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Estrutura e custo de capital. Análise das demonstrações contábeis e financeiras.   Planejamento orçamentário.

EMENTA

Aplicações de atividades de consultoria em empresas públicas e privadas. Técnicas de consultoria. Ferramentas e administração de serviços de consultoria. Diagnóstico empresarial. Aspectos atuais e tendências em assessoria e consultoria. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Responsabilidade social das organizações. Novos paradigmas do trabalho. Talentos nas organizações: competências essenciais como vantagem competitiva, compartilhamento do conhecimento e novas formas de remuneração.

EMENTA

Conceitos e classificação de custos. Sistemas e métodos de custeio. Implantação de sistemas de custo. Cálculo de custos dos serviços, comerciais e industriais e ambientais. Aspectos e práticos de análise de custo, volume e lucro. Análise de custos para a formação de preço. Sistema de informação de custos para apoio à tomada de decisão.

EMENTA

Introdução à ciência de dados. Fundamentos básicos de big data, analytics e inteligência artificial. Ferramentas e metodologias para a visualização e análise de dados e informações. Alinhamento entre inteligência de dados e objetivos organizacionais. A evolução do processo decisório no contexto da análise de dados.

EMENTA

Logística interna: armazenagem. Logística de distribuição: canais de distribuição e modais de transporte. Logística reversa e meio ambiente. Logística integrada/Gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management). Logística internacional.

EMENTA

Conceito de marketing digital. Canais de marketing on-line. Estratégias e ferramentas colaborativas de construção de conteúdo em comunidades virtuais. Planejamento, monitoramento e medição de resultados no marketing digital. Questões éticas, legais, de segurança e desafios do marketing digital.

EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Planejamento e implementação de políticas públicas. Administração pública gerencial. Administração pública no Brasil: estrutura e funcionamento, previsão, execução e controle do orçamento público. Políticas públicas ambientais. Ética no serviço público. Experiências inovadoras e participação popular.

EMENTA

Conceitos básicos do comércio exterior. Câmbio. Aduana. Sisbacen. Siscomex. Tarifa externa comum. Classificação tarifária. Balança comercial. Balanço de pagamento.

EMENTA

Custos para decisão. Análise do regime tributário. Cálculos tributários: apuração de custos tributários sobre produtos e serviços. Formação do preço de venda: aspectos quantitativos x qualitativos.

EMENTA

O direito tributário no contexto geral do direito. Sistema constitucional tributário. Competências tributárias. Fontes do direito tributário e normas gerais da tributação no código tributário nacional. Contencioso tributário, administrativo e judicial. Regimes de tributação.

EMENTA

Poupança, investimento e intermediação financeira. Sistema financeiro nacional. Abertura de capital. Títulos mobiliários. Mercados de ações à vista, a termo. Índices de ações. Modelos de apreçamento de ativos. Introdução ao mercado de opções e futuros.

EMENTA

Simulação: contexto, aprendizagem e tipos. Planejamento e simulação de negócios. Sistemas de apoio à decisão. O relatório de gestão. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Concepção de negócio. Elementos constitutivos e o processo de elaboração do plano de negócios. Planejamento e simulação do empreendimento. Análise de desempenho e processo de melhoria. Ferramentas de gerenciamento. Relatórios de gestão. Avaliação de resultados. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

EMENTA

Princípios de aplicação de capital. Métodos de avaliação de investimentos. Seleção e avaliação de alternativas de investimento. Análise de sensibilidade e árvore de decisão. Investidores institucionais.

EMENTA

Estruturação do projeto de estágio e de pesquisa em administração. Desenvolvimento e   análises de pesquisa.

EMENTA

Conceito de inovação. Tipos de inovação. Evolução conceitual e teórica da relação entre ciência, tecnologia e inovação. Estratégias de inovação. Inovação e competitividade. Difusão de inovações. Inovação e especificidades setoriais. Inovação e internacionalização de empresas. Planejamento e gestão do processo de inovação. Indicadores de inovação. Políticas públicas para inovação.

EMENTA

Governança corporativa. Origem e evolução. Funções e forças de controle. Sistemas de governança no mundo. Governança no Brasil. Ambiente institucional. Ambiente interno de governança. Comitês e órgãos de apoio. Testes e medição de governança. Interfaces com a competitividade, a sustentabilidade e a sucessão empresarial. Integração da governança corporativa, compliance. Ferramentas de compliance. Aplicações no setor público e privado. ESG - Environmental, Social e Governança. Responsabilidade dos administradores de sociedades. Ética empresarial e profissional.

EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 252
E-MAIL: cursoadm@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Kelli Ap Gotardo Armiliato
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática