Anatomia segmentar. Osteologia. Artrologia. Miologia. Anatomia dos sistemas: nervoso, cárdio-circulatório, linfático, respiratório, digestório, urinário, endócrino, reprodutor.
Fundamentos técnicos/táticos e aspectos metodológicos do Atletismo. Provas de Pista, Campo e Rua. Regras.
Atividades físicas adaptadas para grupos especiais. Tipos de deficiências. Recursos humanos e materiais.
Estágio de observação na atuação do Pr5ofissional de Educação Física que atua com treinamento de esportes de alto rendimento. Estágio de Observação na atuação do professor de Educação Física dos anos iniciais da Educação Básica.
História e concepções da Educação Física e dos Esportes. Tendências da Educação Física no Brasil.
Conceitos e concepções da Educação Física. Código de Ética. Funções e atribuições do Profissional de Educação Física.
Conhecimento geral sobre Psicologia do/no Esporte e do Exercício Físico. Aspectos comportamentais e cognitivos.
Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.
Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.
Teorias do desenvolvimento motor. Crescimento e maturação. Aprendizagem Motora. Avaliação motora.
Aspectos metodológicos do Basquetebol e do Handebol a nível escolar e de iniciação desportiva.
Iniciação e características dos esportes de aventura. Ambientes para aprendizagem. Organização e adaptação das tarefas motoras para atividades radicais.
Estágio de observação na atuação do Profissional de Educação Física que atua em academias. Estágio de Observação na atuação do Professor de Educação Física dos anos finais da Educação Básica.
Fisiologia celular. Sistemas: nervoso, circulatório, linfático, respiratório, digestório, renal, endócrino, reprodutor, neuromuscular, articular e ósseo.
Práticas esportivas no contexto da Serra Catarinense. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos. Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.
Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustentável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.
Referenciais anatômicos e mecânicos. Instrumentação, medição e análise do movimento humano. Biomateriais.
Aspectos metodológicos do futebol e do futsal a nível escolar e de iniciação desportiva. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Estágio de observação na atuação do profissional de Educação Física que atua com grupos especiais e com reabilitação. Estágio de observação na atuação do professor de Educação Física no ensino médio e no ensino para jovens e adultos (EJA).
Bioenergética. Metabolismo energético. Adaptações fisiológicas ao exercício. Ambiente e desempenho humano.
Recreação e lazer nos diferentes campos de atuação. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Campos emergentes de atuação do profissional de Educação Física. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos. Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.
Aspectos metodológicos do voleibol a nível escolar e de iniciação desportiva. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Estágio de observação na atuação do profissional de Educação Física que atua com gestão, cultura e lazer. Estágio de observação na atuação do professor de Educação Física na educação infantil e no ensino especial.
Aspectos técnicos e metodológicos. Capacidades físicas. Sobrecarga. Implementos.
Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.
Estrutura organizacional e administrativa da Educação Física e dos esportes. Projetos esportivos e recreativos. Sistemas de disputa. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Elaboração de projetos e organização de eventos recreativos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Biomateriais e lesões. Cinesioterapia e agentes físicos no tratamento de lesões. Primeiros socorros.
Concepções e perspectivas pedagógicas do processo ensino/aprendizagem. Planejamento e estruturação de atividades.
Propostas curriculares, concepções, tendências e normas legais do ensino da Educação Física no Ensino Fundamental de 1º a 9º ano. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Estágio de prática profissional nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Medidas. Avaliação. Testes físicos. Organização de baterias de testes. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Abordagens e metodologias da Educação Física. Planejamento e estruturação de atividades.
Preparação de atletas. Periodização. Processos da preparação desportiva. Treinamento personalizado.
Propostas curriculares, concepções, tendências e normas legais do ensino da Educação Física no Ensino Médio e no Ensino para Jovens e Adultos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Estágio de prática profissional nos anos finais do Ensino Fundamental.
Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e linguagem. Culturas e identidades surdas. Sinal e seus parâmetros. Noções gramaticais e vocabulário básico.
Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.
Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Escola como campo de pesquisa. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Educação Básica: objetivos, princípios e diretrizes curriculares. Organização, funcionamento e financiamento da educação básica. Legislação: marcos regulatório da educação básica. Relação entre educação, estado e sociedade.
História da psicologia educacional e escolar. Teorias contemporâneas da educação: personalistas, psicocognitivas, tecnológicas, sociocognitivas, sociais, espiritualistas e acadêmicas. Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem.
Doenças crônicas não transmissíveis. Atividade física e saúde. Prescrição de exercícios.
Propostas curriculares, concepções, tendências e normas legais do ensino da Educação Física na Educação Infantil. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Estágio de prática profissional no Ensino Médio. Estágio de prática profissional no Ensino para Jovens e Adultos – EJA.
Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em contextos.
Lutas nos contextos educacional e esportivo. Fundamentos técnicos/táticos e aspectos metodológicos das diversas lutas. Regras. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Sala de aula como campo de pesquisa. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Estilos e técnicas de dança. Composição coreográfica. Dança como manifestação cultural. Dança adaptada. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Propostas curriculares, concepções, tendências e normas legais do ensino da Educação Física Inclusiva e em ambientes não urbanos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Metodologia de ensino dos esportes complementares. Esportes com raquetes. Jogos de mesa. Jogos de campo. Arbitragem. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Estágio de prática profissional na Educação Infantil. Estágio de prática profissional na Educação Especial.
Formação específica como campo de pesquisa. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.