Docente e egresso da Uniplac, secretário de Habitação de Lages inaugura fábrica inovadora de tijolos ecológicos

Na tarde da última sexta-feira (18), o docente da Uniplac e secretário de Habitação de Lages, Caetano Palma Neto inaugurou uma fábrica de tijolos ecológicos a partir do reaproveitamento de materiais e entulhos.

O projeto é pioneiro e visa otimizar a construção de casas populares para famílias sob vulnerabilidade econômica e social. A iniciativa consiste na fabricação de tijolos utilizando resíduos descartáveis provenientes da coleta seletiva, como vidro na transformação em fibra e materiais oriundos da produção de biomassa, além de garrafas PET, restos de madeira, lodo, metal e concreto moído.

Formado em 2013 no curso de Engenharia Civil na Uniplac, Caetano desenvolveu o projeto ainda na universidade, em forma de Projeto de Extensão. O produto final é normatizado pelos órgãos nacionais que regulamentam a construção civil, tendo passado por todos os testes de resistência e avaliação.

O barracão foi locado pelo município e está situado na rua Graça Aranha, 362, bairro Caravágio, onde estão instaladas prensas, entre elas a do modelo poedeira e máquinas destorroadeira e trituradora, com funcionamento de segunda a sexta, das 13h às 19h. A produção iniciou na última segunda (21) pelos próprios funcionários de rua da secretaria, de seis a dez operários. Será possível a fabricação de até quatro mil blocos de tijolos ecológicos.

Os tijolos serão interligados por uma argamassa especial que não causa impacto ao meio ambiente, à base de isopor. “Esta nova tecnologia reduzirá custos e incentivará a sustentabilidade, pois transformaremos materiais descartáveis em moradias seguras, minimizando os impactos ao meio ambiente”, ressalta Caetano. As primeiras seis casas serão construídas no bairro Cruz de Malta em uma área com 900 metros quadrados, adquirida pela prefeitura. Cada um terá 42 metros quadrados e custará aproximadamente R$ 6 mil. O prazo de conclusão é de 30 dias.