Alterar visualização


EMENTA

Filosofia da antiguidade a contemporaneidade. A metafísica e seus dissidentes. Epistemologia. Ética. Filosofia política. Filosofia da arte e estética. Filosofia da cultura.

EMENTA

Pedagogia e as ciências da educação. Fundamentos epistemológicos da Pedagogia. A formação do pedagogo: perfil e campo profissional.

EMENTA

Comunicação. Funções da linguagem. Língua oral e escrita. Estruturas frasais. Estrutura oracional. Construção e compreensão do texto. Coerência e informações implícitas.

EMENTA

Processos de desenvolvimento humano e construção da linguagem e pensamento: aspectos sócio-históricos e psicopedagógicos.

EMENTA

 

EMENTA

Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Paradigmas curriculares. Pensamento curricular brasileiro. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas.

EMENTA

Escrita e pesquisa na Universidade. Oralidade. Leitura. Escrita. Propriedades textuais. Produção de texto.

EMENTA

Teorias da aquisição da linguagem. Enfoque psicolinguístico Variação linguística: aquisição da fala e da escrita. Sociogênese da linguagem. Variedade linguística. Concepções de linguagem subjacentes a diferentes práticas de alfabetização. Aquisição de linguagem e alfabetização.

EMENTA

Histórico. Processos psicológicos básicos. Personalidade. Transtornos mentais e somáticos. Terapias.

EMENTA

Sociologia como ciência. Conceituações e demarcação. Pensamento sociológico de Ëmilie Durkheim, Max Weber e karl Marx. Estrutura e estratificação social. Classes sociais enfoque de senso comum e dialético. Mudança e estabilidade social. Ideologia.

EMENTA

Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil.

EMENTA

Literatura infantil universal fonte de cultura oral. Literatura Infantil Brasileira Contemporânea. Literatura Infantil Catarinense.

EMENTA

Universidade: produção e socialização do conhecimento. Noções de pesquisa e de ciências. Tipos de conhecimento. Pesquisa em educação. Normas para apresentação de trabalho acadêmico.

EMENTA

Ecologia. Natureza e meio ambiente. Saúde e ambiente no desenvolvimento de municípios saudáveis. Saúde coletiva e qualidade de vida. Saneamento básico e ambiental.

EMENTA

Profissão docente: Identidade e Formação.

EMENTA

Sociologia: origem e desenvolvimento. Indivíduo e sociedade. Cultura. Estratificação e mobilidade sociais. Estado e política. Educação e socialização. Sistema de ensino e reprodução social. Sociologia e a realidade social.

EMENTA

Noções de informática. informática e educação. Tecnologia e sociedade. Sala de aula e as tecnologias.

EMENTA

Fundamentos da prática docente. Áreas de atuação profissional. Concepção de Ensino. Concepção de Aprendizagem: sala de aula e suas dinâmicas.

EMENTA

Fundamentos históricos, epistemológicos e padagógicos da educação especial. A diferença/deficiência como uma construção social. Necessidades educacionais especiais: especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio-emocional. A contribuição da perspectiva sócio-cultural para práticas pedagógicas inclusivas.

EMENTA

Educação de jovens, Adultos e do Campo: concepções do processo de alfabetização no Brasil contemporâneo. A educação popular e suas trajetórias. A diversidade: Fundamentos históricos, filosóficos, antropológicos e sociológicos da educação de jovens e adultos e do campo. Educação Étnico-Racial e Indígena: A construção das relações étnico-raciais no Brasil e suas implicações educacionais. Noções de raça, racismo, identidade e etnia. Relações étnia. Relações étnico-raciais e currículo. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais e para o ensino de história e Cultura Afro-brasileira e Africana. Pesquisas em relações étnico-raciais e indígenas: metodologias e tendências.

EMENTA

Tendências teórico-metodológicas sobre a relação educação e sociedade. A pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. Aproximação do aluno com a realidade escolar. Identificação de temas e problemas de pesquisa na área educacional-escolar.

EMENTA

Diferença, diversidade e desigualdade. A ação pedagógica e as diferenças na escola.

EMENTA

História da educação. Tendências pedagógicas. Teorias de Aprendizagem. Processo Ensino-aprendizagem escolar.

EMENTA

Atividade profissional docente. Planejamento. Metodologias. Conteúdos curriculares. Avaliação da aprendizagem.

EMENTA

Estágio curricular obrigatório: dimensão pedagógica e legal. Contextualização histórica no Brasil. Saberes e fazeres da docência na Educação Básica. Construção da proposta pedagógica: observação, problematização e elaboração. Contato e definição da realidade campo de estágio. Diagnóstico da realidade.

EMENTA

Surdez e linguaguem. Fundamentos históricos e epistemológicos da língua de sinais. O sinal e seus parâmetros. Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.

EMENTA

Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e letramento: Aspectos históricos da alfabetização e letramento. Concepções e métodos. Processo inicial da alfabetização e Letramento. Inserção no cotidiano da Educação. Planejamento e organização dos processos de alfabetização e letramento. Fundamentos e Metodologia de Matemática: Processo de ensino aprendizagem da matemática. Educação matemática no contexto histórico, social e cultural. Fundamentos dos conteúdos numéricos, sistemas, medidas de giometria. Inserção no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos Metodologia de Protuguês: Processo de aquisição da língua oral e escrita. Registro da oralidade. Atos de ler, escrever e fala. Metodologia de Educação Física: História e evolução da educação física. Metodologia da educação física. A pedagogia da corporeidade. Educação física escolar. Educação.

EMENTA

Elaboração do projeto de pesquisa. Documentos de pesquisa. Levantamento no campo de pesquisa. Coleta de dados.

EMENTA

Reingresso no campo de estágio e levantamento da temática para o desenvolvimento do estágio. Elaboração do projeto de estágio. Intervenção direta do estágio nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Intervenção direta em sala de aula. Elaboração do relatório de estágio.

EMENTA

Comunicação: Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.

EMENTA

Fundamentos e Metodologia de História e Geografia: Objeto de análise da História e Geografia. Fundamentos conceituais e metodológicos. Princípios pedagógicos. Inserção no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos e Metodologia das Artes: Contextualização histórica e pressupostos filosóficos. Arte, educação e cultura. Propostas curriculares oficiais do ensino de Artes. Inserção no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos e Metodologia de Educação Física: História e evolução da educação física. Metodologia da eduação física. A pedagogia da corporeidade. Educação física escolar. Educação e movimento. Fundamentos e Metodologia de Ciências: O ensino de ciências nos anos iniciais: diferentes abordagens. Produção do conhecimento científico. Construção de conceitos científicos. Processos de ensinar e aprender ciências. Propostas curriculares oficiais do ensino de ciência. Inserção das ciências no cotidiano da Educação.

EMENTA

Análise dos dados. Elaboração do relátorio final da pesquisa.

EMENTA

Estrutura da educação básica: diretrizes, legislação e Proposta Curricular de SC. Educação das relações étnico-raciais: Lei 10639/2003. Educação ambiental: legislação. Educação especial na educação básica: diretrizes. Educação em Direitos Humanos: legislação.

EMENTA

Dimensões da prática docente no cotidiano na Educação Infantil. Reflexão como fundamento das práticas pedagógicas. Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender. Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio.

EMENTA

Fundamentos da Educação Infantil: Concepção de criança. Histórico da educação infantil no Brasil. Política de atendimento à criança de 0 a 6 anos no Brasil. Concepções atuais de educação infantil. Instituições de educação infantil, famílias e cocialização das crianças. Cotidiano e Prática Pedagógica na Educação Infantil: Propostas pedagógicas e currículo na educação infantil. Organização do cotidiano na educação infantil: tempo espaço. Papel do educador. Instrumentos da prática pedagógica: planejamento, registro e avaliação. Jogo, Interação e Linguagem na Educação Infantil: Eixos estruturantes do trabalho educativo: jogo, interação e linguagem. Papel do jogo no processo de desenvolvimento. Jogo, brinquedo e brincadeira na educação infantil. Direito à Infância e Educação: Papel do estado: diferentes políticas sociais em relação às crianças e as infâncias. Diferentes instituições educacionais para a infância de 0 a 12 anos. Condições de vida das crainças na rua, na escola, no trabalho na família e nas imagens de cinema, literatura e teatro. Crianças excluídas ou não do sistema educacional e das políticas públicas.

EMENTA

Produção de artigo científico. Comunicação da pesquisa em eventos científicos.

EMENTA

Educação Formal e Não Formal: concepções, aspectos históricos, sociológicos e culturais.

EMENTA

Cultura, Identidade. Teoria do reconhecimento. Teorias da Etnicidade. Diferença e Diversidade. Educação multicultural crítica. Atividade pedagógica, cultura e ambiente histórico.

EMENTA

Investigação sobre os processos de gestão em diferentes situações institucionais: escolares, sistemas educacionais formais e não formais e empresariais.

EMENTA

Gestão e Organização da Educação: Fundamentos teóricos da administração. Teorias da administração e da gestão educacional. A organização do trabalho escolar. Gestão educacional: esferas locais, regionais, estaduais e nacionais. Avaliação Institucional: Fundamentos da Avaliação Institucional. Experiência internacional e brasileira. Dimensões da Avaliação Institucional. Análise de qualidade e produtividade na Instituição: fundamentos e inserção na Avaliação Institucional. Papel da avaliação externa. Avaliação Institucional X Avaliação da aprendizagem: utilização de instrumentos para administrar a Instituição. Currículo e Organização Escolar: Currículo, escola e sociedade. Pressupostos sociofilosóficos de propostas curriculares de diferentes sistemas de educação e níveis de ensino. Currículo no cotidiano da escola. Propostas curriculares alternativas. Projeto Político Pedagógico: instrumento teórico-metodólogico de organização do trabalho pedagógico escolar. Dimensões e princípios do Projeto Político Pedagógico. Legislação que sustenta o processo e a elaboração de um Projeto Político Pedagógico. Acompanhamento a avaliação do Projeto Político Pedagógico.

EMENTA

Apresentação do resultado das pesquisas em eventos científicos.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 413
E-MAIL: pedagogia@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Mariléia Aparecida Wolff Tubs
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática