Prática de música coral. Prática de leitura musical em conjunto. Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica, hamônica e polifônica. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. Classificação de vozes. Técnicas de formação e de preparação do coro. Planejamento de ensaio.
Iniciação à flauta doce. Técnicas básicas de execução, de respiração e emissão. Preparação de repertório de nível básico, solo e em conjunto. Adaptação de repertório para conjunto de flauta doce e outros instrumentos. História de flauta doce e pesquisa de repertório.
Delimitação epistemológica do campo da Educação Musical. Introdução às teorias da Educação Musical. O educador musical: identidade, formação pedagógica, ética profissional e exigências atuais da profissão docente. Funções sociais da música. Função político-pedagógica do educador musical.
Comunicação. Funções da linguagem. Língua oral e escrita. Estruturas frasais. Estrutura oracional. Construçõ e compreensão do texto. Coerência e informações implícitas.
Estudo de aspectos da teoria musical no processo de desenvolvimento da percepção e estruturação cognitiva da linguagem musical. Práticas de audição, leitura e escrita e escrita, coordenação motora, afinação. Identificação de estruturas sonoras e suas relações com o sistema de notação: elementos melódicos com base na tonalidade (graus conjuntos); elementos rítmicos em compassos simples (binários, ternários e quaternários); elementos harmônicos envolvendo intervalos, acordes maiores e encadeamentos de I e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos individuais. Audições comentadas de peças musicais que contenham esses elementos.
Aparelho fonador e fisiologia da voz. Saúde vocal. O uso da voz pelo educador musical. Estudo da respiração, emissão, ressonância, articulação e dicção. Classificação dos diferentes registros vocais. Exercícios de vocalização. A técnica vocal aplicada no repertório popular, erudito e folclórico. Dicção em outros idiomas. Avaliação da expressão vocal individual. Interpretação vocal individual e coletiva.
Revisão crítica da teoria elementar da música. Teoria do som: noções básicas. Parâmetros fundamentais do som: altura, duração, intensidade e timbre. Sistemas de escrita e grafia musical. Fundamentos teóricos da notação musical convencional. Elementos básicos da teoria musical do sistema tonal aplicados na estruturação rítmica, melódica e harmônica.
Estudo e prática de repertório coral erudito, popular e folclórico. Prática de leitura musical em conjunto. Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica, harmônica e polifônia. A interpretação vocal coletiva. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. O canto coral no contexto escolar.
Construção histórica, social, cultural, epistemológica e ideológia dos currículos de Música. Teorias Paradigmas curriculares na Educação Musical brasileira. Currículo, escola e sociedade. Estudo de projetos, programas e propostas curriculares de Educação Musical. Legislação Brasileira em Educação Musical.
Questões atuais na Educação Musical no Brasil e no mundo. Panorama histórico do ensino de música no Brasil. Percepção das problemáticas do ensino da música e sua análise. Teorias da Educação Musical. Investigação científica em Educação Musical.
Técnicas de execução na flauta doce em dó e em fá. Aprimoramento técnico e interpretativo na execução de repertório específico para flauta doce. Desenvolvimento de aptidões envolvendo execução de memória, improvisação, transposição, transposição, leitura e escrita. Exploração de formas não convencionais de utilização do instrumento. Princípios para o ensino sw flauta doce; métodos de ensino do instrumento, planejamento de atividades, material didático.
Estudo de aspectos da teoria musical no processo de desenvolvimento da percepção e estruturação cognitiva da linguagem musical. Práticas de audição, leitura e escrita evolvendo a identificação de estruturas sonoras e suas relações com o sistema de notação: elementos melódicos com base na tonalidade (graus conjuntos, intervalos e aepejos) e nos modos litúrgicos (graus conjuntos); elementos rítmicos em compassos simples e compostos (binários, ternários e quaternários); elementos harmônicos abrangendo acordes maiores, menores e suas inversões, e encadeamentos de I, IV e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (duas vozes) Audições de peças musicais que contenham esses elementos.
Escrita e pesquisa na Universidade. Oralidade. Leitura. Escrita. Propriedades textuais. produção de texto.
Estudo da respiração, emissão, ressonância, articulação e dicção. Exercícios de vocalização. Estudo e aplicação da técnica vocal em diferentes repertórios. Dicção em outros idiomas. Improvisação vocal. Interpretação vocal individual e coletiva. Aprimoramento da qualidade sonora vocal. A técnica vocal aplicada na educação musical.
Fundamentos teóricos da notação musical convencional. Elementos básicos da teoria musical do sistema tonal aplicados na estruturação rítmica, melódica e harmônica. Teoria do som: série harmônica e elementos derivados; noções básicas de acústica musical; escalas, afinação e temperamento.
Estudo e prática de repertório coral erudito, popular e folclórico. Prática de leitura musical em conjunto. Exercícios de memorização. Aprimoramento da qualidade sonora na interpretação vocal coletiva. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. O canto coral aplicado na educação formal e não-formal.
O ensino da música e o sistema educacional: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Competências e habilidades na prática da Educação Musical. Conteúdos básicos em Música: orientação metodológica, didática, teórica e prática de vivências musicais voltadas ao ensino e à aprendizagem da música.
Teorias da Educação Musical. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de música para a Educação Básica. Teorias de aprendizagem e cognição musical.
Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil.
Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três sons. Funções harmônicas básicas. Condução de vozes e encadeamento de acordes. Estudo dos sistemas de cifragem de acordes. Desenvolvimento da percepção harmônica.
Introdução à História da Música e à Musicologia. Música: definição, conceito, função. A música no contexto sócio-cultural e histórico. Origens: Pré-História, Antiguidade, culturas não-ocidentais. A música na Idade Média e no período de transição para o Renascimento.
Aprimoramento geral da percepção musical. Estudo de elementos melódicos com base na tonalidade e nos modos letúrgicos ( graus conjuntos e arpejos). Estudo de elementos rítmicos em compassos simples e compostos (binários, ternários e quaternários), pausas e síncope. Estudo de elementos harmônicos envolvendo acordes maiores, menores, aumentados e diminutos, e encadeamentos de I, II, IV e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (duas ou mais vozes). Audições de peças musicais que contenham esses elementos.
Universidade: produção e socialização do conhecimento. Noções de pesquisa e de ciências. Tipos de conhecimento. Pesquisa em educação. Normas para apresentação de trabalho acadêmico.
Iniciação ao manuseio do teclado. Estudo de técnicas básicas e postura. os mecanismos e recursos do instrumento. Introdução à leitura vertical. O uso do teclado no estudo de harmonia. Preparação de repertório em nível técnico iniciante. Prática instrumental individual e em grupo.
Fundamentos da prática docente. Áreas de atuação profissional. Concepção de Ensino. Concepção de aprendizagem: sala de aula e suas dinâmicas.
Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. A diferença/deficiência como uma construção social. Necessidades educacionais especiais: especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio-emocional. A contribuição da perspectiva sócio-cultural para práticas pedagógicas inclusivas.
Música como área de conhecimento na escola. Compreensão da escola nas suas dimensões histórica, social, política e cultural. Inserção do acadêmico no contexto de espaços educativos. Revisão bibliográfica, seleção e organização de conteúdos, procedimentos e avaliação. Escolha e adaptação de repertórios. Articulação entre as teorias da Educação Musical e a prática pedagógica.
Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Arcodes de três e quatro sons. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas. Harmonização de melodias. Aplicação do conhecimento de harmonia no instrumento (violão e teclado). Desenvolvimento da percepção harmônica.
Séculos XV e XVI: o Renascimento, suas principais características e correntes musicais. O Barroco: origens dos principais gêneros da música vocal e instrumental nos séculos XVII e XVIII. Fontes documentais e bibliográficas, compositores e obras representativas destes períodos.
Aprimoramento geral da percepção musical. Desenvolvimento da leitura à primeira vista. Estudo de elementos melódicos com base na tonalidade, nos modos, em cromatismos e em modulações simples. Estudo de elementos rítmicos envolvendo mudança métrica em compassos simples. Estudo de elementos harmônicos envolvendo a identificação de acordes complexos e encadeamentos de I, ii, IV, V e vii graus. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (orquestra, banda, coro). Audições de peças musicais que contenham esses elementos.
Tendências teórico-metodológicas sobre a relação educação e sociedade. Pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. Aproximação do aluno com a realidade escolar. Identificação de temas e problemas de pesquisa na área educacional-escolar.
O uso de teclado no estudo de harmonia. Prática de leitura vertical, leitura de cifras, harmonização de melodias e arranjos simples. Prática de improvisação. Estudo de repertório solo e prática de conjunto. Usos do instrumento na educação musical.
História da educação. Tendências pedagógicas. Teorias da Aprendizagem. Processo Ensino- aprendizagem escolar.
Atividade profissional docente. Planejamento. Metodologias. Conteúdos curriculares. Avaliação da aprendizagem.
Educação musical na educação básica. Educação musical nas séries iniciais de ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries iniciais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.
Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas; ampliação da tonalidade por meio do uso de dominantes secundárias. Harmonização de melodias e arranjos simples. Aplicação do conhecimento da harmonia no instrumento (violão e teclado). Desenvolvimento da percepção harmônica.
Séculos XVIII e XIX: pré-Classicismo e Classicismo, Romantismo. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos.
Surdez e linguagem. Fundamentos históricos e epistemológicos da língua de sinais. Sinal e seus parâmetros. Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.
Aprimoramento geral da percepção musical. Estudo de elementos melódicos com base em estruturas contrapontísticas (duas, três e quatro vozes) Estudo de elementos rítmicos envolvendo mudança métrica em compassos simples e compostos, polirritmia e independência motora. Estudo de elementos harmônicos envolvendo encadeamentos com todos os graus e identificação de dominantes secundárias. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes em formações instrumentais variadas. Audições de peças musicais que contenham esses elementos.
Percepção rítmica, leitura e grafia para instrumentos de percussão. A percussão corporal. Percussão brasileira e ritmos diversos. Instrumentos percussivos com objetos sonoros alternativos.
Elaboração do projeto de pesquisa. Documentos de pesquisa. Levantamento no campo de pesquisa. Coleta de dados.
Educação musical nas séries finais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries finais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.
Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Arcodes de três e quatro sons; acordes com tensões e acordes alterados; elementos modais. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas; ampliação da tonalidade por meio do uso de dominantes secundárias emodulação. Harmonização de melodias e arranjos simples. Aplicação do conhecimento de harmonia no instrumento (violão e teclado). Desenvolvimento da percepção harmônica.
Período de transição entre os séculos XIX e XX: Nacionalismo, pós-Romantismo e pós-Tonalismo. A primeira metade so Século XX: Atonalismo, Neoclassicismo, Dodecafonismo. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos.
Comunicação: Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.
Prática instrumental em grupo com instrumentos de percussão diversos. Arranjo para instrumentos de percussão. Percussão erudita. A percussão na Educação Musical.
Análise dos dados. Elaboração do relatório final da pesquisa.
Estrutura da educação básica: diretrizes, legislação e Proposta Curricular de SC. Educação das relações étnico-raciais: Lei 10639/2003. Educação ambiental: legislação. Educação especial na educação básica: diretrizes. Educação em Direitos Humanos: legislação.
A regência na história. As diversas funções da regência e do regente. A regência coral. Os gestos básicos da regência. A organização física. Marcação de compassos binários, ternários e quaternários simples. Prática de regência em peças de uma, duas, três vozes e cânones.
Instrumentação e orquestração. Técnicas de arranjo para grupo instrumental e vocal. Elementos e estrutura de composição. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Utilização de recursos tecnológicos para criação de arranjos simples.
Educação musical do ensino médio. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio no ensino médio. Práticas de integração entre universidade e ensino médio. Relatório parcial de intervenção de estágio.
A segunda metade do século XX: Serialismo Integral, música concreta, eletrônica e eletroacústica; música aleatória; movimentos de vanguarda; Minimalismo. Características gerais, Compositores e obras representativas. Panorama histórico de desenvolvimento da música popular urbana desde suas origens (séc. XIX) até a atualidade.
Produção de artigo científico. Comunicação da pesquisa em eventos científicos.
Organização, elaboração e execução de arranjos em grupo, a partir das práticas musicais e contexto culturais característicos da turma. Experiências com diferentes formações instrumentais. Aprimoramento da habilidade de leitura musical em grupo. Audição de peças com diversas formações musicais.
Aprimoramento dos gestos de regência coral. Introdução à regência instrumental. Regência de compasso composto. Convenções de regência. A preparação do regente. A regência aplicada a peças de três e quatro vozes. Observação de regentes em corais e orquestras da região.
Postura, técnica básica, afinação, noções de cifragem. Preparação de repertório solo e em conjunto.
Aprimoramento de orquestração e das técnicas de arranjos mais elaborados. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Elementos e estrutura da composição.
Cultura. Identidade. Teoria do reconhecimento. Teorias da etnicidade. Diferença e Diversidade. Educação multicultural crítica. Atividade pedagógica, cultural e ambiente histórico.
Educação musical em âmbitos não-formais. observação do campo de estágio. Planejamento e intervenção do estágio em educação musical em ambientes não-formais. Relatório final de intervenção de estágio.
Panorama da história da música no Brasil e suas principais fases: Colônia (séculos XVI a XVIII); os períodos Joanino e Imperial, o Romantismo no Brasil, as origens da música popular urbana (século XIX); Nacionalismo, Música Viva, Música Nova e Vanguarda, ecletismo (século XX). Panorama histórico da música popular no Brasil. O cenário histórico da música em Santa Catarina de acordo com a produção científica recente.
Organização, elaboração e execução de arranjos em grupo, a partir das práticas musicais e contextos culturais característicos da turma. Prática de leitura e arranjos à primeira vista. Experiências com diferentes formações instrumentais. Desenvolvimento e adaptação de repertório. Experimentação de diferentes elementos em arranjos e composições musicais. Audição de peças com diversas formações musicais.
Aprimoramento dos gestos de regência. Desenvolvimento de técnicas de conclusão de ensaio de naipe e ensaios gerais. Análise de repertório original e arranjos para grupos musicais diversos. A prática da regência numa perspectiva educacional.
Aprimoramento das técnicas do instrumento. Harmonização ao violão. Preparação de repertório solo e em conjunto. Uso do violão como recurso de apoio na sala de aula.