Introdução ao estudo da anatomia. Anatomia do sistema nervoso. Sistema endócrino. Osteologia. Artrologia e miologia.
Estudo integrado do metabolismo bioquímico da respiração celular.
Desenvolvimento histórico das práticas de saúde. Origem da Enfermagem. Enfermagem brasileira. Evolução histórica da prática de Enfermagem no Brasil, em Santa Catarina e Região Serrana. Perfil Profissional.
Estudo integrado de biologia molecular e celular, embriologia divisão celulare histologia dos tecidos básicos do corpo humano.
Conceitos básicos de netrição. Valor nutricional dos alimentos (proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais). Leis da alimentação. Avaliação básica do estado nutricional. Necessidades e recomendações nutricionais. Determinantes sociais, biológicos, políticos e culturais do estado nutricional. Dietas especiais. Relações entre trabalho e educação alimentar: papel educativo do profissional enfermeiro.
Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.
Anatomia dos sistemas digest ó rio, respirat ó rio, cardiocircul ó rio e urogenital.
Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.
Pol í ticas p ú blicas de sa ú de. Reforma Sanit á ria. Sistema Ú nico de Sa ú de. Saneamento b á sico e ambiental e suas rela çõ es com a sa ú de.
Bases hist ó ricas, conceituais e usos da epidemiologia. Modelos te ó ricos em epidemiologia. Interpreta çã o de dados epidemiol ó gicos. Bases de pesquisas epidemiol ó gicas: m é todo epidemiol ó gico. Epidemiologia descritiva e anal í tica. Indicadores de sa ú de. Processo epid ê mico.
Bases hist ó ricas, conceituais e usos da epidemiologia. Modelos te ó ricos em epidemiologia. Interpreta çã o de dados epidemiol ó gicos. Bases de pesquisas epidemiol ó gicas: m é todo epidemiol ó gico. Epidemiologia descritiva e anal í tica. Indicadores de sa ú de. Processo epid ê mico.
Morfologia, citologia e fisiologia das bact é rias e fungos. Morfologia e depend ê ncia metab ó lica dos v í rus. Fen ô menos gen é ticos das bact é rias e v í rus. Ecologia geral dos microrganismos. Agentes antimicrobianos. Imunidade inata e adaptativa. Imunidade celular e humoral. Tecidos e ó rg ã os. Linf ó ides. Ant í geno. Anticorpo. Coopera çã o celular. Sistema fagocit á rio mononuclear.
Estudo da histologia funcional do corpo humano, dos sistemas c á rdio-respirat ó rio, linf á tico, imunit á rio, urin á rio, reprodutor masculino e feminino.
Promoção da saúde. Vigilância epidemiológica. Educação Ambiental. Estratégia de saúde da família. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.
Receptores. Neurotransmissão. Agonista e Antagonista. Drogas e Sistema Nervoso Autônomo Simpático e Parassimpático. Vias de Administração e formulações farmacêuticas.
Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.
Parasitologia, Filo Protista, Filo Nemathelminthe, Filo Platyhelminthe - Classes trematoda e cestoda, e ectoprasitoses - Filo Arthropoda. Características gerais dos parasitos causadores de enfermidades, agentes etiológicos, ciclo evolutivo, sintomatologia, diagnóstico, epidemiologia e profilaxia.
Conceito de saúde e doença. Distúrbios vasculares, Processo inflamatório, hídricos e hemodinâmicos. Patologia cavitária e intoxicações. Processos patológicos celulares. Neoplasias.
Princípios científicos do cuidado de enfermagem. Fundamentos teórico-práticos dos cuidados de enfermagem com relação a: manutenção das funções vitais e reguladoras do organismo, manutenção da integridade corporal, alimentação e hidratação, terapêutica, eliminações, oxigenação, cuidado corporal, conforto físico, sono e repouso e noções de ergonomia. Fontes, funções e metabolismo dos nutrientes. Dietoterapia na enfermagem. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde.
Histórico das concepções de educação em saúde. Fundamentos teóricos e metodológicos para a prática educativa em saúde. Educação popular e movimentos sociais. Práticas educativas em saúde. Métodos de ensino aprendizagem.
Drogas anti-inflamatórias, Drogas Antimicrobianas, Drogas do SNC, Drogas Gastrointestinais, Drogas Sistema Pulmonar. Drogas Cardiovasculares.
Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.
Fundamentos teórico-práticos do cuidado de enfermagem: Semiologia e semiotécnica de enfermagem na atenção terciária de saúde. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde.
Teorias de enfermagem. Sistematização da assistência de Enfermagem (SAE): Método científico, planejamento e avaliação da assistência de enfermagem.
Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustentável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.
Cuidado de enfermagem à criança, adolescente e família no hospital e ambulatório. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.
Cuidado de enfermagem à saúde da mulher. Mulher e direitos humanos. Planejamento Familiar. Consulta de Enfermagem Ginecológica. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde.
Holismo em saúde. Legislação. Noções gerais sobre terapias naturais em saúde: fitoterapia, geoterapia, massoterapia, homeopatia, acupuntura, shiatsu e técnicas de relaxamento. Métodos populares de tratamento e cura. Enfrentamento das questões inerentes a prática assistencial. Florais. Reflexologia. Toque Terapêutico. Aromaterapia. Cromoterapia.
Funções gerenciais do enfermeiro. Instrumentos para o cuidado. Gestão de estabelecimentos de saúde e de enfermagem. Estrutura física e organizacional dos estabelecimentos.
Características e cuidados de enfermagem no ciclo gravídico- puerperal. Características e cuidados de enfermagem ao do recém – nascido. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.
Princípios do desenvolvimento da conduta ética. Ser humano, a ética e o mundo científico. Responsabilidade profissional: ética, civil e penal. Dilemas éticos. Pressupostos básicos da conduta profissional. Legislação profissional: Lei do exercício profissional e Código de Ética. Órgãos de classe.
Evolução da pesquisa na enfermagem no Brasil. Aplicação dos enfoques teóricos, filosóficos na pesquisa em enfermagem. Leitura e crítica de trabalhos científicos. Atividades Práticas Supervisionadas em Serviços de Saúde - APSSS
Retrospectiva histórica da psiquiatria e enfermagem psiquiátrica. Reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial. Métodos e abordagens psiquiátricas. Introdução à enfermagem psiquiátrica: definições, conceitos e crenças. Assistência de enfermagem, medidas preventivas em saúde mental e atendimento de crises. Relacionamento interpessoal e relação de Ajuda. Psicopatologia das funções psíquicas.
Fundamentos do cuidado de enfermagem no pré, trans e pós-operatório. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde.
Assistência de enfermagem a pacientes submetidos a tratamento clínico em unidadesde internação e ambulatorial com problemas de saúde cardiológicos, respiratórios, endócrinos, hepáticos, vasculares, imunológicos, oncológicos, gastrointestinais, ortopédicos, renais e geriátricos. Abordagem psicológica nas afecções clínicas do paciente e de sua família. Processo de enfermagem. Dor., doenças e agravos não transmissíveis, programas de atenção à saúde do adulto e idoso. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde.
Política de assistência aos portadores de transtornos mentais. Transtornos Psiquiátricos e Terapêuticas psiquiátricas. Assistência de enfermagem às necessidades psicossocias e psicoespirituais a pessoas em estado crítico de saúde. Metodologia e assistência de enfermagem psiquiátrica supervisionada nos serviços de saúde e prestada em domicílio a portadores de transtornos mentais e família (estudo de caso).
Reflexão e contribuição à transformação das práticas a partir da compreensão do processo criativo e do uso imaginário na prática profissional de enfermagem. Enfrentamento das questões inerentes a prática assistencial.
Cuidado de Enfermagem ao adulto, idoso e família em situações críticas. Cuidado de Enfermagem em UTI e EMG. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.
Elaboração e implementação de Projetos de cuidado integral em enfermagem. Planejamento, intervenção e avaliação em saúde nos diversos contextos profissionais. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.
Estágio em gestão dos serviços de saúde e de enfermagem em Saúde Comunitária.Teorias de administração em enfermagem. Vigilância em saúde. Sistemas de informação. Financiamento para o setor saúde. Políticas de Recursos Humanos e materiais em saúde e enfermagem. Segurança do paciente. Controle e avaliação dos serviços de saúde.
Estágio em gestão dos serviços de saúde e de enfermagem hospitalar. Teorias de administração em enfermagem. Vigilância em saúde. Sistemas de informação. Financiamento para o setor saúde. Políticas de Recursos Humanos e materiais em saúde e enfermagem. Segurança do paciente Controle e avaliação dos serviços de saúde.
Elaboração de projeto de pesquisa ou de prática assistencial articulado a partir de um projeto de cuidado integral em Enfermagem observando as linhas de pesquisa do curso para o desenvolvimento do trabalho de Curso.
Estágio em Enfermagem: implementação e avaliação do projeto de prática assistencial nos diferentes contextos da prática profissional, sob a orientação de um docente enfermeiro e supervisão de um enfermeiro dos serviços de saúde.
Desenvolvimento e execução de trabalho de conclusão de curso.