Alterar visualização


EMENTA

Introdução ao estudo da anatomia: conceito, nomenclatura, planos e eixos de estudo. Osteologia. Artrologia. Miologia.

EMENTA

Célula procariótica e eucariótica. Membrana celular. Organelas celulares. Citogenética humana. Microbiologia e parasitologia.

EMENTA

Composição da matéria viva. Bioquímica dos tecidos, sangue, e da respiração. Equilíbrio ácido-básico. Introdução ao metabolismo celular. Glicólise. Ciclo de Krebs. Fosforilação oxidativa. Oxidação dos ácidos graxos e aminoácidos. Biossíntese de carboidratos, lipídeos e aminoácidos. Integração metabólica. Ácidos nucléicos. RNA e DNA.

EMENTA

Referencial teórico, filosófico e científico na prática da fisioterapia, sua organização no Brasil e no mundo, atuação social da fisioterapia e sua participação em soluções de problemas da comunidade. CREFITO/COFFITO. Resoluções, autarquias, equipes multidisciplinares, locais de atuação e mercado de trabalho. Incapacidade física e reabilitação. Atuação do fisioterapeuta junto a um público alvo heterogêneo. Reconhecimento de técnicas de fisioterapia convencional e específicas.

EMENTA

Ciência e construção do conhecimento. Ciência e Universidade. Leitura e escrita acadêmica. Organização e apresentação de trabalhos acadêmicos. Comunicação de trabalhos científicos na graduação - ABNT. Ética na pesquisa.

EMENTA

Teoria da comunicação. Fonética e Fonologia. Prosódia. Ortografia. Analogia vocabular. Concordância. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Leitura crítica. Redação funcional.

EMENTA

Sistemas cardiovascular, respiratório, digestivo, urinário, reprodutor, endócrino para a atuação do fisioterapeuta. Órgãos dos sentidos.

EMENTA

Métodos óticos em microscopia ótica e eletrônica. Fenômenos de superfície. Agentes físicos no organismo humano. Bases físicas do radiodiagnóstico. Líquidos do organismo. Princípios físicos básicos da circulação e respiração. Estruturas moleculares. Biofísica do sistema. Radioatividade e radiações em biofísica. Radiações eletromagnéticas.

EMENTA

Fisiologia celular. Fisiologia dos sistemas muscular, ósseo, cardiorespiratório, nervoso, endócrino, reprodutor e digestivo.

EMENTA

Técnicas histológicas e microscopia. Tecidos: epitelial, conjuntivo, ósseo, muscular e nervoso. Introdução ao estudo da embriologia. Sistemas: circulatório, respiratório, digestivo, urogenital, endócrino. Pele e anexos.

EMENTA

Anatomia funcional do sistema nervoso. Origem embrionária, organização e classificação, estrutura externa e interna do sistema nervoso central, sistema nervoso periférico e sistema nervoso autônomo.

EMENTA

História da saúde coletiva. Processo saúde doença. Reforma sanitária. Sistema Único de Sáude - SUS. Noções básicas de Epidemiologia aplicada. Indicadores de saúde. Planejamento e gerência em saúde coletiva. Organização de uma Unidade Sanitária. Conceitos de trabalho em equipe. Atenção fisioterapêutica na saúde coletiva.

EMENTA

Fundamentos da Biomecânica. Princípios físicos da Biomecânica. Estática e cinemática. Modelos e estudo da Biomecânica. Alavancas. Força e Torque. Centro de gravidade. Equilíbrio. Tópicos especiais.

EMENTA

Introdução a Cinesiologia. Métodos de avaliação do movimento. Cinesiologia do movimento humano. Lubrificação articular. Cinesiologia da postura e da marcha. Cinesiologia da coluna vertebral, e dos membros superiores e inferiores. Cinesiologia da respiração.

EMENTA

Introdução a farmacologia, farmacocinética, farmacodinâmica, farmacologia do SNA e SNC, farmacologia da dor e inflamação, farmacologia do sistema circulatório, digestivo, renal, respiratório, quimioterápicos. Tópicos especiais.

EMENTA

Fisiologia da prática do exercício, dos mecanismos de respostas e adaptações, do consumo energético, testes de avaliação, bionergética e fase de recuperação.

EMENTA

Anatomia patológica. Alterações do metabolismo celular. Morte celular. Pigmentos. Alterações circulatórias. Processo inflamatório. Reparação e cicatrização. Anormalidade do crescimento celular. Neoplasias. Imunologia. Imunidade inata. Imunidade adquirida. Resposta imune. Hipersensibilidade. Doença auto-imune. Imunologia dos tumores e transplantes.

EMENTA

Introdução à cinesioterapia. Percepção corporal através do movimento. O estudo do movimento como forma de terapia. Aplicação dos diferentes tipos de exercícios físicos: passivo, ativo, ativo assistido, ativo-resistido, isocinético, concêntrico e excêntrico, cadeia cinética aberta e fechada. Exercícios proprioceptivos e pliométricos.

EMENTA

Introdução e conceituação de Ética. Direito, Moral e Religião.Direitos humanos e saúde. Políticas públicas de inclusão social. Papel da fisioterapia. Relacionamento com o doente, a comunidade, colegas e outros profissionais da saúde. Apresentação das normas disciplinares do exercício profissional, as limitações, código de Ética Profissional do Fisioterapeuta. Bioética. Aspectos éticos da reprodução humana. Manutenção da vida. Ciência e ética. Pesquisas biomédicas em seres humanos. Responsabilidade civil e penal do fisioterapeuta. Sigilo profissioanl.

EMENTA

Fisioterapia preventiva. Atuação do fisioterapeuta nos diferentes níveis de prevenção, nas áreas de obstétrica, pediátrica, ortopedia e traumatologia, cardiologia e pneumologia, geriatria, neurologia, uroginecologia, dermato-funcional e desportiva. Prevenção de acidentes nas atividades de vida diárias. Prevenção em pacientes com cuidados especiais (vulneráveis). Prevenção e auto-cuidado na atuação profissional (ergonomia e doenças infecto-contagiosas).

EMENTA

Semiologia. Avaliação Fisioterapêutica. Anamnese. Exame físico. Inspeção, palpação, percussão, ausculta, provas de função muscular, goniometria, perimetria e mensuração. Avaliação sensorial. Avaliação neuro-musculo-esquelética.

EMENTA

Massagem terapêutica clássica: Efeitos fisiológicos, indicações, contra-indicações, avaliação do paciente, técnicas de aplicação. Reflexologia. Criomassagem. Massagem desportiva. Noções de Shantala. Quick massage. Pompage.

EMENTA

Sociologia como ciência: objeto e métodos. Importância da Sociologia para a compreensão dos processos sociais. Teorias clássicas da Sociologia: Durkheim, Marx e Weber. Teoria social em Marx: dialética aplicada à História e ao estudo da Sociedade. Teoria dos modos de produção. Modo de produção capitalista. Novos paradigmas sociológicos: modernidade e pós-modernidade. História da cultura afro e indígena brasileira. Políticas afirmativas.

EMENTA

Inter-relação das técnicas e métodos de manuseio em diferentes disfunções cinéticofuncionais. Tratamentos cinesioterapêuticos. Reeducação postural e funcional. Facilitação neuromuscular proprioceptiva. Avaliação das cadeias musculares. Identificação dos procedimentos para promover o equilíbrio muscular.

EMENTA

Conceito de saúde e doença. Promoção da saúde e prevenção de doenças. Condições de vida e saúde no Brasil. Ações educativas da saúde em geral. Relação entre educação e saúde. Educação em saúde e fisioterapia.

EMENTA

Introdução a fisiopatologia. Fisiopatologia respiratória, cardíaca, das doenças metabólicas, reumatológica, neurológica. Fisiopatologia da infecção, da dor e do trauma. Neoplasias e agentes carcinogênicos. Papel do fisioterapeuta frente ao paciente analisado.

EMENTA

Fundamentos da radiologia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética. Técnicas simples e contrastadas. Aspectos anatômicos e por imagem do sistema ósseo, muscular, articular, respiratório, digestivo, geniturinário, nervoso. Diagnóstico por imagens. Avaliação e interpretação dos seus resultados. Exames laboratoriais: leitura e interpretação.

EMENTA

Princípios e conceitos de alimentação, nutrição e nutriente na manutenção da saúde e na atividade física. Composição química e valor nutricional dos grupos de alimentos. Funções da alimentação no organismo e recomendações nutricionais. Dietética e dietoterapia.

EMENTA

Psicologia geral. Desenvolvimento humano. Personalidade e diferenças individuais. Constituição do ser humano como sujeito bio-psico-social. Contribuição da psicologia nas atividades profissionais do fisiotepauta.

EMENTA

Amputações, classificação e indicações. Fisioterapia pré e pós amputação. Próteses para membros superiores e inferiores. Fisioterapia pré e pós protetização. Órteses: tipos, indicações e prescrições.

EMENTA

Conceitos básicos em estatística. Níveis de mensuração das variáveis. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Probalidade. Variáveis aleatórias. Amostragem. Inferência estatística.

EMENTA

Termoterapia. Principais agentes termo terapêuticos. Efeitos fisiológicos e terapêuticos, indicações e contra-indicações. Técnicas de aplicação. Fototerapia. Principais agentes fototerapêuticos. Efeitos fisiológicos e terapêuticos, indicações e contra-indicações. Eletroterapia. Técnicas de aplicação. Princípios de eletricidade. Baixa e média frequência. Efeitos fisiológicos e terapêuticos. Indicações e contra-indicações.

EMENTA

Efeitos fisiológicos da água. Princípios físicos do meio aquático. Indicações e contra-indicações da fisioterapia aquática. Aplicações e procedimentos da Fisioterapia Aquática nas diferentes patologias de origem neurológica, ortopédica, traumatológica, reumatológica, geriátrica, obstétrica e pediátrica. Noções dos métodos Bad Ragaz, Halliwick e Watsu.

EMENTA

Introdução a Gerontogia e Geriatria. Curso de vida e classificação etárias. Distribuição demográfica e social. Fisiologia do envelhecimento. Transformação biológicas e psicológicas. Participação social e qualidade de vida na terceira idade. Avaliação e tratamento fisioterapêutica no idoso.

EMENTA

Introdução a gestão. Gestão de pessoas e de serviços. Serviços autônomos, cooperativas de serviços, qualidade de serviços. Marketing estratégico. Características do empreendedor. Empreendedorismo. Exercício profissional. Concepção da clínica/consultório. Gestão Hospitalar. Legislação sobre administração de serviços. Legislação trabalhista. Legislação previdenciária. Legislação tributária.

EMENTA

Avaliação fisioterapêutica, diagnóstico cinesiológico, aplicabilidade do tratamento, aspectos da fisiolterapia preventiva, uroginecológica, obstétrica, geriátrica, evolução e prognóstico do paciente.

EMENTA

Princípios clínicos e cirúrgicos do aparelho reprodutor feminino e masculino. Patologia mamária. Conhecimento do ciclo gravídico puerperal. Alterações durante e gestação. Medidas preventivas e tratamento fisioterapêutico durante o pré-natal e puerpério. Tratamento fisioterapêutico dos distúrbios ginecológicos e de pacientes mastectomizadas, nas intercorrências gestacionais, no climatério, incontinências urinárias e coloproctológicas. Doenças sexualmente transmissíveis.

EMENTA

Anatomia, histologia e fisiologia da pele. Noções de endocrinologia. Métodos e técnicas de avaliação aplicada à dermato-funcional. Principais distúrbios estéticos. Fisioterapia pré e pós-cirúrgica estética. Estética corporal e facial.

EMENTA

Fundamentos históricos da Ergonomia. Objetivos. Evolução da Ergonomia. Sobrecarga de trabalho (física, cognitiva, psíquica). Elementos para a transformação das condições de trabalho. Princípios fundamentais da intervenção Ergonômica. Antropometria e relações corporais. Barreiras arquitetônicas e cinesioterapia do trabalho. Metodologia da análise Ergonômica da trabalho (AET)

EMENTA

Prevenção das lesões desportivas. Etapa de reparação dos tecidos, muscular, ósseo, tendíneo e cartilaginoso. Técnicas e agentes terapêuticos empregados na reabilitação. Bandagens funcionais, enfaixamentos desportivos.

EMENTA

Ciência e construção do conhecimento. Processo de pesquisa. Planejamento da pesquisa. Construção da problemática. Metodologia da pesquisa.

EMENTA

Patologias, avaliação e tratamentos (fisioterápico) ortopédicos e traumatológicos. Terminologias, bases da ortopedia e traumatologia em fisioterapia. Fisioterapia preventiva nas alterações ortopédicas e traumatológicas. Fraturas, luxações e sub luxações. Procedimentos cirúrgicos.

EMENTA

Introdução a neonatologia, fisiologia e anatomia fetal, pré, peri, pós natal e atuação fisioterápica. Introdução a pediatria, distúrbios respiratórios, neurológicos, cardíacos e malformações. Enfoque no desenvolvimento neuropsicomotor. Atendimento pediátrico ambulatorial e hospitalar.

EMENTA

Patologias reumatológicas. Doenças degenerativas.

EMENTA

Patologias cardiovasculares. Bases da cirurgia cardíaca. Avaliação e reabilitação do paciente cardiopata. Teste ergométrico e eletrocardiograma. Fisioterapia no paciente crítico internado.

EMENTA

Prática supervisionada nas diferentes áreas do saber fisioterapêutico. Saúde coletiva e comunidade em geral. Educação ambiental, saúde e sociedade.

EMENTA

Desenvolvimento do projeto do trabalho do curso. Levantamento e coleta de dados.

EMENTA

Patologias do sistema nervoso. Avaliação, prevenção e intervenção fisioterapêutica nas patologias neurológicas.

EMENTA

Desenvolvimento neuropsicomotor normal e patológico. Conceitos neuroevolutivo Bobath. Técnicas e intervenção fisioterapêutica. Avaliação e minimização das sequelas neurológicas.

EMENTA

Doenças e afecções respiratórias. Distúrbios ventilatório no paciente cirúrgico. Avaliação pulmonar. Oxigenioterapia. Assistência ventilatória mecânica. Alterações hemodinâmicas na assistência ventilatória. Exames complementares. Intervenção fisioterapêutica.

EMENTA

Avaliação fisioterapêutica em reumatologia. Recursos terapêuticos e preventivos nas afecções reumatológicas.

EMENTA

Prática supervisionada nas diferentes áreas do saber fisioterapêutico. Fisioterapia na saúde coletiva, postos de saúde (Estratégia Saúde da Família - ESF) e atendimento domiciliar.

EMENTA

Prática supervisionada em pneumologia, cardiologia, pediatria, ortopedia, traumatologia, urologia, obstetrícia, queimados, neurologia e pós cirúrgicos, internados nas unidades clínica de médica.

EMENTA

Prática supervisionada em pneumologia, cardiologia e angiologia. Pediatria, ortopedia-traumatologia e reumatologia, neurologia adulto e infantil, urologia, ginecologia, fisioterapia desportiva e dermato-funcional.

EMENTA

Desenvolvimento das etapas do projeto de trabalho de curso, elaborado no 7º semestre. Execução do projeto de curso com análise e tratamento de dados. Relatório parcial da pesquisa.

EMENTA

Prática supervisionada nas diferentes áreas do saber fisioterapêutico. Fisioterapia na saúde coletiva, postos de saúde (Estratégica Saúde da Família - EDF) e atendimento domiciliar.

EMENTA

Prática supervisionada nas áreas de pneumologia, cardiologia, pediatria, ortopedia, neurologia, unidade de tratamento intensivo, unidade de tratamento de quiemados, pós cirúrgico, urologia, obstetrícia e oncologia.

EMENTA

Prática supervisionada em pneumologia, cardiologia e angiologia, ortopedia, neurologia adulto e pediátrica. Pediatria, fisioterapia desportiva, ginecologia, hidroterapia, e estética.

EMENTA

Conclusão e apresentação do relatório final da pesquisa (trabalho de curso). Elaboração e envio para publicação do artigo científico.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 428
E-MAIL: fisioterapia@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Tarso Waltrick
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática