Anatomia. Osteologia. Junturas. Miologia. Sistema circulatório. Sistema respiratório. Sistema digestivo. Sistema urinário. Sistema reprodutor. Sistema nervoso. Sistema endócrino. Anatomia comparada de vertebrados.
Origem das células. Teoria celular. Metodologias para o estudo em Biologia Celular. Níveis de organização celular. Constituição química das células. Organização molecular, ultra-estrutura e funções das células procariontes e eucariontes (animais e vegetais). Ciclo celular. Matriz extracelular.
Importância da Ecologia. Noções de ecologia antrópica. Conceitos básicos. Cadeia Alimentar. Ecossistema. Biomas da terra. Recursos naturais. Educação ambiental. Desequilíbrio ecológico e poluição.
Física como ciência das medidas. Estudo de energias. Ondulatória, acústica, óptica nos sistemas biológicos. Voo, mergulho e pressão. Fluídos em sistemas biológicos.
Técnica histológica. Tecido epitelial. Tecido conjuntivo. Tecido ósseo e cartilaginoso. Tecido muscular. Células sanguíneas. Tecido nervoso. Sistema circulatório. Glândulas endócrinas. Aparelho respiratório.
Revisão de álgebra. Produtos notáveis. Fatoração. Conjuntos e conjuntos numéricos. Relações e funções. Grandezas proporcionais e porcentagens. Equações e sistemas de 1º e 2º graus. Funções: linear e quadrática. Análise combinatória. Noções de lógica de matemática.
Matéria e energia. Transformações da matéria. Evolução dos modelos atômicos. Teoria quântica. Classificação periódica dos elementos. Ligações químicas. Funções inorgânicas e suas aplicações. Reações químicas. Estudo quantitativo da química. Cálculo estequiométrico e soluções......
Compreensão pedagógica da cultura e seus processos culturais relacionado-os com o cotidiano. A sociedade dentro da lógica da entidade contemporânea. Educação para Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.
Anatomia sistêmica para diagnóstico clínico.
Introdução ao estudo da Biofísica. Estruturas orgânicas especializadas. Dispersões. Biofísica da água e colóides. Soluções tampão e pH. Transporte ativo e propriedades elétricas. Métodos potenciométricos. Fenômenos de superfície. Radiações eletromagnéticas. Espectroscopia e fotometria.
Estrutura e funções dos ácidos nucleicos (DNA e RNA). Organização gênica em Procariontes e Eucariontes. Síntese de DNA. Síntese de RNA. Síntese de proteínas, mutação e reparo do DNA. Regulação da expressão gênica em procariontes e eucariontes. Alterações Moleculares e Patológicas do câncer. Noções de tecnologias do DNA.
Química dos carboidratos, lipídios, proteínas e enzimas. Metabolismo energético dos carboidratos, gorduras e proteínas. Inter-relação e regulação metabólica do organismo.
Introdução à biossegurança. Gestão de qualidade e biossegurança . Arquitetura e biossegurança. Construção de mapas de riscos. Radioproteção. Processos de contaminação e esterilização. Contenção biológica. Gerenciamento e descarte de resíduos laboratoriais. Segurança com animais de laboratório. Legislações nacional e internacional de biossegurança.
Sistema circulatório. Sistema linfóide. Sistema digestivo. Sistema respiratório. Sistema endócrino. Sistema urinário. Sistema genital feminino. Sistema genital masculino. Sistema tegumentar. Órgãos dos sentidos.
Propriedades do átomo de carbono. Carbono, carbônicas e radicais orgânicas. Classificação dos compostos orgânicos. Funções orgânicas e suas aplicações. Isomeria plana e espacial. Polímeros.
Organização interna das células e aspectos comportamentais . Membranas, compartimentos e organelas celulares. Interações entre células e diferenciação celular. Microscopia ótica e eletrônica. Isolamento e cultivo de células " in vitro ". Introdução ao estudo da Embiologia; Gametogênese e fecundação. Conceitos básicos de reprodução assistida. Embriologia dos Sistemas. Malformações e teratogênese.
Introdução a Farmacologia. Nomenclatura e Sistemas de classificação das drogas. Farmacocinética. Natureza macromolecular dos receptores das drogas. Farmacodinâmica correlação com alterações dos exames. Fármacos que atuam no Sistema Nervoso Autônomo (SNA).
Introdução à Fisiologia. Processos e mecanismos de funcionamentos dos sistemas orgânicos: muscular, respiratório, cardiovascular, digestório, reprodutor feminino e masculino. Fisiologia de espécies de interesse para comparação.
Processo de criação de Laboratório de Análises Clínicas e formas jurídicas destas sociedades. Gestão de recursos humanos: planejamento, análise e descrição de funções e capacitação profissional. Avaliação de desempenho. Organização e Planejamento de Labortório de Análises Clínicas. Marketing. Empreendedorismo. Raciocínio Financeiro.
Origem, componentes e funções do sangue: eritrócito, leucócitos e hemoglobina. Fisiopatologia, etiologia e diagnóstico das principais doenças dos eritrócitos e leucócitos: anemias carências, hemolíticas e auto-imunes. Policitemias. Leucemias. Linfomas e Mieolomas Múltiplos. Neutropênias. Agranulocitose. Mononucleose Infecciosa. Fisiologia e função plaquetária: Purpuras. Coagulação Sanguinea: coagulopatias, hemofilia, CIVD.
Microinformática básica. Ambiente windows e seus principais programas: processador de textos, planilha eletrônica e apresentação de slides. Internet: fundamentos, correio eletrônico, mecanismos de busca, transferência de arquivos. Sistemas de informação na área da saúde. Aplicações na pesquisa científica. Informática e o ensino. Introdução a Bioinformática.
Ciência e construção de conhecimento. Ciência e Universidade. Leitura e escrita acadêmcia. Organização e apresentação de trabalhos acadêmicos. Comunicação de trabalhos científicos na graduação - ABNT. Ética na Pesquisa.
Morfologia, citologia e fisiologia das bactérias e fungos. Genética bacteriana. Enterobactérias. Patogenia, isolamento, identificação, classificação. prevenção e controle das bactérias. Relação parasito hospedeiro. Patogenicidade bacteriana. Microbiota normal. Morfologia e dependência metabólica dos vírus. Ecologia geral dos microorganismos. Microscopia de Microorganismos.
Conceito de Psicologia da Saúde. Atenção Psicossocial. Abordagens psicológicas de promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Tolerância às diferenças. Comportamento humano. Qualidade de vida e conceitos correlatos. Dinâmica das relações paciente-família-técnicos. Relações nas equipes multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares.
Conceitos. Composição química e propriedades físico-químicas dos alimentos. Propriedades funcionais dos componentes alimentares. Métodos de Análise. Preparo de amostras na análise de alimentos. Meios de obtenção, produção e conservação dos alimentos. Reações de escurecimento enzimático e não enzimático nos alimentos. Padrões de identificação e qualidade previstos na legislação.
Composição do sangue. Produção de hemocomponentes. Doações. Transfusões. Imunohematologia: noções de antígeno, anticorpo e imunização, resposta imunológica, demostração do complexo. Testes Imunohematológicos.
Fisiologia das glândulas endócrinas: sistema hipotalo-hipofisário, tireoide, supra-renal, paratireoide e pâncreas. Integração dos diversos mecanismos fisiológicos responsáveis pela manutenção de homeostasia, e suas alterações na doença. Fisiologia do SNC.
Conceitos básicos. Células envolvidas na resposta imune, órgãos linfáticos primários e secundários. Imunidade: proteção física e humoral, antígenos, anticorpos, reações antígenos-anticorpos, resposta imune humoral e celular. Sistema e complemento. Reações de hipersensibilidade e alergia clínica, transplante, doenças auto-imune, imunodeficiência.
Agentes antimicrobianos e mecanismos de resistência bacteriana. Métodos microbiológicos de coleta e transporte. Preparo dos meios de cultura. Técnicas de semeadura, coloração, identificação, de alvaliação de sensibilidade a antimicrobianos e de qualificação de bactérias. Esterilização em laboratório de microbiologia. Coprocultura. Urocultura. Hemoculturas. Antibiograma.
Introdução à parasitologia. Protozooses, helminotozooses. Filo Nemathelminthe, Filo Playhelminthe ( Classe Trematoda e Cestoda) e Ectoprasitoses (Filo Arthropoda). Características gerais dos parasitos causadores de enfermidades. Agentes etiológicos. Ciclo evolutivo. Sintomatologia. Diagnóstico. Epidemiologia e proflaxia.
Introdução à patologia geral; conceito de doença; etiologia e patogenia. Alterações metabóblicas e processos regressivos. Alterações circulatórias. Processo inflamatório. Alterações de crescimento celular: conceito de neoplasia. Doenças proliferativas. Patologia do ambiente.
Aspectos gerais e taxonomia dos vírus. Ciclo biológico viral. Resposta do hospedeiro às infecções virais. Patogenia, prevenção e controle. Diagnóstico das infecções virais. Principais doenças causadas por vírus. Viroses emergentes e reemergentes.
Introdução à Bioestatística. Normas de construção e apresentação de tabelas e gráficos. Medidas de tendência central para uma amostra. Medidas de dispersão. Noções de probabilidade. Distribuição binomial e normal. Erro amostral. Testes de hipóteses. Bioestatística não-paramétricas. Análise de variância. ANOVA.
Materiais e métodos gerais de análises bioquímicas. Coleta e conservação de amostras biológicas. Metodologia aplicada aos exames de laboratório em bioquímica. Determinação de metabolismos em amostras biológicas. Correlação de resultados bioquímicos e fisiopatologia. Bioquímica do liquor. Enzimologia laboratorial. Controle de qualidade em bioquímica.
Citologia cervico-vaginal (colpocitopatologia), oncótica, líquido seminal, citologia do líquido céfalo-raquidiano (líquor), citologia dos líquidos cavitários, sinovial e ascítico, citopatologia mamária e citologia das secreções e excreções. Técnicas de coleta, coloração e fixação de esfregaço cervico-vaginal. Elementos celulares e não celulares presentes no esforço cervical normal. Relação direta com a imunologia, fisiologia, citologia e histologia. Teorias sobre a formação dos líquidos corporais, suas funções e métodos de coleta, manipulação do material e análise do mesmo, permitindo uma visão global dos processos citológicos e suas relações com a clínica.
Princípios de controle de qualidade. Fatores que interferem nos resultados dos exames laboratoriais. Tendência analítica e tipos de erros. Precisão e exatidão de resultados. Sensibilidade, especificidade e cut off. Procedimentos Operacionais Padrão (POP`s). Gestão de controle de qualidade e de estoques laboratoriais.
Introdução a genética. Herança mendeliana e herança não-mendeliana. Genética quantitativa. Morfologia, Arquitetura e mapeamento dos cromossomos em Procariontes e Eucariontes. Processos divisionais. Aberrações cromossômicas. Erros inatos do metabolismo. Doenças genéticas mais frequentes: gênicas, cromossômicas e multifatoriais. Aconselhamento genético.
Princípios básicos de diagnóstico por imagem. Análise de imagem. Raio X, tomografia e ressonância magnética em indivíduos saudáveis. Diagnóstico por imagem do sistema respiratório: doenças obstrutivas, doenças restritivas, doenças de pleura. Tumores. Neuroimagem: tomografia computadorizada de crânio e medula espinhal. Radiografia com contraste. Angiografia. Princípios básicos de Física Nuclear. Radiosiótopos e Radiações em Medicina Nuclear. Métodos de detecção, detectores. Técnicas de Diluição. Formação de imagens em Medicina Nuclear.
Anticorpos monoclonais e policlonais e suas aplicações no diagnóstico imunológico laboratorial. Haptenos, antígenos e imunógenos no laboratório clínico. Reações de aglutinação e inibição da aglutinação; hemaglutinação e inibição da hemaglutinação e métodos imunoenzimáticos. Técnica de titulação de antígenos e anticorpos. Reações de neutralização de toxinas. Técnica de intradermo-reação. Fatores interferentes nas reações imunológicas. Radioimunoensaio.
Biologia dos fungos patogênicos para o homem. Macro e micromorfologia dos fungos. Transmissão e patogenicidade. Micoses superficiais, profundas e sistêmicas. Fungos oportunistas. Colheita e conservação de material biológico para pesquisa micológica. Técnicas de pesquisa para o diagnóstico laboratorial das micoses. Interpretação dos resultados.
Fundamentos teóricos de ética e moral. Moralidade no início da vida: questão do aborto, reprodução assistida, manipulação genética, embrionária e fetal. Moralidade no fim da vida: eutanásia, o conceito de morte, prolongamento da vida. Educação para os direitos humanos. Exercício da profissão. Responsabilidade técnica do Biomédico. Código de ética. Legislação Sanitária Federal.
Técnica de coleta, preparo e conservação de amostras para realização de exames coproparasitológicos. Diagnóstico e técnicas utilizadas nos exames parasitológicos de fezes para parasitos patológicos para o homem, causas de erro nos exames de fezes. Pesquisa de sangue oculto nas fezes.
Principais mecanismos de ações das doenças infecciosas (fúngicas, bacterianas, virais e parasitárias) e não infecciosas (químicos e físicos). Avaliação de aspectos moleculares, físico, histopatológicos e anatomopatológicos das diferentes lesões. Principais doenças metabólicas.
História da constituição do campo da saúde coletiva. Níveis de atenção à saúde. Políticas Públicas de saúde. SUS. Vigilância epidemiológica, diagnóstico das condições de saúde da comunidade, contexto sócio-cultural interveniente nas condições de saúde. Equipe de saúde. Profissional Biomédico no contexto da saúde municipal, regional e federal.
Elaboração dos Procedimentos Operacionas Padrão (POP`s). Cadastro e identificação de paciente. Anticoagulantes. Coleta de sangue - sistema seringa - agulha. Coleta de sangue - sistema à vácuo. Fundamentos técnicos em coleta de urina, fezes e liquor. Dessoração de materiais biológicos. Armazenamento e transporte de materiais biológicos. Lavagem e esterilização de materias. Descartes de biológicos. Resíduos em serviços da saúde. Preparo dos meios de cultura. Técnicas de identificação microbiológicas. Análise microbiológica da água. Esterilização em laboratório de microbiologia.
Noções de dose, mecanismos da intoxicação. Metabolismo e biotransformação. Princípios da toxicologia ambiental. Princípios da toxicologia humana. Análises toxicológicas para controle de drogas e tóxicos em material biológico. Meios de diagnósticos das intoxicações agudas e crônicas.
Inserção do acadêmico no Campo de atuação de Estágio. Noções básicas da rotina laboratorial. Articulação entre as áreas de conhecimento através de práticas realizadas.
Conceitos básicos de métodos científicos, ciência e técnicas de pesquisa. Elaboração de Projetos de TC. Normas da ABNT.
Elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP`s). Procedimentos técnicos dos métodos de análises bioquímicas. Correlação de resultados bioquímicos e fisiopatologia. Técnicas de diagnóstico imunológico. Sorologia. Técnicas de diagnóstico hematológico. Investigação laboratorial das coagulopatias. Tipagem sanguínea. Teste de Coombs direto. Pesquisa de anticorpos irregulares. Titulação de anticorpos. Controle de qualidade.
Atividades no Campo de atuação de Estágio. Procedimentos de rotina laboratorial. Contatos e articulções do Acadêmico com equipes multiprofissionais de Saúde e comunidade em geral.
Apresentação do Trabalho de Curso.
Elaboração e Sistematização do TC. Normas da ABNT. Técnicas de apresentação de trabalhos.