Filosofia da antiguidade a contemporaneidade. A metafísica e seus dissidentes. Epistemologia. Ética. Filosofia política. Filosofia da arte e estética. Filosofia da cultura.
Pedagogia e as ciências da educação. Fundamentos epistemológicos da Pedagogia. A formação do pedagogo: perfil e campo profissional.
Comunicação. Funções da linguagem. Língua oral e escrita. Estruturas frasais. Estrutura oracional. Construção e compreensão do texto. Coerência e informações implícitas.
Processos de desenvolvimento humano e construção da linguagem e pensamento: aspectos sócio-históricos e psicopedagógicos.
Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Paradigmas curriculares. Pensamento curricular brasileiro. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas.
Escrita e pesquisa na Universidade. Oralidade. Leitura. Escrita. Propriedades textuais. Produção de texto.
Teorias da aquisição da linguagem. Enfoque psicolinguístico Variação linguística: aquisição da fala e da escrita. Sociogênese da linguagem. Variedade linguística. Concepções de linguagem subjacentes a diferentes práticas de alfabetização. Aquisição de linguagem e alfabetização.
Histórico. Processos psicológicos básicos. Personalidade. Transtornos mentais e somáticos. Terapias.
Sociologia como ciência. Conceituações e demarcação. Pensamento sociológico de Ëmilie Durkheim, Max Weber e karl Marx. Estrutura e estratificação social. Classes sociais enfoque de senso comum e dialético. Mudança e estabilidade social. Ideologia.
Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil.
Literatura infantil universal fonte de cultura oral. Literatura Infantil Brasileira Contemporânea. Literatura Infantil Catarinense.
Universidade: produção e socialização do conhecimento. Noções de pesquisa e de ciências. Tipos de conhecimento. Pesquisa em educação. Normas para apresentação de trabalho acadêmico.
Ecologia. Natureza e meio ambiente. Saúde e ambiente no desenvolvimento de municípios saudáveis. Saúde coletiva e qualidade de vida. Saneamento básico e ambiental.
Profissão docente: Identidade e Formação.
Sociologia: origem e desenvolvimento. Indivíduo e sociedade. Cultura. Estratificação e mobilidade sociais. Estado e política. Educação e socialização. Sistema de ensino e reprodução social. Sociologia e a realidade social.
Noções de informática. informática e educação. Tecnologia e sociedade. Sala de aula e as tecnologias.
Fundamentos da prática docente. Áreas de atuação profissional. Concepção de Ensino. Concepção de Aprendizagem: sala de aula e suas dinâmicas.
Fundamentos históricos, epistemológicos e padagógicos da educação especial. A diferença/deficiência como uma construção social. Necessidades educacionais especiais: especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio-emocional. A contribuição da perspectiva sócio-cultural para práticas pedagógicas inclusivas.
Educação de jovens, Adultos e do Campo: concepções do processo de alfabetização no Brasil contemporâneo. A educação popular e suas trajetórias. A diversidade: Fundamentos históricos, filosóficos, antropológicos e sociológicos da educação de jovens e adultos e do campo. Educação Étnico-Racial e Indígena: A construção das relações étnico-raciais no Brasil e suas implicações educacionais. Noções de raça, racismo, identidade e etnia. Relações étnia. Relações étnico-raciais e currículo. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais e para o ensino de história e Cultura Afro-brasileira e Africana. Pesquisas em relações étnico-raciais e indígenas: metodologias e tendências.
Tendências teórico-metodológicas sobre a relação educação e sociedade. A pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. Aproximação do aluno com a realidade escolar. Identificação de temas e problemas de pesquisa na área educacional-escolar.
Diferença, diversidade e desigualdade. A ação pedagógica e as diferenças na escola.
História da educação. Tendências pedagógicas. Teorias de Aprendizagem. Processo Ensino-aprendizagem escolar.
Atividade profissional docente. Planejamento. Metodologias. Conteúdos curriculares. Avaliação da aprendizagem.
Estágio curricular obrigatório: dimensão pedagógica e legal. Contextualização histórica no Brasil. Saberes e fazeres da docência na Educação Básica. Construção da proposta pedagógica: observação, problematização e elaboração. Contato e definição da realidade campo de estágio. Diagnóstico da realidade.
Surdez e linguaguem. Fundamentos históricos e epistemológicos da língua de sinais. O sinal e seus parâmetros. Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e letramento: Aspectos históricos da alfabetização e letramento. Concepções e métodos. Processo inicial da alfabetização e Letramento. Inserção no cotidiano da Educação. Planejamento e organização dos processos de alfabetização e letramento. Fundamentos e Metodologia de Matemática: Processo de ensino aprendizagem da matemática. Educação matemática no contexto histórico, social e cultural. Fundamentos dos conteúdos numéricos, sistemas, medidas de giometria. Inserção no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos Metodologia de Protuguês: Processo de aquisição da língua oral e escrita. Registro da oralidade. Atos de ler, escrever e fala. Metodologia de Educação Física: História e evolução da educação física. Metodologia da educação física. A pedagogia da corporeidade. Educação física escolar. Educação.
Elaboração do projeto de pesquisa. Documentos de pesquisa. Levantamento no campo de pesquisa. Coleta de dados.
Reingresso no campo de estágio e levantamento da temática para o desenvolvimento do estágio. Elaboração do projeto de estágio. Intervenção direta do estágio nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Intervenção direta em sala de aula. Elaboração do relatório de estágio.
Comunicação: Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.
Fundamentos e Metodologia de História e Geografia: Objeto de análise da História e Geografia. Fundamentos conceituais e metodológicos. Princípios pedagógicos. Inserção no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos e Metodologia das Artes: Contextualização histórica e pressupostos filosóficos. Arte, educação e cultura. Propostas curriculares oficiais do ensino de Artes. Inserção no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos e Metodologia de Educação Física: História e evolução da educação física. Metodologia da eduação física. A pedagogia da corporeidade. Educação física escolar. Educação e movimento. Fundamentos e Metodologia de Ciências: O ensino de ciências nos anos iniciais: diferentes abordagens. Produção do conhecimento científico. Construção de conceitos científicos. Processos de ensinar e aprender ciências. Propostas curriculares oficiais do ensino de ciência. Inserção das ciências no cotidiano da Educação.
Análise dos dados. Elaboração do relátorio final da pesquisa.
Estrutura da educação básica: diretrizes, legislação e Proposta Curricular de SC. Educação das relações étnico-raciais: Lei 10639/2003. Educação ambiental: legislação. Educação especial na educação básica: diretrizes. Educação em Direitos Humanos: legislação.
Dimensões da prática docente no cotidiano na Educação Infantil. Reflexão como fundamento das práticas pedagógicas. Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender. Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio.
Fundamentos da Educação Infantil: Concepção de criança. Histórico da educação infantil no Brasil. Política de atendimento à criança de 0 a 6 anos no Brasil. Concepções atuais de educação infantil. Instituições de educação infantil, famílias e cocialização das crianças. Cotidiano e Prática Pedagógica na Educação Infantil: Propostas pedagógicas e currículo na educação infantil. Organização do cotidiano na educação infantil: tempo espaço. Papel do educador. Instrumentos da prática pedagógica: planejamento, registro e avaliação. Jogo, Interação e Linguagem na Educação Infantil: Eixos estruturantes do trabalho educativo: jogo, interação e linguagem. Papel do jogo no processo de desenvolvimento. Jogo, brinquedo e brincadeira na educação infantil. Direito à Infância e Educação: Papel do estado: diferentes políticas sociais em relação às crianças e as infâncias. Diferentes instituições educacionais para a infância de 0 a 12 anos. Condições de vida das crainças na rua, na escola, no trabalho na família e nas imagens de cinema, literatura e teatro. Crianças excluídas ou não do sistema educacional e das políticas públicas.
Produção de artigo científico. Comunicação da pesquisa em eventos científicos.
Educação Formal e Não Formal: concepções, aspectos históricos, sociológicos e culturais.
Cultura, Identidade. Teoria do reconhecimento. Teorias da Etnicidade. Diferença e Diversidade. Educação multicultural crítica. Atividade pedagógica, cultura e ambiente histórico.
Investigação sobre os processos de gestão em diferentes situações institucionais: escolares, sistemas educacionais formais e não formais e empresariais.
Gestão e Organização da Educação: Fundamentos teóricos da administração. Teorias da administração e da gestão educacional. A organização do trabalho escolar. Gestão educacional: esferas locais, regionais, estaduais e nacionais. Avaliação Institucional: Fundamentos da Avaliação Institucional. Experiência internacional e brasileira. Dimensões da Avaliação Institucional. Análise de qualidade e produtividade na Instituição: fundamentos e inserção na Avaliação Institucional. Papel da avaliação externa. Avaliação Institucional X Avaliação da aprendizagem: utilização de instrumentos para administrar a Instituição. Currículo e Organização Escolar: Currículo, escola e sociedade. Pressupostos sociofilosóficos de propostas curriculares de diferentes sistemas de educação e níveis de ensino. Currículo no cotidiano da escola. Propostas curriculares alternativas. Projeto Político Pedagógico: instrumento teórico-metodólogico de organização do trabalho pedagógico escolar. Dimensões e princípios do Projeto Político Pedagógico. Legislação que sustenta o processo e a elaboração de um Projeto Político Pedagógico. Acompanhamento a avaliação do Projeto Político Pedagógico.
Apresentação do resultado das pesquisas em eventos científicos.