Introdução ao estudo da anatomia. Anatomia do sistema nervoso. Sistema endócrino. Osteologia. Artrologia e miologia.
Estudo integrado do metabolismo bioquímico da respiração celular.
Razão e racionalidade na cultura Ocidental. Elementos na História da Filosofia. Filosofia, formas de conhecimento. Temas atuais de Filosofia.
Desenvolvimento histórico das práticas de saúde. Origem da Enfermagem. Enfermagem brasileira. Evolução histórica da prática de Enfermagem no Brasil, em Santa Catarina e Região Serrana. Perfil Profissional.
Estudo integrado de biologia molecular e celular, embriologia e histologia dos tecidos básicos do corpo humano. Sistemas digestório e endócrino.
Natureza da ciência e da pesquisa científica. Tipos de conhecimento. Produção científica na Enfermagem. Elaboração de trabalho acadêmico.
Evolução histórica do conceito de saúde e doença no contexto da sociedade. Homem e o processo saúde-doença. Relações étnico-raciais e saúde.. Saúde coletiva. Produção e distribuição da doença. Ações de saúde pública. Relação da saúde com outras áreas do conhecimento.
Anatomia dos sistemas digestório, respiratório, cardiocirculatório e urogenital.
Políticas públicas de saúde. Reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Saneamento básico e ambiental e suas relações com a saúde. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde.
Bases históricas, conceituais e usos da epidemiologia. Modelos teóricos em epidemiologia. Interpretação de dados epidemiológicos. Bases de pesquisas epidemiológicas: método epidemiológico. Epidemiologia descritiva e analítica. Indicadores de saúde. Processo epidêmico.
Mecanismos de controle fisiológico: Sistema Nervoso Central e Periférico. Órgãos dos Sentidos, Sistema Neuromuscular. Mecanismos de controle hidroletrolítico - Sistema Cardiocirculatório, Sistema Renal. Mecanismo de controle do metabolismo energético - Sistema Respiratório, Sistema Endócrino e Sistema Digestório. Mecanismos de controle da atividade reprodutiva - Sistema Reprodutivo Masculino e Feminino.
Morfologia, citologia e fisiologia das bactérias e fungos. Morfologia e dependência metabólica dos vírus. Fenômenos genéticos das bactérias e vírus. Ecologia geral dos microrganismos. Agentes antimicrobianos. Imunidade inata e adaptativa. Imunidade celular e humoral. Tecidos e órgãos. Linfóides. Antígeno. Anticorpo. Cooperação celular. Sistema fagocitário mononuclear.
Estudo da histologia funcional do corpo humano, dos sistemas cárdio-respiratório, linfático, imunitário, urinário, reprodutor masculino e feminino.
Conceitos básicos de nutrição. Valor nutricional dos alimentos (proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais). Leis da alimentação. Avaliação básica do estado nutricional. Necessidades e recomendações nutricionais. Determinantes sociais, biológicos, políticos e culturais do estado nutricional. Dietas hospitalares. Dietas especiais. Relações entre trabalho e educação alimentar: papel educativo do profissional enfermeiro.
Determinantes e processos de interação no cotidiano das práticas de enfermagem sob a perspectiva da psicologia. Comportamento do indivíduo frente ao processo saúde-doença. Trabalho interdisciplinar e os processos de grupo. Processo de gestão de pessoas.
Promoção da saúde. Vigilância epidemiológica. Educação Ambiental. Programa de saúde da família. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.
Princípios do desenvolvimento da conduta ética. Ser humano, a ética e o mundo científico. Responsabilidade profissional: ética, civil e penal. Dilemas éticos. Pressupostos básicos da conduta profissional. Legislação profissional: Lei do exercício profissional e Código de Ética. Órgãos de classe.
Receptores. Neurotransmissão. Agonista e Antagonista. Drogas e Sistema Nervoso Autônomo Simpático e Parassimpático. Vias de Administração e formulações farmacêuticas.
Parasitologia, Filo Protista. Filo Nemathelminthe, Filo Platyhelminthe - Classes trematoda e cestoda, e ectoprasitoses - Filo Arthropoda. Características gerais dos parasitos causadores de enfermidades, agentes etiológicos, ciclo evolutivo, sintomatologia, diagnóstico, epidemiologia e profilaxia.
Conceito de saúde e doença. Distúrbios vasculares, Processo inflamatório, hídricos e hemodinâmicos. Patologia cavitária e intoxicações. Processos patológicos celulares. Neoplasias.
Princípios científicos do cuidado de enfermagem. Fundamentos teórico-práticos dos cuidados de enfermagem com relação a: manutenção das funções vitais e reguladoras do organismo, manutenção da integridade corporal, alimentação e hidratação, terapêutica, eliminações, oxigenação, cuidado corporal, conforto físico, sono e repouso e noções de ergonomia. Fontes, funções e metabolismo dos nutrientes. Dietoterapia na enfermagem. Atividades práticas supervisionadas nos serviços de saúde.
Cuidado de Enfermagem à criança, adolescente e à família na comunidade. Criança, Adolescente e direitos humanos. Família, violência e drogadição. Ciclo evolutivo do Ser Humano. Sexualidade. Atividades práticas supervisionadas em serviço de saúde.
Histórico das concepções de educação em saúde. Fundamentos teóricos e metodológicos para a prática educativa em saúde. Educação popular e movimentos sociais. Práticas educativas em saúde. Métodos de ensino aprendizagem.
Drogas anti-inflamatórias, Drogas Antimicrobianas, Drogas do SNC, Drogas Gastrointestinais, Drogas Sistema Pulmonar. Drogas Cardiovasculares.
Retrospectiva histórica da psiquiatria e enfermagem psiquiátrica. Métodos e abordagens psiquiátricas. Reforma psiquiátria e a luta antimanicomial. Políticas de assistência psiquiátrica nacional e estadual. Psicopatologia das funções psíquicas. Introdução à enfermagem psiquiátrica: definições, conceitos e crenças.
Fundamentos teórico-práticos do cuidado de enfermagem: Semiologia e semiotécnica de enfermagem na atenção terciária de saúde. Atividades práticas supervisionadas nos serviços de saúde.
Teorias de enfermagem. Método científico, planejamento e avaliação da assistência de enfermagem.
Sistematização do cuidado em enfermagem. Instrumentos para o cuidado.
Cuidado de enfermagem à criança, adolescente e família no hospital e ambulatório. Atividades práticas supervisionadas em serviço de saúde.
Cuidado de enfermagem à saúde da mulher. Mulher e direitos humanos. Planejamento Familiar. Consulta de Enfermagem Ginecológica. Atividades práticas supervisionadas nos serviços de saúde.
Vigilâncias em saúde. Atividades práticas supervisionadas nos serviços de saúde.
Características e Propriedades do Material Genético. Regulação Gênica e diferenciação Celular. Cromossomas Humanos Normais e Aberrações Cromossômicas. Padrões de Herança Genética Bioquímica. Aconselhamento Genético. Terapia Gênica.
Holismo em saúde. Legislação. Noções gerais sobre terapias naturais em saúde: fitoterapia, geoterapia, massoterapia, homeopatia, acupuntura, shiatsu e técnicas de relaxamento. Métodos populares de tratamento e cura. Enfretamento das questões inerentes a prática assistencial. Florais. Reflexologia. Toque Terapêutico. Aromaterapia. Cromoterapia.
Teorias de administração em enfermagem. Gestão de estabelecimentos de saúde e de enfermagem. Gestão de recursos humanos, financeiros e materiais em saúde e enfermagem. Estrutura física e organizacional dos estabelecimentos. Funções gerenciais do enfermeiro.
Características e cuidados de enfermagem no ciclo gravídico-puerperal. Características e cuidados de enfermagem ao recém-nascido. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.
Cuidado de enfermagem às necessidades de saúde do adulto e idoso na rede de atenção terciária. Direitos humanos do adulto e idoso. Processo de Enfermagem. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde.
Recursos formais e informais de assistência em saúde mental em unidades serviços de internação Psiquiátrica, Alcoolicos Anonimos, Narcóticos Anonimos, portadores de necessidades especiais, postos de saúde, enfermagem domiciliar e grupos de ajuda. Crises. Assistência de enfermagem, medidas preventivas em saúde mental e atendimento de crises. Relacionamento interpessoal e relação de Ajuda.
PLANO DE ENSINO CURSO ENFERMAGEM DISCIPLINA Pesquisa em Enfermagem DOCENTES Andréa Cristine Borges CARGA HORÁRIA 72 CRÉDITOS 4 SEMESTRE/CURSO 6 ANO/SEMESTRE 2016/2 EMENTA Evolução da pesquisa na enfermagem no Brasil. Aplicação dos enfoques teóricos, filosóficos na pesquisa em enfermagem. Leitura e crítica de trabalhos científicos. OBJETIVO GERAL Propiciar ao aluno o conhecimento necessário sobre pesquisa e produção científica, podendo assim, contribuir com a construção de projetos de pesquisa e/ou outras formas de produção de conhecimento em enfermagem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Estimular a reflexão sobre as questões históricas e contemporâneas no processo de construção do conhecimento em Enfermagem e Saúde; - Propiciar condições pedagógicas para o reconhecimento das bases filosóficas, epistemológicas e éticas dos paradigmas que influenciaram e/ou têm influenciado a construção do conhecimento em Enfermagem; - Fomentar a identificação e análise da produção de trabalhos científicos; - Estimular a leitura e interpretação de produções científicas de maneira crítica e reflexiva. -Propiciar a identificação das formas de publicização da pesquisa em enfermagem e saúde. - Estimular o conhecimento sobre a Plataforma Lattes. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UN. CONTEÚDOS C.H. ESTRATÉGIAS 1 Plano de Ensino. Processo de avaliação. 4 Aula expositiva e dialogada. 2 Pesquisa em Enfermagem no Brasil. 12 Aula Expositiva e dialogada. Texto de apoio. 3 Aplicação dos enfoques teóricos, filosóficos na pesquisa em enfermagem. 22 Atividade em pequenos grupos. Aula expositiva e dialogada. 4 Leitura e crítica de trabalhos científicos. Produção Científica na Enfermagem. Pesquisa em Base de Dados. Comunicação de trabalho científico na Enfermagem. 17 Atividades em Pequenos Grupos. Aula prática no Laboratório de Informática 5 Plataforma Lattes. 4 Aula expositiva e dialogada. Laboratório de Informática 6 Avaliação da Disciplina 2 Laboratório de Informática 7 Planejamento e execução da APSS 10 Supervisão Direta da APSS 8 Avaliação da Disciplina 1 Aula prática no laboratório de informática * Descrição das Estratégias: OBS: Esta disciplina possui 1 Crédito de APSS SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO CONHECIMENTOS -Leitura Crítica de artigos científicos sobre evolução da pesquisa na enfermagem. -Leitura crítica sobre os tipos de pesquisa . -Preenchimento do Roteiro de busca em base de dados eletrônicos científicos. - Elaboração de trabalho científico de revisão bibliográfica sobre tema específico na área de enfermagem. -Preenchimento do Currículo na Plataforma Lattes. -Planejamento e execução da APSS. OBS: Será verificada através do raciocínio lógico, objetividade,coerência e capacidade de argumentação e criatividade na produção das atividades desenvolvidas. HABILIDADES Desenvolver a capacidade de raciocínio e coerência lógico- dialética diante dos fatos e desenvolvimento nas atividades propostas. Desenvolver uma formação técnico-científica que confira qualidade ao futuro profissional; Desenvolver comportamento ético, digno e respeitoso; Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática enquanto futuro profissional; Promover o desenvolvimento pessoal e profissional respeitando os valores morais e éticos da sociedade; Desenvolver o domínio do conhecimento sobre os aspectos teórico e metodológicos que possibilitem o suporte ao processo de pesquisar e produzir trabalhos científicos; Promover coerência e capacidade de argumentação e criatividade na produção das atividades desenvolvidas. ATITUDES *Comprometimento, responsabilidade social e consciência da importância da sua ação como futuro profissional para a melhoria da vida do outro e de si mesmo. *Cooperação e socialização do saber produzido. *Respeito e maturidade para a convivência em grupos. *Participação e postura ética-política frente às diferentes atividades desenvolvidas durante as aulas. * Responsabilidade e comprometimento com a formação profissional e da interação com o contexto da futura profissão. OUTRAS Durante o desenvolvimento do conteúdo programático, pode-se optar por outras formas alternativas e/ou por solicitação dos alunos. Serão avaliadas as possibilidades viáveis para concretização destas. FORMAS DE AVALIAÇÃO BS: Será verificada através do raciocínio lógico, objetividade, coerência e capacidade de argumentação e criatividade na produção das atividades desenvolvidas.Participação ativa do aluno tendo como atividades básicas: a) Leitura e interpretação de artigos científicos; b) Realização de atividades escritas com cumprimento dos prazos. c) Interação com a turma e com o professor no ambiente virtual d) Elaboração do Currículo na Plaltaforma Lattes. e) Planejamento e execução das atividades previstas na APSS. f) Elaboração e desenvolvimento das atividades pedagógicas de recuperação. DATAS PREVISTAS Avaliação Unidades C H A Valor Data³ Recuperação Sim Data Avaliação Integrativa² X X X Avaliação 01 Síntese descritiva x x x 3.50 26/08/2016 X 02/09/2016 Avaliação 02 Plataforma Brasil x x x 3.25 23/09/2016 X 14/09/2016 Avaliação 03 Interpretação de Artigo Científico x x x 3.25 21/10/2016 ¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ²Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso. ³A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. IBLIOGRAFIA BÁSICA 1 Fundamentos de pesquisa em enfermagem : métodos, avaliação e utilização - 5.ed. / 2004 - ( Livros ) - Acervo 42018POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 487 p. ISBN 8573079843 Número de Chamada: 610.7 P769f 2 Pesquisa em enfermagem : uma modalidade convergente assistencial / 1999 - ( Livros ) - Acervo 27561TRENTINI, Mercedes. Pesquisa em enfermagem: Uma modalidade convergente assistencial. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1999. 162 p (Série Enfermagem Repensul) 22273 Número de Chamada: 610.73 T795p 3 Manual de metodologia da pesquisa científica - 2.ed. / 2010 - ( Livros ) - Acervo 132841MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 2.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2010. 154p. ISBN 97885522458615 Número de Chamada: 001.42 M425m 4 Desafio do conhecimento : pesquisa qualitativa em saúde, O - 12. ed. / 2010 - ( Livros ) - Acervo 132482MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010. 407 p. ISBN 9788527101813 Número de Chamada: 302.072 M663d 5 Introdução à metodologia da pesquisa : caminhos da ciência e tecnologia / 2005 - ( Livros ) - Acervo 44165MAGALHÃES, Gildo. Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Editora Ática, 2005. 263 p. ISBN 8508097778 Número de Chamada: 001.4 M188i BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1 Pesquisa em educação : abordagens qualitativas / 2001 - ( Livros ) - Acervo 29438LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2001. 99 p. (Temas Básicos De Educação E Ensino) ISBN 8512303700 Número de Chamada: 370.78 L944o 2 Assistência e pesquisa em enfermagem : uma abordagem convergente-assistencial - ( Artigos ) - Acervo 125328TRENTINI, Mercedes; PAIM, Lygia. Assistência e pesquisa em enfermagem: uma abordagem convergente-assistencial. Texto e Contexto, Florianópolis, p.11-31. Periódico 3 Como elaborar projetos de pesquisa - 4. ed. / 2002 - ( Livros ) - Acervo 34176GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2002. ISBN 852243169-8 Número de Chamada: 001.42 G463c 4 Método nas ciências naturais e sociais : pesquisa quantitativa e qualitativa, O - 2. ed. / 2001 - ( Livros ) - Acervo 24297ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 2001. 203 p. 19610 ISBN 852210133-7 Número de Chamada: 302.072 A474m 5 Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem : Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. - ( Artigos ) - Acervo 131301SOUSA, Valmi D.,; DRIESSNACK, Martha; MENDES, Isabel Amélia Costa. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa.. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, p.502-507. Periódico 6 OBSERVAÇÕES Sugestões de alguns endereços eletrônicos para ampliar o conhecimento sobre Pesquisa em Enfermagem e Saúde: -ABEN - Associação Brasileira de Enfermagem www.abennacional.org.br -REBEN- Revista Brasileira de Enfermagem http://www.abennacional.org.br/site_revista/ - Associação Barsileira de Normas Técnicas http://www.abnt.org.br - CNPQ http://www.cnpq.br/ - Biblioteca Digital http://bndigital.bn.br/pesquisa.htm - Biblioteca virtual de referência para pesquisa em C&T http://pub1.lncc.br:80/ref/ -Biblioteca Virtual do Hospital Virtual http://www.hospvirt.org.br/0 -Metodologia LILACS http://bvsmodelo.bvsalud.org/download/lilacs/LILACS-Express-v1.0-pt.pdf -Biblioteca Virtual de Educação http://bve.cibec.inep.gov.br/default.htm -FIOCRUZ www.fiocruz.br -Biblioteca Virtual sobre Anísio Teixeira/UFRJ www.prossiga.br/anisioteixeira/artigos/perso.htm -SCIELO – Artigos de Periódicos e revistas que você pode imprimir- Cadernos CEDES, Educação e Sociedade e Cadernos de Saúde www.scielo.br/cgi-bin/fbpe/fbscielo -DIEESE – Pesquisas, dados econômicos e sociais www.dieese.org.br - Ministério da Saúde www.saude.gov.br -IBGE www.ibge.gov.br
Evolução da pesquisa na enfermagem no Brasil. Aplicação dos enfoques teóricos, filosóficos na pesquisa em enfermagem. Leitura e crítica de trabalhos científicos.
Cuidado de enfermagem às necessidades de saúde do adulto e idoso na rede de atenção primária e secundária. Direitos humanos do adulto e idoso. Políticas de atenção à saúde do adulto e idoso. Processo de enfermagem. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde.
Fundamentos do cuidado de enfermagem no pré, trans e pós-operatório. Atividades práticas supervisionadas nos serviços de saúde.
Política de assistência aos portadores de transtornos mentais. Práticas alternativas de assistência psiquiátrica. Terapêuticas psiquiátricas. Transtornos Psiquiátricos. Assistência/cuidado de enfermagem ao doente mental. Atividades práticas supervisionadas nos serviços de saúde: estudo de caso com familiares e portadores de transtornos psiquiátricos com aplicação de metodologia da assistência de enfermagem psiaquiátrica.
Elaboração de projetos de cuidado integral em enfermagem. Planejamento, intervenção e avaliação em saúde nos diversos contextos profissionais. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.
Reflexão e contribuição à transformação das práticas a partir da compreensão do processo criativo e do uso imaginário na prática profissional de enfermagem. Enfrentamento das questões inerentes a prática assistencial.
Cuidado de Enfermagem ao adulto, idoso e familia em situações críticas. Cuidados de Enfermagem em UTI e EMG. Atividades práticas supervisionadas em serviço de saúde.
Assistência de enfermagem às necessidades psicossocias e psico espirituais a pessoas em estado crítico de saúde. Manejo do conflito dos alunos e dificuldades enfrentadas na prática da assistência de enfermagem.
Implementação de Projetos de cuidado integral em enfermagem. Planejamento, intervenção e avaliação em saúde nos diversos contextos profissionais. Atividades práticas supervisionadas em serviço de saúde.
Estágio em gestão dos serviços de saúde e de enfermagem em Saúde Comunitária. Vigilância em saúde. Sistemas de Informação. Financiamento para o setor saúde. Políticas de Recursos Humanos. Controle e avaliação dos serviços de saúde.
Estágio em gestão dos serviços de saúde e de enfermagem hospitalar. Vigilância em saúde. Sistemas de Informação. Financiamento para o setor saúde. Políticas de Recursos Humanos. Controle e avaliação dos serviços de saúde.
Elaboração de projeto de prática assistencial articulado a partir de um projeto de cuidado integral em Enfermagem observando as linhas de pesquisa do curso para o desenvolvimento do trabalho de curso.
Estágio em Enfermagem: implementação e avaliação do projeto de prática assistencial nos diferentes contextos da prática profissional, sob a orientação de um docente e supervisão de um enfermeiro dos serviços de saúde.
Desenvolvimento e execução de trabalho de conclusão de curso.