Aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos da República Velha. Estado Novo. Industrialização e urbanização. Inserção do país no sistema capitalista mundial e seus desdobramentos nas décadas de 1970 e 1980. Transição democrática e neoliberalismo.
Constituição e desenvolvimento da profissão na divisão sócio técnica do trabalho. Lei que regulamenta a profissão. Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional.
Pressupostos teórico-epistemológicos da psicologia social. Processo de constituição de sujeito e da subjetividade na perspectiva sócio histórica. Processo Grupal.
Gênese da questão social. Expressões contemporâneas da questão social. Questão social e o serviço social. Trabalho e serviço social. Possibilidades e alternativas da Questão Social.
Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.
Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.
Os códigos de ética na história do Serviço Social brasileiro e o aprofundamento do Código de 1993 na constituição do projeto ético-político da categoria. Os fundamentos ontológico-sociais da dimensão ético-moral da vida social e seus rebatimentos na ética profissional. O debate teórico-filosófico sobre as questões éticas da atualidade.
Concepções e aspectos ético-políticos do instrumental técnico-operativo do serviço social. Perspectivas teórico-metodológicas na construção dos instrumentos de intervenção. Instrumentos e técnicas no exercício profissional. Atribuição e Competência Profissional.
Determinações sócio históricas das políticas sociais. Perspectivas conceituais da política social. A construção das políticas sociais no século XX. A Constituição de 1988 e Seguridade Social. O Estado brasileiro e a regulamentação e implementação dos direitos sociais.
Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Emergência e institucionalização do serviço social no Brasil de 1930 a 1950. Serviço social do pós- guerra ao início dos anos de 1980. Movimento de reconceituação na América Latina e no Brasil. Modernização do serviço social brasileiro: as propostas de Araxá e Teresópolis. Expressões da questão social, demandas e respostas profissionais da época.
Concepções e aspectos ético-políticos do instrumental técnico-operativos. Relação entre os aspectos teórico-metodológicos e o instrumental técnico-operativo. Instrumentos e técnicas no exercício profissional. Metodologia de intervenção: abordagens individuais e coletivas da ação profissional.
Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
A compreensão do trabalho como fundamento ontológico e teleológico na perspectiva marxiana. As Configurações do trabalho na atualidade. O serviço social como especialização do trabalho coletivo partícipe dos processos de trabalho. Os elementos constitutivos do processo de trabalho e o trabalho do assistente social na contemporaneidade.
Debate do serviço social na transição dos anos 1970- 1980. Perspectivas fenomenológicas e marxistas. Documento de Sumaré. Influência de Marx, Gramsci e Althusser e as principais produções do período. Serviço Social dos anos 90 aos dias atuais. Campo de atuação consolidado, emergente e a interdisciplinaridade na profissão.
Teorias organizacionais e os modelos gerenciais na organização do trabalho e nas políticas sociais. Planejamento e gestão dos serviços nas diferentes áreas sociais. Elaboração, coordenação e execução de programas e projetos na área de Serviço Social. Assessoria e Consultoria em Serviço Social. Gestão de recursos humanos e assistente social.
Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.
Pesquisa social: pressupostos científicos e epistemológicos. Ética na pesquisa. Tipos de pesquisa para o conhecimento social. Metodologias de pesquisa. Diferentes métodos de conhecimento da realidade social. Elaboração de um projeto de pesquisa.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustentável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.
Inserção do acadêmico no espaço sócio institucional. Reconhecimento e caracterização da prática institucional e da instituição/organização campo de estágio. Planejamento das atividades e sistematização da prática. Desenvolvimento de atividades teórico prático em espaço sócio ocupacional. Elaboração de Diagnóstico Institucional.
Elaboração e análise de indicadores socioeconômicos. Análises qualitativas e quantitativas. Aplicação, tabulação, interpretação e análise de dados.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Política da Saúde: gênese e determinantes. Reforma sanitária no Brasil. Organização e funcionamento da política de saúde. Sistema Único de Saúde. Políticas públicas de saúde no âmbito do SUS. Relação Público e Privado. Controle Social. Intervenção do profissional na política de saúde.
Elaboração do plano de intervenção a partir da experiência vivenciada no estágio. Articulação da dimensão investigativa e interventiva da profissão. Sistematização da prática. Aprofundamento do conhecimento das demandas, serviços oferecidos, caracterização dos usuários, modelos de gestão institucional e ação profissional. Apresentação dos campos de estágio em eventos científicos.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
O Estado brasileiro e a política de assistência social. A assistência social como direito social. Marco legal da política de Assistência Social. Financiamento, gestão e controle social da política de assistência social. O Sistema Único da Assistência Social. O exercício profissional do assistente social no âmbito da política de assistência social.
Política da previdência social: gênese e determinantes. Organização e funcionamento da previdência social. Reforma da previdência social no Brasil. Intervenção do serviço social na política previdenciária.
Aplicação do plano de intervenção de estágio. Proposição de estratégias teórico- metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas de ação profissional. Sistematização da prática. Desenvolvimento de atividades teórico prática em espaço ocupacional. Mapeamento da Rede socioassistencial e intersetorial e o fazer profissional.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Construção histórica do trabalho com famílias. Intervenção do Serviço Social com famílias e segmentos vulneráveis na sociedade contemporânea. Instrumentos para estudo e trabalho com famílias e segmentos sociais vulneráveis. Aspectos ético político no trabalho com famílias.
Relevância e significado da avaliação. Tipos e modalidades. Avaliação de projetos sociais. Indicadores sociais. Análise, implantação e implementação de projetos sociais. Processo de Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais.
Avaliação do plano de intervenção de estágio. Sistematização e avaliação final do estágio, nas dimensões teórico-metodológica, ético-operativas. Relatório final de estágio. Disseminação dos resultados do estágio. Apresentação dos resultados do projeto de intervenção de estágio em eventos científicos.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Infância e adolescência no Brasil: mudança do paradigma legal e institucional no trato da questão. Estatuto da Criança e do Adolescente e políticas sociais. Papel dos Conselhos Tutelares e de Defesa de Direitos. Política Nacional do Idoso e programas. Intervenções e respostas profissionais junto à criança, adolescente, idoso e mulher. Política de Atenção à Mulher.
Operacionalização do projeto de pesquisa e elaboração do referencial teórico para construção do trabalho de conclusão de curso em Serviço Social. Concepção de trabalho de conclusão de curso. Planejamento do TCC. Elementos constitutivos do projeto de TCC (aspectos estruturais, éticos e metodológicos).
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Educação, Estado e Sociedade. Política Educacional Brasileira: fundamentos históricos e bases legais. Dimensão Social da Política Educacional. Interfaces entre Educação e Serviço Social. O exercício profissional do assistente social na área da educação.
História dos movimentos sociais rurais e urbanos. Movimentos sociais na atualidade e diferentes expressões. Cidadania, democracia representativa e participativa. Intervenção profissional na assessoria e apoio a movimentos sociais e educação popular.
Desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso – TCC. Elaboração e apresentação do TCC. Produção de Artigo Científico.