Constituição da economia política como campo científico. Liberalismo, Keynesianismo, Neoliberalismo e Crítica Marxista da Economia Política. Reestruturação produtiva. Sócio-economia.
Fundamentos ontológicos do ser social. Correntes filosóficas e suas influências no Serviço Social.
Constituição e desenvolvimento da profissão na divisão sócio-técnica do trabalho. Lei que regulamenta a profissão. Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional.
Ciência e construção de conhecimento. Ciência e Universidade. Leitura e escrita acadêmica. Organização e apresentação de trabalhos acadêmicos. Comunicação de trabalhos científicos na graduação - ABNT. Ética na Pesquisa.
Gênese da questão social. Expressões contemporâneas da questão social. Questão Social no Brasil e em Santa Catarina. Questão Social e o Serviço Social. Trabalho e Serviço Social.
Relações natureza e cultura. Conceitos de cultura. Construção social das identidades e subjetividades. Etnicidade e relações de gênero.
Teoria política clássica. Relação entre o público e o privado. Estado e sociedade no pensamento de Marx e Gramsci.
Emergência e institucionalização do serviço social no Brasil, de 1930 a 1950. Relação com doutrina social da Igreja e com as ciências sociais. Construções teórico-metodológicas do serviço social sob a influência do funcionalismo e do estrutural-funcionalismo. Expressões da questão social, demandas e respostas profissionais da época.
Pressupostos teóricos-epistemológicos da Psicologia Social. Processo de constituição do sujeito e da subjetividade na perspectiva sócio-histórica. Categorias fundamentais da psicologia social. Processo grupal.
Sociologia como ciência: objeto e métodos. Sociologia e processos sociais. Teorias Clássicas da sociologia. Novos paradigmas sociais.
Construção das instituições de direito no Brasil. Direitos difusos e coletivos. Constituição Federal: da ordem social. Legislação afins ao serviço social.
Aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos da República Velha. Economia agroexportadora. Estado Novo. Industrialização e urbanização. Questão do nacionalismo e do desenvolvimento.
Fundamentos ontologicossociais da dimensão etico-moral e suas consequências na ética profissional. Códigos de ética profissional na história do Serviço Social brasileiro. Conselho profissional e sua questão ética: direitos e responsabilidades.
Serviço social do pós-guerra ao início dos anos de 1980. Movimento de reconceituação na América Latina e no Brasil. Modernização do serviço social brasileiro: as propostas de Araxá, Teresópolis.
Concepções e aspectos ético-políticos do instrumental técnico-operativo do serviço social. Instrumentos e técnicas no exercício profissional.
Políticas sociais e suas teorias. Políticas sociais do Estado capitalista. Sistema de proteção social. Crise do bem-estar social. Exercício profissional no campo das políticas sociais.
Transformações sócio-econômicas no período ditatorial. Inserção do país no sistema capitalista mundial e seus desdobramentos nas décadas de 1970 e 1980. Transição democrática e neoliberalismo.
Pesquisa social: pressupostos científicos e epistemológicos. Ética e universidade. Ética na pesquisa com seres humanos. Tipos de pesquisa para o conhecimento social. Elaboração de um projeto: planejamento e organização.
Debate do serviço social na transição dos anos 1970-1980. Perspectivas fenomenológicas e marxistas. Documento de Sumaré. Influência de Marx, Gramsci e Althusser e as principais produções do período. Questão social, demandas e respostas profissionais de época.
Concepções e aspectos éticos-políticos do instrumental técnico-operativo. Relação entre os aspectos teóricos-metodológicos e o instrumental técnico-operativo. Instrumentos e técnicas no exercício profissional.
Organização da política social no Estado brasileiro a partir da Constituição Federal de 1988. Concepções e debates contemporâneos de seguridade social.
Política assistência: gênese, concepções e determinantes. Organização e funcionamento da política de assistência social. Sistema Único da Assistência Social (SUAS): rede socioassistencial. Intervenção do assistente social na política de assistência social.
Inserção do acadêmico no espaço sócio-institucional. Reconhecimento e caracterização da prática institucional e da instituição/organização campo de estágio. Planejamento das atividades e sistematização da prática. Oficina de supervisão.
Serviço Social brasileiro dos anos 90 e dias atuais. Novas configurações da questão social, desafios e respostas profissionais. Campo de atuação consolidados e emergentes. Serviço Social e interdisciplinaridade.
Elaboração do projeto de pesquisa. Elaboração e análise de indicadores sócio-econômicos. Análises qualitativas e quantitativas.
Estudos da linguagem. Leitura e interpretação de textos. Produção de textos descritivos, narrativos e dissertativos que contemplem as especificidades da área de formação. Noções básicas gramaticais.
Infância e adolescência no Brasil: mudança do paradigma legal e institucional no trato da questão. Estatuto da Criança e do Adolescente e políticas sociais. Papel dos conselhos tutelares e de defesa de direitos. Política nacional do idoso e programas. Intervenções e respostas profissionais junto à criança, adolescente e ao idoso.
Política da Saúde: gênese e determinantes. Reforma sanitária no Brasil. Organização e funcionamento da política de saúde. Sistema Único de Saúde. Políticas públicas de saúde no âmbito do SUS. Intervenção do profissional na política de saúde.
Elaboração do plano de intervenção a partir da experiência vivienciada no estágio. Articulação da dimensão investigativa e interventiva da profissão. Sistematização da prática. Oficina de supervisão.
Introdução ao pensamento administrativo. Introdução ao planejamento. Planejamento institucional e das ações profissionais. Planejamento social nas políticas públicas e privadas. Administração de recursos humanos e o assistente social. Responsabilidade social.
Estudo da estrutura e tipologias de textos. Coerência e concordância textual. Argumentação. Teoria da comunicação.
Política da previdência social: gênese e determinantes. Organização e funcionamento da previdência social. Reforma da previdência social no Brasil. Intervenção do serviço social na política previdenciária.
Histórico dos movimentos sociais. Movimentos sociais rurais e urbanos. Movimentos sociais na atualidade e diferentes expressões. Cidadania, democracia representativa e paticipativa. Atores sociais, estratégias organizativas e espaços de luta. Intervenção profissional na assessoria e apoio a movimentos sociais.
Execução do plano de intervenção de estágio. Proposição de estratégias teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas de ação profissional. Sistematização da prática. Oficinas de orientação pedagógica. Elaboração do projeto de pesquisa para construção do TCC.
Relevância e significado da avaliação. Tipos e modalidades. Avaliação de projetos sociais. Indicadores sociais. Análise, implantação e implementação de projetos sociais.
Inclusão social: diferentes áreas de políticas públicas dirigidas a esse segmento. Intervenção profissional, demandas e respostas profissionais.
Construção histórica do trabalho com famílias. Perfil da família latino americana, brasileira e catarinense. Intervenção do Serviço Social com famíllias e segmentos vulneráveis na sociedade conteporânea. Relações de gênero. Instrumentos para estudo e trabalho com famílias e segmentos sociais vulneráveis.
Operacionalização e avaliação do plano de intervenção de estágio. Sistematização e avaliação final do estágio, nas dimensões teórico-metodológica e ética-operativa. Oficinas de supervisão. Relatório final de estágio.
Intervenção do Serviço Social nos processos organizacionais. Indicadores de situação da ação profissional e seus resultados. Terceiro setor. Parcerias e terceirização nos processos de atenção social no plano público e privado.
Política agrária no Brasil. Debate sobre a reforma agrária nos anos 80-90. Movimentos sociais no campo. Habitação: política habitacional brasileira. Serviço Social e meio ambiente. Intervenções, demandas e respostas profissionais.
Cultura, identidade, etnicidade, religião. Variantes familiares. Relações do gênero.
Operacionalização do projeto de pesquisa e elaboração do referencial teórico para construção do trabalho de conclusão de curso em Serviço Social.
Desenvolvimento sustentável como proposta de gestão territorial urbana e rural. Conflitos ambientais rurais e urbanos. Avaliação de políticas públicas frente a problemas ambientais. Governabilidade e ambiente global. Contribuição do assistente social para o desenvolvimento sustentável.
Educação Popular: concepção, princípios e metodologia. Relação educador/educando. Serviço Social e educação popular. Trabalho com grupos populares. Direitos humanos: contextualização histórica.
Estratégias de captação de recursos para projetos sociais. Incentivos fiscais. Programação orçamentária e de custos para projetos de natureza social. Análise de viabilidade técnica, financeira e econômica de projetos. Plano de capitação de recursos. Diversificação das fontes de financiamento. Papel das lideranças institucionais na captação de recursos. Ética na captação de recursos.
Desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso - TCC. Elaboração e apresentação do TCC.