Alterar visualização

EMENTA

Estudo integrado de biologia molecular e celular, embriologia, histologia, anatomia, bioquímica (metabolismo) e fisiologia do corpo humano - sistema neuro-endócrino.

EMENTA

Políticas públicas. Sociedade e instituições sociais. Ser humano e suas relações histórico-culturais. Processo saúde-doença. Processo de trabalho. Promoção em saúde.

EMENTA

A universidade. O curso de Enfermagem no contexto da profissão. Cotidiano e processo de trabalho em saúde. O conhecimento. Produção e apresentação de trabalho científico.

EMENTA

Estudo integrado de biologia molecular e celular, embriologia, histologia, anatomia, bioquímica (metabolismo) e fisiologia do corpo humano - sistemas digestório, cárdio-respiratório, imunitário, urinário. Situação de urgência e emergência. Primeiros socorros.

EMENTA

Saneamento ambiental e suas relações com a saúde. Biossegurança. Saúde Pública. Determinantes do estado nutricional. Fundamentos de imunologia e microbiologia. Parasitologia clínica.

EMENTA

Introdução à epidemiologia, princípios de análise epidemiológica e epidemiologia descritiva. Introdução à pesquisa em Enfermagem.

EMENTA

Concepções e fundamentos teórico-metodológicos da educação em saúde. Ética e enfermagem.

EMENTA

Promoção da saúde. Vigilância epidemiológica. Programa de saúde da família. Métodos terapêuticos alternativos. Atividades práticas supervisionadas em servições de saúde.

EMENTA

Sistematização do cuidado em enfermagem: instrumentos para o cuidado. Semiologia e semiotécnica de Enfermagem e sua inter-relação com a biofísica e os princípios da farmacologia, farmacocinética e farmacodinâmica. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.

História da Enfermagem.

EMENTA

Teorias de enfermagem. Semiologia e semiotécnica de enfermagem. Atividades práticas supervisionadas em serviço de saúde.

EMENTA

Cuidado de Enfermagem da criança, adolescente e família na comunidade. Família, violência e drogadição. Ciclo evolutivo do Ser Humano. Sexualidade. Atividades práticas supervisionadas em serviço de saúde.

EMENTA

Recreação e lazer na recuperação em saúde. A enfermagem e o lúdico.

EMENTA

Cuidado de enfermagem à criança, ao adolescente e à família no hospital e ambulatório. Processos patológicos nestes contextos de cuidado e atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.

EMENTA

Características do ciclo gravídico-puerperal e a interrelação com a genética e embriologia. Cuidados de enfermagem no pré-natal. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.

EMENTA

Determinantes e processos de interação no cotidiano das práticas de enfermagem sob a perspectiva da psicologia. Aspectos biopsicológicos e sua incidência sobre os processos de saúde.

EMENTA

Cuidados de Enfermagem à mulher no ciclo gravídico-puerperal. Características e cuidados com o recém-nascido. Enfermagem em Centro Obstétrico/Cuidado de Enfermagem no pré-trans-pós-opertório. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.

EMENTA

Cuidado de enfermagem ao adulto, idoso e família nos diversos cenário de atenção à saúde. Cuidado de enfermagem oncológica e ginecológica. Planejamento familiar. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.

Cuidado com o cuidador.

EMENTA

Gestão dos serviços de saúde e cuidados de enfermagem. Vigilância em saúde: instrumento para gestão do cuidado de enfermagem. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.

EMENTA

Cuidado de Enfermagem ao adulto, idoso e família em situações críticas. Cuidado de Enfermagem em UTI, Pronto-Socorro e Centro Cirúrgico. Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.

EMENTA

Desenvolvimento e execução de projeto de prática assistencial para o desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso.

EMENTA

Implementação e avaliação do projeto de prática assitencial nos diferentes contextos da prática profissional, sob orientação de um docente e supervisão de um enfermeiro dos serviços de saúde.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 424
E-MAIL: enfermagem@uniplaclages.edu.br