Epistemologia e história das ideias psicológicas. Determinações econômicas, culturais, políticas e científicas das principais correntes teóricas em psicologia. História da psicologia brasileira.
Princípios de neuroanatomia e neurofisiologia. Conceito e Histórico de Neuropsicologia. funções psicológicas elementares e superiores. Síndromes, disfunções neurológicas e repercussões em funções psicológicas.
Processos psicológicos e determinação social da organização cerebral. Funções cerebrais superiores. Processos psicológicos básicos e fundamentos (sensação, percepção, atenção, linguagem, pensamento, memória, inteligência, aprendizagem, motivação e emoção).
Constituição da psicologia na área de conhecimento científico. Ciência básica e ciência aplicada em psicologia. Níveis de organização da formação e pesquisa em psicologia no Brasil. Organização profissional, entidades e associações representativas na psicologia e níveis de participação. Critérios científicos e profissionais de validação de teorias e técnicas em Psicologia. Relação entre desenvolvimento científico e práticas profissionais. Atividades extensionistas.
Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.
Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.
Planejamento e elaboração de projetos de extensão. Atividades extensionistas.
Conceitos, métodos de intervenção e produção de conhecimento em Psicanálise. Teorias psicanalíticas. Psicanálise na contemporaneidade.
Concepções de personalidade nas principais teorias psicológicas. Construção social e cultural da personalidade.
Política e políticas públicas. Políticas públicas e direitos humanos no Brasil. Serviços, programas e projetos nas políticas públicas. Psicologia e políticas públicas. Atividades extensionistas.
Fundamentos históricos, sociais e científicos da Psicologia Social. Perspectivas epistemológicas na Psicologia Social. Autores, conceitos, processos básicos e fenômenos em Psicologia Social. Produção de conhecimento e possibilidades de atuação em Psicologia Social.
Psicometria. Princípios da avaliação psicológica na infância e adolescência. Principais técnicas e instrumentos de avaliação: normas de aplicação, níveis de inferência, devolução e compatibilização com outros dados gerais do desenvolvimento. Aspectos éticos específicos da avaliação na infância e na adolescência: família no processo de avaliação. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.
Aprendizagem e inteligência em psicologia. Teorias psicológicas sobre a aprendizagem e inteligência. Relações entre aprendizagem, desenvolvimento e inteligência. Avaliação da inteligência em psicologia. Enriquecimento, adaptação e flexibilização curricular.
Gravidez, parto e puerpério. Infância, adolescência e juventude: transformações históricas em diferentes culturas e grupos sociais. Processo de desenvolvimento infantil e adolescente. Contribuições de diferentes escolas e teorias psicológicas. Principais demandas e atuação de psicólogos sobre o desenvolvimento infantil e adolescente. Pesquisa em psicologia do desenvolvimento.
Princípios norteadores da intervenção psicossocial. Intervenções do psicólogo em vulnerabilidades e risco social/pessoal e em grupos, organizações, instituições e comunidade. Instrumentos de medida e avaliação de fatores psicossociais. Redes de apoio social. Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Pressupostos, instrumentos e técnicas para avaliação psicológica de adultos. Técnicas objetivas e projetivas. Aspectos éticos gerais da avaliação: elaboração de laudos, pareceres e devolução de resultados. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.
Concepções de saúde e doença. Políticas de saúde no Brasil. Contexto atual da saúde pública, níveis de atenção e integrações em sistema unificado de saúde. Condições sociais e saúde. Dimensões sociais da saúde mental. Intervenções do psicólogo no contexto de saúde coletiva nos níveis de atenção. Integralidade da atenção e do cuidado. Intervenções do psicólogo em redes de saúde. Integralidade do cuidado na rede de saúde. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Vida adulta e velhice: transformações históricas em diferentes culturas e grupos sociais. Processo de desenvolvimento na vida adulta e velhice. Contribuições de diferentes escolas e teorias psicológicas. Demandas e atuação de psicólogos com adultos e idosos. Importância da rede social na vida adulta e velhice.
Teorias da psicopatologia. Critérios de (a)normalidade na sociedade. Níveis dinâmico, descritivo e fenomenológico dos sintomas psicopatológicos. Semiologia das funções psíquicas e alterações. Introdução nosográfica dos manuais de classificação diagnóstica. Características clínicas e critérios diagnósticos dos transtornos psiquiátricos vida adulta e velhice.
Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustentável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.
Determinantes históricos, sociais e científicos do surgimento das teorias behavioristas. Behaviorismo radical e metodológico. Conceitos do behaviorismo e análise experimental do comportamento. Relações de determinação de um comportamento. Análise funcional do comportamento.
Concepções de grupos e equipes em teorias psicológicas. Processos grupais e dinâmicas de grupo. Interação, organização e comunicação verbal e não verbal de grupos. Técnicas de intervenção do psicólogo. Aspectos éticos nas técnicas grupais.
Contexto histórico e filosófico da fenomenologia. Pensadores, conceitos e contribuições para a área da psicologia. Psicologias fenomenológicas: psicologia humanista, psicologia existencialista, psicodrama, Gestalt terapia, Daseinsanalyse.
Perspectivas teórico-clínicas da infância e adolescência. Critérios de (a)normalidade na infância e adolescência. Avaliação clínica e psicopatológica. Quadros clínicos da infância e adolescência. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Entrevista como método de coleta de dados. Processo psicodiagnóstico. Técnicas e instrumentos no contexto do diagnóstico psicológico. Triagem e avaliação psicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ética no processo psicodiagnóstico. Relatório de avaliação psicológica, devolutiva e registro documental. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Psicologia da Gestalt: histórico, autores e proposições teóricas. Teoria de campo. Teoria organísmica. Gestalt terapia: fundamentos filosóficos e conceituais, visão de saúde-doença, métodos e técnicas de intervenção.
Psicologia, sociedade e deficiência. Evolução histórica e aspectos psicossociais da deficiência. Tipos de deficiências. Preconceito, estigma, estereótipos e valores humanos. Reabilitação. Integração/inclusão social, familiar, escolar, cultural e no mundo do trabalho. Deficiência e sexualidade. Altas Habilidades. Políticas Públicas. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Gênese das teorias sistêmicas. Paradigma sistêmico. Investigação, intervenção e recursos instrumentais de teorias sistêmicas. Contribuições das teorias sistêmicas para o desenvolvimento da Psicologia.
História da loucura, doença e saúde mental. Reforma psiquiátrica. Interdisciplinaridade em saúde mental. Saúde mental e qualidade de vida. Políticas de assistência e organização dos serviços de saúde mental no Brasil. Níveis de atenção e intervenção do psicólogo em saúde mental coletiva. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Histórico das terapias cognitivas. Desenvolvimento das terapias cognitivas do Brasil. Diferentes tendências teóricas e práticas das teorias cognitivas.
Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em organizações de saúde.
Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em processos sociais e comunitários.
História da psicologia em ambientes formais e informais de educação. Processos educacionais: aspectos técnicos, éticos, estéticos, políticos, funções, métodos e tendências. Processos psicológicos em ensino/aprendizagem e psicomotricidade.
História e evolução do Sistema Único de Saúde e psicologia hospitalar. Níveis de complexidade de atenção em saúde. Equipe de saúde e interdisciplinaridade. Aspectos psicológicos do paciente em organizações de saúde, acompanhantes e familiares.
Histórico, fundamentos e conceitos da psicologia social e comunitária no Brasil e América Latina. Pesquisa, diagnóstico e intervenções psicossociais em comunidade. Práticas e discursos contemporâneos da psicologia social e comunitária.
Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em organizações de saúde.
Execução e avaliação de atividades do psicólogo em psicologia social e comunitária.
História da psicologia organizacional e do trabalho e suas áreas de atuação. Ambiente organizacional. Cultura e clima organizacional. Descrição de cargos. Recrutamento, seleção e integração de pessoas. Treinamento e desenvolvimento profissional. Avaliação de desempenho. Processo de desligamento. Identificação e prevenção de riscos psicossociais e danos.
Avaliação psicológica em organizações de saúde. Exercício profissional do psicólogo em organizações de saúde. Referência e contra-referência. Terminalidade e morte no hospital. Acompanhamento pós-alta.
Técnicas de intervenção psicológica na perspectiva da psicologia social e comunitária. Psicologia social, comunitária e políticas públicas.
Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em processos psicoterapêuticos em contextos clínicos e hospitalares.
Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em processos educacionais.
Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em processos organizacionais e do trabalho.
Surgimento da clínica. Psicologia clínica em diversos contextos. Método clínico de pesquisa e tratamento. Abordagens em psicologia clínica.
Planejamento, intervenção psicológica e registro em contextos educacionais.
Gestão de pessoas nas organizações. Motivação. Liderança. Processos de vinculação entre indivíduo trabalho organização. Segurança, bem-estar e qualidade de vida no trabalho. Conciliação trabalho família.
Execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos psicoterapêuticos em contextos clínicos.
Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em processos de ensino/aprendizagem.
Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos de trabalho.
Psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação. Delimitação de demandas e necessidades. Plano terapêutico e projeto terapêutico singular. Registro em processos psicoterapêuticos: prontuário e registro documental. Avaliação de resultados de processos psicoterapêuticos, encaminhamentos e alta. Produção científica sobre processos terapêuticos e ética profissional.
Retenção, evasão e inclusão escolar. Intervenção do psicólogo na educação formal, não-formal e informal.
Psicologia positiva e práticas apreciativas em contextos organizacionais.