Introdução e conceitos fundamentais da arquitetura e do urbanismo. Arquitetura e meios de expressão. O campo profissional do arquiteto e urbanista. O homem e a transdormação do ambiente construído. Relações entre a arquitetura e a cidade.
Conceitos básicos para geometria analítica e espacial. Introdução à geometria fractal.
Materiais para desenho. Representação gráfica de projetos de edificações e projetos urbanísticos. Normas da ABNT para o desenho técnico. Escala e convenções. Linguagem técnica da representação dos elementos através de plantas, cortes elevações e detalhes.
Princípios básicos do desenho geométrico. introdução ao estudo da geometria descritiva aplicada à arquitetura. conceito de projeção e planos de projeção. Representação de figuras geométricas: ponto, reta e plano no espaço. Sistema mongeano de representação. Planificação de figuras.
Estudo das artes na cultura ocidental da pré-história ao século XXI. Relações entre os movimentos artísticos, estética e o pensamento contemporâneo.
Teoria e prática da linguagem visual aplicada à Arquitetura e Urbanismo. Percepção, escala e proporção. Transposição dos modelos tridimensionais para modelos bidimensionais. desenho a mão livre. Teoria das cores. Técnicas de representação e expressão gráfica.
Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.
Elementos e formas fundamentais das estruturas. Introdução aos sistemas construtivos. Características geométricas dos corpos. Linhas de estado. Estudo qualitativo das vigas, pórticos, arcos, tirantes, treliças e grelhas isostáticas. Ênfase em construção de maquetes e análise de modelos estruturais.
Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.
Representação digital técnica em nível fundamental. Desenho técnico assistido por computador com base nas normas de representação. Abstração de formas e volumes. Desenho normativo aplicado ao projeto de arquitetura e urbanismo assistido por computador.
Meios, métodos e materiais para a produção de maquetes. A maquete como ferramenta projetual em Arquitetura e Urbanismo. Elaboração de modelos físicos em diversas escalas.
Estática dos corpos rígidos. Centro de gravidade. Momento de inércia de figuras planas. Esforços solicitantes em estruturas isostáticas. Sistemas reticulados planos. Introdução a análise de estruturas, vigas e pilares.
Práticas extensionistas do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Introdução aos procedimentos compositivos relacionados à forma e ao espaço arquitetônicos. Conceitos, elementos e etapas do processo projetual na arquitetura. Estudos de projetos referenciais. Noções de Ergonomia. Interpretação de programa de baixa complexidade e projetos de pequena escala.
Levantamento altimétrico e curvas de nível. Medidas de ângulos. Orientações. Medidas diretas e indiretas de distâncias. Levantamento planimétrico. Métodos de nivelamento. Coordenadas topográficas. Modelo topográfico para terraplanagem.
Representação tridimensional da arquitetura e urbanismo. Maquete eletrônica. Uso de ferramentas, técnicas e formas de utilização. Conceitos de texturas, iluminação, câmeras e animação em maquetes eletrônicas.
História, estudo, interpretação e análise crítica da arquitetura e urbanismo. Crescimento e transformação da arquitetura e do urbanismo desde a antiguidade até o século XIX.
Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.
Estudo de materiais, técnicas e equipamentos aplicáveis aos sistemas e subsistemas construtivos para elaboração de projetos de arquitetura, urbanismo, paisagismo e execução de obras. Instalação de obras. Planejamento e instalações de canteiros. Sistemas construtivos tradicionais e racionalizados para pequenas e médias construções. Análise da viabilidade técnica e econômica de uma obra respondendo às exigências de desempenho (ABNT).
Estudo dos conceitos, condicionantes e intervenientes na concepção do objeto arquitetônico. Caracterização da linguagem arquitetônica e seu nexo com questões construtivas, tecnológicas, funcionais e de lugar. Exercícios projetuais de pequena escala com detalhamento construtivo.
Meio ambiente e o conforto térmico na arquitetura e no urbanismo. Sustentabilidade ambiental e bioclimatismo. Ventilação, iluminação natural e artificial. Movimento aparente do sol e o uso de proteções.
Introdução ao conceito BIM. Estrutura de navegação do projeto. Criação de elementos arquitetônicos, estruturais e sistemas prediais. Composições volumétricas. Condicionantes dimensionais do projeto. Logística gráfica dos componentes construtivos. Detalhamento, listas de materiais e quantitativos.
Estudo da produção e estruturação da arquitetura e da cidade moderna. História, estudo e análise crítica do urbanismo do século XX aos dias de hoje. Evolução urbana e arquitetônica no Brasil e pensamentos da cidade moderna.
Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.
Instalações prediais de água fria. Instalações prediais de água quente. Instalações prediais de esgotos sanitários. Disposição e tratamento dos efluentes domésticos em sistemas simplificados. Instalações de prevenção contra incêndios: extintores, hidráulico preventivo e gás. Coletores pluviais.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Conforto, eficiência energética e sustentabilidade em arquitetura e urbanismo. Exercício projetual de média escala em nível de anteprojeto em contexto urbano consolidado com foco na arquitetura sustentável. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o pçerfil do egresso.
Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustentável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.
Métodos de análise de ensolação. Trocas térmicas. Projeto e análise de proteções solares. Climatização e vegetação e seus efeitos. Efeito estufa. Desempenho térmico de materiais e componentes construtivos. Racionalização energética no projeto de edificação com ar condicionado. Nível de intensidade sonora. Aspectos psico-fisiológicos do som. Cálculo e dimensionamento do isolamento acústico. Condicionamento acústico de ambientes.
Estudo e projeto de instalações elétricas prediais de baixa tensão, telefonia, lógica e TV, considerando a legislação e a aplicação em projetos de edificações. Normas gerais. Exercícios práticos e soluções usuais de instalações elétricas.
Espaço edificado, espaço aberto e suas complexidades. Projeto de equipamento multifuncional de média escala em nível de anteprojeto em contexto urbano consolidado com foco nas interrelações entre arquitetura e urbanismo. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Noções de infraestrutura e supraestrutura. Tensões e deformações. Lei de Hooke. Graus de estaticidade. Reações de apoio. Esforços axiais. Cisalhamento. Flexão. Solicitações múltiplas. Flambagem. Sistemas treliçados. Obtenção dos diagramas e cálculo dos esforços internos solicitantes.
Arquitetura da paisagem. Espaço urbano: paisagem urbana, espaços abertos, categorias do espaço, equipamentos comunitários, praças e parques. Espaços especiais e transitórios. Estudo da vegetação. Proposta urbana de intervenção no espaço aberto de uso da comunidade.
Panorama descritivo analítico da arquitetura brasileira desde o descobrimento até a metade do século XX. Estudo da produção arquitetônica na formação das cidades e ocupação do território brasileiro. Conhecimento da linguagem arquitetônica, tipologia, programa de necessidades, relações com entorno, tecnologias disponíveis e materiais construtivos.
Luz natural. Sistemas de iluminação natural, luz natural e o ser humano. Relação da luz natural com o conforto térmico. Elementos e recursos arquitetônicos para utilização da luz natural nas edificações. Iluminação artificial: projeto luminotécnico. Integração dos sistemas de iluminação artificial com a luz natural. Efeitos cênico-luminosos. Eficiência energética.
Propriedades físicas e mecânicas da madeira. Tensões de ruptura e tensões admissíveis. Dimensionamento e verificação de peças de seção simples ou composta sujeitas à tração, compressão, cisalhamento, torção e flexão. Estabilidade de peças de madeira. Ligações, detalhes construtivos. Dimensionamento de travejamentos, coberturas, cimbramentos e escoramentos.
Conhecimento de espaços abertos, sua classificação, finalidades, organização funcional, estruturação. Análise e diagnóstico da paisagem. Tratamento paisagístico e criação de novas imagens espaciais, com especial ênfase à rua e à praça. Análise da construção da paisagem antrópica através de modelos da história dos jardins e sua relação com a arquitetura e a paisagem.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Reconhecimento da realidade regional e definição de linguagem arquitetônica contemporânea a partir de métodos inovativos, normativos, miméticos ou tipológicos. Elaboração de projeto de média complexidade contemplando a relação arquitetura e região em seus aspectos naturais, sociais, culturais, paisagísticos e urbanísticos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Estudo dos sistemas estruturais para projetos de edificações, com abordagem qualitativa. Pré- dimensionamento. Tipos e modelos de estruturas. Lançamento estrutural. Combinação de ações em estruturas.
Estudo da cidade como fato econômico, político, social e cultural. Urbanização. Planejamento urbano. Instrumentos de controle urbanístico. Estatuto da cidade. Plano diretor. Habitabilidade urbana. Proposta de organização espacial de um espaço intraurbano.
Abordagens conceituais e metodológicas do projeto arquitetônico. Organização e dimensionamento dos espaços internos da edificação. Detalhamento dos elementos de arquitetura e equipamentos. Atividade de projeto de espaços internos, desenvolvida até o nível de anteprojeto.
Introdução ao concreto armado. Dimensionamento de lajes, escadas e marquises. Dimensionamento de vigas. Dimensionamento de pilares.
Análise da construção da paisagem antrópica através de grandes modelos da história universal dos jardins e sua relação com a arquitetura e o urbanismo. Tratamento paisagístico e criação de novas imagens espaciais, com especial ênfase ao parque e ao sistema viário. Implantação e manutenção de projetos de arquitetura da paisagem. Especificação vegetal e de materiais.
Conceituação de patrimônio histórico e cultural. Estudo dos conceitos de conservação e preservação no mundo ocidental e, em especial, no Brasil. As questões dos valores artístico, cultural, arquitetônico e urbanístico, considerando as cartas patrimoniais e a legislação nacional. Educação Patrimonial. Dimensão democrática do patrimônio cultural e sua aplicação em inventários participativos.
Arquitetura e paisagem natural e construída. Concepção estrutural, viabilidade técnica e sistemas aplicáveis em edificação em altura. Projeto integrado de arquitetura, urbanismo e paisagismo com verticalização em setor urbano consolidado com alta densidade de uso do solo. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Projeto da cidade. Métodos, estruturas e instrumentos para organização do espaço urbano. Noções de geoprocessamento. Relações entre planejamento urbano e desenho urbano. Gestão urbana. Análise e desenvolvimento de proposta para uma cidade, com ênfase nos aspectos morfológico- funcionais, conceitos de centralidade, acessibilidade, mobilidade e crescimento urbano.
Morfologia e funcionamento das estruturas de aço. Noções de tensão e protensão. Normas. Limites. Estudos de casos. Detalhamento construtivo da edificação em aço.
Sistemas de gerenciamento e planejamento de obras. Fases da construção civil. Compatibilização de projeto arquitetônico e projetos complementares. Quantificação e orçamentação de obra de construção civil. Estruturas organizacionais para gerenciamento das operações. Controle de custos e prazos. Análise da idade técnica, econômica e financeira de empreendimentos. Memoriais descritivos de obra e memorial do proprietário.
Técnicas de conservação, preservação, restauro e recuperação. Estudo de programas nacionais de recuperação, restauro e intervenção no patrimônio urbano e arquitetônico. Patologia das edificações e sistemas de diagnósticos. Caso prático objetivando o registro documental das características formais e estado de conservação, intervenção e restauro em edificação existente, seguindo as recomendações do IPHAN e os documentos nacionais e internacionais relativos à preservação patrimonial.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Arquitetura e rearquitetura. Valorização do patrimônio construído. Projeto como articulador entre passado e futuro. Projeto integrado de arquitetura, urbanismo e patrimônio de grande complexidade programática de edifício multifuncional em centralidade urbana.
Metodologia de intervenção no espaço urbano. Projetos de intervenção em espaço urbano consolidado e de expansão. Avaliação dos impactos decorrentes de intervenção urbana.
Exercício profissional do arquiteto. Leis, decretos, decisões normativas e atos do CAU. Regularização de obras e aprovação de projetos. Honorários. Licitações. Código de defesa do consumidor. Código civil. Relação cliente – profissional. Arquiteto e a relação com a sociedade. Ética profissional. Contrato. Escritório. Responsabilidade civil e profissional.
Tópicos especiais de planos e projetos para o território regional. Estudos e propostas para a região visando crescimento sustentável da cidade e a implementação de programas de educação ambiental. Metrópole suas potencialidades e seus problemas. Paisagem urbana e rural. Projetos de intervenção na escala regional.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Trabalho com fundamentação teórica e prática de conhecimentos, desenvolvendo processo de pesquisa, elaborando a base teórica para o projeto de conclusão de curso.
Complementação do ensino e da aprendizagem aos acadêmicos pela realização de estágio curricular em escritórios de arquitetura, empresas construtoras e demais locais com atividades afins.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Pesquisa, análise e elaboração do projeto. Apresentação do trabalho final.