Conceitos, funções, perfil e atribuições do profissional em Design de Interiores. Introdução ao projeto de interiores. Estilos, estudos e composição sobre ambientes residências, comerciais e laborais. Métodos de disposição do mobiliário nos ambientes. Análise, função, circulação, ergonomia de acordo com a utilização.
Traçado à mão livre e instrumentos de desenho. Princípios do desenho técnico. Desenho geométrico, sistemas e métodos de representação. Desenho bidmensional e tridimensional. Projeções cilíndricas ortogonais e oblíquas: múltiplas vistas e axonometrias. Projeções cônicas: perspectivas.
Importância das referências culturais na formação do designer. Principais movimentos e artistas do século XIX ao XXI. Principais movimentos do design e designers dos séculos XX e XXI. O design brasileiro.
Estudo de composições através das operações de transformação da forma: ponto, linha, plano, volume, textura, cor, luz e sombra. Composição: equilíbrio, ritmo, contraste, proporção, simetria, movimento, espaço. Teoria da Gestalt. Aplicação dos conceitos de semântica espacial, informação, comunicação e de códigos e linguagens não verbais. Semiótica aplicada ao design de interiores. Teoria da cor, através do estudo e aplicação de escalas e tonalidades.
Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.
Estudo de software existente. Aplica çã o das t é cnicas de projeto utilizando software de computa çã o gr á fica
Educa çã o Ambiental. Percep çã o e avalia çã o dos fatores de ilumina çã o natural e artificial, ac ú stica, climatiza çã o, efici ê ncia energ é tica e automatiza çã o dos ambientes.
Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.
Ilumina çã o natural e artificial em fun çã o dos espa ç os e finalidades dos ambientes. Sistemas de controles de ilumina çã o.
Possibilidades de revestimento em piso, teto e parede: classifica çã o, restri çã o, aplica çã o, preven çã o e defeitos. Materiais e suas caracter í sticas. Detalhamentos t é cnicos e novas possibilidades de materiais
PLANO DE ENSINO CURSO TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES DISCIPLINA PROJETO BÁSICO DOCENTE ANA CLAUDIA AVER SPINDLER CARGA HORÁRIA 80 CRÉDITOS 4 SEMESTRE/CURSO 2º/TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES ANO/SEMESTRE 2018/2 EMENTA Anteprojeto, o sentido espacial. Projetos de gesso, detalhamento do layout, corte e perspectiva OBJETIVO GERAL Reger e criar condições de aprendizado para princípios e procedimentos gerenciais, processuais e técnicos de design e de decoração na ambientação de espaços internos residenciais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1- Análise das determinantes que fundamentam as soluções de ambientação dos espaços de interiores. 2-Etapas de iniciação ao projeto básico. 3-Busca de soluções de projeto em termos de revestimentos, acabamentos e demais novidades do mercado. 4-Inicialização aos projetos complementares para ambientação, como marcenaria, iluminação e gesso. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UN. CONTEÚDOS C.H. ESTRATÉGIAS 1 - Apresentação do plano de ensino da disciplina, procedimentos e formas de avaliação, encaminhamentos relativos ao andamento da disciplina. -O mercado de design. - Princípios de Design para composição de projetos. 10 AEX- Aula Expositiva 2 Representação gráfica Levantamento métrico 4 AEX- Aula Expositiva APR- Aula Prática 3 Práticas de projeto: Briefing, plano de necessidades, temas e referências. 10 AEX- Aula Expositiva APR- Aula Prática 4 Ferramentas de desenvolvimentos de projetos 24 AEX- Aula Expositiva APR- Aula Prática 5 Trabalho do projeto básico 24 AEX- Aula Expositiva APR- Aula Prática SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO CONHECIMENTOS A avaliação dos conhecimentos será feita através de trabalhos individuais sob orientações e acompanhamento do professor e avaliações práticas. HABILIDADES A avaliação das habilidades será feita através do acompanhamento dos trabalhos práticos e avaliações baseados na capacidade do acadêmico de dominar e resolver as situações necessárias ao desenvolvimento do projeto. ATITUDES Como critérios de avaliação de atitudes serão considerados: - Frequência as aulas; - Relacionamento com os colegas e professor; - Cumprimento de prazos na entrega dos trabalhos; - Envolvimento do acadêmico nas atividades propostas. OUTRAS DATAS PREVISTAS Avaliação Unidades C H A Valor Data³ Recuperação Sim Data Avaliação Integrativa² X X X 1,0 Avaliação 01 1 a 3 X X X 1,0 16/08 X 04/10 Avaliação 02 1 a 5 X X X 2,0 20/09 X 04/10 Avaliação 03 1 a 10 X X X 2,5 18/10 X 01/11 Avaliação 04 1 a 15 X X X 3,5 22/11 X 06/12 ¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ²Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso. ³A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1 CHING, Francis D. K. Representação gráfica em arquitetura. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. 2 LEGGITT, Jim. Desenho de arquitetura: técnicas e atalhos que usam tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2004 3 MONTENEGRO, Gildo. Desenho de projetos: em arquitetura, projeto de produto, comunicação visual, design de interior. Rio de Janeiro: Edgard Blücher, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1 CHING, Francis D. K. Representação gráfica em arquitetura. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. 2 GURGEL, Miriam. Projetando espaços: design de interiores. 4. ed. São Paulo: SENAC, 2012. 3 FARRELLY, Lorraine. Técnicas de representação. Porto Alegre: Bookman, 2011 4 GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. 6. ed. São Paulo: SENAC SP, 2012. 5 KARLEN, Mark. Planejamento de espaços internos: com exercícios. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 6 MOXON, Siân. Sustentabilidade no design de interiores. Amadora: Gustavo Gili, 2010.
Conceitos. Principais softwares de Autocad e 3 D, suas características. Edições de desenhos bidimensionais e tridimensionais. Maquete eletrônica.
Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.
Educação ambiental. Elementos paisagísticos, plantas e mobiliário. Composição e planejamento paisagístico interior e exterior. Integração paisagística ao partido arquitetônico e a decoração dos espaços.
Execução do Projeto.
Projeto de móveis. Móveis planejados fabricados sob medida de acordo com os espaços específicos e suas necessidades estéticas de acordo com a ergonomia. Representação gráfica, detalhamento do móvel, materiais de revestimento e seus complementos específicos.
Competências e níveis de atuação profissional. Relacionamento com o cliente. Responsabilidades e contratos. Honorários e ética profissional.
Fotografia e imagem como instrumento de auxílio na decoração de interiores.
Ambientação e tendências contemporâneas na decoração de espaço, serviços, eventos e vitrines. Elementos compositivos dos espaços de interiores. Princípios de sustentabilidade materiais e seu uso.
Detalhamento do anteprojeto. Orçamentos, quantidades, serviços. Detalhes de marcenaria, marmorarias, tecidos, objetos decorativos.
Análise e definição de materiais. Especificidade do ambiente. Referenciais estéticos, simbólicos, socioculturais e psicológicos da ambientação de interiores. Atributos emocionais, sensoriais e geradores de conforto.