Estudo e prática de repertório coral erudito, popular e folclórico. O canto coral aplicado na educação não-formal. Exercícios de memorização. Aprimoramento da qualidade sonora na interpretação vocal coletiva. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade.
A música como área de conhecimento na escola. Percepção e análise das problemáticas do ensino da música. Legislação Brasileira em Educação Musical.
Estudo dos elementos harmônicos: acordes de três e quatro sons. Desenvolvimento da percepção harmônica. Condução de vozes e encadeamento de acordes. Funções dos acordes no campo harmônico.
Estudo melódico focalizado na tonalidade e nos modos litúrgicos (graus conjuntos e arpejos). Estudo harmônico envolvendo a identificação de acordes complexos e encadeamentos de I, II, IV e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (grupos de câmara). Estudo rítmico envolvendo polirritmia e independência motora. Audições de peças que contenham esses elementos.
Universidade: produção e socialização do conhecimento. Noções de pesquisa e de ciências. Tipos de conhecimento. Pesquisa em educação. Normas para apresentação de trabalho acadêmico.
Prática de leitura e arranjos à primeira vista. Desenvolvimento e adaptação de repertório. Experimentação de elementos básicos em arranjos e composições musicais. Audição de peças com diversas formações musicais.
Teorias da aprendizagem. Fundamentos psicológicos da educação. Concepções de desenvolvimento humano. Contribuições da psicologia para a aprendizagem escolar.
Postura, técnica básica, afinação, noções de cifragem. Preparação de repertório solo e em conjunto.
Didática: perfil de cada licenciatura. Áreas de atuação profissional. Competências e Habilidades da prática docente. Conteúdos Básicos. Prática Pedagógica. Tópicos de estudo diversificado da formação.
Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. A diferença/deficiência como uma construção social. Necessidades educacionais especiais: especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio-emocional. A contribuição da perspectiva sócio-cultural para práticas pedagógicas inclusivas.
Inserção do aluno no contexto de espaços educativos. Princípios musicais e educacionais. Articulação entre as teorias da educação musical e a prática pedagógica. Seleção e organização de conteúdos, procedimentos e avaliação. Escolha e adptação de repertórios. Práticas musicais diversas.
Estudos dos elementos harmônicos: acordes de três e quatro sons. Desenvolvimento da percepção hamônica. Condução de vozes e encadeamento de acordes. Funções dos acordes no campo harmônico. Estudo do sistema de cifragem e acordes. Harmonização de melodias e arranjos simples. Aplicação do conhecimento de harmonia no instrumento (violão e teclado)
Estudo melódico focalizado em cromatismos e modulações simples. Estudo harmônico envolvendo a identificação de acordes complexos e encadeamentos de I, II, IV, V e VII graus. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (orquestra, banda, coro). Estudo rítmico envolvendo mudança métrica em compassos simples. Audições de peças que contenham esses elementos.
Tendências teórico-metodológicas sobre a relação educação e sociedade. A pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. Aproximação do aluno com a realidade escolar. Identificação de temas e problemas de pesquisa na área educacional-escolar.
A regência na história. As diversas funções da regência e do regente. A regência coral. Os gestos básicas da regência. A organização física. Marcação de compassos binários, ternários e quartenários simples. Prática de regência em peças de uma, duas, três vozes e cânones.
O uso do teclado no estudo de harmonia. Prática de leitura vertical, leitura de cifras, harmonização de melodias e arranjos simples. Prática de improvisação. Estudo de repertório solo e prática de conjunto. Usos do instrumento na educação musical.
Aprimoramento das técnicas do instrumento. Harmonização ao violão. Preparação de repertório solo e em conjunto. Uso do violão como recurso de apoio na sala de aula.
Instrumentação e orquestração. Técnicas de arranjo para grupo instrumental e vocal. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Utilização de recursos tecnológicos para criação de arranjos simples.
Educação musical na educação básica. Educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries iniciais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.
Estudo dos elementos harmônicos: acordes de três e quatro sons. Condução de vozes e encadeamento de acordes. Estudo de técnicas de contraponto. Análise musical. Aplicação musical. Aplicação do conhecimento de harmonia no instrumento (violão e teclado)
Introdução à História da Música. Antiguidade Clássica e Idade Média.
Surdez e linguagem. Fundamentos históricos e epistemológicos da língua de sinais. O sinal e seus parâmetros. Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.
Percepção rítmica, leitura e grafia para instrumentos de percussão. A percussão corporal. Percussão brasileira e ritmos diversos. Instrumentos percussivos com objetos sonoros alternativos.
Orientação para implementação de projeto de pesquisa. Documentos de pesquisa. Levantamento no campo de pesquisa.
Avaliação Educacional: instrumento de gestão e planejamento. Formatos avaliativos e suas implicações nas políticas Educacionais. Avaliação Institucional, instrumento para a qualidade pedagógica. A contribuição dos docentes e discentes na Avaliação educacional e no Planejamento.
Aprimoramento dos gestos de regência coral. Introdução à regência instrumental. Regência de compasso composto. Convenções de regência. A preparação do regente. A regência aplicada a peças de três e quatro vozes. Observação de regentes em corais e orquestras da região.
Aprimoramento de orquestração e das técnicas de arranjo. Criação de arranjos mais elaborados. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais.
Educação musical nas séries finais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries finais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.
Política educacional no Brasil. Fundamentos legais, técnicos e administrativos da Educação Básica. O professor da Educação Básica e a legislação vigente.
Renascimento. Barroco e Classicismo.
Comunicação: Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.
Prática instrumental em grupo com instrumentos de percussão diversos. Arranjo para instrumentos de percussão. Percussão erudita. A percussão na Educação Musical.
Pesquisa em educação associada ao cotidiano escolar. Desenvolvimento do projeto de pesquisa e análises iniciais.
Aprimoramento dos gestos de regência. Desenvolvimento de técnicas de conclusão de ensaio de naipe e ensaios gerais. Análise de repertório original e arranjos para grupos musicais diversos. A prática da regência numa perspectiva educacional.
Educação musical do ensino médio. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio no ensino médio. Práticas de integração entre universidade e ensino médio. Relatório parcial de intervenção de estágio.
Conceito de ética. Inter-relações entre Ética, Moral, Direito. Inter-relações entre Ética e Deontologia. História e coneito de bioética. Princípios da bioética: principais temas da bioética. Ética em Pesquisa com seres humanos.
O Século XX: de início à atualidade. Música popular urbana: jazz, rock e pop. História da Música no Brasil: do Período Colonial à atualidade. Panorama da evolução da música popular urbana no Brasil.
Estudo Aprofundado de um instrumento focalizado nos aspectos técnicos e musicais. Estudo de um repertório para o instrumento. Realização de apresentações.
Conclusão do projeto de pesquisa. Elaboração de relatório parcial da pesquisa.
Elementos e estrutura da composição.
Educação musical em âmbitos não-formais. Observação do campo de estágio. Planejamento e intervenção do estágio em educação musical em ambientes não-formais. Relatório final de intervenção de estágio.
Estudo aprofundado de um instrumento focalizado nos aspectos técnicos e musicais. Análise de materiais didáticos para o instrumento. Didática do instrumento. Realização de concertos didáticos.
Elaboração do relatório final da pesquisa. Produção de artigo científico. Comunicação da pesquisa. Comunicação de trabalhos em eventos científicos.