Iniciação à flauta doce. Técnicas básicas de execução, de respiração e emissão. Preparação de repertório de nível básico, solo e em conjunto. Adaptação de repertório para conjunto de flauta doce e outros instrumentos. História da flauta doce e pesquisa de repertório.
Delimitação epistemológica do campo da Ecucação Musical. Introdução às teorias da Educação Musical. O educador musical: identidade, formação, pedagógica, ética profissional e exigências atuais da profissão docente. Funções sociais da música. Função político-pedagógica do educador musical.
Estudo de aspectos da teoria musical no processo de desenvolvimento da percepção e estruturação cognitiva da linguagem musical. Práticas de audição, leitura e escrita, coordenação motora, afinação. Identificação de estruturas sonoras e suas relações com o sistema de notação: elementos melódicos com base na tonalidade (graus conjuntos); elementos rítmicos em compassos simples (binários, ternários e quaternários); elementos harmônicas envolvendo intervalos, acordes maiores e encadeamentos de I e V graus. Apreciação de timbres de instrumentos individuais. Audições comentadas de peças musicais que contenham esses elementos.
Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento.
O aparelho fonador e a fisiologia da voz. Saúde vocal. Exercícios de vocalização. Avaliação da expressão vocal individual. Prática de música coral. Prática de leitura musical em conjunto. Desenvolvimento da percepção rítmica, melódica, harmônica e polifônica. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. Classificação de vozes. Técnicas de formação e de preparação do coro. Planejamento de ensaio.
Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.
Revisão crítica da teoria elementar da música. Teoria do som: noções básicas. Parâmetros fundamentais do som: altura, duração, intensidade e timbre. sistemas de escrita e grafia musical. Fundamentos teóricos da notação musical convencional. Elementos básicos da teoria musical do sistema tonal aplicados na estruturação rítmica, melódica e harmônica.
Estudo e pr á tica de repert ó rio coral erudito, popular e folcl ó rico. Pr á tica de leitura musical em conjunto. Desenvolvimento da percep çã o r í tmica, mel ó dica, harm ô nica e polif ô nica. A interpreta çã o vocal coletiva. Desempenho vocal em conjunto: respira çã o, afina çã o, qualidade sonora e expressividade. O canto coral no contexto educacional.
Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.
Introdu çã o à s teorias da Educa çã o Musical. Delimita çã o epistemol ó gica do campo da Educa çã o Musical.. Fundamentos te ó ricos e metodol ó gicos do ensino de m ú sica para a Educa çã o B á sica. Teorias de aprendizagem e cogni çã o musical.
T é cnicas de execu çã o na flauta doce em d ó e em f á . Aprimoramento t é cnico e interpretativo na execu çã o de repert ó rio espec í fico para flauta doce. Desenvolvimento de aptid õ es envolvendo execu çã o de mem ó ria, improvisa çã o, transposi çã o, leitura e escrita. Princ í pios para o ensino de flauta doce: m é todos de ensino do instrumento, planejamento de atividades, material did á tico.
Desenvolvimento da percep çã o e estrutura çã o cognitiva da linguagem musical. Pr á ticas de audi çã o de estruturas sonoras e suas rela çõ es com o sistema de nota çã o: elementos mel ó dicos com base na tonalidade (graus conjuntos, intervalos e arpejos) e nos modos lit ú rgicos (graus conjuntos); elementos r í tmicos em compassos simples e compostos; elementos harm ô nicos abrangendo acordes maiores, menores e suas invers õ es, e encadeamentos de I, IV e V graus. Aprecia çã o de timbres de instrumentos diferentes (duas vozes). Audi çõ es de pe ç as musicais que contenham esses elementos.
Educa çã o B á sica: objetivos, princ í pios e diretrizes curriculares. Organiza çã o, funcionamento e financiamento da educa çã o b á sica. Legisla çã o: marcos regulat ó rio da educa çã o b á sica Rela çã o entre educa çã o, estado e sociedade.
Hist ó ria da Psicologia Educacional e Escolar. Teorias contempor â neas da educa çã o: personalistas, psicocognitivas, tecnol ó gicas, sociocognitivas, sociais, espiritualistas e acad ê micas. Teorias de Desenvolvimento e da Aprendizagem.
Estudo da respira çã o, emiss ã o, resson â ncia, articula çã o e dic çã o. Exerc í cios de vocaliza çã o. Estudo e aplica çã o da t é cnica vocal em diferentes repert ó rios e diferentes idiomas. Improvisa çã o vocal. Interpreta çã o vocal individual e coletiva. Aprimoramento da qualidade sonora vocal. A t é cnica vocal aplicada na educa çã o musical.
Fundamentos te ó ricos da nota çã o musical convencional. Elementos b á sicos da teoria musical do sistema tonal aplicados na estrutura çã o r í tmica, mel ó dica e harm ô nica. Teoria do som: s é rie harm ô nica e elementos derivados; aspectos do timbre e no çõ es b á sicas de ac ú stica musical; introdu çã o à organologia.
Estudo e prática de repertório coral erudito, popular e folclórico. Prática de leitura musical em conjunto. Exercícios de memorização. Aprimoramento da qualidade sonora na interpretação vocal coletiva. Desempenho vocal em conjunto: respiração, afinação, qualidade sonora e expressividade. O canto coral aplicado na educação formal e não-formal.
Construção Histórica, Cultural, Epistemológica, Social e Ideológica do Currículo. Currículo, Escola e Sociedade. Propostas Curriculares Alternativas.
Investigação científica em Educação Musical. Conteúdos básicos em Música e vivências musicais voltadas ao ensino e à aprendizagem da música. Construção histórica, social, cultural, epistemológica e ideológica dos currículos de Música. Currículo, escola e sociedade. Estudo de projetos, programas e propostas curriculares de Educação Musical.
Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três sons. Funções harmônicas básicas. Condução de vozes e encadeamento de acordes. Estudo dos sistemas de cifragem de acordes. Desenvolvimento da percepção harmônica.
Introdução à História da Música e à Musicologia. Definição, conceitos e função social da música. A música no contexto sócio-cultural e histórico. Origens: Pré-História, Antiguidade, culturas não-ocidentais. História da Música ocidental: da Idade Média ao Renascimento. Fontes documentais e bibliográficas, compositores e obras representativas destes períodos.
Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.
Aprimoramento geral da percepção musical. Estudo de elementos melódicos com base na tonalidade e nos modos litúrgicos (graus conjuntos e arpejos). Estudo de elementos rítmicos em compassos simples e compostos, pausas e síncope. Estudo de elementos harmônicos envolvendo acordes maiores, menores, aumentados e diminutos, e encadeamentos variados. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (duas ou mais vozes). Audições de peças musicais que contenham esses elementos.
Iniciação ao manuseio do teclado. Estudo de técnicas básicas, postura, mecanismos e recursos do instrumento. Introdução à leitura vertical. O uso do teclado no estudo de harmonia. Preparação de repertório em nível técnico iniciante. Prática instrumental individual e/ou em grupo.
Educação Especial. Fundamentos Históricos, Epistemológicos e pedagógicos da Educação Especial. Necessidades Educacionais Especiais. Especificidades nas Áreas Visual, Auditiva, Mental, Motora e Sócio Emocional e de altas habilidades/superdotação.
Música como área de conhecimento na escola. Inserção do acadêmico no contexto de espaços educativos. Revisão bibliográfica, seleção e organização de conteúdos, procedimentos e avaliação. Escolha e adaptação de repertórios. Articulação entre as teorias da Educação Musical e a prática pedagógica.
Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas. Harmonização de melodias. Desenvolvimento da percepção harmônica.
Séculos XV e XVI: o Renascimento, suas principais características e correntes musicais. O Barroco: características musicais, estética e os principais gêneros de música vocal e instrumental nos séculos XVII e XVIII. Fontes documentais e bibliográficas, compositores e obras representativas destes períodos.
Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.
Aprimoramento geral da percepção musical. Desenvolvimento da leitura à primeira vista. Estudo de elementos melódicos com base na tonalidade, nos modos, em cromatismos e em modulações simples. Estudo de elementos rítmicos envolvendo mudança métrica em compassos simples. Estudo de elementos harmônicos envolvendo a identificação de acordes complexos e encadeamentos variados. Apreciação de timbres de instrumentos diferentes (orquestra, banda, coro). Audições de peças musicais que contenham esses elementos.
Percepção rítmica, leitura e grafia para instrumentos de percussão. A percussão corporal. Percussão brasileira e ritmos diversos. Instrumentos percussivos com objetos sonoros alternativos.
O uso do teclado no estudo de harmonia. Prática de leitura vertical, leitura de cifras, harmonização de melodias e arranjos simples. Prática de improvisação. Estudo de repertório solo e prática de conjunto. Usos do instrumento na educação musical.
Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustentável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.
Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem.
Educação musical na educação básica. Educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries iniciais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.
Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas; ampliação da tonalidade por meio do uso de dominantes secundárias. Harmonização de melodias e arranjos simples. Desenvolvimento da percepção harmônica.
Séculos XVIII e XIX: pré-Classicismo e Classicismo, Romantismo. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos.
Prática instrumental em grupo com instrumentos de percussão diversos. Arranjo para instrumentos de percussão. Percussão erudita. A percussão na Educação Musical.
Educação musical nas séries finais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries finais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.
Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons; acordes com tensões e acordes alterados; elementos modais. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas; ampliação da tonalidade por meio do uso de dominantes secundárias e modulação. Harmonização de melodias e arranjos simples. Desenvolvimento da percepção harmônica.
Período de transição entre os séculos XIX e XX: Nacionalismo, pós-Romantismo e pós-Tonalismo. Música do Século XX: Atonalismo, Neoclassicismo, Dodecafonismo, vanguardas. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos.
Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e Linguagem. Culturas e Identidades Surdas. Sinal e seus Parâmetros. Noções gramaticais e Vocabulário Básico.
Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Escola como campo de pesquisa.
A regência na história. As diversas funções da regência e do regente. A preparação física do regente. Regência coral. Os gestos básicos da regência ( Gestual Paralelo, Separado, Alternado e Independente). Linha básica de marcação. Fixação dos pontos de marcação. Técnica do “Ricochete”. Regência de compassos binários, ternários e quaternários simples. Prática de regência em peças de uma, duas, três vozes e cânones.
Introdução ao estudo de novas tecnologias em música. Softwares para edição e notação musical. Noções básicas de computação aplicada a sistemas de gravação de áudio e à produção musical.
Instrumentação e orquestração. Técnicas de arranjo para grupo instrumental e vocal. Elementos e estrutura da composição. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Utilização de recursos tecnológicos para criação de arranjos simples.
Educação musical do ensino médio. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio no ensino médio. Práticas de integração entre universidade e ensino médio. Relatório parcial de intervenção de estágio.
Introdução às teorias na área de Estudos da Música Popular. Contexto e panorama histórico do desenvolvimento da música popular urbana desde suas origens (séc. XIX) até a atualidade.
Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em Contextos.
Sala de aula como campo de pesquisa.
Organização, elaboração e execução de arranjos em grupo. Aprimoramento da habilidade de leitura musical em grupo. Experiências com diferentes formações instrumentais. Audição de peças com diversas formações musicais.
Aprimoramento dos gestos de regência ( Respiração, Anacruse, Fermatas, mudanças de compassos, independência das mãos ). Introdução à regência instrumental. Regência de compasso composto. A preparação do regente. A regência aplicada a peças de três e quatro vozes. A prática da regência numa perspectiva educacional.
Postura, técnica básica, afinação, noções de cifragem. Preparação de repertório solo e em conjunto. Introdução aos aspectos didáticos do instrumento.
Aprimoramento de orquestração e das técnicas de arranjo. Criação de arranjos mais elaborados. Audição e manuseio de partituras de arranjos de diversos estilos musicais. Elementos e estrutura da composição. A composição musical no contexto da música contemporânea. Utilização de recursos de composição e arranjo em sala de aula.
Educação musical em âmbitos não-formais. Observação do campo de estágio. Planejamento e intervenção do estágio em educação musical em ambientes não-formais. Relatório final de intervenção de estágio.
Gestão e Organização da Educação. Teorias da Administração e da Gestão Educacional. Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico.
Panorama da história da música no Brasil e suas principais fases: períodos colonial, Joanino e Imperial; o Romantismo no Brasil, as origens da música popular urbana (século XIX); Nacionalismo, Música Viva, Música Nova e Vanguarda, ecletismo (século XX). Panorama histórico da música popular no Brasil. O cenário histórico da música em Santa Catarina de acordo com a produção científica recente.
A formação específica como campo de pesquisa.
Organização, elaboração e execução de arranjos em grupo. Prática de leitura, arranjo e improvisação. Experimentação com formações instrumentais variadas e diferentes elementos em arranjos e composições musicais. Desenvolvimento e adaptação de repertório. Audição de peças com diversas formações musicais.
Aprimoramento dos gestos de regência. Regência Instrumental. Regência de compassos compostos e irregulares. Hemiolas. Articulações. Desenvolvimento de técnicas de ensaio de naipe e ensaio geral. Análise técnico musical e histórica de repertório original e arranjos para grupos musicais diversos. Preparação/Regência de repertório instrumental.
Aprimoramento das técnicas do instrumento. Harmonização ao violão. Preparação de repertório solo e em conjunto. Uso do violão como recurso de apoio na sala de aula.