Alterar visualização


EMENTA

Escrita e pesquisa na Universidade. Propriedades do texto: unidade, contextualização. Compreensão dos textos. Intertextualidade. Tipos de discursos. Descrição. Narração. Dissertação.

EMENTA

Cultura. Identidade. Teoria do reconhecimento. Teorias da etnicidade, Diferença e diversidade. Educação multicultural crítica. Atividade pedagógica, cultura e ambiente histórico.

EMENTA

Filosofia da antigüidade a contemporaneidade. A metafísica e seus dissidentes. Epistemologia. Ética. Filosofia política. Filosofia da arte e estética. Filosofia da cultura.

EMENTA

Pedagogia e as ciências da educação. Fundamentos epistemológicos da Pedagogia. A formação do pedagogo: perfil e campo profissional.

EMENTA

Processos de desenvolvimento humano e aquisição da linguagem escrita na criança: aspectos sócio-histórico e psicopedagógico.

EMENTA

Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento.

EMENTA

EMENTA

Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil.

EMENTA

Autoria - produção e difusão do conhecimento. Noções básicas de produção de textos da esfera acadêmica. Composição. Redação. Produção de texto. Reprodução. Paráfase. Descrição. Narração. Dissertação.

EMENTA

Histórico. Processos psicológicos básicos. Personalidade. Transtornos mentais e somáticos. Terapias.

EMENTA

Sociologia como ciência. Conceituações e demarcação. Pensamento sociológico de Ëmilie Durkheim, Max Weber e Karl Marx. Estrutura e estratificação social. Classes sociais enfoque de senso comum e dialético. Mudança e estabilidade social. Ideologia.

EMENTA

Pressupostos teóricos e tendências pedagógicas da educação.

EMENTA

Literatura infantil universal fonte de cultura oral. Literatura Infantil Brasileira Contemporânea. Literatura Infatil Catarinense.

EMENTA

Universidade: criação e produção do conhecimento. Noções de pesquisa e de ciência. Tipos de conhecimento. Pesquisa em ciências sociais e em educação. Normas para apresentação de trabalho acadêmico.

EMENTA

Ecologia. Natureza e meio ambiente. Saúde e ambiente no desenvolvimento de municípios saudáveis. Saúde coletiva e qualidade de vida. Saneamento básico e ambiental.

EMENTA

Profissão Docente: Indentidade e Formação.

EMENTA

Sociologia: origem e desenvolvimento. Indivíduo e sociedade. Cultura. Estratificação e mobilidade sociais. Estado e política. Educação e socialização. Sistema de ensino e reprodução social. Sociologia e a realidade social.

EMENTA

Noções de informática. Informática e educação. Tecnologia e sociedade. Sala de aula e as tecnologias.

EMENTA

Fundamentos psicológicos da educação. Psicologia da educação. Concepções de desenvolvimento humano. Contribuições da psicologia para a aprendizagem escolar.

EMENTA

Didática ciência da educação: perfil de cada licenciatura. Áreas de atuação profissional. Competências e habilidades da prática docente. Conteúdos Básicos. Prática Pedagógica. Tópicos de estudo diversificação da formação.

EMENTA

Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. A diferença/deficiência como uma construção social. Necessidades educacionais especiais: especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio-emocional. A contibuição da perspectiva sócio-cultural para práticas pedagógicas inclusivas.

EMENTA

Educação de Jovens, Adultos e do Campo: Concepções do processo de alfabetizaçao no Brasil contemporâneo. A educação popular e suas trajetórias. A diversidade: Fundamentos históricos, filosóficos, antropológicos e sociológicos da educação de jovens e adultos e do campo. Educação Étnico-Racial e Indígena: A construção das relações étnico-raciais no Brasil e suas implicações educacionais. Noções de raça, racismo, identidade e etnia. Relações étnico-raciais e currículo. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais e para o ensino de história e Cultura Afro-brasileira e Africana. Pesquisas em relações étnico-raciais e indígenas: metodologias e tendências.

EMENTA

Tendências teórico-metodológicas dos estudos sobre a relação educação e sociedade. A pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. Aproximação do aluno com a realidade escolar e a apreensão de diferentes realidades. Identificação de temas e problemas de pesquisa na área educacional-escolar.

EMENTA

Diferença, diversidade e desigualdade. A ação pedagógica e as diferenças na escola.

EMENTA

Estágio curricular obrigatório: dimensão pedagógica e legal. Contextualização histórica no Brasil. Saberes e fazeres da docência na Educação Básica. Construção da proposta pedagógica: observação, problematização, elaboração.

EMENTA

Fundamentos históricos e epistemológicos da língua de sinais.O sinal e seus parâmetros. Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.

EMENTA

Fundamentos e Metodologia da Alfabetização: Aspectos históricos da alfabetização. Concepções e métodos. Processo inicial da alfabetização. Inserção no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos e Metodologia de Ciências: O ensino de ciências nos anos iniciais: diferentes abordagens. Produção do conhecimento científico. Construção de conceitos científicos. Processos de ensinar e aprender ciências. Propostas curriculares oficiais do ensino de ciências. Inserção das ciências no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos e Metodologia de Matemática: Processo de ensino aprendizagem da matemática. Educação matemática no contexto histórico, social e cultural. Fundamentos dos conteúdos numéricos, sistemas, medidas e geometria. Inserção no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos e Metodologia de Português: Processo de aquisição da língua oral e escrita. Registro da oralidade. Atos de ler, escrever e falar. Fundamentos e Metodologia de História e Geografia: Objeto de análise da História e Geografia. Fundamentos conceituais e metodológicos. Princípios pedagógicos. Inserção no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos e Metodologia da Artes: Contextualização histórica e pressupostos filosóficos. Arte, educação e cultura. Propostas curriculares oficiais do ensino de Artes. Inserção no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos e Metodologia de Educação Física: História e evolução da educação física. Metodologia da educação física. A pedagogia da corporeidade. Educação física escolar. Educação e movimento.

EMENTA

Orientação para implementação de projeto de pesquisa. Orientação e acompanhamento da pesquisa de campo e análise dos dados.

EMENTA

Avaliação Educacional: instrumento de gestão e planejamento. Formatos avaliativos e suas implicações nas políticas Educacionais. Avaliação Institucional, instrumento para a qualidade pedagógica. A contribuição dos docentes e discentes na Avaliação Educacional e no Planejamento.

EMENTA

Teorias da aquisição da linguagem. Enfoque psicolingüístico Variação lingüística: aquisição da fala e da escrita. Sociogênese da linguagem. Variedade lingüística. Concepções de linguagem subjacentes a diferentes práticas de alfabetização. Aquisição de linguagem e alfabetização.

EMENTA

Contato com a realidade campo de estágio ( educação formal e não formal). Definição do campo de estágio. Diagnóstico da realidade e levantamento da temática para o desenvolvimento do estágio. Elaboração do pré-projeto de estágio.

EMENTA

Política educacional no Brasil. Fundamentos legais, técnicos e administrativos da Educação Básica. O professor, a Educação Básica e a legislação vigente.

EMENTA

Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.

EMENTA

Fundamentos e Metodologia da Alfabetização: Aspectos históricos da alfabetização. Concepções e métodos. Processo inicial da alfabetização. Inserção no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos e Metodologia de Ciências: O ensino de ciências nos anos iniciais: diferentes abordagens. Produção do conhecimento científico. Construção de conceitos científicos. Processos de ensinar e aprender ciências. Propostas curriculares oficiais do ensino de ciências. Inserção das ciências no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos e Metodologia de Matemática: Processo de ensino aprendizagem da matemática. Educação matemática no contexto histórico, social e cultural. Fundamentos dos conteúdos numéricos, sistemas, medidas e geometria. Inserção no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos e Metodologia de Português: Processo de aquisição da língua oral e escrita. Registro da oralidade. Atos de ler, escrever e falar. Fundamentos e Metodologia de História e Geografia: Objeto de análise da História e Geografia. Fundamentos conceituais e metodológicos. Princípios pedagógicos. Inserção no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos e Metodologia da Artes: Contextualização histórica e pressupostos filosóficos. Arte, educação e cultura. Propostas curriculares oficiais do ensino de Artes. Inserção no cotidiano da Educação Básica. Fundamentos e Metodologia de Educação Física: História e evolução da educação física. Metodologia da educação física. A pedagogia da corporeidade. Educação física escolar. Educação e movimento.

EMENTA

Trabalho acadêmico na Universidade: estrutura e formatação. Pesquisa no cotidiano escolar. Elaboração e execução de projeto de pesquisa na escola.

EMENTA

Educação Formal e Não Formal: concepções, aspectos históricos, sociológicos e culturais.

EMENTA

Dimensões da prática docente no cotidiano educacional. Reflexão como fundamento das práticas pedagógicas. Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender. Sistematização e desenvolvimento do projeto de estágio.

EMENTA

Conceito de ética. Inter-relações entre Ética, Moral, Direito. Inter-relações entre Ética e Deontologia. História e conceito de bioética. Princípios da bioética: principais temas da bioética. Ética em pesquisa com seres humanos.

EMENTA

Fundamentos da Educação Infantil: Concepção de criança. Histórico da educação infantil no Brasil. Política de atendimento à criança de 0 a 6 anos no Brasil. Concepções atuais de educação infantil. Instituições de educação infantil, famílias e socialização das crianças. Cotidiano e Prática Pedagógica na Educação Infantil: Propostas pedagógicas e currículo na educação infantil. Organização do cotidiano na educação infantil: tempo espaço. Papel do educador. Instrumentos da prática pedagógica: planejamento, registro e avaliação. Jogo, Interação e Linguagem na Educação Infantil: Eixos estruturantes do trabalho educativo: jogo, interação e linguagem. Papel do jogo no processo de desenvolvimento. Jogo, brinquedo e brincadeira na educação infantil. Direito à Infância e Educação: Papel do estado: diferentes políticas sociais em relação às crianças e as infâncias. Diferentes instituições educacionais para a infância de 0 a 12 anos. Condições de vida das crianças na rua, na escola, no trabalho, na família e nas imagens do cinema, literatura e teatro. Crianças excluídas ou não do sistema educacional e das políticas públicas.

EMENTA

Conclusão e apresentação de projeto de pesquisa sobre o cotidiano educacional escolar. Desenvolvimento da pesquisa. Elaboração de relatório parcial da pesquisa.

EMENTA

Investigação sobre os processos de gestão em diferentes situações institucionais: escolares, sistemas educacionais formais e não formais e empresariais.

EMENTA

Gestão e Organização da Educação: Fundamentos teóricos da administração. Teorias da administração e da gestão educacional. A organização do trabalho escolar. Gestão educacional : esferas locais, regionais, estaduais e nacionais. Avaliação Institucional: Fundamentos da Avaliação Institucional. Experiência internacional e brasileira. Dimensões da Avaliação Institucional. Análise de qualidadae e produtividade na Instituição: fundamentos e inserção na Avaliação Institucional. Papel da avaliação externa. Avaliação Institucional X Avaliação da aprendizagem: utilização de instrumentos para administrar a Instituição. Currículo e Organização Escolar: Currículo, escola e sociedade. Pressupostos sociofilosóficos de propostas curriculares de diferentes sistemas de educação e níveis de ensino. Currículo no cotidiano da escola. Propostas curriculares alternativas. Projeto Político Pedagógico: instrumento teórico-metodológico de organização do trabalho pedagógico escolar. Dimensões e princípios do Projeto Político Pedagógico. Legislação que sustenta o processo e a elaboração de um Projeto Político Pedagógico. Acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico.

EMENTA

Desenvolvimento do projeto de pesquisa. Elaboração do relatório final da pesquisa. Produção de artigo científico. Comunicação da pesquisa. Comunicação de trabalhos em eventos científicos. Instituições de fomento à pesquisa. Formatação de currículum vitae no sistema Lattes.

EMENTA

Apresentação do resultado das pesquisas em eventos científicos.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 413
E-MAIL: pedagogia@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Mariléia Aparecida Wolff Tubs
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática