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Mundo globalizado e realidade brasileira: influência da Língua Inglesa no contexto sócio-cultural econômico brasileiro. Papel e o lugar da Língua Inglesa na formação de cidadãos inseridos no seu contexto. Fundamentos da língua inglesa através da prática comunicativa com ênfase na compreensão oral e escrita. Fundamentos da gramática, pronúncia e análise constrastiva a nível básico. Introdução à comprrensão e produção escrita na língua inglesa a nível básico. Estratégias de leitura (textos autênticos) e de aquisição de vocabulário.

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Comunicação. Funções da linguagem. Língua oral e escrita. Estruturas frasais. Estrutura oracional. Construção e compreensão do texto. Coerência e informações implícitas.

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Aspectos culturais e históricos que marcaram os primeiros estudos sobre a linguagem. Estudo da linguagem enquanto método científico. Presença dos elementos que atuam na linguagem sob aspectos sociais e psicológicos. Principais escolas do pensamento linguístico e seus conceitos básicos. Língua e sociedade.

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Literatura: conceitos. Os gêneros literários. Leitura crítica dos diversos textos culturais (TV, propaganda, cinema, etc.) e de seu subtexto de gênero, raças e classes. Análise e interpretação de textos narrativos. Correntes críticas: fenomenologia, hermenêutica e teoria da recepção. Formalismo e estruturalismo.

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Definição de cultura. Aspectos históricos da formação cultural brasileira. Miscigenação étnica e cultural. Cultura popular. Indústria cultural e meios de comunicação de massa. Influência de outras culturas na cultura brasileira. Construção da identidade nacional, a partir de um mapeamento territorial.

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Desenvolvimento da compreensão e da produção escrita na língua inglesa em nível pré-intermediário, enfatizando os gêneros discursivos. Prática da compreensão e expressão oral comunicativa nalíngua inglesa e estudo da gramática e pronúncia em nível pré-intermediário. Estruturas correspodentes/divergentes em relação ao português.

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História da escrita- o alfabeto: origem. Vocábulo: definição, formas, sistema aberto e fechado. Léxico, lexicalização: estrutura dos vocábulos: estrutura dos vocábulos: estrutura mórfica, mudanças morfofonêmicas e princípios de formação de novas palavras na língua a partir das propostas da NGB.

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Noções introdutórias de psicolingüística e sociolinguística. Processo de aquisição de língua Materna. Ensino da língua materna.

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Escrita e pesquisa na Universidade. Oralidade. Leitura. Escrita. Propriedades textuais. Produção de texto.

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Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil.

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Ampliação da compreensão e produção escrita da língua inglesa em nível pré-intermediário. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramáticae pronúncia em nível intermediário.

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Aspectos morfossemânticos das classes gramaticais: verbo, preposição e interjeição. Emprego das classes gramaticais como recurso estilístico. Distinção entre classe gramatical e função sintática.

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Universidade: produção e socialização do conhecimento. Noções de pesquisa e de ciências. Tipos de conhecimento. Pesquisa em educação. Normas para apresentação de trabalho acadêmico.

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Modo de organização argumentativo: estrutura e relações heterogêneas (descrição, explicação, narração). Os movimentos argumentativos: a aprovação, a refutação e a concessão. Estratégias argumentativas: relação entre procedimentos discursivos e de composição e as formas linguísticas que asseguram o funcionamento das argumentação. Resumo e resenha. Gêneros textuais.

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Fundamentos da prática docente. Áreas de atuação profissional. Concepção de Ensino. Concepção de aprendizagem: sala de aula e suas dinâmicas.

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Aperfeiçoamento da compreensão e produção escrita da língua inglesa em nível intermediário. Prática da compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática a nível pós-intermediário. Introdução ao estudo da fonética. Prática intensiva de transcrição fonética e processos fonológicos produtivos da língua inglesa.

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Morfossintaxe dos vocábulos formais: nome, verbo, pronome, advérbio e conectivos. Predicação; o eixo da oração: nome-verbo. Constituintes oracionais: Sintagma nominal, verbal, preposicional, adjetival e adverbial. Descrição sintática do português nas gramáticas normativas. Análise crítica de sentenças.

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Aquisição de língua estrangeira. Ensino de língua estrangeira. Ensino de língua estrangeira. Aprendizagem de línguas. Competência comunicativa. Fundamentos de sociolinguística e de psicolinguística e o ensino de língua estrangeira.

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Literatura de informação. Poesia e a prosa. Diferentes períodos (fases) da literatura brasileira. Estudo estético-estilístico e temático dos diferentes períodos. Estudo e análise dos principais autores.

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Tendências teórico-metodológicas sobre a relação educação e sociedade. Pesquisa educação e sociedade. Pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. Aproximação do aluno com a realidade escolar. Identificação de temas e problemas de pesquisa na área educacional- escolar.

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História da educação. Tendências pedagógicas. Teorias da Aprendizagem. Processo Ensino-aprendizagem escolar.

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Atividade profissional docente. Planejamento. Metodologias. Conteúdos curriculares. Avaliação da aprendizagem.

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Prática de Ensino: Objetivos e concepções de ensino em Língua Inglesa. Análise e reflexões das concepções metodológicas vigentes no ensino da Língua e Literatura. Investigação e elaboração de projetos para a elaboração e intervenção na realidade educacional em escolas do Ensino Fundamental e Médio.

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Prática de Ensino: objetivos e concepções de ensino em português e literatura. Oralidade, Leitura e Escrita. Análise e reflexão das concepções metodológicas vigentes no ensino do Português e Literatura. Investigação e elaboração de projetos para a elaboração e intervenção na realidade educacional em escolas do Ensino Fundamental e Médio.

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Surdez e linguagem. Fundamentos históricos e epistemológicos da língua de sinais. Sinal e seus parâmetros. Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noçoes gramaticais.

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Introdução à compreensão e à produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado.

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A sintaxe externa. Sentenças simples: tipologia. Os nexos oracionais, orações coordenadas. Estruturas de coordenação. Os articuladores e o sentido. Aplicação da morfossintaxe na elaboração do texto oral e escrito.

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Elaboração do projeto de pesquisa. Documentos de pesquisa. Levantamento no campo de pesquisa. Coleta de dados.

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Prática de Ensino: Elaboração de material didático. Planejamento e modalidade específica de avaliação. Aplicação do Projeto de Pesquisa através da regência de classe no Ensino Fundamental em Língua Inglesa.

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Prática de Ensino: Elaboração de material didático. Planejamento e modalidade específica de avaliação. Aplicação do Projeto de Pesquisa através da regência de classe na Ensino Fundamental em Língua Portuguesa.

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Comunicação: Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.

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Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado. iniciação à pesquisa científica através da compreensão e produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Leitura intensiva de textos releventes sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa.

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Relações entre orações subordinadas e subordinantes. Estudo da relação entre a oração principal e as complementares. Os articuladores de coesão nas estruturas subordinadas. O pronome relativo e a sintaxe. Relação e processo de construção de sentidos, elementos ideológicos.

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Análise dos dados. Elaboração do relatório final da pesquisa.

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Estrutura da educação básica: diretrizes, legislação e Proposta Curricular de SC. Educação das relações étnico-raciais: Lei 10639/2003. Educação ambiental: legislação. Educação especial na educação básica: diretrizes. Educação em Direitos Humanos: legislação.

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Prática de Ensino: investigação sobre o trabalho em sala de aula no Ensino Médio e as diferentes concepções de Ensino. A possibilidade do agir escolar no ensino de Língua. A questão da oralidade no universo escolar. A leitura da palavra e de mundo através do ensino de Literatura.

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Prática de Ensino: Ivestigação sobre o trabalho em sala de aula no Ensino Médio e as diferentes concepções de Ensino. A possibilidade do agir escolar no ensino de Língua. A questão da oralidade no universo escolar. A leitura da palavra e de mundo através do ensino de Literatura.

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Línguas indo-européias. História externa: Península Ibérica, os romanos, os árabes e os germanos. Formação das línguas românicas. Geografia das línguas românicas. Constituição do vocabulário e contribuição de outras línguas. Principais metaplasmos. Presença da analogia. Arcaísmo e neologismo. Teorias sobre o surgimento do Português no Brasil.

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Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível avançado. Sistematização de estratégias de redação de trabalho acadêmico em língua inglesa. Prática de conversação com estratégias de debate a partir de assuntos de cunho cultural e leterário.

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A natureza do significado. Propriedades semânticas. Relações de sentido entre as palavras e as sentenças. Análise de fenômenos semânticos em diferentes níveis: estrutural, textual, discursivo. As oposições semânticas: sinonímia, Paráfrase, antonímia, polissemia e homonímia. Teoria da metáfora.

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Elaboração de trabalho monográfico sobre tema específico do curso.

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Produção de artigo científico. Comunicação da pesquisa em eventos científicos.

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Cultura. Identidade. Teoria do reconhecimento. Teorias de etnicidade. Diferença e Diversidade. Educação multicultural crítica. Atividade pedagógica, cultural e ambiente histórico.

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Prática de Ensino: Trabalho voltado para regência de classe em Língua Inglesa e Literatura no Ensino Médio. Relatório final e apresentação dos resultados obtidos durante a prática de ensino.

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Prática de Ensino: trabalho voltado para regência de classe em Língua Protuguesa e Literatura no Ensino Médio. Relatório final e apresentação dos resultados obtidos durante a prática de ensino.

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Consolidação da compet~encia da comprrensão e expressão oral e escrita, com debates a partir de temas polêmicos e assuntos sócio-culturais e pedagógicos. Fundamentos da análise do discurso oral e escrito em língua inglesa.

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Categorias semânticas no texto. Estrutura e função do documento, identificação do conteúdo mínimo, padrôes de organização do conteúdo e da estrutura textual, modos e meios de produção e recuperação da informação técnica. Principais dúvidas sobre pontuação, concordância nominal e verbal. Níveis de análise: lingüístico - vocabular, morfossintático e discursivo, informativo, conhecimento técnico, teor informativo, legibilidade e usabilidade.

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Panorama social, histórico, econômico e político dos períodos literários, através da prosa e poesia (anglo-americana). Leitura e análise de autores representativos dos diferentes períodos e gêneros literários. Trabalho monográfico sobre autor escolhido.

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