Introdução e conceitos fundamentais da arquitetura e do urbanismo: trilogia vitruviana. Espaço e matéria na produção da arquitetura dos edifícios e da cidade. O homem e o ambiente construído. Relações entre a arte e a arquitetura da cidade. Arquiteto frente à sociedade. Arquitetura e urbanismo na linha do tempo e espaço. Introdução ao exercício profissional do arquiteto e urbanista. Arquitetura e meios de expressão.
Conceitos básicos para geometria analítica e espacial. Introdução à geometria fractal.
Leitura. Habilidades básicas de produção textual, coesão, coerência, clareza, concisão. Análise interpretativa de textos. Discussão de conteúdos. Desempenho oral, ordenado e fluente.
Materiais para Desenho. Representação gráfica de projetos de edificações e projetos urbanísticos. Normas da ABNT para o Desenho Técnico. Escala e convenções. Linguagem técnica da representação dos elementos através de plantas, cortes elevações e detalhes.
Princípios básicos do desenho geométrico. Introdução ao estudo da geometria descritiva aplicada à arquitetura. Conceito de projeção e planos de projeção. Representação de figuras geométricas: ponto, reta e plano no espaço. Sistemas Mongeano de representação. Planificação de figuras.
Estudos das artes visuais na cultura Ocidental, a partir dos conceitos de tradição e modernidade. Análise das transformações ocorridas no contexto histórico, especialmente, no campo da arte, na estética e no pensamento moderno para apreender as ideias que fundamentam as novas poéticas e os movimentos de arte.
Teoria e Prática da Linguagem Visual. Introdução ao processo de organizar o espaço através do desenho: traço, proporção, perspectiva, desenho de observação e figura humana. Desenho como forma de construção do raciocínio do espaço. Esquemas gráficos de desenho de projeto. Percepção, escala e proporção. Fundamentos da forma bidimensional e princípio de organização, para aplicação ao projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Desenho a mão livre. Teoria das cores. Técnicas de expressão gráfica Introdução das técnicas de apresentação de projetos.
Elementos e formas fundamentais das estruturas. Introdução aos sistemas construtivos. Características geométricas dos corpos. Linhas de estado. Estudo das vigas, pórticos, arcos, tirantes, treliças e grelhas isostáticas. Ênfase em construção de maquetes, aulas de campo e laboratoriais.
Elementos e formas fundamentais das estruturas. Introdução aos sistemas construtivos. Características geométricas dos corpos. Linhas de estado. Estudo das vigas, pórticos, arcos, tirantes, treliças e grelhas isostáticas. Ênfase em construção de maquetes, aulas de campo e laboratoriais.
Representação digital técnica em nível fundamental. Desenho técnico assistido por computador com base nas normas de representação. Abstração de formas e volumes. Desenho normativo aplicado ao projeto de arquitetura e urbanismo assistido por computador.
Desenho técnico. Perspectiva paralela. Sombra na perspectiva paralela. Métodos de perspectiva cônica. Perspectivas internas. Sombras e reflexos em perspectivas. Técnicas de apresentação de perspectivas. Representação de elementos arquitetônicos em nível avançado. Desenho técnico aplicado em projetos de arquitetura e urbanismo.
Introdução à teoria da evolução urbana. O pré-urbanismo e urbanismo. Interpretação do processo do crescimento e de transformação das cidades desde a Antiguidade até o século XIX.
História das artes e estética, com ênfase nas manifestações brasileiras. História e cultura afrobrasileira. Influências das artes na arquitetura e urbanismo da antiguidade à revolução industrial aos nossos dias.
Ciência e construção do conhecimento. Processo de pesquisa. Planejamento da pesquisa. Construção da problemática. Desenvolvimento do Projeto.
Introdução aos procedimentos compositivos relacionados à forma e ao espaço arquitetônico. Estudos de projetos referenciais. Relações entre espaço interno e espaço externo. Noções de Ergonomia. Função e caráter do espaço, da forma. Interpretação de programa de baixa complexidade (projeto unifamiliar para baixa renda). Exercícios projetuais de pequena escala.
Medidas de ângulos. Orientações. Medidas diretas e indiretas de distâncias. Levantamento planimétrico e altimétrico. Métodos de nivelamento. Coordenadas topográficas. Modelo topográfico para terraplanagem.
Estudo dos aspectos sensiveis e tecnologicos da concepção e produção de arquitetura. Introdução conhecimento dos fatores intervenientes na determinação do objeto arquitetônico. Observação, percepção e análise do objeto arquitetônico. Conceitos, elementos e etapas do processo projetual na arquitetura. Projeto do ambiente construído destinado à habitação unifamiliar e/ou multifamiliar geminada de pequena escala.
Sustentabilidade ambiental. Bioclimatismo e arquitetura. Meio ambiente e o conforto térmico na arquitetura e no urbanismo. Meios naturais e artificiais. Movimento aparente do sol e uso de brises. Movimento aparente do sol e o uso de proteções. Tipos de clima e a adequação arquitetônica e urbana. Diferenças de dilatações térmicas através das estruturas. Tipos de clima e a adequação arquitetônica. Ventilação natural.
Representação tridimendional da Arquitetura e Urbanismo. Maquete eletrônica. Uso de ferramentas, técnicas e formas de utilização. Produção de imagens renderizadas (foto-realismo). Conceitos de texturas, iluminação, câmeras e animação em maquetes eletrônicas. Edição de imagens digitais.
História, estudo e análise crítica do urbanismo do século XX aos dias de hoje. A emergência do urbanismo enquanto disciplina, campo reflexivo e propositivo destinado a configurar a cidade moderna. Evolução urbana no Brasil e pensamentos da cidade moderna.
Arquitetura e cidade na Antiguidade clássica: Grécia e Roma. O Império Bizantino e o mundo islâmico: sua influência na arquitetura ocidental. Arquitetura e cidade na Idade Média: românico e gótico. A produção arquitetônica na Idade Moderna: Renascimento e Barroco, os ciclos pós-clássicos: maneirismo, barroco e rococó; os contextos históricos e sócio-culturais. Análise crítica das realizações arquitetônicas mais representativas e das manifestações mais importantes das demais artes visuais dos períodos estudados.
Domínio de croquis perspectivos como meio de raciocínio especulativo e projetual. Experimentação de soluções diferenciadas de situações espaciais. Adequação do desenvolvimento de técnicas e o uso de materiais compatíveis com e desenho de croquis. Experimentação dos meios, métodos e materiais, para a produção de maquetes. Abordagem sobre o emprego de maquetes na ação de projetar na área da Arquitetura e Urbanismo.
Estática dos corpos rígidos. Centro de gravidade. Momento de inércia de figuras planas. Esforços solicitantes em estruturas isostáticas. Sistemas reticulados planos. Análise de estruturas, vigas e pilares.
Introdução ao estudo do fenômeno arquitetônico sob o ponto de vista teórico. Fatores da arquitetura e suas relações. Conhecimento e práxis no campo da arquitetura. Conceito de excelência na arquitetura. Estética da arquitetura: arquitetura como linguagem. Questões projetuais e contemporaneidade.
Caracterização da linguagerm arquitetônica e seu nexo com questões construtivas, funcionais e de lugar. Estudos sobre eficiência energética e sustentabilidade em arquitetura. Exercício projetual de média escala em contexto urbano consolidado. O contexto e suas interelações. Projeto de edificação em nível de anteprojetos, com enfoque no setor social/comunitário.
O ambiente espacial do lugar. Trocas térmicas. Métodos de análise de ensolação. Projetos e análise de proteções solares. Climatização e vegetação e seus efeitos. Efeito estufa. Desempenho térmico de materiais e componentes construtivos. Racionalização energética no projeto de edificação com ar condicionado. Nível de intensidade sonora. Aspectos psicofisiológicos do som. Cálculo e dimensionamento do isolamento acústico. Condicionamento acústico de ambientes.
Análise de viabilidade técnica e econômica de edificação. Utilizando técnicas e materiais aplicáveis ao processo construtivo: cimento, cal e gesso, tecmologia do concreto, materiais cerâmicos e subprodutos, alvenaria e argamassas, impermeabilizantes. Sistemas construtivos tradicionais e recionalizados para pequenas e medias construções. Análise e desenvolvimento tecnológico respondendo a exigências de desempenho (ABNT).
Estudo da cidade como fato econômico, político, social e cultural. Estudo das principais correntes e teorias sociológicas da urbanização e da organização das cidades. Discussão do processo de urbanização como agente de transformação das estruturas sócio-espaciais urbanas. Estudo dos marcos conceituais e abordagem metodológica do espaço urbano.
Estudo da produção e estruturação da arquitetura e da cidade moderna. Principais vertentes, matrizes e expressões da primeira metade do século XX. Matrizes e vertentes do racionalismo do mivimento moderno, idéais que forjaram sua concepção e avanços tecnológicos e científicos que permitiram sua realização.
Estudo de sistemas construtivos usuais, de técnica comunente utilizada. Conhecimentos sobre Infraestrutura, supraestrutura. Tensões e deformações. Lei de Hooke. Esforço axial. Cisalhamento. Flexão. Solicitações múltiplas. Flambagem. sistemas treliçados. Abordagem das normas brasileiras (ABNT).
Concepções clássicas e contemporâneas da sociologia do trabalho, da divisão social e de gênero. Direitos humanos e educação das relações étnico-raciais. Processos de trabalho. Inovação tecnológica. Reestruturação produtiva e mercado de trabalho. Organização dos trabalhadores. Era industrial e pós-industrial.
Estudo de materiais, técnicas e equipamentos aplicáveis aos sistemas e subsistemas construtivos para elaboração de projetos de arquitetura, urbanismo, paisagismo e execução de obras. Instalação de obras. Planejamento e instalações de canteiros. Materiais, execução e patologias. Análise da viabilidade técnica e econômica de uma obra.
Projetos de ambientes para equipamentos de uso coletivo/ comercial/ industrial ou serviços, cujos espaços demandem uso de sistemas de estruturas para vencer grandes vãos. Conforto ambiental e aspectos de ecoarquitetura. Detalhamento executivo. Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Conforto Ambiental- acústico.
Luz natural. Sistemas de iluminação natural, luz natural e o ser humano. Efeitos cênco-luminoso da luz na arquitetura. Relação da luz natural com o conforto térmico. Elementos e recursos arquitetônicos para utilização da luz natural nas edificações. Iluminação artificial: projeto lumino técnico. Integração dos sistemas de iluminação artificial com a luz natural. Eficiência energética.
Projeto e detalhamento arquitetônico e estrutural da edificação, com ênfase em madeira.
Estudo e projeto de instalações elétricas prediais de baixa tensão, telefonia, lógica e Tv, considerando a legislação e a aplicação em projetos de edificações. Normas gerais. Exercícios práticos e soluções usuais de instalações elétricas.
Noções gerais de hidráulica. Instalação de água fria e quente em edifícios. Instalação de gás. Canalização de águas pluviais. Escoamento de líquidos, conduto forçado. Formas para a solução de problemas típicos de hidráulica. Noções de cálculo do canal. Exercícios práticos e aplicações. Esgotos domiciliares. Aproveitamento e armazenamento de águas pluviais. Sistema hidráulico de prevenção contra incêndios (NSCI).
Patrimônio cultural. Conservação, restauro e revitalização de unidade de conjuntos urbanos. Técnicas de restauro. Patrimônio cultural brasileiro. Visita técnica.
Estudo dos sitemas estruturais para projetos de edificações, com abordagem qualitativa e noções de carga e pré-dimensionamento. Tipos e modelos de estruturas.
Arquitetura da paisagem: conceituação teórica e elaboração de propostas com vistas aos conhecimentos básicos necessários à intervenção no espaço aberto de uso da comunidade. Espaço urbano: paisagem urbana, espaços abertos- open spaces, categorias do espaço, esquipamentos comunitários, praças e parques. Espaços especiais e transitórios. Estudo da vegetação.
Continuidade urbana. O contexto e suas inter-relações. Estudo do setor urbano consolidado para exerecício/inserção de projeto de edificação de interesse público/privado. Projeto arquitetônico de edifício plurifuncional horizontal em centralidade urbana, considerando legislação, ocupação do solo, fluxos e mobilidade urbana e necessidades de uso. Projeto integrado de Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia de instalações prediais, funcionalidade espacial, conforto ambiental, e criatividade plástica.
A cidade colonial na América Latina e no Brasil; análise das realizações mais importantes no âmbito da arquitetura e das artes visuais, com ênfase no Barroco brasileiro.
Paradigma de projeto e processo de projetação. Fundamentos e conceitos da Computação Gráfica avançada como ferramenta específica na concepção e produção da arquitetura. Recursos para a elaboração de maquetes eletrônicas complexas. Parametrização de projetos e construção. Introdução a banco de dados. Integração e compatibilização de projetos e a relação com a construção.
Introdução ao concreto armado. Pré-dimensionamento estrutural. Dimensionamento de lajes. Dimensionamento de escadas. Dimensionamento de marquises. Dimensionamento de vigas. Dimensionamento de pilares.
Leis, decretos, decisões normativas e atos do CAU. Exercício Profissional. Regularização de obras. Honorários. Licitações. Código de Defesa do Consumidor. Código Civil. Estatuto da Cidade. Questões políticas e socioeconômicas na produção, planejamento e projeto do ambiente construído (cotidiano e institucional), relativas ao espaço, técnica, organização, habitabilidade, plástica e escala na postura e prática profissional. Ética profissional no embasamento histórico e filosófico ocidental.
Conhecimento de espaços abertos, sua classificação, finalidades, organização funcional, estruturação. Análise e diagnóstico da paisagem. Tratamento paisagístico e criação de novas imagens espaciais, com especial ênfase à rua e à praça. Análise da construção da paisagem antrópica através de modelos da hostória dos jardins e sua relação com a arquitetura e a paisagem.
Estudo dos conceitos e das técnicas para conservação, preservação e restauro do patrimônio histórico e arquitetônico e seu rebatimento na prática de intervenção, no mundo ocidental e em especial no Brasil. As questões dos valores artístico, cultural, arquitetônico e urbanístico, considerando as cartas patrimoniais e a legislação nacional. Reflexão sobre os pressupostos conceituais e teóricos necessários à elaboração de projeto arquitetônico de intervenção em edificação existente, seguindo as recomendações do IPHAN e os documentos nacionais e internacionais relativos a preservação patrimonial. Estudo de casos.
Planejamento - características e inter-relações com o desenvolvimento urbano. Objetivos e metodologia do planejamento urbano e sua aplicação no espaço. Instrumentos de controle urbanístico. Estatuto da Cidade. Plano Diretor. Índices e parâmetros urbanísticos. Formulação de proposta de organização espacial de um espaço intra-urbano.
O contexto e suas inter-relações. Estudo de setor urbano consolidado com alta densidade de uso do solo para inserção de projeto de edificação de complexidade vertical. Legislação de uso do solo e código de obras. Racionaliazação e pré-dimensionamento dos elementos da estrutura. Circulação vertical mecânica: sistema preventivo contra incêndio.
Abordagens conceituais e metodológicas do projeto arquitetônico. Ergonomia. Acessibilidade universal. Organização e dimensionamento dos espaços internos da edificação. detalhamento dos elementos de arquitetura e equipamentos. Atividade de projeto de espaços internos, desenvolvida até o nível de anteprojeto.
Quantificação e orçamentação de obra de construção civil. Compatibilização de projeto arquitetônico e projetos complementares. Elaboração de memoriais descritivos de obra e memorial do proprietário. Caderno de encargos.
Morfologia e funcionamento das estruturas de aço. Noções de tensão e protensão. Normas. Limites. Estudos de casos. Detalhamento construtivo da edificação em aço.
Meio ambiente. Legislação ambiental e estrutura institucional de meio ambiente nos níveis de governo. EIAs e RIMAs. Caracterização dos sistema de infraestrutura e saneamento urbanos. Cidade saudável: saúde e ambiente urbano. Planos de saneamento - Resíduos sólidos, Drenagem urbana, Esgoto Sanitário. Ações de saneamento. Controle de Vetores.
Análise da construção da paisagem antrópica através de grandes modelos da história universal dos jardins e sua relação com a arquitetura e a paisagem. Tratamento paisagístico e criação de novas imagens espaciais, com especial ênfase ao parque e ao sistema viário. Implantação e manutenção de projetos de arquitetura da paisagem. Especificação vegetal e de materiais.
Técnicas de restauro e recuperação. Patologias das edificações e sistemas de diagnósticos. Caso prático objetivando o registro documental das características formais e estado de conservação de arquiteturas históricas a partir de estudos realizados in situ. Projeto de conservação e restauro.
Projeto da cidade. Métodos, estruturas e instrumentos para organização do espaço urbano. Análise e desenvolvimento de proposta para uma cidade, com ênfase nos aspectos morfológico-funcionais, conceitos de centralidade, acessibilidade, mobilidade e crescimento urbano. Noções de geoprocessamento. Relações entre planejamento urbano e desenho urbano. Aplicação de conceitos de gestão urbana.
Questões socioeconômicas e políticas no projeto arquitetônico cotidiano e institucional elaborado a partir do espaço, da técnica, da organização da habitabilidade, da plástica e da escala. Embasamento teórico de projetos de grande complexidade programática. Análise crítica de repertório e estudos de caso. Condicionantes econômicas e técnicas, ambientais, fluxos e mobilidade urbana, legislação e ocupação do solo. Composição arquitetônica e funcionalidade. Desenvolvimento e detalhamento arquitetônico e tecnológico do projeto analisado.
Áreas afins. Documentação formal. Conduta e procedimentos do estagiário. Exercício da prática profissional em escritórios, empresas privadas ou públicas, que desenvolvam atividades de arquitetura e de usbanismo, para estimular e ampliar o entrosamento entre o plano didático e prática do exercício profissional.
Tópicos especiais de planos e projetos para a território regional. Estudos e propostas para a região visando crescimento sustentável da cidade e a implementação de programas de educação ambiental. A metrópole suas potencialidades e seus problemas. Paisagem urbana e rural. Projetos de intervenção na escala regional.
Sistemas de gerenciamento e planejamento de empreendimentos. Fases da construção civil. Estruturas organizacionais para gerenciamento das operações. Controle de custos e prazos. Análise da idade técnica, econômica e financeira de empreendimentos. A inflação e seus efeitos no planejamento. Orçamentação com uso de softwares. O canteiro de obras e sua organização.
Detalhamento de proposta em espaço intra-urbano: análise dos aspectos físicos e morfológicos e do tipo de intervenção. Identificação de problemas decorrentes destas medidas e da possibilidade de aplicação de instrumentos legais. Resoluções do CONAMA.
Relação da arquitetura com a construção e os projetos complementares. CAU e CREA - habilitações profissionais.
Complementação do ensino e da aprendizagem aos acadêmicos pela realização de estágio curricular a partir do Eixo articulado, em escritórios de arquitetura, empresas construtoras e demais locias com atividades afins.
Relação cliente - profissional. O CAU, o IAB, a ASBEA, o arquiteto e a relação com a sociedade. Ética profissional. O contrato. O escritório. Responsabilidade civil e profissional. Organização e prática profissional. Aprovação de projetos.
Trabalho com fundamentação teórica e prática de conhecimentos, desenvolvendo processo de pesquisa, elaborando a base teórica para o projeto de Conclusão de Curso
Projetos arquitetônicas e urbanísticos com ênfase em prospecção de tecnologias e condições futuras. Novos materiais e técnicas construtivas. Desenvolver um projeto para este lugar num tempo futuro.
Exercício de investigação e da prática da arquitetura e urbanismo. Participação em projetos de cunho social através de convênios em escritórios de projetos de arquitetura e urbanismo, e em empresas privadas ou públicas.
Pesquisa, análise e elaboração do projeto. Apresentação do trabalho final.