Alterar visualização


EMENTA

A história da linguística. O estruturalismo linguístico. A gramática gerativa e outros correntes.

EMENTA

Mundo globalizado e a realidade brasileira: influência da Língua Inglesa no contexto sociocultural econômico brasileiro. Papel e o lugar da Língua Inglesa na formação de cidadãos inseridos no seu contexto. Fundamentos da língua inglesa através da prática comunicativa com ênfase na compreensão oral e escrita. Estratégias de leitura, compreensão de textos a nível básico e aquisição de vocabulário.

EMENTA

Comunicação e linguagem. Os signos: verbal e não verbal. A linguagem nas sociedades primitivas. Níveis de linguagem . Origens e evolução da gramática dos gregos à NGB. Classes e categorias nominais, pronominais e verbal.

EMENTA

Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento.

EMENTA

Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

EMENTA

Literatura: conceitos. Os gêneros literários. Leitura crítica dos diversos textos culturais (TV, propaganda, cinema, etc.) e de seu subtexto de gênero, raças e classes. Análise e interpretação de textos narrativos. Correntes críticas: Fenomenologia, hermenêutica e teoria da recepção. Formalismo e estruturalismo.

EMENTA

Defini çã o de cultura. Aspectos hist ó ricos da forma çã o cultural brasileira. Miscigena çã o é tnica e cultural. Cultura popular. Ind ú stria cultural e meios de comunica çã o de massa. Influ ê ncia de outras culturas na cultura brasileira. Constru çã o da identidade nacional, a partir de um mapeamento territorial.  

EMENTA

Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

EMENTA

L í nguas indo-europeias. Hist ó ria externa: Pen í nsula Ib é rica, os romanos, os á rabes e os germanos. Forma çã o das l í nguas rom â nicas. Geografia das l í nguas rom â nicas. Constitui çã o do vocabul á rio e contribui çã o de outras l í nguas. Principais metaplasmos. Presen ç a da analogia. Arca í smo e neologismo. Teorias sobre o surgimento do Portugu ê s no Brasil.  

EMENTA

Desenvolvimento da compreens ã o e da produ çã o escrita na l í ngua inglesa em n í vel pr é -intermedi á rio, enfatizando os g ê neros discursivos. Pr á tica da compreens ã o e express ã o oral comunicativa na l í ngua inglesa, estudo da gram á tica e pron ú ncia em n í vel pr é -intermedi á rio. Estruturas correspondentes /divergentes em rela çã o ao portugu ê s.  

EMENTA

Voc á bulo: defini çã o, formas, sistema aberto e fechado. L é xico, lexicaliza çã o. Estrutura dos voc á bulos: segmenta çã o morfo-fem á tica. Os morfemas de significa çã o interna e externa. Enriquecimento do l é xico. Composi çã o e deriva çã o.  Neologismo e outros processos de forma çã o de palavras.  

EMENTA

Educa çã o B á sica: objetivos, princ í pios e diretrizes curriculares. Organiza çã o, funcionamento e financiamento da educa çã o b á sica. Legisla çã o: marcos regulat ó rio da educa çã o b á sica. Rela çã o entre educa çã o, estado e sociedade.  

EMENTA

Hist ó ria da Psicologia Educacional e Escolar. Teorias contempor â neas da educa çã o: personalistas, psicocognitivas, tecnol ó gicas, sociocognitivas, sociais, espiritualistas e acad ê micas. Teorias de Desenvolvimento e da Aprendizagem.  

EMENTA

Construção Histórica, Cultural, Epistemológica, Social e Ideológica do Currículo. Currículo, Escola e Sociedade. Propostas Curriculares Alternativas.

EMENTA

Ampliação do entendimento e da produção escrita da língua inglesa em nível pré-intermediário. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa, estudo da gramática e pronúncia em nível intermediário.

EMENTA

Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.  

EMENTA

Aspectos morfossemânticos das classes gramaticais: verbo, preposição e interjeição. Emprego e colocação das palavras como recurso estilístico. Distinção entre classe gramatical e função sintática. Significação das construções gramaticais.

EMENTA

Trovadorismo. Camões e o classicismo. Romance romântico. Prosa e a poesia realista. Simbolismo. Conto e poesia de Florbela Espanca. Fernando Pessoa e seus veteranos. Romance contemporâneo. Literatura africana e timorense.

EMENTA

Educação Especial. Fundamentos Históricos, Epistemológicos e Pedagógicos da Educação Especial. Necessidades Educacionais Especiais. Especificidades nas Áreas Visual, Auditiva, Mental, Motora e Socioemocional e de altas habilidades/superdotação.

EMENTA

Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.  

EMENTA

Aperfeiçoamento da compreensão e produção escrita da língua inglesa em nível intermediário. Prática da compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática a nível pós-intermediário.  

EMENTA

Sintaxe interna. Constituintes oracionais: palavras de classe aberta, sintagma nominal, verbal e adjetival – função sintática. As palavras de classe fechada e a funcionalidade na estrutura dos sintagmas preposicional e adverbial.  

EMENTA

Noções introdutórias de psicolinguística. Processos de aquisição da língua materna e da língua estrangeira. Ensino da língua materna e da língua estrangeira. Competência comunicativa. Sociolinguística aplicada ao ensino.  

EMENTA

Literatura de informação. Poesia e a prosa. Diferentes períodos (fases) da literatura brasileira. Estudo estético-estilístico e temático dos diferentes períodos. Estudo e análise dos principais autores.

EMENTA

Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustetável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.

EMENTA

Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem.

EMENTA

Introdução à compreensão e à produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado.

EMENTA

A sintaxe externa. Sentenças simples: tipologia. Hipotaxe e parataxe. Os nexos oracionais: os articuladores e o sentido. Articuladores de coesão nas estruturas subordinadas. O pronome relativo – função. Relações e processos de construção de sentido: elementos ideológicos.    

EMENTA

Prática de Ensino: elaboração de material didático. Planejamento e modalidade específica de avaliação. Regência de classe no Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

EMENTA

Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e Linguagem. Culturas e Identidades Surdas. Sinal e seus Parâmetros. Noções gramaticais e Vocabulário Básico.

EMENTA

  Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado. Iniciação à pesquisa científica através da compreensão e produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Leitura intensiva de textos relevantes sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa.    

EMENTA

A natureza do significado. Propriedades semânticas. Relações de sentido entre as palavras e as sentenças. A análise dos fenômenos semânticos nos níveis: estrutural, textual e discursivo. Operações semânticas nas construções. Dêixis, atos de fala e implicaturas. Fontes de oposições: sinonímia e paráfrase, antonímia, hiponímia, polissemia e homonímia. Metáfora.

EMENTA

Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Escola como campo de pesquisa.

EMENTA

O texto e suas propriedades. O parágrafo. Modo de organização argumentativa: estrutura e relações heterogêneas - descrição, explicação e narração.

EMENTA

  Concepções do ensino de língua. O agir escolar no ensino de língua materna e língua estrangeira. A questão da oralidade no universo escolar. Letramento literário.

EMENTA

Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso de Libras em Contextos.

EMENTA

Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível avançado. Sistematização de estratégias de redação de trabalho acadêmico em língua inglesa.

EMENTA

Categorias semânticas no texto. Estrutura e função do documento. Identificação do conteúdo mínimo, padrões de organização do conteúdo e estrutura textual. Modos e meios de reprodução, recuperação da informação técnica. Níveis de análise: linguístico e vocabular, morfossintática e discursivo, informativo, conhecimento técnico, legibilidade e usabilidade. Regência e concordância.

EMENTA

Elaboração de trabalho monográfico sobre tema específico do curso.

EMENTA

Sala de aula como campo de pesquisa.

EMENTA

Estratégias argumentativas entre os procedimentos discursivos: a dissertação. A argumentação. A coerência. A coesão.

EMENTA

Prática de Ensino: orientação para regência de classe em língua portuguesa e língua inglesa e literaturas no Ensino Médio. Relatório final e apresentação dos resultados obtidos durante a prática de ensino.

EMENTA

Gestão e Organização da Educação. Teorias da Administração e da Gestão Educacional. Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico.

EMENTA

Consolidação da competência de compreensão e expressão oral e escrita, com debates a partir de temas polêmicos, assuntos socioculturais e pedagógicos. Fundamentos da análise do discurso oral e escrito em língua inglesa.

EMENTA

O discurso. Enunciado e contexto. Leis e competências do discurso. As bases de análise. Enunciação, pragmática e argumentação. Sintaxe e semântica discursiva.

EMENTA

Panorama social, histórico, econômico e político dos períodos literários, por meio da prosa e poesia em língua inglesa. Leitura e análise de autores representativos dos períodos e gêneros literários da língua inglesa.

EMENTA

A formação específica como campo de pesquisa.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 233
E-MAIL: letras@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Carlos Eduardo Canani
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática