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Estudo e prática de repertório coral erudito, popular e folclórico. O canto coral aplicado na educação não-formal. Exercícios de memorização. Aprimoramento da qualidade sonora na interpretação vocal coletiva. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade.

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A música como área de conhecimento na escola. Percepção e análise das problemáticas do ensino da música. Legislação Brasileira em Educação Musical.

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Estudo dos elementos harmônicos: acordes de três e quatro sons. Desenvolvimento da percepção harmônica. Condução de vozes e encadeamento de acordes. Funções dos acordes no campo harmônico.

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Estudo melódico focalizado na tonalidade e nos modos litúrgicos (graus conjuntos e arpejos). Estudo harmônico envolvendo a identificação de acordes complexos e encadeamentos de I, II, IV e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (grupos de câmara). Estudo rítmico envolvendo polirritmia e independência motora. Audições de peças que contenham esses elementos.

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Universidade: produção e socialização do conhecimento. Noções de pesquisa e de ciências. Tipos de conhecimento. Pesquisa em educação. Normas para apresentação de trabalho acadêmico.

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Prática de leitura e arranjos à primeira vista. Desenvolvimento e adaptação de repertório. Experimentação de elementos básicos em arranjos e composições musicais. Audição de peças com diversas formações musicais.

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Teorias da aprendizagem. Fundamentos psicológicos da educação. Concepções de desenvolvimento humano. Contribuições da psicologia para a aprendizagem escolar.

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Postura, técnica básica, afinação, noções de cifragem. Preparação de repertório solo e em conjunto.

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Didática: perfil de cada licenciatura. Áreas de atuação profissional. Competências e Habilidades da prática docente. Conteúdos Básicos. Prática Pedagógica. Tópicos de estudo diversificado da formação.

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Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. A diferença/deficiência como uma construção social. Necessidades educacionais especiais: especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio-emocional. A contribuição da perspectiva sócio-cultural para práticas pedagógicas inclusivas.

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Inserção do aluno no contexto de espaços educativos. Princípios musicais e educacionais. Articulação entre as teorias da educação musical e a prática pedagógica. Seleção e organização de conteúdos, procedimentos e avaliação. Escolha e adptação de repertórios. Práticas musicais diversas.

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Estudos dos elementos harmônicos: acordes de três e quatro sons. Desenvolvimento da percepção hamônica. Condução de vozes e encadeamento de acordes. Funções dos acordes no campo harmônico. Estudo do sistema de cifragem e acordes. Harmonização de melodias e arranjos simples. Aplicação do conhecimento de harmonia no instrumento (violão e teclado)

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Estudo melódico focalizado em cromatismos e modulações simples. Estudo harmônico envolvendo a identificação de acordes complexos e encadeamentos de I, II, IV, V e VII graus. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (orquestra, banda, coro). Estudo rítmico envolvendo mudança métrica em compassos simples. Audições de peças que contenham esses elementos.

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Tendências teórico-metodológicas sobre a relação educação e sociedade. A pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. Aproximação do aluno com a realidade escolar. Identificação de temas e problemas de pesquisa na área educacional-escolar.

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A regência na história. As diversas funções da regência e do regente. A regência coral. Os gestos básicas da regência. A organização física. Marcação de compassos binários, ternários e quartenários simples. Prática de regência em peças de uma, duas, três vozes e cânones.

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O uso do teclado no estudo de harmonia. Prática de leitura vertical, leitura de cifras, harmonização de melodias e arranjos simples. Prática de improvisação. Estudo de repertório solo e prática de conjunto. Usos do instrumento na educação musical.

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Aprimoramento das técnicas do instrumento. Harmonização ao violão. Preparação de repertório solo e em conjunto. Uso do violão como recurso de apoio na sala de aula.

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Instrumentação e orquestração. Técnicas de arranjo para grupo instrumental e vocal. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Utilização de recursos tecnológicos para criação de arranjos simples.

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Educação musical na educação básica. Educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries iniciais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.

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Estudo dos elementos harmônicos: acordes de três e quatro sons. Condução de vozes e encadeamento de acordes. Estudo de técnicas de contraponto. Análise musical. Aplicação musical. Aplicação do conhecimento de harmonia no instrumento (violão e teclado)

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Introdução à História da Música. Antiguidade Clássica e Idade Média.

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Surdez e linguagem. Fundamentos históricos e epistemológicos da língua de sinais. O sinal e seus parâmetros. Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.

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Percepção rítmica, leitura e grafia para instrumentos de percussão. A percussão corporal. Percussão brasileira e ritmos diversos. Instrumentos percussivos com objetos sonoros alternativos.

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Orientação para implementação de projeto de pesquisa. Documentos de pesquisa. Levantamento no campo de pesquisa.

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Avaliação Educacional: instrumento de gestão e planejamento. Formatos avaliativos e suas implicações nas políticas Educacionais. Avaliação Institucional, instrumento para a qualidade pedagógica. A contribuição dos docentes e discentes na Avaliação educacional e no Planejamento.

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Aprimoramento dos gestos de regência coral. Introdução à regência instrumental. Regência de compasso composto. Convenções de regência. A preparação do regente. A regência aplicada a peças de três e quatro vozes. Observação de regentes em corais e orquestras da região.

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Aprimoramento de orquestração e das técnicas de arranjo. Criação de arranjos mais elaborados. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais.

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Educação musical nas séries finais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries finais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.

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Política educacional no Brasil. Fundamentos legais, técnicos e administrativos da Educação Básica. O professor da Educação Básica e a legislação vigente.

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Renascimento. Barroco e Classicismo.

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Comunicação: Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.

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Prática instrumental em grupo com instrumentos de percussão diversos. Arranjo para instrumentos de percussão. Percussão erudita. A percussão na Educação Musical.

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Pesquisa em educação associada ao cotidiano escolar. Desenvolvimento do projeto de pesquisa e análises iniciais.

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Aprimoramento dos gestos de regência. Desenvolvimento de técnicas de conclusão de ensaio de naipe e ensaios gerais. Análise de repertório original e arranjos para grupos musicais diversos. A prática da regência numa perspectiva educacional.

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Educação musical do ensino médio. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio no ensino médio. Práticas de integração entre universidade e ensino médio. Relatório parcial de intervenção de estágio.

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Conceito de ética. Inter-relações entre Ética, Moral, Direito. Inter-relações entre Ética e Deontologia. História e coneito de bioética. Princípios da bioética: principais temas da bioética. Ética em Pesquisa com seres humanos.

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O Século XX: de início à atualidade. Música popular urbana: jazz, rock e pop. História da Música no Brasil: do Período Colonial à atualidade. Panorama da evolução da música popular urbana no Brasil.

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Estudo Aprofundado de um instrumento focalizado nos aspectos técnicos e musicais. Estudo de um repertório para o instrumento. Realização de apresentações.

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Conclusão do projeto de pesquisa. Elaboração de relatório parcial da pesquisa.

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Elementos e estrutura da composição.

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Educação musical em âmbitos não-formais. Observação do campo de estágio. Planejamento e intervenção do estágio em educação musical em ambientes não-formais. Relatório final de intervenção de estágio.

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Estudo aprofundado de um instrumento focalizado nos aspectos técnicos e musicais. Análise de materiais didáticos para o instrumento. Didática do instrumento. Realização de concertos didáticos.

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Elaboração do relatório final da pesquisa. Produção de artigo científico. Comunicação da pesquisa. Comunicação de trabalhos em eventos científicos.

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